O homem do Castelo Alto

O homem do Castelo Alto Philip K. Dick

Resenhas - O Homem do Castelo Alto

Romeu Felix 19/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "O Homem do Castelo Alto" é uma obra de ficção científica e romance alternativo escrita por Philip K. Dick. A história se passa em uma realidade alternativa na qual a Alemanha Nazista e o Império Japonês saíram vitoriosos da Segunda Guerra Mundial e dividiram o mundo em duas esferas de influência. Na América do Norte, a maior parte do território se tornou uma colônia japonesa, enquanto o restante é controlado pelos nazistas.

A trama principal do livro gira em torno de Juliana Frink, uma jovem americana que, após o assassinato de seu marido, passa a investigar uma obra literária intitulada "The Grasshopper Lies Heavy", que apresenta um mundo no qual as potências do Eixo perderam a guerra. A busca por respostas acerca dessa obra literária a leva a conhecer novos personagens e a questionar as verdades absolutas que o regime nazista impõe a todos os seus cidadãos.

Fazendo uso de elementos de realidades alternativas, o autor apresenta ao leitor uma reflexão sobre o poder do discurso e sobre como as narrativas podem ser usadas para manipular e controlar as massas.

Fichamento:

O livro "O Homem do Castelo Alto" é uma obra de ficção científica e romance alternativo escrita por Philip K. Dick. Publicado originalmente em 1962, o livro se passa em uma realidade alternativa na qual a Alemanha Nazista e o Império Japonês saíram vitoriosos da Segunda Guerra Mundial e dividiram o mundo em duas esferas de influência. Na América do Norte, a maior parte do território se tornou uma colônia japonesa, enquanto o restante é controlado pelos nazistas.

A história apresenta uma trama complexa, com diversos personagens e linhas narrativas que se entrelaçam. Uma das personagens principais é Juliana Frink, uma jovem americana que, após o assassinato de seu marido, passa a investigar uma obra literária intitulada "The Grasshopper Lies Heavy", que apresenta um mundo no qual as potências do Eixo perderam a guerra. A busca por respostas acerca dessa obra literária a leva a conhecer novos personagens e a questionar as verdades absolutas que o regime nazista impõe a todos os seus cidadãos.

O autor utiliza elementos de realidades alternativas para apresentar ao leitor uma reflexão sobre o poder do discurso e sobre como as narrativas podem ser usadas para manipular e controlar as massas. A obra também aborda temas como a liberdade individual, a censura e o controle do Estado sobre a vida dos cidadãos.

"O Homem do Castelo Alto" é uma obra densa e complexa, que exige atenção e dedicação do leitor para ser completamente compreendida.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Beatrice 13/02/2023

Meio triste ver aqui que a galera tá resumindo esse livro a uma bad trip de drogas. Não gostei muito do final, mas achei esse livro muito, muito bom, descrever uma realidade alternativa dessas no pequeno detalhe das coisas, como as pessoas colecionam arte e como elas entendem historicidade. Enfim, um livro muito bom pra pensa em questões de raça e orientalismo na realidade em que a Alemanha e o Japão NÃO ganharam a guerra
Agnaldo Alexandre 08/03/2023minha estante
O problema é que a editora insistem em expor que o PKD usava lisérgicos, que casou 5 vezes, tinha paranóias sociais, etc, etc. Isso já deixa o/a leitor/leitora com uma imagem de que, ele é confuso é sem sentido. Confesso, esse vou começar amanhã, mas já li muitos livros e contos só Dick para saber que ele escreve muito bem, mas não é ortodoxo e nem segue regras.

Alan Furiati 11/02/2023

K. Dick constrói suas histórias em cima dos personagens. O enredo são eles, ou ao menos ele sempre parte deles, de quem eles são para desenvolver tudo ao redor deles e não o contrário, como muitos autores fazem que é ter um enredo e aí ir povoando com personagens que com o tempo adquirem nuances. Aqui parece que as variações de temperamento, as necessidades do personagem é que constroem a narrativa. É sempre uma viagem sobre o EU do autor refletido nos personagens. Existem buracos no texto que dão a ele, talvez de forma involuntária, contornos, uma sensação de realidade ainda mais quando você conhece mais sobre a vida pessoal do autor.

Maria 08/02/2023

Duplo
O final deixou o meio bastante interessante, porém não deixa de ser um livro maçante de ler, com personagens onde você pouco se conecta com eles. Esperava mais sentimentalismo por imaginar um mundo tomado pelo nazismo e o preconceito, entretanto o foco se dá em questões políticas mesmo, com um toque de, obviamente, ficção científica, ao revelar a possível existência de mundo paralelos.

Mari 01/02/2023

O poder das drogas
O livro é um pouco confuso, com muitas divagações e reflexões que não adicionam muito ao enredo. Mesmo assim, fiquei interessada do início ao fim na história, mais para descobrir mais sobre os personagens (que são muito bem construídos) do que em relação à história.

O mundo criado é muito interessante, apesar de não ser tão bem aproveitado pelo autor (pelas divagações e falta de reviravoltas/acontecimentos marcantes). Acredito que seja o mundo fictício e a escrita agradável de ler que contribuiu para o seu sucesso.

A explicação ao final do livro sobre a biografia do autor salva muito, já que muitos pontos "decepcionantes" foram mais compreendidos -drogas estiveram envolvidas e isso explica muito.

