Eu, robô

Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

Ana 28/01/2024

Buguei mas é bom
Livros de ficção científica não são muito a minha mas fui totalmente influenciada por Paulo Ratz para me aventurar nas histórias do tão aclamado autor Isaac Asimov.

O livro é um clássico publicado em 1950, que previa uma vida humana com robôs. Ele é narrado mais ou menos no esquema de contos, sendo a personagem psicóloga robótica Susan Calvin a contar suas experiências mais marcantes que presenciou com robôs e máquinas, desde que começou a atuar nessa função até o fim de sua vida.

Os contos são bem interessantes e se conectam mas senti falta de finais mais impactantes e objetivos. A linguagem técnica também por muitas vezes me deixou confusa ainda que não tenha atrapalhado totalmente minha experiência, deixou minha leitura bem arrastada

Pra quem se interessa por robótica é com certeza uma leitura obrigatória pois a história vai muito além de um conto sobre robôs, mas também fala sobre humanidade, diferenças sociais, política e tantos outros problemas da nossa sociedade atual, uma narrativa atemporal.

Fernanda Menon 28/01/2024

Primeira experiência positiva
Este foi meu primeiro livro do aclamado autor, meu primeiro com a temática de robôs e um dos primeiros do gênero sci-fi que me aventurei e devo dizer que foi uma bela surpresa!

Não sabia que história era composta por contos - que se conectam - e isso me deixou um pouco confusa até entender o estilo da leitura. Boa parte dos contos me prendeu, alguns achei um pouco mais cansativos e arrastados, mas nada que me impedisse de desfrutar da história.

Se você é fã de robótica e as leis que os regem, sci-fi ou deseja conhecer o autor, recomendo a leitura!

Lucimara B 27/01/2024

Recomento muito para quem gosta do gênero
Eu, Robô, traz uma série de contos que mostram o desenvolvimento dos robôs e sua inserção na sociedade ao longo dos anos. Os contos são relatados pela psicóloga roboticista, Dra. Susan Calvin, da U.S Robots & Mechanical, que vivenciou essas etapas ao longo de seus anos de trabalho.

Na obra, são apresentadas as três leis da robótica:
(1) um robô não pode ferir um humano ou permitir que um humano sofra algum mal;
(2) os robôs devem obedecer às ordens dos humanos, exceto nos casos em que essas ordens entrem em conflito com a primeira lei;
(3) um robô deve proteger sua própria existência, desde que não entre em conflito com as leis anteriores.

Achei a leitura fácil e fluida. Como amante do gênero sci-fi, a leitura me prendeu do início ao fim!

Talita 25/01/2024

Definitivamente meu gênero favorito
Fazia tempo que eu não lia um livro tão rapidamente...
Vontade de ler TODOS do Azimov agora!
É muito interessante ver o quanto um livro tão antigo pode ser tão atual em suas visões, tô fascinada.
Fabio909 01/03/2024minha estante
Olá, Talita!! Estou lendo A Fundação de Assimov!! Fascinante a forma como ela escreve. Gosta muito de ficção científica?

Ju 24/01/2024

Gostei, mas nem tanto
Comecei a ler o livro sem saber bem do que se tratava. Não sabia, por exemplo, que é formado por contos, mesmo que a maior parte deles se interligue. Não é um gênero que costuma me agradar e fiquei surpresa por ter me apaixonado tanto pelo primeiro texto. Quanto aos outros, de alguns gostei muito, de outros nem tanto. De toda forma, quero conhecer outras obras do autor.

Natan124 23/01/2024

Eu, Robô!
Esse livro foi bastante arrastado e pouco entediante, teve algumas partes que me prendeu mas foram poucas.

interessante foi o conhecimento sobre as leis dos robóticas

Rafaela.Moura 20/01/2024

Leitura Indispensável
Meu primeiro contato com Isaac Asimov e comecei bem. Já quero ler os outros. O livro trás as leis da robótica e ao longo dos capítulos vai questionando essas leis, colocando elas a prova através de várias histórias com alguns personagens fixos. Muito bom!!

AndrA374 19/01/2024

Perfeito!
?Eu, Robô?, publicado pela primeira vez em 1950, é uma coletânea de contos interligados que exploram as complexas interações entre humanos e robôs. Asimov, com uma visão futurista notável, introduziu as famosas Três Leis da Robótica, que se tornaram um marco na ficção científica e no estudo da ética da inteligência artificial.

O aspecto mais impressionante e atual de ?Eu, Robô? é a forma como Asimov antecipou muitos dos dilemas éticos e morais que enfrentamos hoje. Em uma época onde a inteligência artificial e a robótica estão cada vez mais presentes, as questões levantadas no livro nunca foram tão pertinentes. Asimov explora a responsabilidade moral dos criadores de IA, os limites da autonomia dos robôs, e os desafios da convivência harmoniosa entre humanos e máquinas inteligentes.

