Eu, robô

Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

Phil.Surniche 11/04/2024

Fui esperando uma narrativa única, romance ou mistério. Encontrei diversos contos que se intercruzam nas linhas temporais do desenvolvimento dos robôs na terra e nos mundos conquistados. A três leis são perfeitas e funcionam muito bem, apesar da gente sempre achar que algo está dando errado. Os contos giram em torno da entrevista de uma funcionária da US Robotics que está se aposentando e é especialista na questão comportamental/psicológica dos robôs. Asimov é simplesmente perfeito.

Carol Ribeiro 08/04/2024

É bom
Eu não recomendaria, mais não é um livro ruim tem suas partes boas, porém eu me esforçei muitooo para ler.

Expedicionário Literário 06/04/2024

Explorando os Limites da Humanidade: Uma Aventura com 'Eu, Robô'
"Eu, Robô", escrito por Isaac Asimov, é uma obra notável que aborda os dilemas éticos envolvendo a interação entre humanos e robôs. Os contos, embora conectados, apresentam diferentes pontos de vista sobre a inteligência artificial, levando o leitor a reflexões profundas. A capacidade do autor de criar cenários futuristas é impressionante, embora a estrutura episódica possa tornar a leitura um tanto fragmentada. No entanto, a narrativa envolvente e as questões levantadas compensam eventuais críticas. Sugiro esta obra para os fãs de ficção científica e para aqueles interessados em uma análise estimulante sobre o futuro da humanidade e da tecnologia.

Wash2 05/04/2024

As 3 Leis
Um marco da ficção científica onde Isaac Asimov cita as famosas 3 Leis da Robótica:
"1) Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano venha a ser ferido.
2) Um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a primeira lei.
3) Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a primeira ou com a segunda lei."
Grande clássico!

rizzoka 02/04/2024

O que diferencia homem de máquina?
Eu, Robô é um clássico da ficção científica e pode-se dizer que Isaac Asimov é um dos "pais" do gênero literário.

Totalmente diferente do filme estrelado por Will Smith, o livro gira em torno de 9 histórias (algumas, inclusive, interligadas) envolvendo interações entre humanos e robôs. O ponto crucial do livro aqui é refletir sobre a "humanidade" presente nos robôs da história.

Se os robôs são mais fortes, mais inteligentes e não podem ferir qualquer indivíduo, significa que eles são melhores que os humanos? Após refletir bastante, cheguei a conclusão que o que nos diferencia de máquinas é que não somos contidos por 3 Leis da Robótica; o nosso livre-arbítrio e individualidade são o que nos torna humanos. Não acho que os robôs do livro sejam necessariamente bons porque a bondade é uma escolha ativa (no caso, os robôs são programados/obrigados a cumprirem as Leis da Robótica).

Portanto, apesar do gênero parecer até algo "infanto-juvenil", cada conto critica de forma implícita algo em nossa sociedade, como por exemplo, "Razão" (fanatismo religioso) e "Evidência" (fakenews). A leitura é extremamente cativante e a ficção científica é sempre capaz de surpreender o leitor.

Layla.Ribeiro 01/04/2024

Este livro é uma coletânea de contos que mostra o desenvolvimento dos robôs tanto na sua formação como na sua inserção na sociedade humana, narrado por uma psicóloga de robôs que seria uma espécie de elo entre os 09 contos, todos eles possuem uma resolução lógica muito boa baseada na famosa lei da robótica, um tipo de código de ética que já vem programado nos robôs na sua criação:

1.Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2.Um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.
3.Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou a Segunda Lei.

Achei muito interessante o fato de que, assim como a evolução dos robôs o autor vai aumentando aos poucos a complexidade e narrativa das estórias como preparasse o leitor para o que viria sem sobrecarregar de informações, por isso é uma leitura muito boa para quem até não tem costume de ler livros de ficção cientifica, porém há alguns contos que achei bastante difícil de entender e que se não fosse a leitura coletiva em que participei, teria muitas dificuldades para a compreensão. Mesmo escrito em 1940 alguns dos contos trazem reflexões atemporais e reais. Melhores contos para mim, em ordem: Razão, Robbie e Evidência.
@tigloko 04/04/2024minha estante
Ótima resenha ??

Layla.Ribeiro 04/04/2024minha estante
Obrigada ??

yasmine 01/04/2024

Eu sempre fico abismada com a capacidade imaginativa dos autores. Esse homem era extremamente inteligente, a forma que ele fez as três leis robóticas e os dilemas morais que apresentam juntamente com as soluções...é incrível.

Natália Viana 30/03/2024

Inteligente é pouco
Como um ser humano pode ser tão inteligente? Está tão à frente do seu tempo?
Estou chocada com o Asimov, adorei o senso de humor dele.
Esse livro é de uma genialidade sem tamanho.

helodoll 30/03/2024

Eu, robô
É uma obra cativante que, por meio de nove histórias interligadas, apresenta a fascinante evolução da empresa "U.S Robots" e suas repercussões no planeta Terra. Com uma escrita fluída, a obra imerge o leitor em uma realidade alternativa e cativante, repleta de personagens carismáticos e um toque de humor que lembra a famosa série "Black Mirror". Embora algumas partes possam parecer cansativas devido à linguagem técnica e repetitiva, o livro mantém um ritmo envolvente até o final, explorando os conflitos morais entre humanos e máquinas de forma intrigante e gerando debates filosóficos. Isaac Asimov demonstra sua genialidade ao criar robôs com características humanas, proporcionando reflexões profundas sobre a convivência entre homens e máquinas.

Bruna.Bandeira 30/03/2024

Ótima introdução
Livro de contos, uns são maravilhosos outros não tanto, mas a coletânea é excelente pra nos introduzir no universo da robótica do Asimov. Pensar que ele tava escrevendo isso na década de 1940 é loucura... Gênio!

Carla 30/03/2024

Primeiro livro que leio desse autor e também a primeira vez que participo de uma leitura coletiva.
Sempre tive um certo receio em ler ficção científica, mas com a leitura coletiva e com o filme baseado no livro me encorajaram a fazer a leitura.
Devo dizer que curti muito e o filme, para mim, seria como um conto extra do livro.

Helena.Melo 29/03/2024

Delicia de livro
Meu primeiro Azimov, e amei! Que delicia de livro!! Coletânea de histórias de Robôs, que vai evoluindo conforme a tecnologia robótica evolui. Ri demais com a duplinha de cientistas em "Andando em circulos", e adorei a sacada em "Razão".

Annaplima 28/03/2024

“Houve um tempo em que o homem enfrentou o universo sozinho e sem amigos. Agora ele tem criaturas para ajudá-lo; criaturas mais fortes que ele próprio, mais fiéis, mais úteis e totalmente devotadas a ele. A humanidade não está mais sozinha.”
Contos favoritos: Razão, Mentiroso e Prova