O Quinze

O Quinze Rachel de Queiroz
Shiko

Resenhas - O Quinze

iguteixeira 05/07/2023

É bom, mas eu não me apeguei tanto a protagonista e ao ?par romântico? da mesma. Preferi a narrativa sobre o casal de sertanejos.

Kleilson.Torquatto 29/06/2023

Um retrato da dolorosa seca de 1915 no Ceará
Eu sempre tive curiosidade em ler essa obra, pois minha avó que é do Ceará sempre me contava histórias relacionadas a esse acontecimento.

Eu me surpreendi muito com a forma que a história me atravessou e me envolveu.
São retratos tristes de miséria, fome, doenças e mortes? mas em meio a tudo isso eu sempre vi a esperança dos personagens em dias melhores, através da chegada da chuva, como se isso fosse a salvação pra todo mal.

Com uma escrita primorosa, cercada de regionalismo e cultura a autora se aprofunda ainda mais na história, que é contada em pontos de vistas diferentes com relação aos personagens.

Uma família de retirantes que sofre o diabo para sobreviver durante sua jornada migratória , assolados pela fome, doenças e mortes. E a história de Conceição, a protagonista que é uma mulher incrível,muito a frente do seu tempo, e com seu olhar caridoso tentar amenizar as dores dos que sofriam com a seca.

É um livro muito triste!! Chorei horrores.
É uma história de um Brasil esquecido que todos deveriam conhecer.
Por favor, Leiammm!!
Achei o meu Clássico Brasileiro preferido!! ???

Juju 27/06/2023

Que murro no estômago
?Lá se tinha ficado o Josias, na sua cova à beira da estrada, com uma cruz de dois paus amarrados, feita pelo pai. Ficou em paz. Não tinha mais que chorar de fome, estrada afora. Não tinha mais alguns anos de miséria à frente da vida, para cair depois no mesmo buraco, à sombra da mesma cruz.?

dani ð¦ 27/06/2023

Rachel retrata a seca como ninguém, a desumanização, as diferenças sociais, o sentimentalismo, o desespero pela sobrevivência... tudo muito bem retratado e a cada página eu sentia como um soco no estômago, sendo impossível não levar um choque de realidade com um livro desses! recomendo muito!

ascaf 27/06/2023

Amei o livro! Uma linguagem simples e uma história muito envolvente. O mais impressionante é saber que ele foi escrito por uma nordestina que passou pela seca e se tornou um símbolo de conhecimento e resistência brasileiro. Recomendo a leitura!??

Dudaj 26/06/2023

Rachel de Queiroz trouxe um retrato da seca no nordeste brasileiro de forma explicita sem romantizar a situação.
Um livro emocionante que mostra a realidade de muitos

Lia 24/06/2023

O Quinze
Uma história triste e bela ao mesmo tempo.
Uma história que fala de miséria, fome, morte, mas fala também de esperança, de amor à sua terra, de ajuda e cuidado.

Mariana113 18/06/2023

Difícil de não devorar de uma vez
Rachel Queiroz conta a história de uma época de seca extrema no Ceará. Uma seca que foi vivida por ela e por outras milhares de pessoas em 1915 e que se repetiu em tantas outras diferentes épocas.
O livro foi escrito por ela quando tinha apenas 19 anos, e em nada deixa a desejar é uma leitura fluida e envolvente, apesar do tema difícil que retrata...
Não tem como não associar o livro a Vidas Secas. É disso que se tratava essas épocas de seca no nordeste: fome, angustia, impotência, dor, morte e milagrosamente esperança.
Amei a leitura e vou buscar ler outras publicações da autora.

bibia 15/06/2023

Tive q ler essa bomba pra escola mas até q é legalzinho o livro a história é interessante mas o livro em si definitivamente não faz meu estilo

Maria1691 12/06/2023

Recomendo
Linguagem fácil pra um clássico, consigo até escutar o sotaque nordestino na minha mente. Achei que a leitura fluiu bem, pois li em pouco tempo. Além de que consegui me envolver com personagens, inclusive chorei desde o início do livro, principalmente por saber que essa foi a realidade de muitos no sertão.

Julianne.Santiago 12/06/2023

Diário da minha família
Meu Deussss... Que livro é esse?!?!?!

Chorei desde o primeiro capítulo e já lhes digo o porquê.
Minha família também é do interior do Ceará, lá pertinho de Quixadá, uma cidade chamada Icó (citada uma vez no livro).
Quando pequena, lembro com muita clareza meu avô falando da grande seca que teve no Ceará antes mesmo dele nascer. Histórias contadas pelo meu bisavô e passadas para mim pelo meu avô. E sim, vi meus avós, meus tios e meus pais retratados neste livro. Toda minha ancestralidade.
Meu pai quando criança vivenciou secas parecidas, e a caminhada que meu pai fez com meus avós e alguns irmãos foi parecida com a de Chico. Saíram do Ceará a pé em busca de melhores condições de vida no Maranhão. Deixaram para trás uma vaquinha magra e levaram alguns burrinhos. Meu pai era criança, mas o sofrimento foi grande suficiente para fazê-lo lembrar com detalhes daquela longa viagem.

Fome, miséria, quentura, dor, agonia, partida, esperança, morte.

Quanta dor há nesse livro.

Ana Vitória 11/06/2023

O quinze
Nunca tinha pensado antes em ler esse livro mas foi uma boa decisão. O livro conta sobre a grande seca no Ceará de 1915 que matou muitos de fome e levou outros muitos a tentarem uma nova vida em outros locais, caindo nos mais diversos lugares como os campos de concentração ou no Norte do país. Foi uma viagem interessantíssima e muito rica ao interior, os personagens são humildes e sofridos, batalhando com unhas e dentes pela sobrevivência. É um choque de realidade muito forte e você consegue se colocar no lugar da família de Chico Bento e perceber como seria difícil estar na mesma época e local que eles. O polo narrativo de Vicente e Conceição não me chamou muito a atenção e particularmente gostei mas de saber sobre a família do que deles, mas são importantes também. Esperei saber um pouco mais sobre os campos de concentração mas acredito que outras obras sobre a época podem aprofundar mais. Mas é uma jornada árdua e mais rica de detalhes e sofrimento do que esperei. Recomendado.