Contato

Contato Carl Sagan

Resenhas - Contato

Isadora 23/03/2017

Quando o Universo fala, nós paramos para ouvir
"A Terra nunca foi convidada para um banquete. Seria descortês recusar."

Acompanhamos a história da cientista Ellie desde a sua infância. Vemos seu fascínio pelo conhecimento, sua postura questionadora, sua personalidade independente.

Trabalhando no campo da pesquisa científica, em busca de mensagens vindas do espaço, Ellie leva uma vida reclusa e entendiante. Apesar de sempre estar atenta aos possíveis sinais do universo, ela se questiona se realmente isso um dia irá acontecer. Será que dá para acreditar em algo tão distante da realidade?

Um dia, Ellie recebe um sinal; algo realmente físico. Parece impossível acreditar, mas comprovadamente uma mensagem veio do espaço!

Ellie decifra a Mensagem?

O que o mundo tem a dizer sobre isso?

Melhor ainda: o mundo será capaz de aceitar as verdades que não compreende?

O livro irá tratar de questões bem filosóficas. Ellie busca incessantemente um sinal do mundo exterior, mas foge de estar com sua família. Ela deseja desvendar todos os mistérios da Mensagem, mas não tem interesse em quem ela diz amar.

Por mais que ela busque conhecimento mundano, a maior verdade sobre si lhe é desconhecida.

E esse livro irá nos mostrar essa jornada de uma cientista interessada no exterior e não no interior.

Achei muito interessante, apesar de ser difícil compreender as várias divagações científicas e técnicas da trama.

A mensagem principal é mais filosófica do que explicativa.

Laís 12/01/2017

Literalmente uma viagem!
O romance de Carl Sagan, Contato, irá contar pra gente a história de Ellie e sua busca pelo conhecimento extraterrestre.

Ela é diretora do Projeto Argus, o qual visa buscar sinais de rádio vindos do espaço com o auxílio de poderosíssimos radiotelescópios. Certo dia, sua equipe detecta um sinal fortíssimo, vindo de uma estrela muito distante de nome Vega. O sinal mostra uma sequência enorme de números primos que, em suas camadas, esconde uma mensagem. Para a surpresa de todos, quando essa tal mensagem é descoberta, encontram nada mais nada menos do que uma imagem de Hitler e instruções para a construção de uma máquina - o que ela irá fazer, ninguém se nem se atreve a confirmar.

Muitos questionamentos surgem!

Será que essa mensagem foi enviada por seres de vida inteligente?

Será que querem a destruição da Terra?

A mensagem foi enviada por Deus?

Ou será que quem mandou foi o Diabo?

E aí que chegamos a melhor parte do livro, na minha opinião: as calorosas discussões entre políticos, cientistas e religiosos, aonde cada um busca, radicalmente, defender seu ponto de vista e suas crenças. Achei muito cativante essa mistura de conhecimentos e novas informações que o livro trouxe pra minha vida, além de também ter achado interessantíssimo o relacionamento político entre os países diante de uma possível ameaça extraterrestre. Vale ressaltar que o livro foi escrito durante a Guerra Fria, o que torna o aspecto político mais significativo ainda.

Resumindo: Contato foi uma verdadeira viagem pra mim! Eu achei denso, porque possui bastante informação científica, então em determinamos momentos a leitura ficou um pouco cansativa. Mas esse texto se faz necessário, porque o tema exige mesmo muita base teórica, né?

Quanto as reflexões.. Gente, que incrível. Fiz várias marcações e fiquei me questionando sobre como reagiríamos se algo parecido acontecesse hoje em dia.

Eu acredito que muito embora o livro se trate de vida extraterrestre, a maior lição dele é sobre nossa passagem na Terra. Achei incrível, intenso e verdadeiramente inspirador tudo que Sagan pensou. O texto dele é surpreendente de tão envolvente! Eu realmente me senti presa e curiosa com a trama.

