O Quinze

O Quinze Rachel de Queiroz
Shiko




Resenhas - O Quinze


1058 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


jucoaio 11/09/2023

? o quinze
setembro/2015 ??

??:: como comentei em "jóias de família", minha professora de português era meio lelé da cabeça por mandar crianças de 11 anos lerem livros assim, porque a gente obviamente não entendia muita coisa. mas lembro que de todos que ela mandou a gente ler, esse foi o que mais gostei
comentários(0)comente



alicetomaz 08/09/2023

Rachel de Queiroz, te amo!
O homem só aludia a misérias e a mortes. Dos olhos embaciados da velha, as lágrimas desciam, apressadas. E ao ver a sua casa, o curral vazio, o chiqueiro da criação devastado e em silêncio, a vida morta, apesar do lençol verde que tudo cobria, Dona Inácia amargamente chorou, com a mesma desesperada aflição de quem encontra o corpo de alguém muito querido, que durante nossa ausência morreu.
comentários(0)comente



manu :) 08/09/2023

Gostei
Gostei do livro mas acho que teria aproveitado e desfrutado mais da leitura se não tivesse sido forçada a o ler pela minha escola. Em minha opinião, achei ele um pouco fraco comparado a sua reputação. Não bateu com as minhas expectativas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Suellen274 06/09/2023

Rachel de Queiroz tem meu <3
Me emocionei bastante com a história, gostaria de saber o que aconteceu em São Paulo, se conseguiram, se deu tudo certo, mas infelizmente ficou aberto. Não tem o que falar, esse livro aborda a grande seca no sertão, o empoderamento feminino, preconceito racial, profissional, paixões, enfim, um emocionante clássico nacional e de fácil compreensão.
comentários(0)comente



Rachel 03/09/2023

Vicente e Conceição se tornam coadjuvantes na verdadeira história do Quinze, a de Chico Bento e sua família, que traduzem nas páginas escritas por Rachel a tristeza da miséria, seca e fome. Uma obra para todos. Recomendo
comentários(0)comente



Luana1648 03/09/2023

Insetos Cor de Folhas- Esperanças
Essa leitura trás a lembrança dos relatos que minha avó comenta, os períodos de seca e fome que asolavam os anos de 1930-1940, onde os seus pais tinham dificuldades de criar suas filhas.
Mas voltando ao livro de Rachel de Queiroz.
A obra "O Quinze" desenvolvesse um romance no sertão nordestino durante uma grande seca, com muitos migrando para outras regiões para fugir da fome e a falta de chuva.
É uma história que acima de tudo trás esperança (em minha opinião), não vejo um retrato de miséria como costumam comentar sobre a região nordeste.
Afinal minha região não é fome e seca, é resistência, perseverança, resiliência, merece e deve ter respeito por aqueles que construíram o Brasil.
comentários(0)comente



Ayyxluxx 02/09/2023

Um romance perfeito é triste a história mais sem contar os detalhes que tem que isso é o melhor de todos amei ??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Val 31/08/2023

Aos dezenove, O Quinze!
Não há como negar: é inquestionável o talento literário de Rachel de Queiroz, já explicitado em sua primeira obra, O Quinze. E é de embasbacar-se que, com apenas dezenove anos, tão brilhante romance escreveu. Um talento incontroverso.
Também incontestável é a qualidade da sua escrita e da sua criatividade. E, em tão tenra idade, já expressa um profundo conhecimento do achavascado agreste nordestino e de seus resistentes residentes e sobreviventes. Sem falarmos dos predicados de sua linguagem fluída, objetiva e concisa, contudo, sem deixar de apresentar o realismo dos personagens e cenários: “Lá se tinha ficado o Josias, na sua cova à beira da estrada, com uma cruz de dois paus amarrados, feita pelo pai. Ficou em paz. Não tinha mais que chorar de fome, estrada afora. Não tinha mais alguns anos de miséria à frente da vida, para cair depois no mesmo buraco, à sombra da mesma cruz.”
Muitas vezes interpretativo beirado à perfeição, os diálogos transpiram autenticidade e expõe a exuberante realidade cabocla do retirante no sertão atroz e desumanamente infernal. Perturbadoras, chegam a ser emocionantes as cruas descrições do sofrimento dos retirantes ante a fome, a sede, o sol abrasador e, como consequência, a fraqueza e a moléstia: miséria e desespero.
A tanta desgraça involuntária soma-se a incomensurável dor de não se ter tino e tempo para cumprir ou sentir o luto. Para o retirante, a vida não lhe pertence, mas à caatinga e à misericórdia de quem pouco tem para compartilhar.
Diante de tanto sofrimento, Rachel não deixa de suavizar sua obra de estreia com romances dos personagens e com a inclusão de pessoas bondosas que se destacam ao ajudar os miseráveis.
E assim, Rachel resgata as causas da fuga de sua família do Ceará para o Rio de Janeiro, em 1877, na maior seca que já assolou o nordeste brasileiro.
Valdemir Martins
31.08.2023


site: https://contracapaladob.blogspot.com/
comentários(0)comente



Biblioteca da Pry 29/08/2023

O livro não decepciona em nada.
Sendo o primeiro livro de Rachel de Queiroz, e mesmo na época tendo algumas críticas, não consigo encontrar nada que tire todo o prestígio desse clássico.
Mostrando a realidade do sertão, vamos nos identificando com passagens, da seca, das limitações, das perdas e saudades.
Para nós que nascemos ou que de alguma forma estivemos perto dessa realidade da seca, entende a dor de cada página.

O quinze é um livro que nos humaniza e nos traz para um lado tão real da nossa cultura.

Não há como não ser apaixonado pela Literatura Brasileira!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



jamillysmc 27/08/2023

O Quinze, de Rachel de Queiroz.
Há algum tempo eu gostaria de pegar esse livro para ler, tendo em vista que no ensino médio estudamos bastante sobre o livro e a autora.

daqui alguns dias, vou visitar o museu da Rachel de Queiroz e vi a oportunidade perfeita para fazer a primeira leitura da autora.

O Quinze me deu uma grande aflição. a fome, a sede, a seca, o sofrimenro... algo que não está sob nosso controle, assolando a terra do Ceará, matando crianças, adultos e idosos.

é uma leitura extremamente necessária. rachel de queiroz é uma escritora de mão cheia!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Julia 24/08/2023

O Quinze foi escrito por Rachel de Queiroz e publicado quando a autora tinha apenas 20 anos. A grande seca que assolou o Ceará em 1915 é o acontecimento histórico que dá nome ao livro e que serve como ponto central da obra. O romance retrata a miséria, o sofrimento e as migrações provocadas pela seca, abordando também a existência dos campos de concentração que foram criados nos arredores de Fortaleza para receber os retirantes e evitar que estes chegassem à capital do estado. A temática e as angústias do livro lembram bastante outro clássico, Vidas Secas, de Graciliano Ramos, que na verdade foi escrito posteriormente. Para além da seca, O Quinze também acompanha questões pessoais de alguns personagens, como Conceição, que possuía certas posturas e ideias que subvertiam o papel designado para a mulher na época.

Foi a minha primeira leitura deste clássico e da autora e gostei da experiência. Como alguém que morou a vida toda no Rio Grande do sul, onde o clima é subtropical e úmido e as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, é sempre interessante ler sobre uma outra realidade que existe dentro do meu próprio país, situada em outro clima e outras paisagens.
comentários(0)comente



1058 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR