O Inverno das Fadas

O Inverno das Fadas Carolina Munhóz

Resenhas - O Inverno das Fadas

Francieli51 03/04/2013

Como Leanan Sidhe
Como explicar o porquê desse livro ser tão bom? Seria pela capa encantadora ou a sipnose que arrebata logo na primeira vez? Seria a forma magnífica como as cenas são descritas, como se a autora tivesse posto as palavras num caldeirão fervente e com elas pintado um quadro? Seria Sophia, que a cada página suduz, encanta e envolve o leitor, com um imã, sem se importar se é homem ou mulher, em algum momento da história irá se apaixonar por ela, como qualquer ser humano?
Adorei o jeito que a Carol descreve as coisas. Cada detalhe é tão bem descrito, que é mais como se tivesse assistido a cena de camarote. O que foi o "estilo de vestimenta gótica-quero-ser-Amy-Lee? Nossa, achei muito perfeito!
O livro me encantou, me seduziu, como uma Leanan Shide faria. Cada palavra costurada, formando a linda colcha de retalhos que se tornou esse livro tão perfeito, foi pensada com paciência e talento.
Willian é o tipo de personagem que te faz gritar com o livro: "Seu lindo", "Beija logo", "Caramba, vai atrás dela.". E por aí vai.
Lorena foi a personagem que eu mais gostei. É uma fada doce e meiga, de forte personalidade e gestos delicados, que eu imaginei como uma linda mulher de olhos verdes e cabelos negros. Acho que se a vissem ia me apaixonar tanto quanto me apaixonaria por Sophia.
Confesso que achei a Sophia mimada e egoísta em certas partes do livro, e que xinguei-a em voz alta algumas vezes. Tem como não ser seduzida por uma Leanan Sidhe?
"O inverno das fadas" é um tesouro, tanto para mim, quanto para quem o ler. É do tipo que prende do início ao fim. Faz-nos apaixonar pelos personagens e nos imaginar nos cenários, ricamente escritos.
Como expressar um amor por um livro, que brotou no coração antes de ler a primeira página?Antes mesmo de tê-lo nas mãos?
Eu imaginava um final diferente, alguma coisa triste e mais macabra. Mas o final feliz (apesar de misterioso) me deixou ainda mais apaixonada pelo livro, porque amo finais felizes.
O que posso dizer para terminar, além de implorar para que vocês leiam, e se apaixonem como eu pela bela Sophia?

Thais 15/03/2013

Sou muito a favor da valorização da literatura fantástica nacional. Infelizmente, esse é um livro que não pude valorizar do jeito que queria.

Apesar de ter um enredo muito bom, o estilo peca em amadurecimento. Faltam certas conexões e cuidados. Gerundismo não é aceitável em nossa língua, e aparece duas vezes.

Achei as menções ao "mundo pop" incríveis, mas só elas não são o suficiente para encobrir a falta de um estilo satisfatório. E o final? Decepcionante. Só terminei de ler porque realmente queria saber o que acontecia, mas não gostei. A única personagem realmente interessante é a mais estereotipada e mal trabalhada.

Enfim, esepero que a autora consiga melhorar e, um dia, nos trazer um livro, de fato, excelente.

