Contato

Contato Carl Sagan

Resenhas - Contato

Gustavo Simas 07/01/2019

Até os aliens amam
Carl Sagan é uma das figuras mais evidentes na Física Moderna e divulgação científica.

Em "Contato" ele apresenta uma obra de ficção científica com todo o background científico em astronomia, teoria de buracos negros, relatividade especial em harmonia com uma prosa poética dotada de uma sensibilidade admirável para um homem das Exatas.

A jornada da astrônoma Ellie Arroway serve para demonstrar a perseverança humana, a nossa visão cética, a rixa entre Ciência e Religião, assim como a necessidade de seres extraterrestres terem de nos abrir os olhos para o que há de mais importante em nossa (e quem sabe em todas) as espécies ~~SPOILER~~: o Amor.

Pensei que Contato seria uma fantástica viagem para planetas além de nossa Via Láctea, com exposição de todas as tecnologias inimagináveis indistinguíveis de mágica, como diria Arthur C. Clarke. No entanto o livro aborda em grande parte discussões teológicas/filosóficas sobre Ciência e Religião. É perceptível que Sagan respeita o Cristianismo, porém, munido com sua epistemologia e teoria da ciência, tem muitas críticas acerca da fé cega de diversos "emissários da Palavra".

De toda forma, "Contato" é uma grande leitura, e realiza exatamente o que toda obra de ficção científica deve realizar: apresentar uma narrativa tecnológica fictícia para concluir com um belo olhar sobre nós, humanos.

Igor.Lima 29/08/2018

Instigante e poético!
Sagan mostra mais uma vez porque foi, talvez, o mais importante divulgador científico de todos os tempos. Um romance, que fala sobre contato extraterrestres mas que consegue ser extremamente denso do ponto vista científico, humano e abre margens para muitas discussões acerca da religião e ciência.

IMPERDÍVEL

Bruna.Patti 25/03/2018

Contato
Carl Sagan foi um cientista, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico americano. Durante sua vida, promoveu a busca por vida extraterrestre através do projeto SETI. Foi professor na Universidade Cornell, obtendo seu doutorado em 1960 pela Universidade de Chicago.

O livro Contato pertence ao gênero ficção científica. Sua protagonista, Ellie Arroway, é uma cientista astrônoma, que estuda a vida extraterrestre. Antes de conhecermos a Ellie pesquisadora, tomamos conhecimento de sua trajetória percorrida até o momento atual: ela sempre foi uma criança curiosa e inteligente. Seu pai sempre a incentivou a estudar Ciências, mas morre quando ela era ainda pequena, ficando sua educação à cargo de sua mãe e seu padrasto, um homem machista que acredita que mulheres não deveriam se dedicar à ciência. A Ellie criança adorava estudar e questionar seus professores, que não viam com bons olhos uma menina gostar de estudar ciências, matéria em que se encaixavam somente os meninos.

Apesar de todas as dificuldades da época, em relação ao fato de uma mulher se envolver nas ciências, Ellie consegue estudar e se torna uma pesquisadora referência em sua área. Podemos sentir na pele o machismo que a protagonista sofre em sua área de atuação, visto que, se ainda hoje, mulheres cientistas são vistas com maus olhos, naquela época, as mulheres tinham mais dificuldade ainda em conseguir ser bem sucedidas em suas profissões. Ela nos relata todas as situações constrangedoras pelas quais passa apenas pelo fato de ser mulher. Em nossa sociedade, meninas são levadas à cursar áreas não científicas. Eu, como professora de ciências e Biologia, faço questão que minhas alunas saibam que são perfeitamente capazes de estudar as ciências que quiserem. Nesse sentido, é importante essa representatividade presente em sua obra.

