Eu, Robô

Eu, Robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

José Vitorino 14/10/2019

Embora locados em todo canto do texto, muito por conta da espécie de leitor que sou, vi muito menos questões inerentes aos robôs em si e a tudo que serve de satélite a esse mote - sci-fi, tecnologia, etc. - do que um estudo premente sobre o que somos enquanto humanos.

Dentre os contos que mais me alcançaram, destaco Razão, que mimetiza os excessos do ato expiatório da fé, e Evidência, que usa de pano de fundo a atmosfera cínica e colapsada do itinerante político.

Ótimo.

Jupiter 09/10/2019

Puts
Que livro boooom

Arthur Pacheco 08/10/2019

Brabo
"1 – Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano venha a ser ferido;
2 – Um robô deve obedecer as ordens dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei;
3 – Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou com a Segunda Lei."

Comecei a leitura esperando uma lembrança do filme de 2004, com o Will Smith, pensava que ia recordar certas partes da trama cinematográfica, e ate buscar um pouco da história retratada ali. Bom, não foi exatamente isso...

A obra começa em 2057, quando a renomada psicóloga roboticista Susan Calvin aceita dar uma entrevista pouco antes de se aposentar. Seu relato e suas lembranças são os fios que unem os nove contos do livro, que narram o desenvolvimento da tecnologia robótica.

Tratando de assuntos como: os limites da tecnologia, ética e relacionamento. O livro nos transporta para uma dimensão de acontecimentos, onde, envolvendo as leis, regem os contos necessitando da sua capacidade imaginativa bem aflorada.

A escrita e excelente, fluida e de fácil interpretação. Entretanto, não sei se fui totalmente comprado pelo enredo. Fiquei entediado em algumas partes da história e não me senti imerso perto do fim. Contudo, creio que a minha rápida leitura sobre os contos afetaram minha experiência na sua totalidade. Mais para frente estarei fazendo uma releitura e quem sabe ter uma visão diferente.

Jack 26/09/2019

Eu, Robo
Acabei de ler Eu, Robo de Asimov e estou muito satisfeito com essa agradável leitura, confesso que foi a primeira obra de Asimov para ver se topo o desafio de mergulhar na saga A Fundação, do mesmo autor.. Sobre o livro Eu, Robo Asimov imagina um futuro do qual as maquinas vão de forma gradual, mas relativamente rápida, fazendo parte do dia a dia da humanidade, e o livro através de 9 contos vai mostrando essa evolução, através da narração da Dra. Susan Calvin, começando com um simples robo baba e termina com os robos tutelando a sociedade. E nessa odisséia o autor nos tras toda um universo de reflexões sobre o assunto. Uma leitura muito gostosa pra quem gosta do genero Eu recomendo

Wagner Coelho 18/09/2019

Leitura empolgante.
Amei esse livro. Ele tem contos simples e empolgantes que começam com os primeiros passos da robótica e terminam em inteligências artificiais avançadas, tudo sendo gradualmente apresentado de forma coerente ao leitor.
Vi algumas críticas ao último conto, por ser complexo mas ao meu ver ele é uma consequência do avanço descrito pelo autor e definitivamente ele exige um pouco mais de concentração, criatividade e conhecimento pra se entender a dinâmica da situação. É como Donnie Darko, você dificilmente vai entender na primeira vez que assistir ao filme (se é que vai entender) mas passa dias matutando acerca do que realmente aconteceu e fica bolando teorias.
Leitura altamente recomendável para amantes de ficção.

Will 05/09/2019

Prazer em conhecê-lo Sr.Asimov
Esse é meu primeiro contato com a obra de Isaac Asimov, estou realmente fascinado com este trabalho, uma leitura leve, divertida e interessante. O lapso temporal de uma obra escrita em 1950 quase não se é notada. Ao ler o primeiro capítulo logo percebi que eu poderia devorar o livro em apenas algumas horas, ponderei e decidi apreciar a leitura, não é sempre que encontramos tamanha genialidade. Sorte a minha que ainda existem diversos livros que vou poder me reencontrar com o talentoso Isaac Asimov.

Wilson 28/08/2019

Espetacular
Espetacular trabalho do mestre Asimov.

