O Meu Amigo Pintor

O Meu Amigo Pintor Lygia Bojunga

Resenhas - O Meu Amigo Pintor

Harryandabook 14/09/2023

Comovente.
Um meus livros favoritos. comecei a ler para o vestibular 2023 da UERJ. quando soube que seria esse o livro, fiquei receoso já que é, supostamente, um livro infantil, porém quando acabei de lê-lo percebi que há muitas nuances na ótima escrita de Lygia Bojunga.

um livro comovente sobre a amizade de um adulto e uma criança que é muito mais verdadeira do que a maioria das amizades que temos e vemos.

Maitê 10/09/2023

Li para a uerj mas amei o livro! É uma leitura rápida e bonitinha, acho legal ler até para repertório sociocultural

Kelly565 09/09/2023

"O meu amigo me disse que quanto mais a gente prestava atenção numa cor, mais coisa saía de dentro dela."

mavis 07/09/2023

Li por causa da uerj, já conhecia a autora mas nunca tinha lido nada dela antes. Achei uma leitura rápida, apesar de ser um livro para crianças retrata um assunto importante e triste

maprya 07/09/2023

Chato. É interessante ver a visão do menino sobre a morte e a perspectiva das cores, mas por mais que goste muito dos livros da Lygia Bojunga, esse livro não me desceu. Não sei se é por falta de compreensão da complexidade, mas achei poético e nada mais. História básica e triste de um jeito que só dói e nunca para de doer, e até a tentativa de parar é falha. Confuso.

Anabella 05/09/2023

Um mini querido!!!
Li esse livro em cerca de quatro horas. Ele é lindo! A história te prende e te ensina coisas incríveis. No começo achei confusa , mas depois te prende e te surpreende a cada momento. Vale a pena!!!

Jubernardd 04/09/2023

Real e profundo
Fiquei muito encantada com esse livro com a forma que o menino aborda o suicídio do amigo, é muito profundo a forma com que ele sente as fases do luto e o final é perfeito. Leitura rápida e fluida recomendo muito, um daqueles livros pra aquecer o coração, duro mas ao mesmo tempo necessário.
Nami 04/09/2023minha estante
Os outros livros da autora são do mesmo naipe. Recomendo muito!!

@yoyok_ 04/09/2023

2023
As técnicas de escrita da Lygia nesse livro ?
Muito interessante ver como uma criança lidou com o luto, como foi todo o processo dela a respeito dessa dor tão inesperada. E pelo fato dessa perda ser em decorrência do suicídio, foi importante ver como isso ainda é um tabu a ser falado. As pessoas querem apagar a pessoa que cometeu tal coisa, sendo que deveria ser totalmente o contrário, isso deve ser discutido. A criança sente como qualquer pessoa, então não devemos suprimir as emoções dela falando que certos assuntos "não são coisas de criança", ela precisa da explicação, precisa entender para tentar lidar. História tocante e extremamente sensível.

Crisk 03/09/2023

As cores e suas emoções
O livro é muito rapidinho de ler. Ao mesmo tempo que a leitura é fluida, é também bem emocionante.

"O Meu Amigo Pintor" trata de assuntos sensíveis, vistos pelo ponto de vista de uma criança. O livro traz muitas analogias das cores com as emoções, e foi isso que mais me chamou atenção.

Recomendo para quem procura uma leitura rápida e que faça refletir.

Fernanda3131 02/09/2023

O livro é incrível, emocionante, político, artístico, te faz refletir,. Vou carregar as lições dele pelo resto da minha vida 10/10

Maria 01/09/2023

Por que?
O livro terminou de maneira tão repentina? por que?
Claudio não tinha mais o que falar sobre o amigo pintor? Por que?

rafa 29/08/2023

? | resenha de "Meu Amigo Pintor"
Li para fazer o 1° exame de qualificação da UERJ (se não fosse por isso, eu realmente nunca teria lido!).
Achei legal os significados de cada cor e a proposta do livro, mas como eu já disse, como li para uma prova, eu não fui com TANTO interesse assim, então não me cativou muito não...
Mas vale a pena para os interessados sim, viu? Prestem bem atenção nos detalhes da história, vocês irão se encantar mais com o enredo lendo dessa forma! ??

obs: não me julguem por não ter gostado tanto e dado a devida atenção que a obra merece, prometo que um dia eu irei reler com vontade, e aí sim, eu sei que vou gostar!
2.5 ??

Helena 27/08/2023

O meu amigo pintor
O livro "O meu amigo pintor", de Lygia Bojunga, retrata de forma leve o luto. No enredo, por meio de um diário, Cláudio demostra como ele enfrenta a morte de seu amigo, contando os seu sentimentos e os associando a cores.
Eu pessoalmente amei muito o livro, admito que só o comecei a ler por conta de ser um livro que foi utilizado na UERJ, mas ele me surpreendeu demais. A leitura foi completa fluída e sentimental, além de ser um livro que te prende (pelo menos foi assim comigo). Quando estava lendo eu me senti muito acolhida pelos sentimentos do Cláudio, assim como ele eu estava passando por um momento de perda e o livro foi muito importante para mim.
O luto é um sentimento que deveríamos normalizar, no entanto ele é tratado como um tabu na nossa sociedade, assim, normalmente não falamos sobre como nós sentimos quando perdemos alguém e como é angustiante ter um buraco aberto no peito. O Cláudio conta justamente isso, ele mostra no seu diário o seus sentimentos e como é difícil lhe dar com essa dor a qual só o tempo pode curar. Apenas leiam essa obra!