Eu, robô

Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

Ravena 12/05/2023

Um livro de contos que não parece um livro de contos.
Eu, Robô é uma coletânea de contos de robô que inicialmente não eram interligados, foram publicados separados e é bizarro ver como Asimov é criativo não só em conectar todas elas, como em nos envolver com essa histórias! Em vários momentos eu me vi tentando "resolver os problemas", entender todas as nuances, cheguei a pensar "eu deixei passar alguma coisa!".
Uma narrativa fluída, leve que trata de assuntos tão humanos de uma maneira super cativante. Eu amei a leitura! Confesso que não foi amor a primeira página, mas da 4 em diante eu já estava fisgada ?????

Quanto a edição: é uma brochura linda a arte é Maravilhosa!
Folhas são amarelas de uma gramatura ótima o tamanho é muito confortável, mesmo quando alterada a fonte foi uma leitura bem tranquila ( mas confesso que se fosse um pouco maior acho que seria ideal).
A Aleph fez um trabalho incrível de revisão! Não encontrei nenhum erro!

O livro é incrível e já estou ansiosa pra ler mais materiais desse que mal conheço e já considero pracas!

Nilsonln 12/05/2023

A humanidade dos robôs
Eu, Robô reúne 9 contos publicados originalmente em separado na década de 1940. Reunidos, os contos formam uma história única que segue a progressão evolutiva da criação dos robôs, com seus muitos benefícios e também alguns problemas.

Neste livro Asimov cria as três leis da robótica que determinam basicamente que nada que os robôs façam poderá machucar ou prejudicar nenhum ser humano.

Os contos tem por base as leis da robótica e algum dilema ou paradoxo criado em funções ou ações que os robôs deveriam ou não executar.

A escrita de Asimov é inteligente, genial, criativa, interessante, instigante, leve e divertida. Senti uma imensa satisfação durante a leitura e não queria que o livro terminasse. Me senti muito motivado para ler a "Trilogia do Robôs" seguida da série "Fundação".

Eu, Robô foi para mim o início na literatura de Asimov, não poderia estar mais satisfeito com a leitura e recomendo muito!

Micaelly.Santos 11/05/2023

Leitura leve e muito fluida. amei os 9 contos e fiquei fascinada, nunca tinha lido histórias de robô. muito bom mesmo.

May | @vidadaleitora 10/05/2023

Olá, queridos leitores! Aqui é a May, com mais uma ficção científica, vocês acreditam? Depois de As Cavernas de Aço (que li com minha amiga @jucastanheiro), eu me aventurei a tentar Asimov novamente.

Eu adoro contos, então eu queria saber como o autor trabalharia nesse gênero. O considero prolixo, mas acho que ele entende muito de robô, de modo que as explicações sobre tudo que envolve robótica são impressionantes e até divertidas. Não foi uma leitura fluida pra mim, mas eu gostei de alguns casos distribuídos nos contos. Ficção não é meu gênero predileto, mas tenho tentado novidades na minha rotina literária.
Recomendo pela experiência inédita!

TCN 08/05/2023

Perfeição
Eu não era tão fã assim desse negócio de robô, mas esse livro me surpreendeu. Primeiro que o autor é um gênio! Ele foi o primeiro a usar o termo "robótica " e determinou as leis da robótica sem nem ser um cientista.
O livro é composto por contos e um é melhor que o outro.
A escrita é envolvente e nunca dá pra saber como os casos vão ser resolvidos. É sempre uma surpresa.
Eu amei e quero ler muito mais do autor.

Rafa 08/05/2023

Eu, Robô
Isaac Asimov é considerado o "pai da ficção científica", com inúmeros livros publicados, sempre pensando em um futuro onde os humanos convivendo ao lado de robôs e fazendo parte em diversas áreas de trabalho. Será que já estamos nesse "futuro"?

A obra, "Eu, Robô" é uma coleção de contos dos quais Asimov escreveu nos anos de 1940 e 1950, essas histórias/contos estão interligadas entre si, através dos capítulos.

Vale lembrar! É neste livro que são apresentados os pilares das "Três Leis Robóticas"; são os mandamentos que refém o comportamento dos robôs para com a sociedade como um todo.

A trama tem início no ano de 2057, com a protagonista Susan Calvin, uma renomada psicóloga roboticista que aceita compartilhar suas memórias em uma entrevista, pouco antes de anunciar sua aposentadoria. Esse depoimento narra de forma bem determinada o avanço e desenvolvimento da tecnologia robótica através das décadas.

Asimov desenvolve bem toda trama, possuí uma escrita impecável, sempre deixando uma brecha para o leitor poder questionar todos os acontecimentos dos personagens ao longo dos contos, aliando com uma excelente construção de personagens primários e secundários, cada qual com suas características e peculiaridades, o autor entrega tudo em um único livro, deixando uma leitura intuitiva e dinâmica.

