O Quinze

Shiko

Resenhas - O Quinze

Fernanda Bitencourt 11/06/2023

Triste e angustiante
Este não é um livro fácil de ler. E digo nos dois sentidos. No sentido literal, trata-se de um livro com uma linguagem marcada pelo regionalismo em quase todas as frases. Sendo assim, caso você não esteja habituado, pode demorar um pouquinho até ?pegar o jeito?. Além disso, é difícil de ler por ser muito triste. É duro, é desolador? De toda forma, gostei muito da experiência de leitura e me fez refletir em vários momentos e passagens.
Renato375 12/06/2023minha estante
Constatar que, mais de 100 anos após a publicação dessa obra, a fome ainda assola uma parcela gigantesca da população brasileira é desolador.

Fernanda Bitencourt 12/06/2023minha estante
Sim, você tem toda razão. Foi e ainda é muito dolorido

Nayana 07/08/2021

O Quinze
Ainda não acredito que passei tanto tempo sem ter lido essa obra. A forma como a Raquel de Queiroz retratou as dificuldades, as tristezas, da seca foram tão realistas. O que a família do personagem Chico Bento sofreu e de partir o coração.

Camila 28/07/2023

Esplendoroso
"O Quinze" ascendeu rápido e fácil a lista dos melhores livros que já li e recomendaria a qualquer pessoa - sem medo de errar! É um livro cru e verdadeiro, com tanta humanidade que me peguei pasma, que personagens! Foi desses livros que hipnotizam, quando engatei no segundo capítulo, não conseguia mais soltar das mãos: no ônibus, na praça, na rua... em todo lugar, a todo momento. E esses personagens seguem me acompanhando nos cantos das ruas e da vida - como almas encarnadas na minha -
Conceição, Vicente, Mocinha, Chico Bento... quando não em mim mesma, tomam forma em outros corpos errantes que cruzam meu caminho. Não se pode negar a chance de se tornar mais humano sentindo na pele essas vidas.
caiquepessoa 08/08/2023minha estante
Tão lindo o que tu falou que irei atrás desse livro! ?

Camila 08/08/2023minha estante
Acho q tu vai amar esse livro também, Caíque, a sua cara rsrs

Pri 16/09/2021

Rapaz achei q iria odiar(pq é livro pra escola e tals)
Eu realmente não sei o porquê mas nas primeiras páginas eu tava entendo zero tipo???? Ai na 20 ja comecei a pegar e mds q livro bom, muito sofrimento, até vi um quadro, retirantes o nome, que parece a família do Chico Bento. Eu não sei nem explicar, porque é tão complexo aiai e ainda q eu tbm sou do nordeste então ? Apenas leiam!!é rapidin.

Maria7823 15/10/2023

A veracidade contida sobre a seca
Não fujo da tentação em escrever sobre esse livro, aos 19 anos Rachel de Queiroz nos enlaça em sua perspectiva crua e viva, tão pungente quanto o sol quente e rubro, escorrendo e ressecando tudo que se sobrepõe a ele, a intensidade da escrita é de opinião comum a todos da fortuna crítica que compõe essa edição, Rachel descortinar com uma realidade tão crua e latente daqueles que só dominam tal ato ao se depararem com tamanha realidade, coisa que a autora conhece, uma vez que nasceu no Nordeste, os personagens são reais, as discrepâncias entre suas perspectivas e crendices também, são todos dotados se significados simplórios e bem construídos, essa simplicidade obviamente decorrente de uma realidade brutal, tudo resseca diante desse cenário, tudo arde, tudo é real.

Andressa 21/05/2021

Infelizmente a fome, a seca e a miséria não mudou muito depois de um pouquinho mais de um século do ano em que a história se passa. Eu gostei do livro, não achei difícil a escrita, muitas palavras conhecidas por meio de pessoas que moraram no interior, não do nordeste, mas em locais de fazenda de criação e plantio.

Natália Carolina 14/07/2022

O que uma pessoa é capaz de fazer para não morrer de fome?
Um livro tristíssimo que trata da seca de 1915 no Ceará e de como as pessoas foram afetadas.

A narrativa gira em torno de uma família que decide se retirar do Sertão e partir rumo a cidade. Outra família que decidiu ficar no sertão. E uma outra que vivia na cidade. A seca afetou a todos, mas alguns foram mais afetados que outros.