Já adulta, Ellie trabalha no projeto Argus, uma estação montada com o objetivo de fazer contato com vida inteligente fora da terra, se existisse alguma do tipo. Em mais um dia monótono de trabalho, a protagonista identifica uma mensagem enviada por seres que vivem em Vega, um planeta que fica a 26 anos luz da terra. O livro se passa na época da guerra fria, e no começo podemos perceber as disputas que ocorriam entre a União Soviética e os Estados Unidos. É nesse clima de tensão que a trama se desenvolve A partir desse momento, cientistas de todo o mundo se empenham para decifrar a mensagem. Nesse momento, podemos perceber uma tentativa de cooperação entre todos os países do mundo, nos fazendo refletir sobre o sentido da humanidade, e do não sentido de fronteiras na Terra, afinal somos todos habitantes desse mesmo planeta.

A mensagem é decifrada: os seres inteligentes propõem a criação de uma máquina, sem mencionar os objetivos e destino dessa máquina, que é uma nave com cinco lugares. São escolhidos indivíduos de vários países, para haver uma grande representatividade.

No livro, são feitas reflexões riquíssimas sobre o fazer científico, a vida do cientista, que serve para quebrar a ideia do cientista não humano. A ciência positivista transmite ao povo leigo a sensação de que a ciência é neutra e o cientista um robô, que apenas executa o método cientifico. No livro, percebe-se que existem motivações externas para o fazer científico, o contexto sócio histórico, a cultura, religião, vão influenciar no curso da ciência.

São executados maravilhosos debates sobre ciência e religião. Um cientista pode agir como um religioso e um religioso possuir o ceticismo científico? Isso pode sim ocorrer, pois as personagens desse livro não são unilaterais, possuem várias camadas.
É importante destacar que a presidente dos Estados Unidos do livro também é uma mulher, além da protagonista feminina. Ideal para incentivar nossas meninas a se apaixonarem pela ciência.

Sou suspeita para falar de um livro que aborda ciência, pois cursei Ciências Biológicas, sou professora de Ciências, então para mim, ler esse livro foi apaixonante. Além das discussões levantadas, as descrições são feitas de maneira bem detalhada e cinematográfica, levando-nos a imaginar todas as cenas descritas no enredo.

Um livro para ser lido, discutido, ainda mais na época que estamos vivendo, de ódio à ciência. Não é maniqueísta e o final te deixa com muito mais dúvidas do que respostas, perfeito para quem entende que a ciência é movida pelas perguntas. Vale a pena a leitura das mais de 400 páginas.

LINK DO MEU BLOG ABAIXO:

site: http://abiologaqueamavalivros.blogspot.com.br/2018/03/contato.html

Camile 22/02/2018

Com trechos incrivelmente reflexivos, só não ganha 5 estrelas por causa da enorme quantidade de termos técnicos.
Já faz algum tempo que li "Contato", do cientista Carl Sagan, que em sua primeira obra de ficção sobre a existência de seres extraterrestres traz consigo ensinamentos incríveis sobre a vida humana e também, ouso dizer, sobre feminismo.
Temos uma personagem principal cientista, feminista, destemida e curiosa, Ellie Arroway.
"Ellie tinha de lutar contra a tendência a formar uma personalidade demasiado agressiva ou se tornar uma completa misantropa. Em dado momento, percebeu a situação estranha. Misantropo é a pessoa que detesta as demais, e não apenas os homens. É decerto havia uma palavra para designar uma pessoa que não gosta de mulheres: misógino. No entanto, lexicógrafos, todos homens, haviam deixado de criar um palavra que designasse aversão aos homens. Quase todos eles eram homens, pensou ela, e tinham sido incapazes de imaginar que houvesse necessidade dessa palavra." .
O trecho mencionado refere-se às dificuldades que Ellie precisou enfrentar para ser enxergada, na sociedade dos anos 70/80, como uma verdadeira e competente cientista e mulher que não estava nos padrões da época e nem queria.
Ao nos depararmos com essa linguagem, a leitura fluiu naturalmente, aqui não existem clichês, não existem romances tórridos, somente Ellie encontrando o seu lugar no mundo.
Quando Ellie encontra sinais de existência em um pequeno planeta chamado Vega, sua vida vira de pernas para o ar.
O mundo entra em colapso e algumas instituições aproveitam para ganhar força com o acontecimento.
A questão principal na vida de Ellie é manter a razão em meio a discussões que colocam religião e ciência em lados totalmente opostos.
Ellie em alguns momentos deixa a emoção e suas convicções falarem mais alto. Ela é humana, e é nítido que Carl Sagan traz muito de si para a construção dessa personagem. .
Enfim, é um livro que vale a pena ser lido, fiquei emocionada com alguns trechos, mas a trama principal é sobre vida extraterrestre, e suas consequências nesse mundão que chamamos de planeta Terra.

