Contato

Contato Carl Sagan

Resenhas - Contato

Bruno.Rafael 20/08/2020

Extraterrestres, humanos, ciência, negacionismo, fé, religião, politíca, futuro, passado, vida, amor, Deus...
“Contato” é um livro que trata, no tema geral, do contato entres os humanos e seres de outro planeta, e perpassa ao longo do livro por vários outros temas que na maioria são instigantes para o leitor fazer algumas reflexões. Às vezes parece que Carl Sagan é uma enciclopédia de tantos assuntos variados e referências de várias áreas que são citadas no livro. O autor chega até a pecar no excesso de linguagem técnica em alguns momentos, o que pode tornar a leitura um pouco cansativa e enfadonha em alguns trechos, principalmente para os leigos em física, astronomia e matemática, ao mesmo tempo que em outros trechos ele parece escrever uma poesia científica numa linguagem mais simples, tudo isso no mesmo livro, que parece ter sido o único romance do cientista.

A história gira em torno da protagonista Ellie, uma mulher que desde criança era curiosa e inteligente, vindo quando adulta a se tornar uma pesquisadora ligada a área da radioastronomia. Ellie dirige o projeto Argus que busca sinais de vida inteligente, e um dia acaba encontrando esse sinal em forma de números primos embutidos em um sinal de rádio vindo de uma estrela. Ao mesmo tempo que a narrativa tem todo um arcabouço científico para ir explicando o passo a passo da recepção da mensagem até a fabricação de uma máquina que irá levar nossa cientista a uma viagem inesquecível, a história também vai nos mostrando diversos pontos que não são relacionados à ciência, não a essas da natureza. E um desses pontos mais trabalhados foi a dualidade religião e ciência, mas acrescentaria mais um componente que pode fazer uma liga ou afastar os dois citados, que é a fé. Sim, a fé é trabalhada muitas vezes na narrativa como um componente a parte da religião. Esses debates que envolvem religião, fé e ciência é um, ou senão o ponto alto da história, levando-nos a pensar sobre coisas que não costumamos pensar, as vezes até por receio e medo de pensar sobre essas questões transcendentais. Mas Sagan é ousado e escreve quase que mini-ensaios pautados nessas questões, e tudo isso misturado e as vezes inseparáveis, como nos mostra a última página do livro.

Ainda, fala sobre economia global, fundamentalismo religioso, harmonia na religião, negacionismo cientifíco, geopolítica pautada no contexto da época da guerra fria, o papel das mulheres no mundo científico, os sacrifícios e as dificuldades que elas enfrentam nesse meio, a multiculturalidade no nosso mundo, os amores (paternais, familiares, repentinos, etc), vida e vida após a morte, buracos negros, galáxias, ETs, enfim, é muita coisa em um só livro. As vezes com pouca ênfase e as vezes com muita, dependendo do assunto. Alguns leitores que não curtem tanto ficção científica podem não gostar no geral, por outro lado, os que gostam desse gênero podem gostar muito.

Essa história nos conta mais sobre quem nós somos, aonde estamos e o que queremos do que sobre criaturas verdes e cabeçudas. Ao longo da leitura desse livro, as vezes ele se parece como uma estrela no céu de uma cidade luminosa, parece que lhe falta brilho, mas ao chegar no final do livro, se olharmos com atenção, podemos ver que esse brilho existe, ele está ali ofuscado pela nossa falta de percepção e esperando para ser descoberto.

Arya4 08/08/2020minha estante
Essa questão nunca morre:estamos sós no universo ou somos egoístas demais para reconhecer a existência de oitra espécie? Como eu adoro essas questões.

Italo 10/08/2020minha estante
Aí, somos dois então kkk o mistério que cerca o firmamento é o que o torna mais lindo.

Amanda 31/07/2020

Leitura que adorei fazer e recomendo! O livro conta a história de Ellie, astrônoma que descobre sinais via rádio de uma estrela com instruções para a construção de uma máquina. O final me arrepiou!

A narrativa é deliciosamente interessante pois além de narrar a saga de Ellie, Sagan disponibiliza fatos de ciência, tecnologia e história. Será que Dan Brown é fã dele, rs?! Destaco as discussões de teologia x ciência e também possíveis comportamento político de diferentes nações frente a uma temática como essa.

O livro é de 1985 e ele ambienta a história em meados dos anos 2000. A descrição do autor deste futuro idealizado, pessoalmente, foi um pouco bobo mas fora isso (que foi muito pouco, ok!) o livro cabe pra um entretenimento de primeira!!

