O Quinze

O Quinze Rachel de Queiroz
Shiko

Resenhas - O Quinze

Julia 24/08/2023

O Quinze foi escrito por Rachel de Queiroz e publicado quando a autora tinha apenas 20 anos. A grande seca que assolou o Ceará em 1915 é o acontecimento histórico que dá nome ao livro e que serve como ponto central da obra. O romance retrata a miséria, o sofrimento e as migrações provocadas pela seca, abordando também a existência dos campos de concentração que foram criados nos arredores de Fortaleza para receber os retirantes e evitar que estes chegassem à capital do estado. A temática e as angústias do livro lembram bastante outro clássico, Vidas Secas, de Graciliano Ramos, que na verdade foi escrito posteriormente. Para além da seca, O Quinze também acompanha questões pessoais de alguns personagens, como Conceição, que possuía certas posturas e ideias que subvertiam o papel designado para a mulher na época.

Foi a minha primeira leitura deste clássico e da autora e gostei da experiência. Como alguém que morou a vida toda no Rio Grande do sul, onde o clima é subtropical e úmido e as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, é sempre interessante ler sobre uma outra realidade que existe dentro do meu próprio país, situada em outro clima e outras paisagens.

Paloma 21/08/2023

Muito bom! Gostei mais do que esperava! Retrata a terrível e triste situação dos trabalhadores rurais durante a seca nos anos 30. Falo dos trabalhadores, pois os que tinham posses passaram por esse momento sem grandes dificuldades. Não sei se foi intensional, mas é exatamente o contraste que a história trás: o que cada classe passou durante esse período. Os trabalhadores sem ter com o que trabalhar temiam e sofreram com a morte pela fome, já os de posses sofriam de amores e de solidão.

Em poucas páginas a autora consegue passar a vivacidade dos personagens e descrever muito bem uma terrível realidade que a fome e a ausência de recursos provoca.

ruhamao 21/08/2023

Faz doer na alma.
Leitura pesada e difícil, muito densa de ser digerida. Mostra-nos a perversidade da fome, da miséria e da seca de forma que nos faz refletir acerca do sofrimento vivenciado por retirantes nordestinos em época de seca, que tomando a desgraça de suas sinas nas costas, seguem o sonho de uma vida digna, numa caminhada repleta de infelizes interrupções.

Hericc 20/08/2023

O Quinze
Tudo nesse livro é feito de forma simples,porém é bem feito no simples.Recomendo essa leitura,pois demonstra um pouco da realidade do Brasil daquela época.

Lavi 19/08/2023

O quinze - Rachel de Queiroz
Pela primeira vez, a linguagem de um clássico não foi uma empecilho na leitura dele, acredito que por conta da fase do modernismo em que se encontra o livro. O livro representa bem os entraves do Nordeste na seca de 1915, amei a leitura!

dw. 18/08/2023

O quinze
Livro interessante e a forma como é retratada a seca e a situação daquela época é de tocar qualquer um. recomendo

Duda França 18/08/2023

Resumo do livro O Quinze, de Rachel de Queiroz
Olá, Guardiões da Leitura ? O resumo de hoje é do livro O Quinze, de Rachel de Queiroz ?

? O Quinze é um romance brasileiro muito emocionante, que retrata uma família que passa dificuldades e muitos problemas em relação a seca no Nordeste Brasileiro. Tanto que essa família terá que ir para outra cidade em busca de melhores condições de vida, ou até mesmo para enriquecer e mudar a sua história.

? Conceição, uma jovem muito sonhadora e ávida leitora, é persistente e não quer se casar, já que, segundo ela, ainda não encontrou o seu pretendente, o que deixa a sua avó louca de raiva, pois quer que a moça pare de ler livros e poemas, e case com um homem trabalhador. Mas essa garota quer mesmo ler e escrever, ler e escrever.

