O homem do Castelo Alto

O homem do Castelo Alto Philip K. Dick

Resenhas - O Homem do Castelo Alto

Larissa V 31/03/2023

A premissa é muito boa, ambientado em um mundo onde a Alemanha nazista venceu a Segunda Guerra Mundial, mas a execução é um marasmo? Eu esperava um relato mais detalhado do caos que seria o mundo nessas condições, mas o livro só relatou os acontecimentos de um modo bem confuso, arrastado e tedioso.
Recomendo não.

Juan Bahia 29/03/2023

Não é uma Distopia mas é
Na mesma linha de 1984, admirável mundo novo entre outros, o livro traz um mundo onde eventos históricos terminaram de forma diferente.

Quando você lê algum dos livros citados acima você chega a sentir repulsa, estranheza e a dor dos personagens pela sua vida.

Em o homem do castelo alto isto não é totalmente verdade, o que é mais surpreendente no livro.

Ele traz a história e os personagens de forma branda, continua e calma. As vezes não parece tratar de algo diferente da realidade.

Pessoalmente a leitura de outros do gênero foi muito mais empolgante, divertida mas a história como um todo não deixa a desejar em nenhum ponto.

Danielle.Almeida 27/03/2023

Prometeu muito
E entregou quase nada. A premissa desse livro é incrível, como seria se a Alemanha nazista tivesse vencido a Guerra? Aqui vemos uma América dividida entre os estados do Pacífico, dominados pelo Japão e o Grande Reich da América, a nação nazista dominada pela Alemanha. Mas fora isso nada nos faz acreditar que isso aconteceu pois muito pouco é falado sobre as consequências da vitória do Eixo. Conhecemos alguns personagens que parecem ser importantes para a história mas em momento nenhum consegui me afeiçoar ou de fato me importar com eles, os acontecimentos não tinham nenhuma relevância pra mim como leitora e em alguns diálogos e divagações se tornava muito chato. Houve pouquíssimas cenas realmente empolgantes e o final ou eu sou muito burra ou ele simplesmente foi cuspido no livro. Tinha muita expectativa nesse livro por ser o meu primeiro do Philip K Dick, mad ficou muito aquém do que eu imaginava.

Tiago.Salles 22/03/2023

Esperava mais
O homem do castelo alto é um livro que conta o cotidiano de vários personagens, mostrando a realidade onde japão e nazistas tivessem ganhado a guerra, dividindo o USA em dois. O livro não tem a missão de explicar sobre os acontecimentos sócio políticos ou geográficos, é mais como uma novela com vários personagens e acontecimentos, com certos questionamentos, pensamentos raciais e intrigas.

shuhua 12/03/2023

"E era agradável ser carregado por outro ser humano. Ser puxado em vez de precisar puxar. E ocupar, mesmo que por um momento, uma posição mais elevada."
"Talvez, se soubermos que somos loucos, então não sejamos loucos. Ou estamos, finalmente, deixando de ser loucos."
"Não sabem o que fazem aos outros, desconhecem a destruição que causaram e estão causando."

Eu não entendi nada, ao mesmo tempo que é super confuso também é interessante, pensar num cenário onde o Eixo ganhou a segunda guerra mundial é assustador, mas parando pra pensar, é algo que há muitos anos atrás não estava tão distante assim, como seria?
Através de diversos personagens, o autor apresenta o mundo e como sua política e socioeconomia funcionam. Americanos são minorias, judeus precisam de identidades falsas e vivem uma vida inteira tentando não serem descobertos, e por aí vai.
Confesso que achei a escrita confusa, por muitas vezes o autor se perdia em detalhes que não tinha necessidade, além deu ter achado os personagens bem chatinhos. É uma leitura difícil, mas até que vale a pena.

Marcus Oliver 10/03/2023

Um ?e se?? bem instigante
A literatura sabe utilizar, como ninguém, a ideia de ?e se??, neste caso, há ?e se o Eixo ganhasse a Segunda Guerra Mundial??.
É nesta história que se acompanha uma realidade paralela.
Os EUA é dividido em dois grande estados, do Pacífico, controlado pelo Império japonês, e um por um estado fantoche, controlado pelo Reich nazista.
Os brancos norte-americanos são tratados como as minorias atuais, oprimida em diversos pontos e tolerados em certos círculos da sociedade japonesa.
O lado norte-americano do Reich não é apresentados, é mais citado por meio de notícias e opiniões dos personagens, sendo a mesma história para o resto do mapa geopolítico desse mundo ficcional. Essa estratégia serve para fugir do modelo básico de livros de fantasia e ficção-científica, ter um ou dois capítulos apenas descrevendo este mundo e seu funcionamento.
A trama principal em si não é o foco desta história, mas trazer uma realidade totalmente plausível com a mudança histórica de um evento e como isso poderia afetar diretamente a vida particular dos indivíduos e a relação entre as dias potências (Japão e Alemanha).

Pablito 07/03/2023

Uma leitura tranquila
Um livro agradável de ler, com um final foi bem "morno", quase não percebi que havia acabado. Lembrou um pouco o Admirável Mundo Novo, no sentido de que "nada" acontece, mas faz um bom serviço em apresentar o mundo. É como se fosse uma novela televisiva: via de regra, se estabelece o panorama geral do mundo, e vamos interagindo com pessoas de diversos núcleos sociais, pra entendermos na prática como a realidade funciona, mas não existe uma grande mudança no status do mundo. Existe um grande acontecimento sim, para gerar agitação nas pessoas, e faz isso bem, mas de modo geral o mundo continua como estabelecido.