Vivs 13/03/2013

Não chegou lá.
Posso dizer que sempre fico apreensiva ao pegar um livro brasileiro de autor pouco conhecido para ler. Mas esse em especial me chamou a atenção, tem uma capa chamativa e uma ideia surpreendente. Fadas? Então são elas que encantam nossos artistas e os levam a morrer cedo? Isso faz todo o sentido e me deixou muito curiosa.
Mas infelizmente esse livro deixou a desejar. Os personagens são legais e o mundo criado por Carolina Munhóz é fascinante, mas mesmo assim o livro não chega no ápice, falta um conflito, um clímax.
Também percebi que a escrita é muito brasileira, talvez eu tenha sido a única a perceber, mas em cada frase ou exemplo parecia claro o jeito brasileiro de escrever e de pensar, isso não seria problema se a história se passasse no Brasil, mas não se passa. A história de Sophia e Willian acontece no Reino Unido o que conflitou um pouco com algumas ideias e pensamentos que em alguns momentos me pareciam tipicamente brasileiros.
O livro não é ruim! Foi bem escrito, tem uma história legal mas acho que poderia ter sido um pouco melhor desenvolvido. Acho que fica a critério de cada pessoa ler ou não, por isso não vou falar se vocês deveriam ler ou não. Acredito que Carolina Munhóz ainda possa se tornar uma grande escritora, com as ideias que ela tem é completamente possível que ela venha a evoluir muito.

Mais resenhas e opiniões minhas: http://www.so-goodbooks.blogspot.com

Ju Lemos 06/03/2013

Um inverno, realmente inverno
O inicio do livro é um pouco ambíguo para quem nunca leu nada sobre fadas, bruxas, gnomos e o mundo celta. Apenas a partir do 2º capítulo, onde conhecemos William, seus sonhos estranhos e seu talento para a escrita é que passamos então há compreender um pouco mais sobre um certo tipo de fada, alguns rituais, a entrada dela para a dimensão humana e a relação com humanos. Daí em diante as coisas vão sendo esclarecidas e então notamos que Sophia é uma espécie de fada – leanan - de coração frio e que precisa da energia do amor de um rapaz talentoso para sobreviver. Notamos que ela não entende – ao se comparar a outras fadas – porque ela em vez de cuidar da humanidade, se comporta como uma obscura vampira.

Acabei não achando Sophia uma personagem tão sedutora quanto à escritora queria passar, acabei não torcendo muito por ela. William também não me agradou, mesmo salvando tudo. Os demais personagens também não foram marcantes. As cenas de romance e sexo são descritos de uma forma muito bonita e inteligente, nada agressivo e vulgar e em cada capítulo, temos um trecho de referência à música de cantores, como: Evanescense e Linkin Park. Ressalto que achei louvável a autora ter colocado em questão problemas que sempre aflige o mundo dos famosos, como bebidas e drogas, fazendo referências a alguns nomes internacionais citados como caça de nossa fada, como: Michael Jackson, Brittany Murphy, Amy Winehouse e Kurt Cobain. Porém, não posso deixar de notar que não temos uma excelente diagramação ou revisão textual. Senti-me, inclusive meio jogada no tempo durante a leitura.

Ao final da leitura nada de extraordinário. Acabou não sendo um dos meus livros favoritos. Terminei a leitura, pois já havia começado. Conclusão, esse é um livro onde cada leitor deve ler para tirar suas próprias conclusões.

Diéssica 12/02/2013

Um emocionante inverno
O Inverno das Fadas foi escrito com uma linguagem coloquial e de forma bem simples, sem informações desnecessárias. A estória de desenrola no tempo certo, nem rápido demais, nem devagar demais.

Sophia Coldheart é uma Fada Leanan Sidhe, uma fada-amante, que encanta e inspira artistas com sua beleza, vivendo da energia que o amor destes lhe dá; após relacionar-se com um artista mortal, dar-lhe inspiração, fama e reconhecimento, Sophia se afasta deixando-o louco pela falta que a amante lhe faz, matando-se em seguida.

Carolina, ainda faz referencias a outras obras, além de contar aos poucos – à medida que a estória vai se desenrolando – algumas das outras caças de Sophia, frisando mais sobre sua natureza e deixando a estória mais rica. E, o que dá um toque maior à estória é o fato de Carolina fazer referência ao seu primeiro livro, A Fada – mas nada que obrigue o leitor a lê-lo primeiro (p.s.: eu quase chorei nessa parte, é muito linda).