Favoritei!
Carol Espicalsky 26/01/2017minha estante
Preciso desse livro ? meu namorado vai gostar kkk

Filino 03/10/2016

Maravilhosa (e didática) experiência
O autor dispensa apresentações. Carl Sagan é nome por demais conhecido de todos aqueles que se interessam por ciência e sentem o impulso de se aproximar de algo que pode parecer bastante intimidador - a Astronomia e saberes correlatos. Ainda que se trate de ficção, o livro desperta no leitor importantes reflexões acerca de sua própria condição de habitante do planeta Terra, bem como apresenta informações/curiosidades do campo da física, matemática e história de uma maneira bastante agradável. No fim das contas, ficamos com a pulga atrás da orelha: não seria mesmo possível acontecer o que é relatado no livro?

Aroldo Comune 23/08/2016

Muito melhor que o filme
Um romance espetacular do astrônomo, escritor e divulgador científico Carl Sagan, que envolve astronomia, ufologia, filosofia e disputa entre religião e ciência. Sem dar informações que estraguem a experiência de quem ainda não leu, mas que possa ter visto o filme, vale dizer que a versão cinematográfica, como de praxe, deixa muita a desejar em relação ao livro.
Muitos personagens de menos, personagens do filme que desempenham funções de dois personagens diferentes no livro, menos diálogos e reflexões sobre o conflito entre ciência e religião, trechos da história absolutamente suprimidos e outros podados (em determinado evento no romance que envolveu 5 personagens, no filme só envolveu 1). E, ainda pior (sem spoiler), o filme não tem a parte final do livro, que traz um fechamento sensacional à história da personagem principal.
Enfim, leia Carl Sagan!
antonio aguiar 07/10/2016minha estante
De fato, em que pese o filme ser ótimo, fico contente de ter assistido antes de ler o livro. O desfecho escrito é mais satisfatório, além de surpreendente.

Suicide Blonde 08/07/2016

Perfeição
Carl Sagan mostra que não é apenas um grande cientista, mas também um excepcional romancista, nesta ficção repleta de filosofia, fascínio e estranhamento. Não estamos sós, e o contato é mais elaborado do que o leitor poderia imaginar! Não deixe de ler!

Marques 24/05/2016

Nesse livro Carl Sagan conseguiu criar um mundo onde a ficção-científica e a Ciência andam de mãos dadas, talvez esse seja o espirito necessário a todos os cientistas: o caráter imaginativo para extrapolar a realidade e inspirar a concretização da ideia.
Nesse mundo facilmente crível e com regras bem estabelecidas (afinal é o nosso próprio), Carl Sagan traz a tona repercussões e questionamentos profundos dignos de autores conceituadíssimos da categoria, como Philip K. Dick e Isaac Asimov.

Recomendo a todos que se interessam pelo assunto de ufologia e astronomia, pois há uma simbiose perfeita nessa obra, mesmo esse não sendo o cerne do livro.
Isadora 23/03/2017minha estante
undefined

Carmem.Toledo 20/04/2016

Contatos, simplesmente...
Carl Sagan foi um dos maiores cientistas do século XX. Nesta obra, o astrônomo surpreende o leitor várias vezes, fugindo do clichê das histórias de ficção científica sobre comunicação com extraterrestres. Trata-se de um belíssimo livro, extremamente inteligente e sensível, que faz com que questionemos muitas ideias e atitudes (científicas, religiosas e pessoais) que não costumam receber a devida atenção. O final surpreende! É um texto que todos deveriam ler - e reler.

Airechu0 02/04/2016

A Mensagem, a Máquina, a Galáxia e a PIET levada a sério!
Puxando muito pela memória talvez a primeira vez que eu tenha ouvido falar em Carl Sagan tenha sido numa revista Superinteressante. Carl Sagan é mundialmente reconhecido pelo seu trabalho de divulgação científica e pela aclamada série Cosmos: A Personal Voyage na década de 1980, sendo responsável por inspirar uma geração inteira de novos cientistas e entusiastas da Ciência. Ele era orador versátil e sabia transmitir como poucos o que sabia, despertando a atenção e a curiosidade de sua platéia ao falar de temas que variavam da pesquisa espacial, da origem da vida e evolução até as questões climáticas e o armamentismo nuclear de forma esclarecida e articulada com um tom que beirava a poesia. Isso é perceptível ao longo de toda a série Cosmos, nos seus muitos livros sobre divulgação científica e também na sua única incursão como escritor num romance, Contato.