Camila.Santos 28/07/2020

Uma ficção científica muito "pé no chão", se é que isso seja possível. Feita por um cientista, nos mostrando como ele imaginou que poderia ser um contato com outras civilizações, superiores à nossa.
Provando que ciência e imaginação podem coexistir numa mesma mente.

Ana.Brambila 01/07/2020

Ellie e o feminismo
Ellie é uma das melhores personagens femininas que já li. Contando que foi escrito nos anos 90, quando o movimento feminista tal qual vemos hoje não eram amplamente difundidos - pelo menos na realidade do Brasil - Carl Sagan era realmente um visionário e extremamente empático com as mulheres em áreas de exatas. Vivi muitas das situações da Ellie ao longo da vida. Sem falar no enredo fantástico e a sensação de acolhimento que o livro traz... Mas vou deixar o assunto extra terráqueo para as outras resenhas :-)

Jean Lopes 03/06/2020

Livro Contato
Esse livro mostra a visão vista por cientista de usarem o ceticismo para descobrir as coisas sobre o universo, e mostrar dúvidas e reflexões para as pessoas que o leu...

Luiso 19/05/2020

Minhas Máximas
Situação socialmente aceita em que a criança existe dentro do adulto: relacionamento amoroso. Ou seja, bobices românticas é a libertação da criança oprimida?
Talvez a profundidade do amor possa ser mensurada pelo numero de diferentes egos envolvidos ativamente num determinado relacionamento.
Luta constante entre mundo que interpretamos e a linguagem que usamos para concluir tais coisas
Linguagem nos exime dos sentimentos, ou quase isso. Possível que esta seja sua função: compreender o mundo para não ser esmagado por ele. (Linguagem = maior benção)
"A natureza inventa prodígios muito melhor do que nós."
"Cientistas sentem prazer em entender as coisas" é uma maneira diferente de dizer que "sentem amor pelo todo". Categorizam para ver propósito e de alguma forma chamar de seu (isto é amor) que faz parte do plano
"Ter que aparecer em publico com a pessoa que mais amassemos como pre requisito para discurso social na terra"
"Seria possível vislumbrar os afetos profundos a um simples olhar, apenas observando a geometria - uma espécie de relatividade geral alinhada à psicologia social... ninguém poderia mentir com relação ao amor"
"Este planeta é dirigido por loucos, perspectivas tão estreitas, tão breves"
Frente a diversidade de vida do universo: provocara uma crescente sensação de grandeza, aumentara tanto a escala das coisas a aspirar, incremento de dificuldade
"Olhara tanto ao vasto externo que esquecera dos próximos aqui" a vastidão só é suportável através do amor

May 10/05/2020

Leitura muito curiosa, uma ficção científica que te transporta para realidades desconhecidas. O autor acrescenta muita veracidade com termos físicos. É bastante instigante.

Johnatan 23/03/2020

Uma visão completamente diferente do papel do ser humano, na sociedade e no universo. Carl Sagan, traz uma história rica e empolgante, que nos faz viajar nas suas palavras e ao mesmo tempo, refletir sobre a realidade em que estamos.

Dori.JR 19/03/2020

Um livro excelente!
As discussões teológicas são espetaculares, mas o livro não se resume só a isso, a história principal é muito bem feita, é uma visão lúcida em todos os aspectos sobre o contato com extraterrestres. A uma revelação no final que é surpreendente e bem inesperada. em suma, é um excelente livro e o recomendo bastante!

Li 25/02/2020

Um livro muito inteligente, criativo, leitura gostosa e que chama a atenção. Gostei demais do livro. Nunca tinha lido nada do autor, já quero outra obra. Realmente é um livro que não pode deixar de ser lido antes de morrer. Super recomendo.

Celine Barchinski 03/02/2020

O Contato - Carl Sagan
Esse livro é formado por duas histórias paralelas, mas que estão unidas fortemente pela personagem Ellie. Ellie é uma cientista que acredita fortemente que existe vida extraterrestre. No entanto, para conquistar o título de uma cientista referência, ela precisa abandonar tudo que a diminua. Isso significa a família, pretendentes a namorado, a maternidade, dentre outros. Essa questão é muito interessante no livro, pois representa a luta de muitas mulheres, nos dias de hoje, para conseguirem um título profissional (médica, advogada, engenheira, enfermeira...).