Um ótimo livro para refletirmos....

Val 31/08/2023

Aos dezenove, O Quinze!
Não há como negar: é inquestionável o talento literário de Rachel de Queiroz, já explicitado em sua primeira obra, O Quinze. E é de embasbacar-se que, com apenas dezenove anos, tão brilhante romance escreveu. Um talento incontroverso.
Também incontestável é a qualidade da sua escrita e da sua criatividade. E, em tão tenra idade, já expressa um profundo conhecimento do achavascado agreste nordestino e de seus resistentes residentes e sobreviventes. Sem falarmos dos predicados de sua linguagem fluída, objetiva e concisa, contudo, sem deixar de apresentar o realismo dos personagens e cenários: “Lá se tinha ficado o Josias, na sua cova à beira da estrada, com uma cruz de dois paus amarrados, feita pelo pai. Ficou em paz. Não tinha mais que chorar de fome, estrada afora. Não tinha mais alguns anos de miséria à frente da vida, para cair depois no mesmo buraco, à sombra da mesma cruz.”
Muitas vezes interpretativo beirado à perfeição, os diálogos transpiram autenticidade e expõe a exuberante realidade cabocla do retirante no sertão atroz e desumanamente infernal. Perturbadoras, chegam a ser emocionantes as cruas descrições do sofrimento dos retirantes ante a fome, a sede, o sol abrasador e, como consequência, a fraqueza e a moléstia: miséria e desespero.
A tanta desgraça involuntária soma-se a incomensurável dor de não se ter tino e tempo para cumprir ou sentir o luto. Para o retirante, a vida não lhe pertence, mas à caatinga e à misericórdia de quem pouco tem para compartilhar.
Diante de tanto sofrimento, Rachel não deixa de suavizar sua obra de estreia com romances dos personagens e com a inclusão de pessoas bondosas que se destacam ao ajudar os miseráveis.
E assim, Rachel resgata as causas da fuga de sua família do Ceará para o Rio de Janeiro, em 1877, na maior seca que já assolou o nordeste brasileiro.
Valdemir Martins
31.08.2023

site: https://contracapaladob.blogspot.com/

Davidson.Chagas 03/02/2021

Sempre ouvi falar durante o ensino médio, mas só vim dar uma atenção agora.
É simplesmente muito triste. Mas é uma obra muito necessária(por mostrar as diferenças entre a classe em que vive casa personagem, e a seca no nordeste).

Marilia 17/08/2022

Quisera fosse deveras uma obra de ficção.
É paradoxal, mas essa leitura é, a um só tempo, doce e amarga; fluida e penosa; fácil e extremamente complexa.

São poucas páginas e tantas histórias, tantas vidas retratadas em Chico Bento, Vicente, Conceição, Dona Inácia e todos os outros.

É o triste retrato de uma realidade tão brasileira: a seca no nordeste, em uma de suas duras edições, a de 1915.

Esse livro é obrigatório. Não para escola, para provas, mas para a vida. Quanto mais essa dor for conhecida, quem sabe, mais poderá ser dividida.

O que resta da vida quando já não se vive mais? Por que seguir, afinal?

É que a vida pulsa, e, enquanto o sangue correr, também corre a esperança.

Se você ainda não leu, leia.

Lau 13/04/2023

Terra arrasada
Lindo e triste, de uma potência lírica sem romantismo e economia de palavras que não peca em detalhe, assim é construída a história de "O Quinze" - mais uma narrativa passada na grande seca nordestina, que tudo tem de triste e nada de lindo

A crueza desse cenário não abre espaço para dizer coisas bonitas, não no enredo. Por isso Rachel impressiona com o que escreve nesse livro. Ela é capaz de extrair amor e afeto de cenários brutais, como quem tira diamante de pedra. Comove mesmo na ausência de sentimentalismos. E critica. Critica mais mostrando do que dizendo. A seca é fatal e ponto. A seca, para o pobre, é extermínio

E quando a chuva chega... até o leitor chora de alívio

Gostei muito e com certeza lerei outras obras suas

Essa também foi a primeira vez que vi menção aos campos de concentração do Ceará na ficção. Já tô com outro livro que aborda o fato esperando na lista; fiquei empolgada para ler logo e saber mais sobre o assunto
Marcio Fabula 15/04/2023minha estante
Belíssima resenha.