Contato narra a história da pequena Eleanor "Ellie" Arroway. Uma criança que como quase todas, é curiosa e fascinada pelo mundo e as coisas que a cercam. Desde cedo ela demonstra uma aptidão natural para a ciência, sendo capaz de desmontar e montar equipamentos eletrônicos, chegando até mesmo a construir sua própria máquina de criptografia, e têm na figura paterna o seu maior incentivador.

Num dos eventos da sua adolescência, ao ouvir uma aula sobre o número pi, ela questiona o professor sobre o porquê deste número continuar infinitamente e ele, irritado com a pergunta, não lhe dá uma resposta adequada. Intrigada com o tal número, ela vai até uma biblioteca de uma universidade onde pesquisa e descobre que pi faz parte de uma classe especial de números e o que o faz ser irracional e se prolongar ad infinitum. Esse evento, além de mostrar muito da personalidade da protagonista, ainda reserva uma importante conexão a ser feita com o final do livro.

Seguimos acompanhando seu crescimento, vem o primeiro grande trauma com a perda precoce do pai e a chegada de um padrasto tão diferente dele. Toda essa primeira parte foca muito na construção da personagem e é fundamental para entendermos o seu comportamento e pontos de vista na fase adulta e no decorrer da história. É algo que Carl fez maravilhosamente e não é difícil notar o quanto autor e sua personagem se parecem.

Após obter seu doutorado em rádio astronomia no Caltech, Ellie passa a trabalhar com pesquisa de inteligência extraterrestre, usando poderosos radiotelescópios para ouvir os céus em busca de sinais de rádio possivelmente emitidos por civilizações extraterrestres com um grau tecnológico semelhante ou superior ao nosso. Nem tudo são flores, além de problemas com financiamento em sua pesquisa, ela ainda enfrenta problemas por sua presença feminina num ambiente predominantemente machista e antigos dilemas familiares com sua mãe.

A grande guinada na história e na carreira da protagonista acontece quando finalmente um sinal peculiar, composto por uma sequência específica de números, os primos, vindo de Vega, uma estrela a cerca de 25 anos-luz da Terra, é captado pela equipe de Ellie. Rapidamente a notícia se espalha. Outras redes de radiotelescópios de outros países também passam a captar e a monitorar o sinal. Ao analisá-lo eles descobrem haver uma mensagem cifrada escondida entre as intermináveis sequências de números primos. Governos inteiros e diversos setores da sociedade se mobilizam. A medida que a mensagem é completada, as análises dos dados prosseguem, e os cientistas descobrem que a ela contém uma espécie de manual de fabricação de uma Máquina e um consórcio internacional é formado para contruí-la.

Conforme tudo isto vai acontecendo temos discussões muito pertinentes ao longo do livro: devemos confiar nesta mensagem extraterrestre? Quais garantias temos de que eles sejam bem intencionados e de que a Máquina funcionará? Aliás o que a Máquina faz afinal? O esforço cooperativo internacional é grandioso, a própria existência da Máquina passa a influenciar a economia, o progresso científico, as artes, a cultura e as religiões. O livro toca em todas estas nuances e Carl insere ao longo do texto conteúdo diverso dos vários saberes humanos de modo que a história cresce em complexidade e abrangência em cada uma das três partes: A Mensagem, A Máquina e A Galáxia.

