Eu, robô

Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

Bia 06/07/2023

Eu, Robô - Isaac Asimov

O livro segue a linha de contos, numa pegada científica. Esse é o primeiro livro de Asimov que leio, pretendo ler outros esse ano ainda. Mas vamos para o livro em si. Eu, robô me deixou um tanto boquiaberta, ficção e distopia são meus gêneros favoritos, isso não é nenhuma novidade, portanto, esse em especial me fez muito feliz, tanto pelo assunto do livro quanto pela genialidade do autor, eu, robô foi publicado em 1950. Um livro atualíssimo, ainda mais por estarmos vivendo uma revolução digital. O livro são memórias da Psicóloga Roboticista dra. Susan Calvin. Que está se aposentando do emprego e em uma entrevista relata seus anos na companhia U.S Robots & Mechanical Men Corporation. A cada conto existe sempre um dilema a ser solucionado. Um paradoxo para cada evolução de robôs. Nos faz refletir bastante sobre essa questão de robôs humanoides, dentre outras questões. A evolução dos robôs vai desde os que não sabem falar aos que possuem um cérebro positrônicos. Robôs super inteligentes, capazes de pensar e tomar decisões por si mesmos, mas tudo isso sem chocar com as três leis da robótica. A primeira é que um robô não pode ferir um humano ou, por inação, permitir que um ser humano venha a ser ferido. A segunda lei - um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a primeira lei. A terceira lei - um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a primeira ou a segunda lei.
Uma leitura fluida e maravilhosa!.

wendelwonka 05/07/2023

Segundo Asimov q leio. O 1º com robôs. Realmente a narrativa dele é incrível e mt de boas. Li mais rápido do q imaginava e mal senti o livro até ver q acabou. Recomendo demais!

IzaF. 04/07/2023

Muito bom.
Apesar de não ser muito fã de ficção-científica (e talvez esse livro seja um pouco do futuro), gostei muito, é um clássico e eu amo tecnologia. Uma pena o último capítulo ser desgastante.

yoshii 03/07/2023

As 3 leis da robótica
Sabendo o contexto e a época do livro, realmente é uma obra visionária.
São várias histórias ligadas a experiências com os robôs e distribuídas nas missões dos personagens.
Eu confesso que não entendi a solução de vários casos (risos), mas achei muito interessante.
Particularmente, a história do procurador que não sabiam se era humano ou robô.
São histórias que põem em cheque o dilema da robótica.

SOTRATI 01/07/2023

Contos pra Pensar
Eu, Robô me fazia lembrar imediamente do filme com Will Smith. Uma ficção/ ação divertida e quase frenética. Coisas acontecem e tem pouco tempo pra se pensar nelas.
O filme foi levemente inspirado nos contos contidos nesse livro. E isso é ótimo. Tem algum conto com situações que exigem urgência e remetem à ação? Até tem. Mas as premissas são muito diferentes do filme.
Por que aqui Asimov te convida a pensar. Ele mesmo diz, ao final do livro, que a ideia principal era fugir do esteriótipo, na época que ele escreveu, nos anos 1940, de que todo robô era mau e traria o fim da humanidade. Mas creio que tem uma motivação a mais.
Parece que cada conto parte de uma ideia que ele quer discutir. Ele apresenta as três leis da robótica e como elas podem criar e resolver problemas.
Todos os contos são um convite ao raciocínio, a como trabalhar com as informações apresentadas e como resolver os conflitos apresentados .
Para além disso, a capacidade visionária do autor é outro ponto a se destacar. Mesmo sendo um livro com textos escritos a mais de 70 anos traz temas extremamente atuais, inclusive em relação à tecnologia e seus avanços.
Minha sugestão é: leia. Com atenção, calma, pensando junto com os personagens, desfrutando do enredo e suas construções lógicas. Vai te abrir uma janela para o passado e para o futuro.

