Cinquenta Tons de Cinza

Cinquenta Tons de Cinza E.L. James

Resenhas - Cinquenta Tons de Cinza

Dani 18/03/2021

Muito barulho pra nada
Com certeza, muito barulho por nada. Achei bastante cansativa a leitura após alguns capítulos. Tudo se resume ao sexo. Então você nunca é surpreendido. Fica no clichê. Tenho os outros para ler e nem tenho vontade. ?

Guilherme Kunz 31/10/2012

Ahhh Cinquenta Tons de Cinza
Essa resenha pertence ao blog http://tematoa.blogspot.com.br

Haaaaa, Cinquenta Tons de Cinza... O Boom da literatura depois de Crepúsculo. Tão esperado, tão falado, tão bem vendido e tão fraco...... Cinquenta tons de Sacanagem, ops, cinza.

Você já leu Crepúsculo? Gostou? Então esse pode ser um livro para você, se for maior de 18 anos claro. Mas com vários poréns. Em Cinquenta Tons de Cinza, você irá conhecer Cristian Edward Gray, Anastásia Bella Steele e José Jacob Rodriguez. Ainda você encontra a melhor amiga de Ana, que pode ser considerada uma Alice e a mãe de Ana que pode ser considerado o pai de Bella.

Tudo começa quando a desengonçada Ana vai entrevistar Cristian Grey, lindo, rico e bem-sucedido, dono da Gray Participações e Empreendimentos. No andamento da entrevista, Ana se sente intimidada por Gray, o achando convencido e mandão, mas não consegue tirar os olhos do bonitão. Os acontecimentos em seguida são totalmente previsíveis, o que torna o livro massante e igual a vários outros, principalmente Crepúsculo. Cristian se interessa subitamente por Ana e vai atrás dela, ela tenta evitá-lo, ele avisa que é perigoso para ela, mas continua correndo atrás da desengonçada. Ana se vê cada vez mais gostando de Cristian, então os dois acabam juntos. Mas o que Ana não sabe é que o Sr. Gray é um dominador e está atrás de uma submissa e lhe propõe um contrato em que ele se torna praticamente o dono de Ana. Enfim, de resto só lendo o livro, pois não quero soltar spoiler.

Quem leu o livro pode perceber que minha Deusa interior está pulando com um fio-dental e quase tendo um orgasmo só de escrever isso, ruborizo ao pensar no assunto. (aksdokadoakdoakdoasodo). É esse o resumo mais resumido que poderia dar a vocês. Nunca vi uma pessoa ficar tão envergonhada, ou como diz Ana, ruborizada quanto a protagonista do livro. E meu Deus, o que é essa bendita Deusa Interior de Ana, senão para nos fazer rir e ao mesmo tempo querer chorar. Ana tem, vamos dizer, uma pessoa na cabeça dela que chama por Deusa Interior, que seria o lado promíscuo de Ana. Ela aparece em cada situação e fala coisas ridículas, que eu tive que rir muitooooo... Nunca vi, pelo menos não acho que tenha presenciado, alguma mulher que tem orgasmo de minuto em minuto. Ana era virgem quando foi para a cama com Cristian, e o mesmo não sabia. Mas ele é tão bom meu Deus, que Ana ''goza'' até em sonho. Fico imaginando se isso pode ser legítimo. Mulheres me digam por favor pois quero muito te conhecer.

Saído de uma fan-fic de Crepúsculo, o livro eu achei realmente uma cópia descarada de sua série originária, na qual o sobrenatural (vampiros e lobisomens) é substituído por erotismo (gravatas, algemas, chicotes e o quarto vermelho da dor). E o livro todo é feito somente disso, sexo descarado e a protagonista sempre lamentando e em dúvida se deve ser submissa do Sr. Bonitão de olhos Cinas Penetrantes. Penetrantes... hum... isso diz muito sobre o livro.

Mas finalizando, um livro sem história, com personagens chatos, sexo o tempo todo e que não me convenceu. Já viram romances de banca? São melhores. Minha nota vai para o contexto de avaliação do livro como um todo. Se você quer ler visando o erotismo, esse é seu livro (não que tenha coisas mirabolantes que algum casal com intimidade não tenha feito), mas se pensa que além disso vai ter uma boa história por trás, não se engane. Admiro o livro por ter aberto a porta necessária para que outras obras do tipo sejam publicados, mas não é por isso que merece uma nota maior. Sei que mesmo com essa nota, a curiosidade pode se tornar até maior, então quem nunca leu esse tipo de livro, vai entrar em um novo mundo da leitura, mas para quem procura algo mais encorpado, corra fora desta obra.

