Eu, robô

Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

Geovanna 15/01/2024

Ótimo!
Não há como negar que Isaac Asimov é um gênio. Mas dei 4 estrelas justamente por que alguns contos foram um pouco difíceis de ler, com termos muito técnicos e de difícil compreensão para um leitor comum ? simplesmente não entendi algumas histórias kk ? mas é um autor inteligentíssimo e muito à frente do seu tempo!

Leticius 12/01/2024

Durante a leitura dos contos eu fiquei bem imersa no universo do Isaac Asimov e tudo fim de conto era um gostinho de quero mais. Parece que o mundo se desligava e ia para uma realidade alternativa e quando eu voltava ao meu mundo, não desligava totalmente do universo dos robôs.

E da uma impressão de que ao contrário de outras obras do mesmo tema, aparenta ser o mais próximo de uma possível realidade.

Os personagens Mike Donovan e o Gregory Powell foram os meus preferidos, poderia ter um livro só deles.

A próxima meta é ler fundação :)

Luan.Almeida 12/01/2024

Curioso
A história das três leis da robótica é inteligente e interessante, porém um pouco cansativa, livro que só recomendo uma vez.

Evelyn.Nardino 12/01/2024

Releitura
Já é a segunda vez que leio esse livro, que apesar de ser um conjuntonde contos, foi organizado de forma a se ter uma continuidade lógica e cronologica, unidos pela narrativa de quem conta. Esse livro é mesmo um queridinho.

Matheus 12/01/2024

MLV2024 (Fam. Atlas) - Um autor popular que você nunca leu
Livro ?: Eu, Robô
Autor(a): Isaac Asimov
Faixa etária ?: ??
Nota ?: ????

Eu terminei esse livro agora e só consigo pensar em uma coisa: os robôs vão dominar o mundo e Asimov é um Simpson do século XX para prever tão bem o futuro. "Eu, Robô" é um clássico da literatura syfy e consegue trazer muito bem um contexto discutido bastante atualmente.

O livro possui uma coletânea de noves contos com histórias independentes, mas interligados entre si, que irão narrar os problemas enfrentados pela U.S Robots, uma empresa de tecnologia robótica, e seus desafios com suas invenções. Segue embaixo o meu ranking dos contos em ordem do melhor para o "pior".

Conto 5: Mentiroso!
Conto 9: O conflito inevitável
Conto 8: Evidências
Conto 7: Evasão!
Conto 4: É preciso pegar o coelho

Outra discussão que o livro traz na maioria dos seus contos é sobre as Três Leis da Robótica. A primeira é "um robô não pode ferir um humano ou, por inação, permitir que um humano venha a ser ferido"; a segunda é "um robô deve sempre obedecer a um humano, a não ser que suas ordens vão contra a primeira lei"; e a terceira é "um robô deve prezar por sua própria existência, a não ser que isso entre em conflito com as leis anteriores". Eu achei bastante interessante o modo de funcionamento dessas leis e como elas auxiliam na prática.

A escrita é super simples, a história é leve e simples de entender. Sem contar que a obra traz discussões muito necessárias e, algumas, até possíveis em usar como repertório nas redações do Enem. O livro traz problemas muito interessantes como metafísica da subcriação, complexo de superioridade, dependência nas tecnologias e o modo que as últimas afetam nossas mentalidade. Esse livro é genial.

No entanto, os três últimos contos me deixaram um pouco entediado em questão de uma aparente repetição de enredos e debates não muito interessantes. Recomendo esse livro bastante para quem se interessa sobre as IAs do mundo moderno, fãs de syfy e quem busca uma leitura informativa e divertida na mesma proporção.

