Contato Carl Sagan

Resenhas - Contato

Eliel 09/09/2021

Não estamos sozinhos.
Ótimo livro, boa narrativa ,bem envolvente que prende o leitor . Cada página é uma narrativa sem igual... Contudo gostei muito desse livro , o final é incrível, Carl Sagan é fantástico !.

lipe 02/09/2021

A forma como Carl Sagan escreveu seu romance é de tirar o fôlego. Além de boas doses ficção científica Sagan não mede esforços para nos apresentar o contexto social e científico da década de 80, nos inspirando a respeito de novas fronteiras na ciência e a possibilidade de vida inteligente extraterrestre.

Nota-se também o carinho de Sagan com sua personagem, que progride conforme a trama e nos aproxima, sem querer ou não, do próprio autor. Revelando assim seus medos, anseios e desejos de forma inteligente e delicada.

Não se engane, Contato não um livro qualquer. Ele é complicado, não sendo o tipo de livro que eu recomendaria para qualquer um, mas sim àqueles familiarizados aos trabalhos de Sagan e acima de tudo aos amantes da ciência.

Luana 31/08/2021

Eu queria que todas as pessoas no mundo lessem esse livro, queria que todas sentissem os impulsos que eu senti enquanto o lia, o desejo por mais, por procurar algo a mais, por querer enxergar as estrelas novamente e procurar em números transcendentais a assinatura do artista.
Ele é um livro denso mas nunca complexo demais, está cheio de reflexões sobre fé, política, ciência e humanidade e é tão completo e bem arquitetado que em alguns momentos você esquece que esta lendo uma ficção.
E, da minha parte ao menos, eu adoraria esquecer que tudo é ficção e ter finalmente o tipo de esperança que o livro nos inspira a ter.

Taylor 21/08/2021

Incrível
Há muitos livros no mundo. Alguns bons, outros nem tanto. Existem também aqueles que são diferentes, os livros que penetram profundamente e te marcam de uma forma única. Esse é o caso!

Contato é uma das obras de Carl Sagan, um dos divulgadores científicos mais populares em todo o mundo. Sagan escreveu esse e outros livros durante a sua vida, mas falaremos apenas de Contato aqui. O livro conta a história de Ellie, uma garotinha que, desde nova, já despertava interesse a respeito de questões envolvendo o Cosmos.

Numa escrita cuidadosa e um ritmo singular, a história avança e Sagan retrata um cenário que se encontra na imaginação de muitos: encontramos vida inteligente lá fora, e agora?

Como reagiriam os religiosos? E os chefes de Estado? Como ficariam os militares? A população surtaria? Essas e outras questões são abordadas nessa trama envolvente que me acompanhou e me livrou totalmente do tédio em longas viagens de ônibus/metrô.

Rafael2157 16/08/2021

Não estamos sozinhos. E aí?
"Sustento que o sentimento religioso cósmico constitui a mais nobre e forte motivação para a pesquisa científica."
Albert Einstein (1954)

"Contato" não é uma história de sci-fi sobre alienígenas num disco voador. Aliás não esperaria menos de Carl Sagan, meu amado astronômo mastigador pessoal de diversos temas complexos da física. Sua maneira singular de lidar com as palavras faz de seus livros uma orquestra que nos conecta às situações tão longínquas das questões do universais.

Por se tratar muito mais das questões políticas e religiosas da confirmação de vida extraterrestre, Sagan tangência a proposta do gênero, e proporciona um prato cheio de embates de cosmovisões conflituosas.
O autor, portanto, se camufla de Ellie Arroway, a brilhante e desacreditada rádio-astronoma que divaga em vários momentos sobre a presença de um criador.
Carl Sagan passou sua vida procurando as provas concretas da existência de Deus, escrevendo sobre seus argumentos, mas nunca procurando desvalorizar ou ridicularizar pensamentos contrários ao seu.