Porém, com William Bass algo diferente acontece: Sophia se apaixona por sua caça. E, mesmo sabendo que ao se apaixonar estaria assinando sua sentença de morte, ela seguiu adiante.
Acompanhar Sophia nesse dilema é extremamente apaixonante e envolvente.

ou

Camila Pataki 11/02/2013

Atualmente o universo dos livros está saturado de romances de vampiros, lobisomens, anjos, zumbis e uma variedade enorme de seres sobrenaturais, e é difícil encontrar algum realmente bom, aqueles que nos faça parar para refletir. O Inverno das Fadas foi um deles.

A jovem escritora brasileira conta a história de Sophia Coldheart, uma Leanan Sídhe, espécie de fada que se alimenta da energia de artistas muito talentosos, sugando toda sua vida, em troca de uma inspiração de outro mundo - literalmente. Eles se apaixonam perdidamente pela 'diva' enquanto fazem tudo o que ela lhe pede.

O problema é quando Sophia conhece sua próxima vítima, William Bass, e descobre que talvez possa sentir algo por ele. Porém, se apaixonar não é assim tão fácil para uma fada. Se eles ficam juntos, ele morre. Se ficarem separados, tentarão levar uma vida vazia e triste sozinhos.

O livro explora várias questões importantes na vida do ser humano, como a da escolha. Muitas vezes nos deparamos com decisões difíceis, porém necessárias, e nesse caso, todas as opções levam a um destino trágico. E também mostra não só o lado belo das coisas, como também a parte negra de uma fada - até então mais conhecida por ser sempre 'boazinha'.

Leia a resenha inteira aqui:

Allison Feitosa 08/02/2013

O inverno das Fadas - Carolina Munhóz
O livro da autora brasileira Carolina Munhóz conta a história de fadas com dons especiais. O foco da história é Sophia: uma fada musa que inspira homens e mulheres a serem escritores, músicos, e poetas bem sucedidos, causando a morte deles após um tempo.

Esse padrão muda quando Sophia se apaixona por William e corre atrás de uma solução para reverter sua sina. O livro passa no período atual e tem sua narrativa bem científica, misturando a fé com a razão.

Confesso que me interessei pelo livro pois tinha: 'Candidata a seguir os passos de Cassandra Clare (minha autora favorita, escreve a série Intrumentos Mortais e As Peças Infernais). Gostei muito do livro. Ele nos mostra um mundo desconhecido das fadas, diferente de toda a bondade e alegria que costumamos a relacionar a elas.

Apesar de ser de autoria brasileira, o livro se passa em terras inglesas e mostra sua individualidade e seus costumes. É um volume único e já se tornou um dos meus favoritos.

Lu 04/02/2013

Banana Pirata, resenha...
Oi, confiram a resenha lá no blog!
Bjs, lu

ClausRT 20/01/2013

Leitura inesperada
No mesmo dia que comecei a ler esse livro, eu avia feito piada junto com minhas amigas sobre a trilogia 50 Tons de Cinza. Me supreendi por esse livro ter certo conteudo que alguns consideram improprio.
Esse livro me convenceu a esperar mais dos livros e julgar menos.
Mas falando propriamente da historia, ela é muito sincera e sem rodeios. Não possui vulgaridades mas não esconde ou deixa coisas subentendidas. Ela é direta e clara. Os personagens são envolventes. E as inumeras referencias a cultura são impagaveis, as vezes a autora nem é direta, mas ao dizer algum detalhezinho da antiga caça de Sophia você já entende de que artista ela está falando.
O desenvolvimento é bom e a historia nunca fica maçante e nunca muda a velocidade de desenrrolar da trama, nem no climax.
è um puro romance moderno, fantastico e moderno.