Alguns trechos são bem cansativos, devido a grande quantidade de termos científicos.

Camile 22/02/2018

"Quando quiseram disseminar a virtude ilustre por todo o Reino, os antigos primeiro ordenaram bem seus Estados. Querendo ordenar bem seus Estados, primeiro regularam suas famílias. Querendo regular suas famílias, primeiro cultivaram suas pessoas. Querendo cultivar suas pessoas, primeiro emendaram seus corações. Querendo emendar seus corações, primeiro buscaram ser sinceros em seus pensamentos. Querendo ser sinceros em seus pensamentos, primeiro aumentaram até onde foi possível os seus conhecimentos."

CrisVieira~ 29/12/2017

Nota: 4,5.

Claudio 24/12/2017

Uma estória crível sobre o primeiro contato humano com extraterrestres inteligentes
?Recebemos um convite. Um convite raríssimo. Talvez seja para um banquete. A terra nunca foi convidada antes para um banquete. Seria descortês recusar?

Ellie é a protagonista desta estória, curiosa desde menina, ela se torna cientista, mas especificamente radioastronoma e começa a trabalhar buscando sinais de vida extraterrestre.
Um certo dia Ellie encontra um sinal vindo da estrela Vega e este sinal é claramente inteligente, intencional e contém uma mensagem cifrada.

A partir disso vemos como a humanidade reage ao seu primeiro contato com extraterrestres inteligentes, envolvendo desde a criação de redes de cientistas para captar e desvendar a mensagem, as implicações políticas nas relações internacionais, as implicações econômicas das decisões tomadas e, principalmente, o que se torna o principal foco do livro, as implicações religiosas e o embate entre cientistas e religiosos.

Sagan conta uma estória razoavelmente crível sobre o primeiro contato humano com extraterrestres e, justamente quando tenta ser fantasioso, derrapa na sua estória e acaba por deixá-la de certo maneira datada. Fora isso, o livro é bom, as explicações científicas são pertinentes e necessárias e o final, pelo menos a parte relativa ao contato, é muito bom.

Comparando ao filme, que já havia assistido, acho a parte do desenrolar da estória mais crível no filme, mas o final ?apoteótico? faz mais sentido e é melhor explicado no livro - confesso que mudei completamente meu entendimento do final do filme após esta leitura. Ambos são bons e um não exclui o outro.

Albert 13/10/2017

Enredo original porém a desenvoltura não é das melhores
Sou fã de assunto que envolve o espaço, possibilidade de vida fora da terra e afins. Eu esperava no romance de Carl Sagan saciar minha sede numa história envolvente. Entretanto, não foi o que aconteceu. Infelizmente tive que abandonar, embora eu não quisesse. Tentei de todas as formas continuar a leitura. Não concluí pelo principal motivo da fluidez. Sagan pode ter sido um grande cientista, mas não me agradou como escritor.

É a primeira vez que leio seu livro, e na minha visão, ele não possui a desenvoltura na escrita, pelo menos em Contato. Hawking por exemplo, tem uma escrita prazerosa e fluida. Fiquei desconfortável com o excesso de linguagem técnicas e isso impactou quanto a compreensão do contexto da história. Não que seja difícil a assimilação, mas impediu uma leitura fluida contribuindo para uma leitura densa e muita arrastada. Muitas vezes, há momentos monótonos sem grande impacto junto ao leitor. A história em si é criativa, isso eu reconheço, e até inovadora, porém não gostei da forma como foi desenvolvida. Seu estilo de escrita não me agradou. No meu caso, o filme é superior ao livro. Mesmo assim ainda me arriscarei em outras de suas obras.
Monique.Moreira 19/11/2017minha estante
Exatamente!