É dificil não sentir empatia por Ellie Arroway e ela é uma das personagens femininas mais interessantes e bem construídas que tive o prazer de conhecer. Em sua pele vivenciamos a transformação provocada por sua descoberta na sociedade, o despertar de um amor até então inimaginável para ela, os conflitos entre razão e fé em debates acalorados com outros cientistas, líderes religiosos e políticos e é por meio dela que vamos aos poucos desvendar o segredo por trás dos autores da mensagem. Um outro personagem notável é S. R. Hadden, um empresário multibilionário que a priori parece bem mesquinho mas se mostra a vanguarda em pessoa. O desfecho para ambos é espetacular, me surpreendeu e não há dúvidas de que o fará pensar na grandiosidade das descobertas e decisões que eles tomaram.

Talvez o único ponto que não tenha me cativado tenha sido a forte presença russa na narrativa. Mas há de se levar em conta que o livro fora escrito em plena Guerra Fria, na década de 1980. A edição que possuo da Cia de Bolso tem alguns erros de digitação, o símbolo do número pi (representado pela letra grega ), está ausente em algumas partes e em seu lugar temos apenas um quadrado em branco. Mas estes são detalhes menores e que não comprometem de forma alguma a experiência da leitura.

Se assim como eu você se interessa por ficção científica, astronomia, a questão da vida extraterrestre ou por pesquisa vai se deliciar com este livro! Mas já aviso que ele é muito mais do que isto! Os temas centrais são em sua maior parte humanos, giram em torno do embate entre a fé e a razão e de como ambas podem ser meios através dos quais podemos experimentar um fascínio transcendental e até divino pelo Universo, um conceito conhecido como numinoso. A própria transformação social narrada ao longo do livro é um ótimo exercício de imaginação caso algum dia venhamos a fazer contato. O livro é mais uma prova da genialidade de Sagan, que além de um exímio cientista também foi um romancista brilhante.

site: http://www.multiversox.com.br/2015/09/contato.html

Thiago 18/02/2016

Quem criou o universo!
É incrível como Carl Sagan consegue ser imparcial quanto a questão final do livro sobre quem criou o universo, ele deixa aquela interrogação sobre esse contexto. Abordando questões sobre o cosmos, que me fazia ir em busca de mais conhecimento tanto sobre astronomia, como matemática. Ele consegue tratar desses assuntos de uma forma que não se torna nem um pouco chato ou tedioso. Muitas discussões estão presentes no livro, entre elas religião, política e astrofísica.
Em muitas horas o livro me fez pensar sobre o universo, sua criação e também sobre toda a vida que me cerca, me fazendo imaginar quão grande são os mundos que estão a cima de nós. Com certeza lerei novamente.

Lucas 17/10/2015

Contato, por Carl Sagan
Há alguns meses assisti a nova versão da séries Cosmos, apresentada pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson, nesta nova versão existem referências constantes sobre Carl Sagan - afinal, foi o responsável por apresentar a primeira versão da série -, além disso já havia escutado muito o Alexandre Ottoni (vulgo Jovem Nerd) comentar sobre Sagan. Juntando tudo isso acabei encontrando o livro do cientista, astrobiólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico estadunidense.
O livro conta a história de Ellie Arroway, que desde criança teve afinidade pela ciência e conhecimento em geral. Como dizem todas as crianças são pequenas cientistas, explorando e criando experimentos com o que encontra ao seu redor. A personagem construída por Sagan segue esta definição, porém diferente da maioria da população ela continua com este espírito explorador de criança.
Já adulta, Ellie se torna a diretora do projeto Argus, projeto que busca vida extraterrestre inteligente através de radiotelescópios. São grandes as chances de existir vida extraterrestre, mas vida extraterrestre inteligente é algo mais difícil, pegue como exemplo a Terra, um planeta com aproximadamente 8,7 milhões de espécies* quando somente aparentemente uma espécie é de fato inteligente - isto é, após os ratos e golfinhos, que todos sabem que são os seres mais inteligentes deste planeta azul** -, entendeu a proporção? Passam-se anos até finalmente encontrarem um sinal de vida extraterrestre, mas como reagir? Como a funcionará a comunicação entre as espécies? Estamos atrasados tecnologicamente a ponto de não conseguir decifrar A Mensagem? Se conseguirmos decifrar, o que fazer depois?
Com todo seu conhecimento científico Sagan constrói um livro de fácil entendimento ao leitor leigo - porém, para uma leitura mais fluida é recomendado uma noção básica de Astronomia, por que não assistir Cosmos? -, além de saber contar os problemas que os profissionais da área sofrem ou podem sofrer em meio de uma busca dessas. É apresentado o machismo em meio a sociedade, especialmente em meio a comunidade científica, além de explorar interessantes passagens sobre a situação em que as religiões podem ficar com um sinal vindo de outro mundo.
Contato é o tipo de livro que fará suas concepções sobre a vida e mundo mudarem.