Resumindo... Cristian Gray, Ana Steele, Sexo, Sexo, Deusa Interior, Ruborizei, Sexo, Sexo, Não me Toque, Sexo Sexo, Compromisso, sexo, sexo, apanhar, Adeus.

Consideração Final:

Narrado em primeira pessoa, no caso, Ana. A capa é muito linda e a diagramação feita pela Intrínseca foi muito bem feita. Achei que alguns trechos da tradução ficaram esquisitos, mas não atrapalham a leitura. Só espero realmente que a continuação seja um pouco melhor, pois os leitores merecem depois de um desastroso começo. Só espero que não entre o José Jacob na parada, e Ana fique com ele. Aí já vai ser demais.
Há, já ia me esquecendo. Pelo jeito quem vai interpretar Cristian Gay, ops Gray, nas telonas vai ser Ian Somerhalder, o Damon de Diários do Vampiro. E Ana provavelmente será Emma Watson, isso mesmo gente, a nossa querida Hermione. Tomara que tudo corra bem.

Guilherme Amin 16/05/2023

Que grande porcaria
Medíocre em absoluto. Mas, agora que muitos leitores mais qualificados já escreveram boas resenhas demonstrando de forma lógica e coerente por que este romance é uma porcaria, sinto-me confortável para vir deixar minha estrelinha (1/5) e apenas ridicularizá-lo, sem argumentos.
Por último, desejo paciência e tolerância aos que ainda vão ler.
Flávia Menezes 16/05/2023minha estante
Melhor resenha não há! ???

Guilherme Amin 16/05/2023minha estante
Kkkk obrigado, querida

Sabrina 29/09/2022

Tezão da desgraça
Esse livro proporciona belas dedadas. Por vezes a história fica inverossímil, até forçada, mas nada que abale a graça geral que é o objetivo hehehehehe não há um apego aos personagens. A gente só fica torcendo pra se encontrarem logo pra rolar os paranauê gostoso. Dou nota 8 de agradecimento à volúpia.

Isinha3 21/08/2022

O filme é muito diferente do livro, e eu até gostei do livro... Só que eu não gostei dos personagens nesse livro (assim como no 1°filme), a trama do livro é bem básica e até mesmo chatinha, espero que o segundo livro seja melhor.

natiibonatto 04/02/2023

A história em si é bem tóxica, os personagens não tem desenvolvimento e por já ter visto os filmes, o final não foi surpreendente, mas de qualquer forma não teve nenhum plot durante o livro, porém consegui ler muito rápido.

Helô 12/10/2023

Vê se cresce Ana ?
Li início do ano e esqueci da resenha dele kkkk cara, não aguento a Anastácia corando toda hora, meu Deusss! Vocês já sabem do que se trata, não vou me alongar. Posso dizer que o filme foi bem fiel em partes, mas é aquela velha história, livro é sempre melhor. Não existe contrato de relacionamento, nem toda aquela patifaria do filme, livro foi bem mais sucinto na questão "Quero você e você vai ser minha", livro ganha! :)