Vale a pena? Com toda certeza! Esse livro é a porta de entrada para todo o universo da ficção científica.

Isac.FeijAo 06/05/2023

MUITO melhor que o filme
Sinceramente não faço ideia de como tornaram esse livro um filme tão raso( era meu filme favorito na infância). Essa é a minha primeira história lida sobre robôs que não cai no clichê "robôs malignos destruirão o mundo", Asimov trata da mais pura sociologia nesse livro, os impactos que as máquinas onipotentes teriam( ou terão) sobre nossa espécie. Maravilhoso.

Ana Claudia Domingues 05/05/2023

A máquina sabe!
Escrito em 1950 'Eu, robô' é (opinião unânime) atemporal.

Divido em 9 contos, a obra traz a relação homem-máquina e as mudanças que a humanidade carrega por conta dessa relação.
Não direi que foi um livro fácil, visto que alguns contos foram mais técnicos que outros e, por vezes, esses tecnicismos me deixaram pensativa por um momento, na tentativa de entender o que estava rolando ali.

Pautado nas três (fantásticas, inclusive) leis da robótica, os homens produziram robôs cada vez mais humanos ou, como descrito na obra, cérebros positrônicos, gerando várias reflexões acerca de como vemos (ou eu vejo) a máquina. Senti desprezo/pena/raiva/medo, tudo isso direcionado à maquinas, o que me fez pensar ser impossível ao homem criar algo sem depositar nisso o 'Q' de humanidade que nos faz ser o que somos: humanos.

Há também uma personagem interessantíssima (a mais, na minha opinião) que é a robôpsicóloga, que, tendo uma humanidade fisicamente robótica - sem expressão facial, por exemplo, é capaz de entender o cérebro positrônico, bem como observar se as 3 leis da robóticas estão intactas.

Confesso que esse relacionamento entre o homem e a máquina me causa alguns arrepios, então alguns contos me deixaram completamente apavoradas.

Vale a leitura. Tem contos maravilhosos!

Paulo.Ricardo 04/05/2023

Gostei
Ótimo tema leitura flui bem , só mostra como é perigoso relação e como os humanos tratam os assuntos máquinas e humanos.

herbesjulia 03/05/2023

Tem que ter muita cabeça pra ler isso e precisa de muito foco. Eu as vezes tive que ler e reler um trecho porque me perdi no meio. Com certeza vale a pena pra entender o que "as pessoas do passado" esperavam que acontecesse no futuro com a máquinas e robôs. Recomendo pra todos. :)

Will.Leite 03/05/2023

Histórias de Robôs do futuro, contadas no passado.
O livro é uma coletânea de contos do Asimov publicados entre 1940 e 1950. Nove histórias que contam a evolução dos robôs, de máquinas modestas, como Robbie, o robô babá até máquinas que leem pensamentos, finalizando numa realidade onde os humanos se tornam quase obsoletos.

Com certeza é um clássico, um ótimo livro. Mas não o tipo de livro que eu gosto.

Dani Fruchi 01/05/2023

Eu Robô
O livro é dividido em contos, alguns foi bem legal outros nem tanto.
Demorei muito para concluir a leitura.....

Fran 30/04/2023

Clássico Atual
Em momentos de IA cada vez mais avançadas e presentes no nosso dia a dia esse clássico da literatura nunca foi tão atual.
Demorei para ler só porque não é minha temática preferida. Mas ele é fácil de ler e traz muitas reflexões importantes e necessárias sobre a interação homem x máquina.
Por ter uma estrutura de contos, que são interligados.mas com certa independência, ele permite um fluxo bem confortável de leitura e apresenta alguns dilemas éticos/filosóficos de forma crescente em complexidade que vai nos envolvendo de forma muito boa. Recomendo muito!

matsouto 30/04/2023

O ponto de partida para as obras do asimov. Cada conto explora uma deficiência nas três leis da robótica, culminando no último conto que questiona o destino da humanidade. Leitura fantástica. Com certeza vou ler as outras obras no futuro.

Diogo 30/04/2023

Um marco na literatura
"Eu, Robô" é uma coletânea de nove contos de ficção científica que exploram a relação entre robôs e humanos em um futuro distante. Os contos apresentam a trajetória da robopsicóloga Susan Calvin e do robô NS-2 (mais conhecido como "Herbie"), que foram peças fundamentais no desenvolvimento das Três Leis da Robótica, que garantem a segurança dos humanos em relação aos robôs. Cada conto apresenta um desafio diferente que envolve robôs, desde problemas de programação até dilemas éticos e morais. Ao longo das histórias, Asimov apresenta uma visão utópica e otimista do futuro, na qual a tecnologia é uma aliada dos humanos e não uma ameaça. Com uma escrita envolvente e uma abordagem profunda dos temas abordados, "Eu, Robô" é uma obra-prima da ficção científica e um marco na literatura sobre robôs.