Nando 19/01/2013

Opinião
Falar sobre Inverno das Fadas... Bom, primeiro o lugar onde ele se encontrava na livraria, mostra que o dono não havia lido ou nem mesmo leu alguma sinopse mais elaborada ou resumo do livro, pois ele estava na leitura infantil ... e, na minha opinião não era o local certo de estar. Talvez pelo nome fada na capa o livreiro não entenda que as fadas não são algo de uso exclusivo de crianças; talvez também por não conhecer outras formas de leitura como Brumas de Avalon, e por aí vai ...
Lendo o livro consegui ver dois períodos da autora, ou seja , ela começou a escrever , deu um tempo e voltou ao livro. A evolução é clara entre o começo e o fim do livro.
A história é bacana e, até onde eu vejo, inovadora ( vi algo muito de longe em Brumas de Avalon e no próprio estilo da Merion Zimmer ), mas muito longe mesmo de forma que não vou tirar o crédito da criatividade da autora . No entanto achei um tanto exagerado a necessidade de relatar com tanta “ qualidade” a força sexual envolvida ... Sei que a personagem era uma espécie de vampira de sensações e estímulos, mas para tanto faltou a indicação na capa considerando os leitores mais jovens. Vez ou outra a autora voltava ao mesmo dilema da personagem e acabava ficando chato, pois estes retornos não traziam nada novo para o livro. O personagem William foi o que mais me deixou surpreso, pois o cara , tendo como referencia todas as pessoas consumidas pela fada em sua historia , era muito sem graça. Se o objetivo era dizer que o amor é cego, nesse caso tudo bem.
Há personagens no livro que deveriam ter sido aproveitados mais e talvez falados no lugar de tantas retrospectivas “ minha vida é horrível , quero amar , mas não posso e coisa e tal “ .
Como ponto positivo destaco a narrativa da escritora. É muito boa, por isso já comprei o segundo livro e pretendo ler brevemente para analisar seu crescimento, já que com certeza ela colheu os louros e críticas desta sua primeira obra. Outro ponto positivo, claro, foi ver o quanto o escritor fantástico brasileiro está bom, pois já li muito lixo enlatado que foi exaltado só porque era americano, inglês ou de outro canto do mundo.
O inverno das fadas é uma boa leitura, mas definirei somente como boa. Sei do potencial da escritora e sei que dela virá muita coisa boa pela frente.
Era importante também da parte não só da LEYA , mas de outras editoras terem mais cuidado com a revisão ortográfica e física dos livros, minha edição eu encontrei uns cata piolhos e duas páginas com as letras esfumaçadas .

Jéssica R. 18/01/2013

“Porque todas as coisas boas chegam ao fim?”

Não estou muito familiarizada com as história de fadas e esse foi um dos motivos que me levou a ler O Inverno das Fadas. Conta a história de uma Leanan Sídhe, uma fada sexy com poder de inspirar artistas e leva-los ao sucesso enquanto usa a energia do escolhido para alimentar-se. Sophia é filha de uma Leanan Sídhe com um elfo e apesar de cumprir seu trabalho, ela não está contente de matar os artistas, ela sente que falta algo e esse sentimento a torna cada vez mais solitária. Após conhecer sua próxima vítima o escritor William, ela percebe que ele é diferente dos outros, enquanto percorre o caminho do sucesso William e Sophia se apaixonam, um amor que vai além do que Sophia podia prever. Para sobreviver Sophia precisa tirar a vida de William e absorver sua energia, será que ela terá coragem de tirar a vida de seu grande amor? Quais consequências terá essa paixão?

“Era triste, mas por outro lado, ele tinha razão.Por aquela mulher, valia a pena morrer.Por Sophia seria capaz de morrer.”