A capacidade da escrita e da argumentação de Sagan é louvável. No capítulo "Precessão dos Equinócios" é evidente a forma com que ele dialoga com o seu ceticismo em relação à religião sem desfazer dos argumentos criacionistas.

"? O que eu queria era esmurrar aquele doutor sabe-tudo, aquele santarrão, aquele...
? Mas por quê, Ellie, exatamente? A ignorância e o erro já não são bastante dolorosos?
? Sim, se ele se calasse. Mas está corrompendo milhões de pessoas.
? Meu amor, ele pensa o mesmo de você."

Não apenas como um grande astronômo e divulgador científico, Carl Sagan não nos deixa somente um legado de grandes reflexões existenciais, filosóficas e científicas em suas obras, mas também um modo singular de olhar para nossa vida.
"A vastidão só é suportável por meio do amor."

Atila.Carlos 16/07/2021

Há livros bons e ruins em diferentes modos: há livros que demoram a engrenar; há livros que começam com tudo e depois se arrasta; há livros que são bons do começo ao fim; há livros que são ruins do começo ao fim. Mas há também leitores com espectativa diferentes, com situações emocionais diferentes ao iniciar uma leitura. Eu sempre tenho isso em mente ao começar uma, ao saber que a mesma pode não estar fluindo ou se encaixando, e/ou ao saber também que a compreensão e aproveitamento de uma leitura depende de quem o lê. Contato é um livro que eu pensei em fazer um tipo de resenha e estou eu aqui traindo a minha primeira concepção desta. Este livro é bom, é muito bom e interessante. Por mais que seja uma história, o pano de fundo é a ficção científica. Todavia, muita coisa rica podemos extrair dessa leitura que vão muito além de o descobrimento de um contato extraterrestre. A relação dos países em relação a essa descoberta, a relação familiar com a pessoa envolvida com o projeto em questão e seus embaraços mentais, a relação entre o físico e o metafísico, que pra mim foi a mais instigante.
Por que fiz essa introdução? Porque talvez num primeiro momento, ou até num segundo, você possa pensar em largar essa leitura de lado, assim como eu pensei. Não faça isso. Entenda a proposta da leitura, deixe suas concepções e expectativas de lado e entre no ritmo e na ideia do autor. Verás que valeu, está valendo e valerá a pena.

Carl Sagan talvez seja o Astrônomo com a escrita mais acessível que temos disponível.

Lais Souza 13/07/2021

Nem sei por onde começar a escrever essa resenha, minha história com esse livro começou em 2011 ou 2012 eu acho, não lembro muito bem, eu tentei ler ele diversas vezes desde esse período, mas nunca tinha conseguido, acho que na verdade eu não estava pronta, até que esse ano finalmente consegui, e não foi muito o que eu esperava. O começo é muito bom e eu já tinha lido tantas vezes que foi bem rápido, mas a segunda parte é muito arrastada e muito focada em jogos de poder, manobras políticas e relações internacionais, muita informação que ao meu ver não teve muita relevância, é no final da segunda parte que as coisas realmente começam a acontecer mas ainda assim ele continua a nós encher de informações aleatórias. A terceira parte é a melhor, temos finalmente o clímax da história, mas tudo que aconteceu depois foi simplesmente frustrante, não sei se por eu ter esperado tanto e ter criado tanta expectativa na minha cabeça eu achei isso ou se é realmente frustrante, eu percebi no final que foi tudo mais filosófico do que científico de fato, não teve muita explicação para as coisas que aconteceram e no final não vi propósito para tudo aquilo, acho que o ideal será debater com outras pessoas, talvez eu tenha deixado algo passar, ainda estou dando 3,5 estrelas porque apesar de tudo é um livro muito bem escrito e com uma história muito interessante e inteligente, acho que se não fosse as minhas próprias expectativas altas, idealizadas e surreais, eu teria aproveitado melhor a leitura.