Millene 23/08/2019

Susan Calvin é a psicóloga dos robôs do século XXI. Sim! Essa história futurista se passa no começo desse século!!
Eu descobri depois que peguei que esse não é realmente o primeiro livro da série, é mais como se fosse um livro extra que conta vários relatos da história da criação dos robôs até a época que eles praticamente tomam conta da humanidade.
Não tem um personagem específico como protagonista mas alguns aparecem aqui e ali em alguns casos.
Cheguei a ter dó de uns robôs pela maneira que eram tratados e achei incrível como as três leis da robótica podem ser contornadas.

Jessica.Guabiraba 21/08/2019

Robbie é o melhor conto
Bem, esse livro reúne contos incríveis do autor Isaac Asimov, formando uma bela história que tem Dra. Susan Calvin como protagonista ?? entre os 9 contos, o que mais me chamou atenção foi o primeiro, "Robbie"(que nem era cotado para entrar no livro, mas tem uma narrativa linda e marcante, de um robô que não fala, porém é dono do coração de uma linda menininha, que mais parece ter pais Robôs do que uma babá Robô), nunca pensei que fosse chorar tanto com livro de ficção científica, amo cada experiência nova que esse gênero me proporciona. Amo os temas, amo a evolução dos Robôs e os questionamentos dos humanos, o enredo e a linguagem. Sim, eu amo ficção científica ??

Antonio Talavera 14/08/2019

Muito bem escrito e a frente de seu tempo
Os contos nesse livro tem uma progressão muito interessante, o que faz com que percebamos como os robôs vão alterando os aspectos da vida em sociedade. Alguns poucos são exagerados e cansativos, em geral são bem escritos e intrigantes, o livro nunca foi tão atual.

Laura 28/07/2019

Se você acha que não gosta de ficção científica, é provavelmente porque você nunca leu Asimov

Adriana 27/07/2019

Maravilhoso! É tudo o que dizem.
O livro reúne contos sobre robôs. Ao longo dos contos, os robôs vão evoluindo e se aperfeiçoando. Os "erros" que apresentam se tornam cada vez mais complexos, e remetem ao desenvolvimento de consciência.
Quando se inicia um conto é quase impossível parar de lê-lo, e quando o leitor imagina que nada pode ser melhor que o conto anterior, o autor te surpreende mais uma vez.

Pedro H. Castello 23/07/2019

Surpreendente
Talvez por conta de minha baixa expectativa acerca deste livro eu o achei excelente, achei incrível como todos os contos se resolvem de maneiras que obedecem a leis físicas ou reações quimicas(como no conto: Andando em círculos[no.2]).
Apesar de tudo, achei decepcionantes os contos de números 7 e 9(Evasão![no.7] e Um conflito evitável[no.9]), pois ao meu ver eles não se desenvolvem, indo por exemplo, do ponto A até o ponto A. Mas apesar disso eu achei o livro excelente, e espero ler novamente histórias com a melhor dupla de ficção científica, Mike Donovam e Greg Powell.

Rodrigo 22/07/2019

Não me prendeu tanto como gostaria
Talvez por ter ouvido falar tanto tanto sobre esse livro, minha expectativa estava altíssima (o que geralmente é um perigo), a qual não foi completamente atendida. Foi uma boa experiência, mas nada "espetacular".

Contos que em sua maioria são "ok" , alguns muito bons (Robbie, o exemplo) , outros bem "viajados".

Pra mim é muito nítido como esse livro foi importante para sua época a qual foi lançado. Com todos os méritos merece sua fama desde muito tempo, a visão de desenvolvimento tecnológico de Asimov é muito à frente de seu tempo.

Mas tenho pra mim que hoje em dia o livro fique mais "diluído" entre os leitores que pegam a obra pela primeira vez.

O tempo é inexorável, mas o legado permanece.

É uma leitura sem erro. Difícilmente alguém irá achar ruim. No mínimo uma boa experiência pra o leitor. Vale a leitura para os curiosos.

Ademais: ter um Asimov na estante é uma honra.

Daniel Muniz 04/07/2019

Mestre!!!
Que livro, que livro!!! Primeiro contato com Asimov e fiquei querendo que o livro não acabasse, seus contos vão desde a dor, emoção, até o suspense, reflexão. Estórias muito bem contadas. Pra quem gosta de ficção científica e principalmente robôs, um prato cheio...