Vale lembrar que esse foi meu primeiro livro da TBR da MLV2024 disponibilizada pelo Geek Freak. Procurem o vídeo dele se desejarem saber mais.
Juan199 12/01/2024minha estante
Eu não cheguei a ler o livro realmente, mas eu li todos os contos separados e é mt legal essa parte das leis

Matheus 12/01/2024minha estante
Simmm, muito interessante

Danii 13/01/2024minha estante
Sua resenha está incrívelll, fiquei com vontade de ler

Matheus 13/01/2024minha estante
Obgg!! Vale muito a pena

Nicolas397 12/01/2024

Não gostei
Eu sinceramente não gostei muito desse livro, achei a história muito banal e genérica e não me entreteu, eu recomendo mas pra quem não tem mesmo gosto que eu.

Bruna522 08/01/2024

Sempre relevante
É um livro dividido em pequenos contos com robôs como tema central. Por sorte, é bastante diferente do filme, que não é dos meus preferidos.

É incrível como ele continua atual, especialmente nos dias de hoje, onde se discute muito sobre o papel dos robôs e inteligências artificiais. A criação das três leis da robótica e suas implicações foi algo super bem explorado.

Também gostei de ser uma visão mais positiva, sem aquela velha história da dominação da humanidade. Também acho que podemos conviver em paz no futuro.

Só não dei todas as estrelas porque alguns contos são meio chatinhos. Mas pra quem gosta de ficção científica e robôs, é um prato cheio.

Phamela.Suely 08/01/2024

O livro é divido em contos narrados por Susan Calvin. No geral ele é bom, mas tem alguns contos chatinhos. O autor tem um estilo meio monótono as vezes e tem um trecho específico em que ele narra um salto temporal e uma experiência de morte por parte dos personagens e essa parte é muito chata. Mas no geral é um bom livro e lerei outros.

Váh 06/01/2024

Livro maravilhoso, totalmente diferente do livro , pois este se trata de contos, e a doutora Calvin é super diferente, mais amei do começo aí fim, não direi que prefiro o livro ao filme porque ambos tem seu encanto e fino dividida, mais posso afirmar que vou ler mais livros de Asimov...??

Bcvc 06/01/2024

Eu, robô
Nossa, não li até agora um livro ruim do Asimov, nem sei se isso é possível. Gostei bastante deste e estou aquecendo pra começar a ler a tão famosa Fundação.

Milena.Saleh 05/01/2024

Simplesmente incrível!
Me apaixonei por esse livro! É uma coletânea de contos que abordam o tema dos robôs em uma distopia futurística. Cada conto trata de um problema que os robôs - cada vez mais modernos e conscientes - causaram, e há uma psicóloga e dois mecânicos que os resolvem com maestria; as sacadas são sensacionais. Asimov com certeza estava à frente de seu tempo! Lerei mais de seus livros no futuro. Fortemente recomendado.

Viccesar 31/12/2023

A frente do seu tempo
Clássico é clássico por alguma razão. ?Eu, robô? é uma coletânea de contos sobre robôs que, se me dissessem que foi escrito de 2020 pra cá, eu acreditaria.
Além de serem escritos de forma que sejam interligados e andem de maneira progressiva, os contos apresentam ao leitor as três leis da robótica e mostram várias situações de aplicação delas.
O livro mostra a importância dos princípios de funcionamento de uma máquina, a complexidade da tomada de decisões de uma inteligência artificial e suas complicações éticas, assuntos de extrema importância atualmente.
Com certeza um livro obrigatório para todo fã de ficção científica. Como eu já disse, clássico é clássico por alguma razão.

Tiago.Evangelista 30/12/2023

Excelente introdução
Sou suspeito, adoro contos, e adoro ficção científica então é. Quase impossível não amar esse livro.

Erika 30/12/2023

Uma surpresa agradável
Não sabia que se tratava de uma coletânea de contos e não costumo me dar bem com esse formato, mas os contos são interligados, então funcionou muito bem pra mim.

O livro prendeu muito a minha atenção e não tem uma escrita difícil, então a leitura acaba sendo muito fluida.

Tauã 30/12/2023

Eu robô é uma ficção científica incrível que mistura vários dilemas entre sociedade e novas tecnologias sendo o foco principal os robôs.