Gabi Guerra 09/07/2021

Vida extraterrestre é uma alucinação?
Jamais leria este livro, não fosse a indicação do meu namorado que ama ciência.
Ei, você aí, acredita em ETs? Contato, como o nome indica, se trata de uma mensagem enviada à Terra de uma estrela chamada Vega.
Uma cientista competente capta o sinal e passa a ser responsável por explicá-lo e, principalmente, fazer as autoridades acreditarem na dimensão do que foi recebido.
Carl Sagan mergulha em temas como ciência versus religião e ciência versus política - muito atuais, não é mesmo?
O que as religiões diriam se um ser extraterrestre fizesse contato? É Deus? O demônio? É uma mentira?
O que as autoridades diriam? É uma ameaça? um avanço?
O livro se vale de explicações científicas, nas áreas da matemática e da física, para dar credibilidade à ficção (jura? Isso se chama ficção científica, oras...) Nessas partes, eu me perdi um pouco, confesso! Até porque Carl não tem uma escrita tão literária, agradável e que narra o contexto de forma simples. Ele é bem prolixo em uns pontos e direto demais em outros...
Para amantes da temática do espaço é um livro para se ler AGORA. Para inconformados e rebeldes também!
No entanto, se você quer um livro de literatura propriamente dita, deixa pra outro momento.
Achei que o livro se arrastou um pouco e que faltaram algumas informações, mas o tema e a forma que o autor te instiga a pensar além da caixa fazem o livro valer a pena.
Hoje, mais do que antes, firmo o pé no agnosticismo. Fechei o Kindle e perdi o sono imaginando tantas possibilidades...
Nota 8,5/10

site: https://www.instagram.com/p/CNbMAMCjtRs/

Lucas O. 29/06/2021

Esse livro é simplesmente incrível, um romance com total base científica que é incrível. E a me fez me apaixonar ainda mais pelo nome Ellie!

Iolanda 20/06/2021

Único livro que Carl Sagan escreveu de ficção cientifica. Justamente por isso, e também pelo tema, fiquei interessada na leitura. A versão de bolso da Companhia de Bolso, já foi para mim um desafio. A diagramação exige um esforço de leitura.
A proposta do livro é muito interessante: a busca de contato com outras civilizações além terra e, enfim, a resposta.
Acompanhamos a história de Ellie, da infância a idade adulta. De uma garota curiosa a uma cientista reconhecida em sua comunidade.
Com a história, aprendemos um pouco mais sobre do fascinante mundo da ciência. Acredito que o livro seja ainda mais interessante para quem é estudioso de ciências ou curioso sobre o tema, já que algumas passagens, para mim que não sou da área, foi um desafio.
O livro, principalmente na metade da história, fica cansativo e foi um desafio continuar. Deixei a leitura de lado algumas vezes. Enfim, depois de um mês de leitura, terminei o livro.
Foi uma experiência muito interessante, nos faz pensar na nossa vida neste planeta e nas possibilidades do Universo. Do quão precioso é o planeta que habitamos, da necessidade que temos de preserva-lo e garantir para gerações futuras. E sempre nos lembrarmos o quanto o Universo é vasto e surpreendente.

massio. 08/06/2021

Contato
Um livro sobre o contato, o contato entre os próprios seres humanos. Olhamos para longe para entendermos nós mesmos.
“[…] Durante toda a sua vida, estudara o universo, mas desprezava sua mais clara mensagem: para criaturas pequenas como nós, a vastidão só é suportável através do amor.”

Mialle @mialleverso 22/05/2021

Contato
Ellie é uma cientista que participa de uma importante descoberta, a possibilidade de estarem recebendo mensagens vindas de outro lugar do espaço através de um radiotelescópio e todo o mundo precisa trabalhar junto para receber e tentar entender a mensagem.

Contato colocou em dúvida se eu realmente sabia ler, mas apesar de tudo foi uma leitura muito interessante e com questões incríveis sobre nosso lugar no universo, religiosidade, crenças, cooperação, machismo e mais coisas que eu posso ou não ter entendido.