AleixoItalo 15/04/2021

Um dos livros pioneiros do Regionalismo e obra prima de Raquel de Queiroz, nos da uma amostra do que é a vida no Sertão nordestino!

Nomeado em referência à uma grande seca no ano de 1915, 'O Quinze' foca basicamente em três personagens para contar sua história: o vaqueiro Chico Bento, dispensado por causa da seca e obrigado a virar retirante, o fazendeiro Vicente tentando administrar seus bens em meio a situação caótica e Conceição, a douta e politizada narradora do romance, que mesmo no conforto da cidade, ainda acompanha as mazelas do sertão.

Um dos pontos fundamentais de 'O Quinze' é a linguagem. Como um dos pioneiros do Regionalismo, 'O Quinze' traz em suas páginas uma qualidade tipicamente brasileira (ainda rara na literatura da época, tão influenciada pela Europa). Não só os maneirismos ou jeitos de falar, mas a própria exposição dos fatos é algo muito nosso e soa familiar para todos que habitam essas sofridas terras tupiniquins!

Outro ponto fundamental é a natureza. Rachel consegue pintar um retrato fidedigno da aridez, onde a vegetação da caatinga vai dando lugar à poeira e ao Sol cada vez mais presentes. Assim como a carne desaparece gradualmente do lombo das reses com o avanço da estiagem, o verde vai desaparecendo pouco a pouco das páginas do livro, como se a vida fosse sorvida pelo deserto.

A natureza humana se destaca, uma vez que as tragédias não afetam todo mundo de maneira igualitária. Aqui fica escancarado o abismo social que separa as pessoas providas de algum bem dos retirantes, condenados a vagar pelo Sertão em busca de nada em específico, apenas tentando adiar ao máximo a chegada da morte.

Provável maior influência para o vindouro 'Vidas Secas', 'O Quinze' é um livro curto, de leitura fácil mas que toca no fundo do coração, onde personagens poderosos e que não se rendem aos clichês se unem para contar uma história bonita sobre a superação humana e sobre a indelével natureza!

Nirley 20/08/2021

O quinze
Numa narrativa linear, Rachel retrata a realidade dos retirantes nordestinos quando essa região foi atingida por uma grande seca em 1915. Assim, o romance contém um forte teor social, que além de enfocar na realidade das pessoas do local, retrata a fome e a miséria.

Numa prosa simples, viva, comovente, Rachel de Queiroz tece o seu relato em duas linhas de força: a história de um amor irrealizado da mocinha que lê romances franceses e sonha com o moço rude entregue à faina solitária de salvar seu gado; e a dramática marcha a pé de um retirante e sua família, sonhando chegar ao Amazonas.

Neste cenário inclemente e num quadro social deplorável, que iguala homens e bichos, sobreviver até a redenção da chuva é uma questão de sorte. O Quinze sobreviveu. Com o valor de um testemunho.

Esse foi um dos melhores livros que eu li esse ano!!!

rayssa600 02/05/2023

Comovente
A leitura apesar de um pouco arrastada é compreensível, a história do chico bento de longe é a melhor, tem um mix de sentimentos te leva ao riso e ao choro em páginas.

Helo 30/04/2022

Gostei bastante!
Um clássico da literatura brasileira, que a autora escreveu quando tinha apenas 19 anos! Sem nenhuma pretensão e sem nem imaginar oq esse livro se tornaria.

O livro se passa na seca de 1915, no Ceará. Nos mostra a Conceição, uma mulher inteligente e bondosa, tb temos Vicente que está trabalhando de frente com a seca, com quem ela tem muita afeição. Vemos os desafios que Chico Bento enfrenta após perder seu trabalho para a seca, se tornando ele e sua família retirantes.

Apesar de ser uma situação pesada, a escrita da autora é impecável e bem realista, sem exageros, oq torna o livro muito bom de ler. Uma história bem curtinha e muito boa, acaba na pág. 157, o resto são comentários de outros autores e a ordem cronológica de acontecimentos da vida da autora.

Recomendo dms essa leitura!!