Flavia Souza 13/09/2012

Cinquenta Tons de Cinza - E L James
A Srta. Steele tem 21 anos é virgem, e esta se formando em literatura, enquanto o Sr. Grey é uma espécie de Tony Stark – gênio, bilionário, playboy e filantropo (li isso numa resenha e achei sensacional, pena eu não lembrar quem escreveu para creditar devidamente), além de ser misterioso e experiente, o tipo de personagem que nos instiga a continuar lendo para saber o que motiva suas atitudes.
O livro é narrado em primeira pessoa pela Ana Steele e conta a historia dela e de Christian Grey. Os dois se conhecem quando Ana entrevista Grey para o jornal da faculdade, onde sua amiga Kate é editora. Ocorre que Kate ficou doente e depois de tanto sacrifício para conseguir essa ‘reunião’ ela não podia simplesmente não ir. A entrevista é interessante (e é uma das cenas que eu mais gosto neste primeiro livro), você ri em quase todos os momentos (eu senti vergonha alheia da Ana em tipo... 50% da entrevista?). Pra começar ela cai ao entrar na sala, não conhece bem o entrevistado e as perguntas que Kate escreveu para ela vão de chatas/comuns até as pessoais/constrangedoras (“o senhor é gay?”).
Evidentemente o Sr. Grey se interessa por Ana, mas como nada é perfeito, o bilionário é adepto ao BDSM (Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo) e quer que a Srta. Steele seja sua submissa sexual (sim você leu certo!) não desejando qualquer outro tipo de envolvimento com a jovem. Ana se assusta (só a ela?) com esse estilo de vida e fica indecisa entre ficar e se submeter às vontades do Sr. Grey, ou fugir para as montanhas. Alias só fazendo uma pequena observação, o que era aquele contrato determinando até as horas de sono ou o que ela comeria?
Eu concordo que o Christian é um maníaco por poder, que sufoca a menina e fica em cima marcando território a todo segundo, isso além de ser um tanto sádico. Enquanto a Ana é romântica, chata, mimizenta (sério, é muito mimimi pra uma pessoa só), mas ainda assim corajosa (ela quer experimentar o mundo dele e vai com tudo). È evidente que ele ama ela, e da vontade de gritar isso pra ela toda hora, ele dorme com ela, apresenta ela pra família, leva ela pra andar de helicóptero e planador, tenta proteger ela de tudo (ok aqui ele exagera um pouco), enfim, ele quebra todas as suas preciosas regras quando esta com ela e com isso acaba perdendo um pouco seu poder, só que ela não percebe e continua com o mimimi.
Uma coisa que me incomodou no livro foi o final (eu sei que não é o fim da historia, mas sei lá), acho meio estranho todo o drama feito em cima de algo que ela pediu, quando você pede alguma coisa você tem que ter noção da onde ta se metendo, mas enfim...
O livro é mesmo um pouco clichê e a historia não se desenvolve muito. Mas vamos concordar com uma coisa, mesmo sendo clichê a autora conseguiu abordar o tema de uma maneira diferente, e se a historia não se desenvolve é porque ela fará isso nos próximos livros (eu espero!). A favor da historia podemos citar o fato dela pegar uma história simples, comum e muito, muito antiga – a da garota certinha e virgem que se apaixona pelo cara experiente e misterioso – e transformar em um grande best-seller.
Por fim, não vou julgar a escrita da Sra. James ou o aprofundamento de seus personagens, e não o farei por duas razões. Primeiro porque eu faço economia e não literatura ou português, sendo assim não tenho conhecimento para julgar e mesmo que o tivesse não faria afinal quando eu comprei o livro eu não esperava por um clássico. Segundo porque sinceramente quem espera aprofundamento e escrita digna de um clássico, de um livro que tem como objetivo ser somente um divertimento? Acho besteira ficar pensando neste tipo de coisa.
O livro vai ser adaptado para o cinema e vários atores estão sendo cotados para os papeis da Anastasia Steele e do Christian Grey, entre eles Emma Watson, Alexis Bledel, Matt Bommer, Ian Somerhalder, e mesmo o Ryan Gosling. Tenho uma idéia de quem eu gostaria mais sei lá não consigo me decidir em definitivo. E com certeza vou assistir ao filme, embora não ache que uma adaptação para a telona vá ser de longe o que é o livro, pois a historia é realmente muito explicita e acho difícil eles conseguirem contar toda a história amenizando as relações que os protagonistas mantêm (afinal não dá pra passar o filme inteiro mostrando sexo sem ser um filme adulto), contudo devo confessar que seria uma boa oportunidade para mostrar mais como funciona a cabeça do Christian.

Gostei de Fifty Shades e recomendo!

P.S.: Se tivesse de definir uma 'música tema' para o livro, eu escolheria 'No Light, No Light' de Florence and The Machine. Simplesmente perfeita para a história.
Renata 10/09/2012minha estante
Sobre a descrição de Tony Stark, é só a reprodução de uma fala do próprio personagem em 'Os Vingadores'. Ele é genuinamente modesto, se é que você me entende...Hihihihi

Flavia Souza 10/09/2012minha estante
Então Renata, eu sei que é uma fala do filme, mas eu queria lembrar quem foi a pessoa que fez essa comparação, porque eu achei sensacional... Mas não consigo lembrar escreveu a resenha!

Alias acho os dois Grey e Stark igualmente modesto! #ornot hehehe

Marinheira0 29/09/2022

final do livro e a inocente da Ana chorando igual uma condenada (e realmente foi kk). já tinha asistido ao filme e resolvi fazer a leitura - são idênticos. não é um dos melhores romances, mas é um bom hot, então, 3 estrelas é minha avaliação :)

