Eu, robô

Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

Zeantonio 12/06/2023

Acho fascinante quando realizo a leitura de uma ficção científica futurista. Ela acaba nos dizendo muito mais coisas sobre a época escrita do que o futuro, um livro escrito no pós segunda guerra sobre um futuro distante que não se realizou completamente. Um ótimo livro de contos, alguns ótimos e outros nem tanto, mas com certeza uma leitura louvável. O tipo de leitura que nós faz refletir sobre o tema central (robótica), mas também sobre vida, guerra, inteligência artificial (algo atualmente próximo a nós).

Vivian.Tamires 08/06/2023

Virou um favorito
Nem gosto tanto assim de contos, mas esses me ganharam. Como o próprio título remete todos os contos envolvem robôs e um mundo futurístico e são interessantes pq cada um traz uma história diferente e envolvente sobre esse universo.

Diego.Roberto 07/06/2023

Livro de muitas reflexões
O típico livro que você lê e pensa: porque eu não li antes?? Um assunto muito atual e, pensando que o autor escreveu há no mínimo 50 anos atrás, me deixou fascinado. Havia lido a trilogia Fundação, mas esse me deixou mais interessado no Asimov. A clareza e naturalidade que escreve sobre o tema é muito interessante. Me fez sentir que estava lendo algo de um ultra cientista. Livro que me fez refletir em inúmeras situações, tanto positivas quanto reflexivas ou críticas. Será que o ser humano está pronto para dividir o mundo/universo com robôs? Será que os robôs são/serão sempre benéficos para nós humanos? As leis da robótica já são pontos para reflexão. Excelente livro!!!

Cristiane 05/06/2023

Talvez não seja pra mim
Já havia lido As cavernas de aço e O sol desvelado e resolvi pegar esse antes de continuar a Série dos Robôs.

O primeiro conto foi incrível, e a partir daí entrei em uma montanha russa onde, amava alguns contos e achava outros chatos.

Sinto que o Asimov constrói melhor os personagens robôs do que os humanos, pois não consigo me apegar à nenhum desses personagens.
Helen Sippel 31/08/2023minha estante
pensei a mesma coisa!!! mas acredito ser proposital, essa inversão de valores entre uma personalidade humana e uma robótica. os robôs parecem ser mais humanizados que os próprios humanos. todos os personagens humanos são frios, calculistas e sarcásticos. odiei todos.

argni 05/06/2023

Interessante
Não é muito a minha praia, mas o objetivo era justamente ler algo fora da minha zona de conforto, então ok.
Demorei um pouco para ler por questões de vida, preguiça e pelos capítulos muito longos.
Mas o mundo que Asimov criou para esses contos é incrível, ainda mais sabendo que foi lançado pela primeira vez no meio do século passado.
Todas as explicações e a lógica por trás dos problemas de cada conto são incríveis. E depois quando ele consegue resolver o problema de forma simples e sempre baseado nas três leis da robótica, que geralmente eram a própria causa do problema, tornava tudo mais legal ainda.

Recomendo!

Y.A. 01/06/2023

Ele já sabia qual seria nosso futuro
"Eu, robô" foi um livro que me surpreendeu positivamente. Quando comecei a ler, esperava que fosse um livro um pouco mais sombrio, mas, assim como o próprio autor disse no final da obra, não era essa a proposta dele. Asimov quis nos mostrar seu amor pelas máquinas e como elas podem realmente ajudar a humanida, e tornar nossa vida o mais próximo possível daquilo que julgamos ser perfeito, mesmo que a princípio não pareça e que muitos humanos tenham receio sobre isso. Ao longo nos 9 contos, o autor sempre nos deixa tensos, esperando que o pior aconteça, mas sempre consegue resolver os problemas criados com uma genialidade invejável. É impressionante como em vários momentos os personagens fugiram do óbvio de forma muito inteligente, e isso, somado a vários outros fatores, só agregou para que este livro se tornasse uma das obras de ficção científica mais famosas do mundo.

LAvia 31/05/2023

É um livro genial, até 50% do livro é uma história que te prende e te deixa querendo saber mais, daí pra frente as coisas ficam mais lentas, mas continua incrível. Recomendo pra quem gosta de lógica.

Sans0 30/05/2023

Eu Robô
Bom, para mim esse livro foi uma experiência divertida pois forçou minha imaginação para pensar em todas cenas, mas no último e penúltimo capítulo tenho que dizer que o livro deixou de me prender tanto quanto o começo. Mas em resumo é um livro bem legal para passar o tempo

Robert 30/05/2023

Eu, Robô é um conjunto de nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo. É neste livro que são apresentadas as célebres Três Leis da Robótica: os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na própria ciência.

julis 29/05/2023

Eu amei mas n entendi TUDO
Algumas histórias eu consegui pegar e entender muito rápido mas outras demorei muito com os sinônimo nome das coisas esse livro é genial mas nada que seja novidade

Victoria.Marreiro 29/05/2023

De explodir a cabeça
GÊNIO!!!! Assimov é um GÊNIO da SIC FI com críticas sociais fodas, esse foi meu primeiro livro do gênero que li no ano e sai extremamente apaixonada e a forma como o livro se encaixa na nossa realidade de chat gpt e inteligências artificiais, nem da pra perceber que estamos lendo livros dos anos 40 e 50 o que me pegou foi a forma como começa a "revolução das maquinas" é simplesmente magnífico desde Cute e sua crença no mestre até o amor do Robbie sendo babá.
A genialidade como em cada um dos contos os robôs se deparam com situações em que toda sua crença é programação são testadas é SEMSACIONA. Esse sem dúvida é um dos melhores livros pra você que está tentando ler mais ou do gênero ou do autor recomendo fortemente!!!!!

JAlia.Gaspari 29/05/2023

Eu, robô
Um livro que me fez questionar várias coisas em relação aos aspectos pessoais e emocionais que envolvem os robôs, como por exemplo, até que ponto aquilo é realmente só uma máquina, e não tem sentimentos verdadeiros, até que ponto podemos tratar o robô como um mero objeto...
Além das problematizações que surgem quando a inteligência deles supera a humana...
Será que um dia isso vai acontecer???

Roberto.Vasconcelos 28/05/2023

Genial!!!
Histórias sobre robôs , e foram histórias muito bem escritas.

Eu fui fisgado de uma forma que fazia tempo não ficava, os problemas que os personagens enfrentaram foram fascinantes e me fizerem parar pra pensar na solução junto com eles.

A escrita do autor é maravilhosa e não tenho nenhuma queixa a fazer sobre nada.

O final de cada conto foi muito bem feito e tudo se desenrola de uma forma que a única coisa que eu podia fazer era sorrir e desejar que tivesse mais ...