Recomendo apenas que seja lido com regularidade: não pude ler diariamente, mas sempre com intervalos de 3 ou 5 dias, e devido à mudança de foco na narrativa as vezes demorava pra reconhecer alguns personagens que haviam sido citados anteriormente no livro.

Ju * 03/03/2023

É bom, mas eu esperava um enredo diferente
Como seria o mundo se a Alemanha nazist* tivesse ganhado a Segunda Guerra?

O mundo seria beeeem diferente, com certeza. E esse livro apresenta uma ideia de como poderia ter sido.

Confesso que eu esperava mais. Acjo que eu pensei que o livro falaria algo mais da geopolítica da época, como o mundo estaria dividido etc.

Mas ele foca em pessoas, até porque o autor pensou no período que escreveu, na década de 1960. Então, os leitores saberiam melhor como era o mundo naquela época.

Isso, de modo nenhum, diminui a qualidade do livro. São várias histórias, mas que nem sempre se entrelaçam.

Porém, em algum momento, o livro fictício O Gafanhoto Torna-se Pesado passa pelas histórias.

Esse livro conta uma realidade dentro dessa realidade: como seria o mundo se os nazist*s tivessem perdido a guerra.

Em resumo, é uma crítica ao mundo daquela época, mas muita coisa ainda se aplica ao nosso momento agora.

Vale a leitura, como uma distopia clássica.

"A tecnologia não é a medida de uma grande civilização."

Thiago Franci Souza 01/03/2023

Esperava mais
Sempre fiquei curioso em ler esse livro, depois de começar a assistir a série da Amazon fiquei mais instigado ainda, porque a série era muito morosa, porém o que descobri com a leitura é que a série apenas se baseou no livro e levou a história para uma direção muito mais interessante. O autor, ao meu ver, não conseguiu expressar o que aparentemente queria, incluiu algumas estórias desnecessárias e perdidas no texto, sem o desfecho de algumas delas. Finalizou a história rapidamente nas últimas páginas.
Katia Rodrigues 01/03/2023minha estante
O livro podia ser tão melhor. É uma pena q o autor não conseguiu explorar todo o potencial ?

Leticia 26/02/2023

Vei
A escrita me deixou confusa ate quase a metade, mas o livro em si me surpreendeu porque eu nao sabia onde ele iria chegar ou concluir.
Foi legal, mas um tanto cansativo pela escrita, ver os pontos se conectando
E sobre o final: MINHA GENTE???????

Isabela 23/02/2023

QUE LOUCURA! A premissa do livro é muito interessante, mas o livro é escrito de uma forma cansativa. Tem uma quantidade excessiva de detalhes e eu ficava perdida em meio às história dos personagens

luizfsricardo 21/02/2023

Sei nem o que dizer
O livro é um pouco confuso, o autor da umas viajadas mas existem algumas cenas interessantes. Poderia ser mais curto.

Mas o final deixou a desejar. Não recomendo. Só se você tiver muita curiosidade.

Ari 20/02/2023

Uma leitura um pouco difícil, tive que ler algumas partes de novo, mas tirando isso gostei bastante, achei bem interessante a ideia geral do livro.
Sinceramente, o final muito aberto não me satisfaz tanto, me deixou muitas perguntas, com certeza leria uma continuação do livro, mas o final aberto sempre tem seu charme.
Recomendo para todos, e agora pretendo ver a série!
OBS: o livro não é nada do que eu achei, me surpreendeu positivamente.

Romeu Felix 19/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "O Homem do Castelo Alto", escrito por Philip K. Dick e publicado originalmente em 1962, é uma obra de ficção científica que apresenta uma realidade alternativa na qual os Estados Unidos foram derrotados na Segunda Guerra Mundial e agora são ocupados por duas potências: os alemães e os japoneses.

A trama se passa no início da década de 1960 e segue a vida de diversas personagens que habitam essa nova realidade, como Juliana Frink, uma mulher que vive na parte ocidental dos EUA dominada pelos japoneses e que começa a questionar sua existência após assistir a uma apresentação de um show que se baseia em um livro chamado "The Grasshopper Lies Heavy", que descreve um mundo em que os Aliados venceram a guerra. Outra personagem central é Frank Frink, ex-marido de Juliana, um artista que se envolve com um grupo de rebeldes que produz falsificações.

A obra explora temas como a natureza da realidade, a percepção subjetiva e as implicações políticas e sociais da vitória do Eixo. Através de personagens complexas e bem desenvolvidas, Dick apresenta uma reflexão sobre as consequências de uma história alternativa e como isso afetaria a vida de indivíduos comuns.

Publicado pela editora Aleph em 2019, esta edição conta com tradução de Fábio Fernandes e inclui uma introdução do autor contemporâneo Neil Gaiman. "O Homem do Castelo Alto" é uma obra aclamada pela crítica e é considerada uma das mais importantes da carreira de Philip K. Dick, tendo inspirado a série de televisão homônima produzida pela Amazon.
Por: Romeu Felix Menin Junior.