Rinaldo 31/01/2023

O Homem do Castelo Alto
Uma distopia histórica pós segunda guerra, onde o autor brinca o que de fato é real, qual de fato é a realidade. Nem tudo que se acredita é absoluto. A relatividade é possível.

isigyu 29/01/2023

perdi meu tempo
uma chatice sem fim, é esquisito pensar que venceu o prêmio Hugo, quais foram os critérios? ? sem sentido, acompanha diversos personagens e nenhum tem papel relevante na história. simplesmente não vai a lugar algum e, em sua maioria, é complicado de entender por ter divagações demais. não abandonei porque queria saber se teria alguma explicação pra tudo aquilo, mas mesmo o final pareceu jogado de qualquer jeito. uma pena, porque o tema me interessava muito.
EmAlio.Freitas 10/02/2023minha estante
O livro foi escrito numa época que a 2a Guerra tinha terminado. É um material distópico onde a Alemanha ganhou. Procure ler novamente e entendo os símbolos e passos que o autor promove aos personagens

Cacau105 26/01/2023

confuso
não sei se eu que sou devagar, ou o livro é complicado mesmo, mas não consegui absorver muito bem a história. Pra mim foram vários "contos" jogados soltos, mas talvez lendo em um outro momento, entenda mais.

xyzadrian 26/01/2023

Meio meh...
O Phillip K Dick tinha uma diamba vencida, dois revendedores Romannel e um sonho. Tô com esse livro há meses no meu kindle pra ler porque eu queria conhecer mais da história que inspirou uma das minhas séries favoritas. A adaptação de The Man in the High Castle pra mim é uma joia da história contrafactual, um exercício de imaginação imenso e, talvez por conta dessa expansão colossal do universo do livro, eu tenha gostado mais de assistir a série do que a leitura.

CamisApplepie 26/01/2023

Foram apenas 3 estrelas, mas não é um livro ruim. É uma distopia muito louca e interessante, persistindo na leitura eu entrei na loucura do autor e dá pra refletir muito, o jeito como ele surge com "e se?" na história me deixou abismada, mano o cara enfiou uma distopia dentro de outra, é explodidor de cabeças. Apesar de ser uma ideia super legal, infelizmente a história não me prendeu, em muitos pontos eu senti que estava me arrastando para terminar, principalmente no início. Acho que no fim, não é um livro ruim, eu gostei no geral, mas acredito que vou gostar mais de outros livros do autor e estou disposta a dá-los uma chance.

Giovane 26/01/2023

O Homem do Castelo alto.
Philip K. Dick

Mescla entre :Distopia e ficção científica na qual um ( Mundo), o eixo vence a segunda Guerra: Alemanha, Itália e Japão.
O autor faz a " desconstrução" uma história paralela do passado,o autor reporta o atentado em 1933 que no "livro" é bem sucedido, quando o presidente Roosevelt é "morto" e daí em diante o autor trabalha as questões decorrentes, o que retira os Estados Unidos completamente de participar de uma guerra e ou apoiar a Inglaterra ou os aliados por exemplo.
Pearl Harbor por exemplo foi "muito bem sucedido e com isto o Japão domina o Oeste dos EUA.
A "nao" soberania dos EUA faz com que os Alemães vencem a guerra e a parte Leste fica sob domínio do mesmo.
Mas a história é toda passada na Zona neutra e no Japão.
Alguns personagens se destacam como por exemplo: Frank Frink que tenta esconder suas origens judaicas, Robert Childan dono de um antiquário que vende relíquias da história Norte americana, sr Tagomi ministro do comércio, Juliana Frink ex esposa de Frank Frink que se envolve com Joe Cinadella, caminhoneiro de persuasões fascistas que aparece de maneira misteriosa em sua vida, acontecimento esse que não se mostrará obra do acaso. Ambos entra em contato com o livro : " O Gafanhoto torna-se pesado", um livro proibido no território alemão e que não é bem visto no território japonês, entretanto não é proibido , escrito pelo "Homem do castelo alto " que diz que os aliados vencem a guerra o que nos apresenta uma outra possibilidade ( bem mais real), da forma que conhecemos. Dentro do próprio livro em que o autor sugere a guerra fria entre EUA e Inglaterra, uma distopia criada dentro de uma outra distopia.
Onde o mundo inteligível não é o real é apenas aparência.

Felibalex 19/01/2023

Viagem por uma distopia
O livro, apesar de muito bem escrito, não me pegou. Por ser uma obra de Dick e pelo buzz em relação à obra cinematográfica, eu esperava por algo que não consegui encontrar. A história acerta a apresentar uma personagem feminina forte, mas erra ao demorar a dar a evidência que ela precisava, ao focar nos personagens masculinos que não adicionavam à obra. A reviravolta no final é confusa e rápida, dando uma sensação de que se você piscar voce perde algo. De todo modo, é inegável todo o valor relacionado ao livro.

Laura 13/01/2023

Chatinho
Confesso que as últimas páginas nem li, mas marquei como lido pois faltavam pouquíssimas. O livro é interessante em algumas partes, porém ele te deixa muito confuso, pois vai alternando de história pra história, e eu já não sabia mais o que estava ocorrendo com cada pessoa e quem era quem, além de que não consegui me conectar com nenhum personagem. O final do livro é só encheção de linguiça, muito chato, não consegui concluir de tão tediante. Decepcionante