Além disso, o livro é um excelente exemplo de narrativa envolvente e imaginativa. Asimov combina com habilidade a exploração de conceitos científicos complexos com histórias cativantes, repletas de personagens memoráveis e situações desafiadoras. Essa combinação não só torna ?Eu, Robô? acessível a um público amplo, mas também garante que continue a ser uma leitura relevante e estimulante, mesmo após tantos anos de sua publicação.

Em suma, ?Eu, Robô? é uma obra-prima que transcende o gênero da ficção científica. Asimov não só previu muitas das questões que estamos começando a enfrentar no século XXI, mas também nos ofereceu um quadro para pensar sobre estas questões de forma crítica e responsável. É um livro essencial para qualquer pessoa interessada no futuro da tecnologia e na relação entre humanos e máquinas.

Felipe863 18/01/2024

Contos de Robôs
O livro é uma coletânea de contos que se conectam em um mesmo universo/contexto. Aqui vemos a relação humana com robôs. Escrito de uma forma leve, e até mesmo humorado, apresenta momentos de suspense, mistério e de cunho filosófico. É a primeira obra do autor que eu leio, e recomendo. Irei ler outras obras de Isaac Asimov.

Felipe Silva Ganho 17/01/2024

O livro é interessante do ponto de vista de ficção sobre robôs, principalmente pelas Três Leis da Robótica. Entretanto, ao decorrer da leitura foi ficando cansativa e dessa forma pouco estimulante.

Thais645 17/01/2024

Eu, robô
Amo ficção científica, mas esse livro não me cativou tanto. Até metade do livro eu estava bem animada com a leitura, mas, ao decorrer da história foi ficando cansativa.
Mas é um bom livro.
?Houve um tempo em que o homem enfrentou o universo sozinho e sem amigos. Agora ele tem criaturas para ajudá-lo; criaturas mais fortes que ele próprio, mais fiéis, mais úteis e totalmente devotadas a ele, a humanidade não está mais sozinha[?]
Os robôs são perfeitamente uma espécie melhor e mais perfeita que a nossa.

Mariane398 16/01/2024

Leitura um pouco arrastada, mas vale a pena
Iniciei o livro me perguntando "o que tem a ver com o filme?" e terminei com "o que o FILME tem a ver com o livro?"
A obra cumpre seu papel ao introduzir esse mundo em que robôs fazem parte da sociedade (talvez até a controlem?), deixando aquela pulga atrás da orelha quanto aos "defeitos" apresentados robôs. Ansiosa pelo próximo volume da trilogia.

Ana 16/01/2024

Qual é o Robô mais próximo de você?
Mano, que livro bom!
Livro da hora de ler, inteligente e reflexivo.
Alguns contos foi difícil mas depois... não consegui mais tirar os olhos do livro.
Não sou leitora de ficção científica mas gostei muito.
Divertido (eu ri), pensei muito e até fui no ChatGPT fazer algumas perguntas filosóficas kkk.
E essas 3 Leis da Robótica explodiu minha mente.
Livro: 10/10

Aline.Silva 15/01/2024

A história se passa em um futuro distante, onde os robôs são uma realidade cotidiana. Através dos contos, o autor apresenta diversas situações em que os robôs são protagonistas e mostram sua obediência às Leis da Robótica,
Cada conto aborda uma situação diferente, desde um robô acusado de homicídio até o desenvolvimento de uma inteligência robótica avançada. O autor utiliza essas histórias para explorar temas como ética e moralidade, questionando os limites da interação entre humanos e robôs.

Pilantrinha 15/01/2024

Eu, chat GPT
Essa foi a minha porta de entrada no universo do grande Isaac Asimov. Em outros tempos, talvez eu não tivesse gostado desse livro. Ele é um pouco mais parado, tranquilo, focado em discutir filosofia e psicologia. De robôs. O meu eu de alguns anos atrás iria gostar de mais ação, guerras, robôs sendo partidos ao meio.

Sabendo disso, agradeço por chegar nessa obra com um pouco mais de maturidade. Eu, Robô, foi exatamente o que eu precisava. Em forma de contos, Asimov foi genial ao trazer belíssimas discussões a respeito dos avanços da robótica e da própria inteligência artificial.

Alguns contos aqui me deixaram pensativos por horas, me fizeram levar a discussão para amigos e a procurar mais a respeito. Tudo é bastante atual e muitas das perguntas podem ser feitas hoje.

Estou ansioso para voltar a ler algo desse cara que revolucionou a literatura. Espero que não demore muito.

Bebam água, comam frutas e busquem conhecimento (Bilu)!