Marcia Lopes 19/09/2012

Hum... fodástica a capa rs
Christian Grey é o homem que toda mulher queria que a olhasse, atraente de todas as formas. Jovem, rico, lindo, simpático, realmente encantador. Anastasia Steele não podia imaginar que ele se interessaria por ela, não que se achasse feia, mas nunca se achou uma beldade, ela sempre se comparava à sua melhor amiga Kate com qual dividia um apartamento. Mas sim aquele homem cobiçado por muitas mulheres , estava interessado nela! Mas diferente de contos de fada, ele não era um príncipe , era atormentado pelos fantasmas da infância e com certeza sua personalidade controladora vinha de traumas causados nessa época.
A história deles se desenrola num clima de tensão sexual irresistível , os dois não conseguiam se controlar e daí surge uma série de primeira vezes, para Ana seria a primeira transa, para Grey quebra de regras e mesmo antes que Ana assinasse aquele enorme contrato, onde ela daria total poder a ele sobre ela com total obediência o submisso aceita ser amordaçado, mordido, surrado e o que mais o dominador quisesse , Ana ainda não tinha certeza se ela conseguiria ,e ele se viu fazendo coisas que nunca tinha feito com outras mulheres, coisinhas simples como dormir com elas.Para Grey Ana era diferente e para sua incredulidade com ela ele queria mais que apenas uma submissa, porém o controlador sr Grey não conseguia dominar seu desejo de controlar.
Christian Grey fora iniciado à pratica de BSDM "Bondage,Disciplina,Dominação,Submissão, Sadismo e Masoquismo aos 15 anos por uma mulher mais velha e a narrativa deixa entrever que há muito por trás dessa história e da história de sua família biológica, Grey nunca namorou , sempre teve submissas e depois que conheceu Ana sua vida virou uma bagunça.
Ana a principio temerosa com medo da dor,mas muito excitada com as sensações extremamente prazerosa que a relação lhe causava se entrega por um tempo, porém emocionalmente se sente um caco e por fim numa situação humilhante para ela e reconfortante pra Grey , ela percebe que está apaixonada demais pra continuar...
Bom se você é uma pessoa sensível, não vai gostar do linguajar desse livro, que é de baixo calão, de erótico , em meu ponto de vista não tem nada, é pura pornografia mesmo. a narrativa é cansativa , com muitas cenas repetitivas , eu particularmente já estava cansada de ouvir ela falar de sua deusa interior , os olhos cinzentos dele e a frase de "não morda os lábios Ana."
Na adolescência fui leitora compulsiva de romance de banca, e digo que alguns são mil vezes melhores que Cinquenta Tons, inclusive nas cenas hot. Mas sim, concordo que você lê esse livro por querer saber , o que teria acontecido ao Grey pra ele ser assim e não nego que o livro me divertiu , tem diálogos e brincadeiras espirituosas entre os dois , adorei , os e-mails que eles trocam, bom pra ser sincera são as únicas vezes que eles conseguem manter uma conversa.
Enfim eu achei que mesmo a narrativa sendo realista do ato sexual e ser o diferencial do livro, foi feito muito barulho,o que serviu à intenção do comércio editorial , foi record de vendas. Mas se você é fã de romances clássicos não crie nenhuma expectativas sobre esse livro e tenha a mente aberta. Eu diria que esse é um livro que não faz falta, mas não ilegível.
Pra quem gosta de capas, a capa é linda, título em relevo e textura macia parecendo borracha, muito gostoso de tocar e com ótima diagramação e a cor do papel impresso amarelado, bom pra quem tem um probleminha pra enxergar, pois o papel branquinho incomoda muito.

Bom pessoal é isso, Bjs!

Fabiana.Vieira 10/07/2021

O meu problema foi ter assistido o filme antes.
Bom, oque falar desse livro? Sinceramente, a escrita é boa, a dinâmica entre os personagens é incrível. Mas, tem um problema aí. Como já assisti o filme, talvez, tivesse perdido um pouco a graça..... não sei. Lembro-me que amei muito o filme, mas, esse livro é muito pesado. Muito cheio de gatilhos, gosto muito do Christian no filme, e no livro ele me abalou um pouco....
AraAjo 10/07/2021minha estante
Quando eu li eu tive a impressão de que a narrativa pesa demais nos problemas de personalidade e emoção do Grey como se o lado erótico do livro precisasse dessa justificativa. Quando na real a leitura poderia ser muito mais leve e prazerosa já que uma pessoa não precisa de um passado sombrio pra gostar de dominação sexual.

