O Quinze

O Quinze Rachel de Queiroz
Shiko

Resenhas - O Quinze

Léo 08/08/2023

Como descreve-se muito bem no início do livro, aqui está a seca seca. Nada sai ileso.
Não resta água e comida pro gado, não resta gado ou criação para servir de alimento, não resta trabalho para os sertanejos experientes, não resta assunto além da morte, não resta vida, não resta esperança...até a primeira gota d'água começar tudo de novo.

gosvn 07/08/2023

Realidade.
Apesar de este livro estar centrado na seca de 1915, nós sabemos que muito das coisas descritas ainda acontecem e que as situações são semelhantes ao que alguns ainda enfrentam. A arte de Shiko é incrível e caracteriza muito bem o contexto.

Willian.Izidio 07/08/2023

Senso de realidade
O que impressiona no fato de a autora ter apenas dezenove anos de idade no lançamento do livro é a naturalidade com que narra os acontecimentos numa circustância trágica, a saber, a seca no Ceará (talvez a pior da história). A obra é fictícia, um semi-romance, porém na qual tudo é bastante palpável, verossímil. Uma escrita nada sentimentalista, tampouco fria, portanto, bastante madura isso sim. Se literatura sobre a seca no Nordeste brasileiro tornou-se um gênero, aqui, Rachel supera a estética e nos instala na realidade tal como ela é.

lari 05/08/2023

O quinze
Eu tive que ler esse livro para um trabalho de português, confesso que eu não estava com nenhuma vontade de ler, porém resolvi dar uma chance para o livro e sinceramente, não me arrependo.
foi uma nova experiência, nunca tinha lido nenhum livro igual a esse. é um livro que realmente mostra a realidade da seca e as suas consequências, outro fato que eu também achei muito interessante é que a autora busca mostrar a forma preconceituosa que as pessoas pensavam naquela época. a autora também, descreve o ambiente e todo os detalhes com precisão, no entanto o final ficou muito aberto.

Gabriel 04/08/2023

Grande clássico sobre a seca
Rachel de Queiroz escreveu esse clássico aos 20 anos de idade, o que por si só impressiona. A forma como narra a seca, de maneira crua e direta, intensifica a impressão que se tem da seca que assolou o nordeste naquele 1915.

O livro segue o caminho de alguns personagens, como Conceição e Vicente, além de outros, cujos caminhos se cruzam pela seca. A descrição das condições desoladoras enfrentadas por essas pessoas, como a falta de água e comida, é angustiante e impactante, nos transportando imediatamente para o cenário árido e desolado do sertão.

Rachel de Queiroz se destaca pela forma como retrata as relações humanas diante das adversidades. As conversas e os diálogos entre os personagens revelam a riqueza dos costumes, crenças e valores do povo nordestino, ao mesmo tempo em que expõem as duras realidades que eles enfrentam. A autora consegue transmitir a complexidade das emoções dos personagens, desde a esperança até a desilusão, criando uma conexão profunda entre o leitor e a narrativa. É interessante notar que, mesmo com toda a miséria e sofrimento vividos pelos personagens no ambiente inóspito do sertão naquele período, existe certa melancolia em deixar pra trás suas casas e suas terras. Há sofrimento, mas há também apego.

Livro forte, que denuncia a carência do povo nordestino face à tragédia da seca, o abandono de todo esse povo por parte da União, mostrando que Rachel de Queiroz trazia consigo grandes preocupações sociais. Merece sua vaga no panteão dos clássicos nacionais.

Mariavitoria_sf 03/08/2023

Uma história seca
Literalmente, se passa em um período terrível de seca. Rachel de Queiroz parte de suas lembranças e escreve este livro, sobre uma seca que ela mesma presenciou quando criança.

Camila 28/07/2023

Esplendoroso
"O Quinze" ascendeu rápido e fácil a lista dos melhores livros que já li e recomendaria a qualquer pessoa - sem medo de errar! É um livro cru e verdadeiro, com tanta humanidade que me peguei pasma, que personagens! Foi desses livros que hipnotizam, quando engatei no segundo capítulo, não conseguia mais soltar das mãos: no ônibus, na praça, na rua... em todo lugar, a todo momento. E esses personagens seguem me acompanhando nos cantos das ruas e da vida - como almas encarnadas na minha -
Conceição, Vicente, Mocinha, Chico Bento... quando não em mim mesma, tomam forma em outros corpos errantes que cruzam meu caminho. Não se pode negar a chance de se tornar mais humano sentindo na pele essas vidas.
caiquepessoa 08/08/2023minha estante
Tão lindo o que tu falou que irei atrás desse livro! ?

Camila 08/08/2023minha estante
Acho q tu vai amar esse livro também, Caíque, a sua cara rsrs

Gabriela3872 28/07/2023

Lembro que li esse livro no ensino médio e que não tinha gostado muito, mas agora nesta releitura posso dizer que aproveitei muito mais a leitura e também que pude compreender com maior sensibilidade os temas aqui tratados.

laila99 14/07/2023

Uma obra excepcional sobre a seca de 1915. Reflexivo, rico em detalhes e com personagens tão humanizados, que se torna impossível não ser tocado por suas histórias.

May 10/07/2023

Encantador
Uma história muito bem contada sobre a seca do quinze. A autora traz personagens marcantes para seu romance.

Erica.Bavaresco 08/07/2023

O Quinze
Não é meu gosto literário favorito, não foi um livro ruim.
Li ele para a escola.
3 estrelas.