Judeu 02/02/2019minha estante
Ele lida melhor com divulgação científica.

Luana Alcântara 16/07/2017

Um Deleite!!!!!!!
Para amantes de Ficção Científica, nada como ler algo com um tom "realístico". Carl Sagan que já nos presenteou com a maravilhosa série Cosmos e livros como O mundo assombrado pelos demônios. Nos deixou de presente um romance que explora a dualidade entre fé e ciência, a busca por respostas as nossas infinitas perguntas: de onde viemos e para onde vamos....Um romance que apresenta tanto questões científicas desconhecidas do grande público, mas que aborda também questões profundamente filosóficas sobre a natureza humana. Muito obrigada Carl Sagan.

Marieliton M. B. 26/06/2017

E se um "Oi sumida" viesse do espaço?
Eleanor (Ellie) Arroway é uma astrônoma que trabalha, junto a um grande radiotelescópio, buscando sinais de vida inteligente no espaço. A vida e, porque não, as crenças de todo o mundo, e da própria Ellie, sofrem um reviravolta enorme quando ela capta uma Mensagem vinda da distante estrela Vega. E a partir disso, ciência, religião e ceticismo serão determinantes na compreensão desse contato.

Livro escrito por Carl Sagan, famoso cientista, astrônomo, astrofísico e cosmólogo, que usou de sua bagagem científica para narrar uma ficção, até que bastante crível, sobre um possível contato extraterrestre e como que isso afetaria a vida, principalmente, dos cientistas envolvidos nesse contato.

Para dar credibilidade ao tema da estória, Sagan usa e abusa de termos científicos para descrever as ações no livro. Por um lado isso é bom pra dar maior riqueza de detalhes pra estória, porém, em alguns momentos, torna chata a leitura.

Pra mim que sou formado na área de exatas, era fácil entender termos e explicações que envolviam física, matemática e sinais eletromagnéticos, e não vejo com maus olhos o fato de Sagan querer explicar as coisas pra o leitor leigo no assunto. Porém o problema tá no exagero com ele tenta explicar as coisas. São parágrafos e mais parágrafos de explicação que no fim das contas não contribuem com o andamento da estória.

Uma coisa que gostei no livro foi a visão entre os religiosos e agnósticos/ateus sobre um possível contato extraterrestre. Os religiosos vendo como algo divino ou apocalíptico enquanto que os céticos viam como algo natural e bastante “real” por assim dizer.

Enfim, o livro é uma ficção científica bastante interessante e conta com personagens bem escritos (Obs: Se bem que o final dado pra Ellie não tenha sido lá muito interessante a meu ver).

Sandro.Zacarias 13/06/2017

Contato, Carl Sagan.
Livro excelente. Com certeza meu xodó.

16/05/2017

Ellen, a personagem principal, sempre foi muito curiosa. Desde pequena desmontava os rádios para saber como funcionavam e essa curiosidade permaneceu com ela durante toda a sua vida, sempre questionando tudo.

Quando adulta passou a trabalhar no Projeto Argus, que tem como objetivo buscar sinais extraterrestres através de radiotelescópios. Esse tipo de estudo é visto como banal entre a comunidade científica e chegam a cogitar cortar os fundos do projeto, só que para surpresa de todos, num belo dia chega um sinal. Uma série de números primos vindos da estrela Vega, que fica a 26 anos-luz da Terra. Dentro desses códigos há a primeira imagem televisionada da história, a de Adolf Hitler no discurso de abertura das Olímpiadas de 1936. Ou seja, os extraterrestres aparentemente retransmitiram a mensagem. Por quê? Seria uma forma de contato?