? A trama continua assim, retratando, com tantos detalhes a seca, as doenças, a desnutrição, o medo, a angústia, a fome, a morte de uma forma tão intrigante e emocionante, que prende a atenção do leitor durante toda a leitura.

? Além disso, também apresenta o glossário com as palavras que eram utilizadas antigamente na região nordestina e a cronologia da vida da autora e os importantes anos que ocorreram diversos fatos marcantes na vida dela.

? Esse livro é, sem dúvidas, um patrimônio nacional, porque é de fundamental importância saber o que diversas famílias brasileiras passam ou passaram por causa da fome e seca, ao ver que não teriam água para beber ou tomar banho, ao ver que seus animais e plantas secaram até a morte, ao ver que eles mesmos não durariam mais tempo por não ter nutrientes para se sustentarem.

HAgata2 17/08/2023

Lindo
É lindo demais, estou completamente apaixonada com esse livro! Essa é uma daquelas obras que deixam com gostinho de quero mais e faz a gente virar fã do autor! Genial! E de pensar que a Raquel escreveu tão novinha ??

Mi_ 13/08/2023

O Quinze, Raquel de Queiroz, 1930.

O romance retrata a vida dos retirantes nordestinos em meio à seca que assolou a região em 1915.
Com uma forte crítica social, o livro retrata a fome e a miséria que devasta o nordeste brasileiro.

Natasha.Louredo 11/08/2023

Uma Leitura Impactante
"O Quinze" foi o primeiro livro da escritora Rachel de Queiroz. Publicado em 1930, ele narra a seca histórica de 1915 pelo olhar de uma professora que mora em Fortaleza e que, em suas férias, visita a fazenda da família. O romance faz parte do ciclo nordestino com algumas características do neorrealismo.

O romance possui dois polos narrativos diferentes. Um conta a história do relacionamento de Vicente, um proprietário de terra que luta contra a seca, e a sua prima Conceição, uma professora progressista que mora em Fortaleza. O outro polo narra a trajetória do vaqueiro Chico Bento e a sua família, que perdem o sustento na terra e partem para a capital do Ceará. Em ambos os polos, os confrontos básicos são entre o campo e a cidade e entre a natureza e o homem.

Em vários momentos fiquei emocionada, "O Quinze" é um soco no estômago pela simplicidade direta com que expõe a dureza da seca nordestina. A narrativa é forte, com cenas pesadas que se entremeiam com a aspereza do cenário. É a luta dos homens, mulheres, crianças e animais contra um inimigo invisível que ataca sem dó. Mesmo na singeleza de algumas passagens, é um livro que sufoca, perturba e faz pensar.

Contexto Histórico - Os Campos de Concentração:

A grande seca de 1915 levou fome e miséria para o interior do Ceará e uma migração em massa. Milhares de sertanejos deixaram o campo e foram em direção à capital Fortaleza. Em resposta à crise, o governo instalou campos de concentração para abrigar os refugiados. O cenário nos campos de concentração era de extrema miséria e pobreza. Estima-se que morriam em média 150 pessoas por dia nos campos. Os refugiados da seca ficavam presos, cercados pelo exército e recebendo algumas doações de comida e medicamentos.

JoSsS 11/08/2023

Q tistreza
Muito muito boa a narrativa, te faz fica bem triste com a seca e tudo que atingiu o nordeste no século passado.

Biaaa 10/08/2023

Li por causa do colégio e foi uma leitura ok. Como nordestina acho muito importante saber da história que ocorreu por aqui no passado, mas o jeito em que foi contado foi um pouco confuso em algumas partes e alguns quadrinhos me deixaram muito agoniada. Em geral eu recomendo

wednesdayeve 10/08/2023

A diva de direita realmente era boa. a retratação da seca é dura e crua, de um jeito realista assombroso. É um recorte nas vidas dessas pessoas que te cativa, sempre com um tom de tristeza ou melancolia. Os acasos, as tragédias e os desencontros são muito realistas. Rachel pinta uma imagem do Ceará da época que dá vida real ao estado e ao sertão.