site: http://quadro42.blogspot.com.br/2015/09/contato-por-carl-sagan.html

JPHoppe 04/10/2015

Se um livro pode ser classificado como a síntese e ápice de toda uma vida de trabalho, pesquisa e conhecimento, com certeza esse livro é "Contato" para Carl Sagan. As mensagens da obra não são em si diferentes de "O Mundo Assombrado pelos Demônios" ou o seu "Variedades da Experiência Científica", mas faz toda a diferença no cenário proposto. O que aconteceria se o SETI realmente captasse uma mensagem? Como seria essa mensagem? E como nós, indivíduos, nações e espécie humana, reagiríamos?

A vantagem da ficção científica é poder especular na ciência de borda. Quando mal utilizada, só conseguimos lembrar dos erros e bizarrices, como no filme "Armageddon". Mas quando bem feita, tem potencial pra ir muito além de uma divulgação científica, ou uma coletânea de ensaios e crônicas sobre o futuro. A boa ficção científica consegue emular nossa realidade, para pensarmos sobre nós mesmos. Como as nações lidariam com essas questões? Quais seriam os impactos em nossa forma de ver nós mesmos? Nas religiões e cosmogonias? Ao longo da narrativa, passamos por todas essas questões, passando por histórias das mais diversas religiões, povos, líderes e afins que passaram pela Terra. É bom ver que Sagan era otimista apesar de tudo.

30 anos se passaram desde a publicação, e certas coisas continuam tão atuais como nunca. É um livro poderoso, envolvente e emocionante, do tipo que faz a gente parar pra pensar em como será nossa marca na história.

Coruja 18/08/2015

Contato, de Carl Sagan, estava há tempos na minha mira, visto se tratar de um dos grandes clássicos do gênero. Considerando outras prioridades, contudo, eu talvez tivesse adiado ad infinitum sua leitura, não fosse ele ter sido indicado para o Clube do Livro desse mês.

Julgando apenas pelo título, a primeira conclusão seria resumir o livro à história do primeiro contato entre humanos e alienígenas. Embora essa seja uma sinopse correta, Contato vai muito, muito além disso.

Sagan nos coloca em meio a um debate sobre razão crítica e fé, ética e progresso: qual o impacto que a abertura de comunicações entre humanos e seres extraterrenos causaria na sociedade?

A história se passa no período da Guerra Fria e é narrada a partir do ponto de vista da Dra. Ellie Arroway, o que rende outros tantos temas de discussão, passando de cooperação internacional à questão de gênero. Aliás, o fato de Ellie ser uma cientista num campo que ainda hoje é predominantemente masculino, é abordado ao longo de todo o livro. O preconceito é muitas vezes velado e, da forma que Ellie narra, parece não importar muito, mas está tudo lá.

A linguagem é bastante clara e objetiva – às vezes até um pouco seca, mas nem por isso menos fluida. Questões técnicas de ciência permeiam toda a narrativa, mas não são incompreensíveis para o leigo.

Não é um livro para se ler de uma única vez e não espere marcianos verdes cabeçudos: Contato é um livro para degustar aos poucos, refletindo bem mais sobre o próprio ser humano que sobre o que nos espera lá fora.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2015/08/clube-do-livro-contato.html

Leo 03/08/2015

Valeu carl
Esse livro é uma obra que me impressionou tanto devido a factual descrição sobre a relação dos seres humanos entre eles e com um algo maior.
Carl consegue criar uma história com bases científicas e que envolveram inúmeras horas de estudos para um público com pequeno conhecimento em astrofísica ou dinâmica de buracos negros e buracos de minhoca.
Tem um final surpreendente e que toca o sentimentalismo de qualquer pessoa que termine esse livro excepcional.

