Eu, robô

Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

polyana marx 24/05/2023

Sensacional
O livro reúne 9 contos sobre robôs e eu simplesmente amei.
ao longo do livro e em cada conto são mostrados novos modelos e a evolução dos robôs com o passar dos anos, as histórias prendem muito e é muito gostoso ver que as máquinas não só pedaços de lata e possuem uma interação genuína com os humanos.
me identifiquei demais com a susan (infelizmente).

Patti Vieira 22/05/2023

Incrível pensar que este livro ébo resultado de contos publicados em uma revista nos anos 40...
Me peguei várias vezes tentando desvendar os problemas junto com a psicóloga. Muito bom!

amanda :) 21/05/2023

Não é muito minha área de livro, mas eu gostei muito! o livro me prendeu demais, recomendo bastante.

Carol 20/05/2023

Asimov era um gênio!
Muito a frente do seu tempo, o cara criava umas paradas muito malucas, mas que definitivamente casavam muito bem! Preciso ler as demais obras dele. Pra quem assistiu o filme, atenção ao spoiler literário: Não tem nada a ver.
Faz sentido porque os fãs do Asimov detestaram.

Nick 20/05/2023

Sensacional
Essa coletânea é simplesmente um clássico, e da início a uma sequência de livros do mesmo tema, que se fecha em Fundação: Declínio e Ascensão. É impressionante o quão visionário e à frente do seu tempo ele estava e quase sempre esteve. Pensar que o primeiro conto publicado foi em revistas em 1940, e o último em 1950, antes de serem lançados no formato de livro, e sobre um assunto tão atual e distópico ainda para hoje, é de se abismar. Inclusive, aqui já vemos ?faíscas? do seu livro Fundação, lançado posteriormente em 1951 pela primeira vez, e que caiu no gosto dos leitores recentemente outra vez. A influência que o Isaac teve na arte é algo imensurável, é preciso estar atento para vermos as centenas de obras influenciadas por ele. Desde animações, até clássicos como RoboCop, Star Wars, Star Trek, Black Mirror e Blade Runner, para citar alguns exemplos. Filmes lançados hoje, ainda bebem da fonte do Isaac, e de outros de sua época, como Arthur C. Clarke, Robert A. Heinlein, Ray Bradbury, Philip K. Dick, Ursula K. Le Guin e de mais antigos como H. G. Wells.

No tocante ao livro e sua escrita, a forma como ele conta suas histórias é irretocável. Não tem o que você tirar nem pôr, é algo tão maduro e sólido, que simplesmente flui. Não tem um momento que você enjoa, dispersa da leitura, é empolgante e emocionante o tempo todo. Aqui temos o marco da robótica e da programação, algo que até hoje se pensa sobre e sempre é lembrado, que são As Três Leis da Robótica, criada por Asimov. Acredito que merecia umas edições mais luxuosas, e com boas ilustrações.

Bianca1083 19/05/2023

Eu, robô
Esse livro acompanha 9 contos sobre robôs, onde observamos as suas evoluções ao passar do tempo. Essas histórias trazem conflitos à serem solucionados e mostram muito da relação dos robôs com os humanos.

Este não é um gênero e estilo de leitura a qual estou habituada, então admito que foi um desafio lê-lo até o final e o li apedido da escola.

Porém, não me arrependo de tê-lo feito, estou muito feliz por ter lido tudo. Afinal, o livro é realmente muito bem escrito e há contos bem cativantes como o do Robbie. Pude também aprender coisas novas, como o autor ter criado e introduzido as três leis fundamentais da robótica.

Recomendo este livro, para aqueles que gostam de ficção científica, robôs, física e tecnologias, ou apenas aqueles que buscam novas experiências literárias.

Kieffer 18/05/2023

Sci-fi pra quem gosta de sci-fi
Demorei mais do que gostaria pra ler esse, mas gostei da experiência. Alguns contos me prenderam bastante, outros nem tanto, e especificamente o último eu não consegui prestar nada de atenção.

Caso seja seu primeiro contato com ficção científica, algumas coisas podem ser percebidas de forma um pouco confusa, mas num geral é uma leitura interessante.

Syre 18/05/2023

O início perfeito para começar a ler Isaac Asimov!!
Provavelmente esse é o melhor livro de contos que eu já li na minha vida. Estou apaixonado pela escrita do Asimov. Só não dou 5 estrelas concretas, pois não gostei do último conto. Mas eu amei o livro, recomendo demais pra quem está começando a ler Asimov.