Mais para frente descobrem que essas mensagens são uma espécie de páginas de um livro, e que precisam esperar a transmissão da última página para recomeçar desde a primeira e assim conseguirem analisar a mensagem desde o começo. Quando isso acontece, descobrem que o tal livro é um manual de instruções para a construção de uma máquina. Uma máquina que possui cinco assentos. O convite está claro.

Quem conhece um pouco de Carl Sagan sabe que ele não se limitaria a ciência. Ele fala bastante de religião – através das conversas entre a Ellen que é agnóstica e um pastor - inserindo uma discussão relevante e extremamente interessante sobre Deus, o nosso papel no universo e outras questões filosóficas. Essas passagens são de longe as minhas favoritas.

Ele também vai detalhar não só o funcionamento da máquina como todos os trâmites diplomáticos. Temos um vislumbre de como cada país se comportaria e toda a burocracia envolvida. Como o livro é de 1985, a questão EUA x URSS ainda estava em alta e é bastante abordada no livro.

Assim como detalhar como cada país reagirá a tal mensagem, ele também vai mostrar como cada religião encarará a mensagem. Muitos consideram uma mensagem do Diabo e outros acham que chegou a hora do juízo final e sai doando todos os bens. Consigo imaginar essas coisas acontecendo claramente se a gente recebesse sinais extraterrestres.

O final do livro é de uma ironia sem tamanho. Spoiler: após a volta da jornada incrível pelo espaço, os cinco tripulantes a bordo descobrem que a nave nem saiu do lugar e que todas as fitas que usaram para gravar a experiência, se apagaram. Ela que sempre criticou as experiências religiosas, acaba vivendo algo parecido.

Mas acho que o que mais ficou gravado em mim nessa leitura foi um personagem que possibilita tudo isso, o Hadden, um bilionário que não sabe mais o que fazer com tanto dinheiro e vai financiando esses projetos. Um cara poderoso assim tem como maior ambição a imortalidade, deixando para trás seus legados. Para Hadden não bastava todos esses projetos e empresas, ele queria um “sarcófago voador”, na qual ele mesmo seria a cobaia. Pensou que seria incrível poder viajar no espaço o máximo possível e quando morresse ficaria vagando infinitamente. Sozinho. Achei essa ideia tão claustrofóbica que me deu até uma coisa ruim enquanto lia.

É um livro que gostaria de reler futuramente pra ver se passo a entender as passagens sobre a física que nesta primeira leitura entendi bulhufas. É inclusive por causa dessas passagens que não consigo dar cinco estrelas, porque já que não estava entendendo muita coisa, acabava ficando tedioso e cansativo. Mas no geral, que jornada!

Juliana 05/04/2017

Deparando-se com a imensidão do universo e olhando para nós mesmos
Primeiro livro lido em 2017. Confesso que a leitura foi um pouco demorada, mas no final me senti recompensada.
Esse livro é um romance de ficção, a história gira em torno da personagem Ellie, uma cientista especialista em radioastronomia, que um dia se depara com sinais vindos do planeta Vega. com o que parece ser uma mensagem extraterrestre, algo que causaria grande impacto em toda a humanidade, tal mensagem é o argumento que segura a história e atiça a curiosidade do leitor, porém, a temática do livro não é voltada necessariamente para a resolução dessa questão, o que pode causar algum desapontamento em um leitor despreparado. Na verdade, a questão da mensagem e da possibilidade de vida extraterreste, acaba por voltar a história para reflexões sobre o comportamento, fé e a religião. O livro traz uma séries de diálogos sensacionais, em alguns, senti que era o próprio Carl Sagan, utilizando a história para argumentar sobre suas próprias opiniões e questionamentos.
Após terminar a leitura, fiquei refletindo sobre os assuntos levantados por ela durante algum tempo, considero portanto um livro sensacional e pretendo ler os outros livros do Carl Sagan brevemente.