Fabiana.Vieira 10/07/2021minha estante
Sim, talvez seja por isso que o filme é melhor

Vic 05/08/2012

Ah! Por favor! Onde está o romantismo? Sr. Grey precisa de ajuda profissional!
O livro tem uma escrita agradável e flui muito bem. Li em apenas 2 dias porque queria saber mais sobre os aspectos psicológicos do Sr. Grey e até que ponto Anastácia iria chegar neste jogo! Tem partes muito bem escritas, outras cômicas, chocantes, e alguns diálogos bem sem graça. Os emails trocados entre eles formam muito divertidos. Na verdade, cinquenta tons de cinza não deveria ser considero um ROMANCE e não concordo que Grey seja maravilhoso (como muitas mulheres estão afirmando por aí). Muito pelo contrário. Esta estória poderia ser considerada um drama: o homem, muito perturbado (por acontecimentos da adolescência que se trata CLARAMENTE de um abuso sexual e merece um tratamento psicológico e/ou psiquiátrico), envolve a mulher (Ana) em um relacionamento ABUSIVO. Não é nada romântico ser controlada desta maneira. Decidir o que vestir? Comer? Como se comportar? Não se trata apenas de um jogo sexual entre quatro paredes (que esporadicamente pode até ser divertido - apimentar um pouco as coisas), Não, trata-se de um modo de vida, de uma total submissão definida por CONTRATO e sujeito a PUNIÇÕES. Será que as pessoas enlouqueceram? Perderam a noção do que é romance? Me preocupa o fato de algumas mulheres consideram isso legal, bonito, romântico, etc. Na realidade é HORRÍVEL e ERRADO. Garanto que muitas mulheres passaram por relacionamentos assim, do qual não conseguiram sair tão fácil e que acabam deixando sequelas emocionais muito sérias. Isto é para estimular as mulheres a aceitarem este tipo de relacionamento? Para iludi-las com a ideia de que um homem tão perturbado pode MUDAR apenas pela força do amor? Pura ILUSÃO! Ninguém muda outro ser humano tão fácil. O Sr. Grey precisa de ajuda profissional, isso sim. REPITO: Não digo que a liberdade sexual não seja saudável, na verdade é isso que todos querem, não é? Mas qual é o limite? Apenas entre quatro paredes, né? E em todos os momentos de sexo? Ah! Por favor! Assim ninguém SÃO (e enfatizo aqui esta palavra) aguenta! Acredito que a autora deveria ter enfocado mais os traumas e os problemas psicológicos do Sr. Grey e o relacionamento abusivo dele com Anastácia (e de uma forma diferente!). O livro seria muito mais interessante. Mostraria o lado obscuro do ser humano, que cada um esconde dentro de si e que só passamos a conhecer quando olhamos BEM de PERTO. Em resumo: A autora deveria alertar para o PERIGO e não incentivar as mulheres a aceitarem o inaceitável.
Vic 09/08/2012minha estante
Fico contente em saber que a estória será melhor explorada. Na verdade é um assunto muito interessante que deveria mesmo ser melhor trabalhado. Talvez eu também seja muito feminista e não sabia (às vezes me considero quase do século XIX!). É... você tem razão, o livro rende muitas gargalhadas mesmo, principalmente com a deusa interior da Anastácia. Ao mesmo tempo me deixa P... da vida com a ideia de uma mulher se sujeitar a isso. Não me refiro ao SM (entre quatro paredes), mas a TUDO aquilo (a perseguição, as palmadas, o medo constante de apanhar...) É demais! Vou seguir seu conselho. Lerei os outros livros. Só espero que as mulheres não sejam influenciadas negativamente pelos livros (como já estou vendo algumas por aí). Abraços.

Nandini 21/03/2021

Leve e engraçado, por incrível que pareça
Vou começar dizendo que não é tão pesado quanto eu esperava. Talvez eu já esperasse algumas coisas porquê já assisti todos os filmes, mas não sei.

A leitura é leve, a escrita não é tão elaborada como pensei que fosse, e, sinceramente, na maioria das vezes parece um livro de adolescentes (tirando os problemas e punições de Christian Grey).

O que me surpreendeu foi que o livro pode ser engraçado, não do tipo ?piadas?, mas, por incrível que pareça, Christian Grey é espirituoso (e estranho) na melhor combinação possível.

Acredito que a melhor forma de ler o livro seja como um espectador da história deles, sem julgar o tipo de relação que existe entre Grey e Ana, uma vez que ela é bem incomum e tem momentos pesados.

No geral, gostei bastante do livro, e já comprei todos para continuar lendo. Talvez não tenha sido tão envolvente porquê já assisti o filme, mas, mesmo assim, ficava curiosa para saber COMO tudo ia se desenrolar no livro.

Cfellix97 24/07/2022

É razoável
É uma história razoável, mas acredito que a fama que teve ajudou para atiçar a curiosidade para leitores mas não é tudo isso