Deskvice 17/05/2023

Apaixonado em Asimov
Um livro que de cara eu não dava nada ao comprar uns anos atrás por indicação de um amigo, e um livro que me apaixonei por cada detalhe.

Eu, robô, originalmente escrito e publicado em 1950, por Isaac Asimov, e considerado por muitos até hoje, um clássico dos contos de ficção científica.

Foi extremamente incrível a experiência que foi ler essa obra. Asimov nos trás neste livro, relatos de casos de uma psicóloga roboticista, que trabalha com robôs, e cérebros positrônicos. Onde ao decorrer de cada conto é relatado o caso que ela vivenciou, e explicado de forma absurda e detalhada, o quão interessante é olhar pela perspectiva a nós apresentada.

No primeiro conto Robbie, ele nos trás a primeira lei da robótica, um conto não tanto conturbado, mas apesar de tudo, é um conto bem envolvente e interessante, que vem como forma para desmistificar a ideia de que o robô ele é ?mal?, e pode se virar contra seu criador. Depois tem mais algumas coletâneas de contos, que vai se interligando, além dele introduzir as 3 leis da robótica, e mostrar as possibilidades delas entrarem em conflito, e tudo isso é bem trabalhado ao decorrer dos contos.

Durante as estórias narradas pela psicóloga, conseguimos ver os fatos que são a nós apresentados, e como os robôs funcionam a partir das leis da robótica.

É genial a forma que Isaac ele debate assuntos tão importantes quanto, ética, sobrevivência da humanidade, direitos humanos, e de forma nada disfarçada seu comunismo lindo! Além de te fazer refletir acerca de outros assuntos como religião, filosofia e a própria ficção científica.

Primeira leitura dele, e amei cada pedaço!! Apaixonado.

VitorRosa 16/05/2023

Eu, Robô
O livro é dividido em 9 contos, onde a psicóloga de robôs, Susan Calvin e seus colegas, se veem diante de problemas homéricos, usando as 3 leis da robótica, o autor nos leva a diversos impasses que colocam robôs e humanos em situações que podem colocar a própria existência em risco. As histórias nos envolvem e nos fazem imaginar junto com o autor como fazer para que o final de cada problema tenha um desfecho feliz, em alguns finais o autor vai nos fazer pensar e deixar a nossa interpretação agir.

Paulo.Gustavo 16/05/2023

Asimov + robôs + contos.
Sempre um prazer ler um livro do Bom Doutor. Nesse aqui uma coletânea de contos interessantíssimos que mostram o começo da caminhada, preparando o terreno para o que viria a se tornar o grandioso Império Galáctico que tanto amamos, muito legal observar os primeiros passos da humanidade rumo a grandeza.

Malu Silva 15/05/2023

Me surpreendeu positivamente, eu não estava certa que gostaria de ler ficção científica, mas a escrita do autor me cativou muito. Leitura fluída e sempre dá ao leitor um gostinho de quero mais ao fim de cada conto.

Rafah 15/05/2023

Gostei do livro.O universo que Asimov criou é incrível e criativo d+.
De algumas vezes eu fiquei perdida na leitura,mais foi bem fluída.
As histórias são muito interessantes,todos os personagens são carismáticos e engraçados.Eu até cheguei a me irritar com um robô da história kkkk.

Fernanda 14/05/2023

As leis da robótica e os morais da humanidade
Isaac Asimov é incrível.
Nesta coletânea de histórias, o autor detalha contos futuristas e os dilemas da relação entre humanos e robôs (IA).
Antes da primeira história, o autor já estabelece as três leis da robótica que devem ser ensinadas aos robôs e seguidas por eles de modo hierárquico. Assim, ao longo dos contos, explora-se os conflitos gerados pela falta de especificidade das ordens dadas pelos humanos às máquinas e pelo confronto entre as leis que prezam pela segurança humana.

Também é interessante ler sobre os anos 2000 pela visão do autor nos anos 40-50.

Gostei bastante da leitura. Foi bem diferente do que eu imaginei que seria. Não sei se indicaria para qualquer um, mas para aqueles que gostam de sci-fi, é um ótimo livro.

Aline 13/05/2023

Um pouco maçante
Achei o enredo cansativo.
É possível enxergar as referências utilizadas no filme, mas foram criadas histórias muito mais interessantes para a telona.