Samuel Campos 29/06/2023

Não precisa de Will Smith
Não acho que alguém tenha interesse em saber, mas sempre seleciono a data de início das minhas leituras no Skoob como dia 01 do mesmo mês em que terminei de ler. Faço isso porque nunca lembro o dia que comecei, então padronizei dessa forma. Por que acho isso importante? Porque já fazia um tempo desde o último livro que li em tão pouco tempo. Entende que, com pouco tempo, quero dizer duas semanas (aproximadamente), questões profissionais no meio da história. Enfim, o livro é perfeito, sem tirar nem por. Já o coloco como um dos meus favoritos. Sem Will Smith para bancar o galã durão, só um monte de cientistas nerds tentando resolver problemas plausíveis de um futuro que pode ou não chegar.

Julia.Ianguas 29/06/2023

Eu, Robô.
Finalmente terminei este livro, não aguentava mais!
O livro tem uma escrita e história muito rica, porém como é algo totalmente fora da minha zona de conforto, achei repetitivo e entediante. Porém no futuro pretendo dar outra chance para as obras de Asimov.

Lucas 28/06/2023

Eu, robô
Interessante demais! sem dizer de toda a influência mundial que o escritor com o seu livro tem em criar a palavra "robótica". todos os contos e personagens são ótimos e envolventes, em espacial a Dra Susan, Greg Powell e o robô que lia mentes.

Gerliane 25/06/2023

Eu Robô
A lógica das sequência dos contos é muito boa. De longe o penúltimo conto é o melhor e o último, depois de muita descrição, trás algumas questões bem interessantes.

andrerayer 23/06/2023

Leitura Essencial para Todos!
Eu Robô é tido como um dos melhores livros de Isaac Asimov e, de fato, existem diversos motivos. O livro é bem estruturados em nove contos que podem ser lidos separadamente, mas a leitura em sequência deles traz muito mais riqueza para a história. Além de ser uma excelente obra de ficção científica, digo que também serve para quem gosta de mistério (solução de problemas) e de reflexões sobre a sociedade e ser humano.
De maneira dinâmica e cativante, a história conta sobre o desenvolvimento dos robôs, seus problemas e soluções como se fosse uma entrevista com a Dra. Susan Calvin. No mais não quero dar spoilers sobre as histórias, mas digo que esse foi o livro que me fez voltar ao hábito de leitura depois de seis anos sem ler e várias tentativas de volta!

Robson40 18/06/2023

Robôs e Humanidade
Já pensou como seria a vida com seres robóticos pensantes no dia a dia?
Vislumbre o pré, ascenção e problemas disto, mesmo com a 3 leis da robótica inseridos. Mas sera que são inseridos em todos?

Thomas.Jordao 18/06/2023

Após ler o fim da eternidade, vim direto para eu, robô. Obra que junta nove obras do asimov, que foram uma das primeiras que ele escreveu na vida. Nessa coletânea, ele conecta todas as histórias através de uma entrevista de uma aposentada integrante da maior empresa robótica da terra, na qual ela conta esses contos. Simplesmente fenomenal essa ligação, e os contos em si também. Ficção científica de qualidade, todos sobre robôs (fase inicial da carreira de Asimov), e seu desenrolar na história da humanidade. Lerei a obra completa do autor, que já sou tão apaixonado.

Karolyne31 16/06/2023

Perfeito na medida certa
Livro bom é fácil de se reconhecer ,principalmente quando se tem um em mãos, perfeito e bem avançado, faz vc pensar

Camaradalopes07 15/06/2023

As 3 Leis da Robótica
A primeira: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano venha a ser ferido.

A segunda: um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.

A terceira: um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou com a Segunda Lei.

O livro vem com um compilado de contos que o leitor fica imersivo ao seu desenrolar com uma trama bem feita por I. Asimov, assim criando as 3 leis das robótica supracitada que com elas os robôs passam ter limitações e entra em conflito se as leis não estiverem em harmonia.

Polly 14/06/2023

Quem conta um conto?
Cada conto melhor do que o anterior! Fui supreendida porque não sabia que essa livro era dessa forma, mas é extremamente divertido de ler. AMEI