Ellie é diretora de um projeto chamado Argus, sendo este localizado em um local rodeado por inúmeros rádio telescópios que tem por intuito capturar sinais de vida extraterrestre. Até que em um determinado dia o projeto recebe uma mensagem de um planeta chamado Vega. Por fim, começa todo um mistério para a mensagem ser decifrada. Essa acaba sendo decodificada. No entanto, o que acontece nas últimas cem páginas do livro é decepcionante, esperava muito mais, porque o que a mensagem revela é muito legal e poderia ser grandioso o final.

resenhasdamanu 28/10/2019

Um convite para refletir
É um livro e ficção científica com uma personagem forte e desafiadora Ellie Arroway, uma mulher que luta muito contra os paradigmas de ser uma mulher no mundo da ciência.
Sagan nos apresenta a personagem ainda criança, fascinada pelas estrelas e os mistérios do espaço, percorremos a adolescência e o ingresso dela na academia academia.
Quando Ellie se torna diretora do Projeto Argus, encontra fortes evidências de vida
extraterrestre, mas não falo de homenzinhos verdes e sim de seres capazes de fazer contato real com os humanos através de ondas de rádio.
Esses seres então, mandam instruções para que os cientistas criem uma máquina capaz viajar e levar os humanos até eles.
Se eles conseguem realizar essa viagem, bem... vocês vão ter que ler. Hahahaha.
Mas adianto que vale muito a pena!
Esse livro de edição de bolso me feliz por quase 1 mês (não é só de capa dura e edição de luxo que se vive um leitor).
Mesmo gostando muito de ficção científica, tive um pouco de dificuldade com as linguagens mais técnicas de física. Porém, levando em conta que foi escrito por um astrônomo, é bastante tranquilo de ler.
Super recomendo pra quem gosta do gênero.

site: https://www.instagram.com/resenhasdamanu

Erika 11/10/2019

Grata surpresa
A Terra recebe uma mensagem de uma estrela no espaço, dando indícios de vida inteligente extraterrestre. A mensagem contém instruções para a construção de uma máquina, e não se sabe o objetivo disso.

A princípio achei o tema bobo. Pensei que seria uma das histórias em que homenzinhos verdes diriam ?leve-me ao seu líder?, para em seguida destruírem nosso planeta.

É tão mais do que isso...

Carl Sagan põe à mesa discussões maravilhosas sobre religião e ciência, sem tomar partido de nenhum dos lados; ceticismo contra tementes e adoradores. Existe vida além da Terra? Seria a mensagem obra de Deus ou do Diabo? No fim, todos os acontecimentos levaram a algo inimaginável: países, EUA, Russia, Japão, todas as nações esquecendo suas diferenças, trabalhando juntos em prol de uma causa única. Uma utopia. É bonito. O autor conduz a narrativa de uma história de ET?s (!) de forma sensível. Acreditem. Transmite tanta calma que chega a dar um calorzinho no coração. Faz o leitor interromper a leitura para pesquisar sobre termos matemáticos. Me fez sentir vergonha de ficar de recuperação em Física no colégio. Quero ler tudo o que ele já escreveu.

Mais do que uma história de alienígenas e tecnologia, é um relato de valorização do nosso planeta, nossa casa. Um aviso, dado por seres de inteligência infinitamente superior, de que a resposta que procuramos está aqui mesmo. Dentro de nós. E temos tão pouco tempo...

Marcelly102 01/10/2019

Refletir é preciso
Eleonor é uma brilhante astrônoma americana que tem sua vida totalmente modificada quando os radares, do laboratório em que é diretora, captam frequências sonoras vindas de uma estrela distante chamada Vega.
Carl Sagan consegue, mesmo com muitos termos e fórmulas matemáticas, envolver o leitor com uma rica discussão sobre como entendemos o nosso mundo. Seja ele entendido cientificamente, filosoficamente ou teologicamente.
A todo o momento, ao passar os capítulos e ver a construção da máquina que levaria a humanidade a outro patamar evolutivo, tive a sensação de ser uma testemunha ocular da vida da protagonista. Sagan soube descrever os anseios e as certezas de cada personagem de maneira simples e totalmente apaixonante. Esses sentimentos, por sua vez, se deparam com o desconhecido e, portanto, como toda experiência humana, nos permite tentar interpretar o que acredito ser a eterna dúvida de nossa espécie: até onde a ciência pode promover certezas e até onde a experiência da religião não nos permite respostas também contundentes?
Se quiserem descobrir, Sagan tem a resposta: basta olhar para as estrelas ou para dentro de si.