Muitos artistas fictícios tiveram um fim trágico como alguns artistas reais, a autora nos faz identificar alguns artistas conhecidos, Carolina Munhóz ousou ao escrever um dos relacionamentos de Sophia com um cantor pop muito conhecido, será que vocês adivinham qual? Teria ele realmente encontrado Sophia? Não vou contar quem é para não estragar a surpresa :D

O Inverno das Fadas é uma história de amor conturbada e mágica, seus personagens passam por problemas que muitos jovens passam todos os dias, especialmente em relação à necessidade de alcançar sucesso profissional e a obrigação de atender as expectativas da família. Uma das coisas que mais gostei foi o toque de realidade que Carolina Munhóz deu a história, ela consegue expressar muito bem os sentimentos vividos pelos personagens, é um livro cheio de emoção que nos deixa preso até a última página. Para um primeiro livro sobre fadas acho que comecei muito bem, quando li a primeira frase do livro “Ele deu um tiro na cabeça.” já sabia que iria gostar. Mesmo as cenas mais picantes foram descritas de forma leve e com muito bom gosto, nada que assuste ou espante os leitores. É um livro extremamente criativo e sedutor. Mesmo gostando do livro encontrei um ponto negativo, o final, esperava um desfecho mais desenvolvido com mais detalhes, esse meu ponto de vista não desmerece o livro e nem é motivo para não ler :)

Deixo apenas um conselho, tome cuidado para não ficar vendo Leanan Sídhe em todos os lugares srsrsrrs

Izandra 31/07/2013minha estante
" a falta de elementos que permitam ao leitor acreditar que está realmente lendo uma história de fadas."
"o amor entre Sophia e William é ridículo."

Percebeu como hoje em dia todo mundo tá se deixando levar por uma capa bonita? Aí lê a sinopse, parece interessante e aí...
Bom, nos decepcionamos. A premissa parecia ótima, mas a história em si (os personagens, a escrita, o enredo) não convenceu de jeito nenhum -.-'

Maitê 06/03/2014minha estante
Alguém me explica como que um livro desses, com tantas resenhas negativas, ainda consegue ter uma nota de 3.4 estrelas?
Esse livro é muito fraco e mal construído... estou indignada. pelamor...

Wender Monteiro 10/01/2013

O Inverno das Fadas
Leanan Sídhes, fadas amantes que atraem, encantam e influenciam os grandes talentos mundiais, dando também inspirações, a pessoa encantada acaba por se apaixonar completamente por elas e o resultado sempre é trágico, eles adoecem, definham, e por fim morrem. Em 299 paginas você vai conhecer Sophia, a fada amante com uma beleza incomparável e um destino ameaçador que por natureza a condena. Se você puder vê-la e se apaixonar, tire proveito disso, porque é preciso, suspire fundo, erga a cabeça e aproveite todos os momentos, pois antes do final poderás ser consumido pelo próprio desejo.
Sophia não deveria, mas se apaixona por William, um rapaz que ela menciona com uma bondade encontrada em santos, um romantismo de poetas e uma força de vontade de guerreiros medievais, e por essa razão ela arrisca a sua própria existência para ficar ao lado dele. Mas algumas escolhas têm conseqüências trágicas, e Sophia vê seu amado definhar a cada dia devido a energia que ela absorve dele para se manter viva, e a historia gira em torno dessa busca constante para que possa encontrar uma maneira de estar perto sem matá-lo.
Logo de inicio achei a Sophia uma crápula que não era capaz de amar, mas mesmo assim me apaixonei por ela e espero descobrir também como não definhar ate que meu coração pare de bater. Mas no decorrer das paginas fica claro que por mais inconstante que se possa ser, e mesmo que a própria natureza seja contra, o amor é a mais forte de todas as magias, e mesmo que você tenha que morrer não sente medo, porque a morte não é o fim, e sim um novo começo. Cada capitulo inicia com uma musica, e isso eu particularmente achei interessante, e sempre ficava curioso pra saber se conhecia a canção, algo que tornou minha leitura um tanto dinâmica. Se você tiver a oportunidade, se envolva nas paginas e tire suas próprias conclusões, porque há muito mais do que eu posso mencionar em poucas palavras.
Desde o inicio sempre achei que esse inverno fosse mais trágico do que gélido, e não restam duvidas de que a magia ocorre ao longo das estações... As piores partes no inverno. O inverno das fadas.