Marcus 12/07/2015

O que aconteceria no mundo se obtivéssemos contato com uma forma de vida extraterrestre? Com certeza, grande parte das concepções humanas seriam, no mínimo, abaladas. A partir desse questionamento se desenvolve a narrativa de Contato. Neste romance, cientistas obtém sinais do espaço supostamente enviados por seres inteligentes. O mais intrigante (e o que dá gás à história) porém, é a presença de uma mensagem, com a qual os “remetentes” descrevem o projeto de uma máquina com tecnologia totalmente inédita.
Enquanto a comunidade acadêmica investiga todos os aspectos da transmissão, governos disputam por potenciais inovações tecnológicas e fanáticos religiosos perseguem os cientistas, todos com intensa dedicação. Numa época bastante tensa por conta da Guerra Fria, a Mensagem (como é chamada) chega como uma oportunidade de unir o mundo todo sob um propósito.
A responsável pela descoberta desses sinais, cujo ponto de vista leva o desenrolar dos fatos até o leitor, é a Dra. Eleanor Arroway. Situações e aspectos da vida dessa personagem desde da sua infância são revelados, criando na protagonista a imagem do ceticismo e do uso da ciência como ferramenta para o avanço. Percebemos nela um grande entusiasmo pela profissão que exerce, produto das diferentes experiências e habilidades que ela adquiriu durante sua formação: Ellie conseguiu unir o gosto pela eletrônica e astronomia e o fascínio pela descoberta na prática da radioastronomia.
Mais interessante ainda é a preocupação do autor de, ao mesmo tempo que exalta o uso da razão e do profissionalismo, mostrar um lado bastante humano da personagem. Com ocasionais falhas e até certa falta de parcialidade, junto a uma vida amorosa movimentada e uma sensibilidade característica, a figura de Ellie é uma tentativa brilhante de Sagan para derrubar qualquer esteriótipo com relação aos cientistas.
Há espaço ainda para que diversas críticas e pontos de vista sejam expressos, ao longo do enredo. Por exemplo, há o caso do sensacionalismo feito pelo departamento de defesa americano, ao considerar a descoberta como uma questão de segurança nacional; vemos também a desaprovação da polarização construída pela EUA e a URSS; Sagan tenta usar personagens das duas nações para mostrar a existência de defeitos em ambas. De forma sutil, ainda conseguimos ver a preocupação com outros aspectos, como a situação da mulher e dos negros. De forma bastante presente, o papel da religião e dos seus praticantes é levantado, sendo determinante (chegando a ser polêmico) na conclusão da história.
Com todos esses aspectos, Contato possui a marca de um bom livro de ficção científica: descreve e problematiza muito bem um possível cenário futuro da humanidade. Graças a boa fundamentação, a narrativa consegue parecer bastante realística, ao mesmo tempo que não se intimida em especular onde há espaço para isso. Os leitores encontrarão neste o mesmo espírito divulgador dos outros livros de Carl Sagan. Mas o autor consegue ir além, ao apresentar diversos aspectos da ciência numa trama envolvente, promover um sentimento humanitário, e principalmente questionar a noção de realidade de quem o lê, sejam eles entusiastas da ciência ou mesmo da religião.

Alan 17/04/2015

Excelente.
Confesso que me surpreendi com a leitura desse livro, eu já sabia que Carl Sagan era um grande cientista, educador e visionário, mas não fazia ideia de quão bom escritor de "ficção científica" ele foi. Após ler esse livro, assisti à adaptação para o cinema, que data de 1999, estrelando Jodie Foster (Linda!) e Matthew Mcconaughey, que aparentemente curte fazer filmes sobre os Cosmos (ele estrelou Interestellar em 2014). O filme muda bastante em relação ao livro, mas a história é mantida. Recomendo a leitura e também recomendo assistirem o filme.