Carl Sagan é muito didático em todas as suas palavras, mas se você não lembra nada do ensino médio, pode ser que certas partes sejam um pouco mais difíceis. A dica é focar na história de Ellie, apesar de algumas vezes nem o próprio autor conseguir fazer isso.

Foi uma experiência difícil, mas ainda assim eu gostei muito de ter participado da leitura e foi ainda melhor por ser em grupo e poder conversar e ouvir opiniões diferentes.

Quero conhecer mais livros do autor, mas eu sei que não são mais livros de ficção rs.⁣

Luna 18/05/2021

muito bom meudeus
eu quis desistir na primeira parte mas confiei no carl sagan. esse livro com certeza está agora entre meus livros de ficção favoritos. traz muito conhecimento científico e uma sensibilidade nas personagens que fez com que eu me apaixonasse. eu quero conhecer alguém igual ao vaygay

Karla Lima @seguelendo 30/04/2021

@seguelendo
Sempre fui apaixonada pelo espaço, por observar as estrelas, aprender sobre os planetas, galáxias e estudar sobre o assunto. Eu não segui a carreira que era meu sonho de infância: até uns 13... 14 anos eu sonhava em ser astrofísica ou engenheira aeroespacial, mas percebi que apesar de amar os astros, e até ter mantido um site sobre astronomia na adolescência, eles seriam meu passatempo. Minha vocação se provou ser outra.

Já tinha lido outras obras do autor ( não ficção), assim como assistido a programas de TV que inspiraram tantos outros jovens cientistas, mas "Contato" eu apenas tinha assistido ao filme.

Talvez a minha leitura tenha tido algum viés emotivo, uma vez que durante a leitura me vi diversas vezes no lugar da protagonista, mas ainda assim acho que consegui analisar a obra de forma imparcial.

Sagan é didático. Muito didático. Ele explica e reexplica conceitos durante a narrativa e algumas pessoas podem julgar a quantidade de explicações exagerada.

Nesse livro, a ciência real se mistura com ficção científica e, em alguns pontos, fica até difícil distiguir os limites entre elas, principalmente para leigos como nós.

Amei o enredo, os personagens marcantes e o background trazendo um pouco da guerra fria, bem como as relações políticas entre países envolvidos em jogos de interesse.

A narrativa pode ser um pouco lenta nos alguns momentos mais conceituais, mas, sob meu ponto de vista, o autor soube dosar.

Mais do que recomendo essa obra, principalmente porque, após ler Contato, sempre que pensar em histórias envolvendo esse tipo de ficção-científica mais real minhas lembranças vão se voltar a Carl Sagan. Esse romance, assim seus programas de TV, reforçam a sua incrível capacidade de se comunicar e provar que os mistérios do universo podem encantar crianças e adultos.

Alison 25/04/2021

Excelente ficção cientifica
Um dos melhores livros de ficção cientifica que li até hoje. Sou fã das obras do Carl Sagan, mas fiquei um pouco inseguro quanto a ler um romance escrito por ele, havia lido apenas livros de não ficção do autor até então.

Gostei muito da introdução da história, do suspense que é construído em cima da mensagem misteriosa recebida por ondas de rádio vindas de uma região da galáxia a 26 anos-luz da Terra.
Gostei também dos diversos debates políticos, religiosos e filosóficos. E o final da história também me agradou bastante, não sendo algo ultra mirabolante como acontece em diversas obras de ficção cientifica.

Acredito que o realismo seja o grande ponto forte dessa obra, lendo ficamos com a impressão de que caso recebêssemos contato de seres fora do nosso planeta a humanidade teria reações muito parecidas com as narradas durante a história.

Único ponto que poderia ser melhor, por isso não avaliei com 5 estrelas, é em relação a história se arrastar um pouco principalmente na metade do livro, perde um pouco do ritmo, mas nada que estrague a experiencia final.

Recomendo muito a leitura para quem já gosta do autor e para quem busca uma ficção cientifica de qualidade.