Refúgio Harlan Coben

Resenhas - Refúgio

Claumdd 19/09/2021

Passado e presente se misturam.
Uma trama cheia de misterios intrigantes, adolescentes curiosos e uma historia q teve início na segunda guerra mundial mas que perpetua até os dias de hoje.

Bicalho 12/09/2021

Nada demais
Livro bom pra passar o tempo,um mistério até interessante,porém muito do tipo clichê adolescente e não empolga muito,mas tem momentos divertidos até.

jzschereave 31/08/2021

SIMPLESMENTE AMEI
Comecei o livro sem pretensão nenhuma, já que fui 'obrigada' a ler.
Peguei emprestado a triologia, meio sem querer, comecei a ler. Nunca tinha lido nada do autor, e por isso, achei que seria legal,até mesmo pra conhecer a escrita.
EU TERMINEI APAIXONADA
Queroler os outros dele.
Talvez eu tenha gostado muito pois tem coisas de segunda guerra e tudo mais.
eu amei demais.

Flavex 14/08/2021

Outro livro extremamente envolvente do Harlan Coben, impossível parar de ler. Foi muito interessante ler do ponto de vista do Mickey e ele me lembrou o Myron em alguns pontos, os dois tem um jeito meio cômico. Os novos personagens são bem interessantes e de certeza maneira me lembrou do trio Myron, Esperanza e Win, que eu até gostaria de ter visto mais. Em todo é bem envolvente a trama, e é difícil não se sentir tão perdido quando o Myckey tentando juntar todos os pontos de todos os eventos que está ocorrendo. Mas como sempre Harlan interligou tudo de uma forma excepcional, óbvio que ele não respondeu todas questões do livro, de forma que é necessário ler a continuação, que é o que pretendo fazer o mais rápido possível.

Hiago73 28/07/2021

Trilogia Mickey Bolitar

Decidi resumir minhas impressões dos três livros como um todo, pois não são livros independentes, ao contrário do que vejo muita gente falar. É muito importante ler Refúgio, Uma Questão de Segundos e a Toda Prova, respectivamente nessa ordem, pois por mais que cada livro traga um mistério, há uma trama paralela muito importante a ser explorada. NÃO TEM SPOILERS NESSA RESENHA, APENAS IMPRESSÕES DE CADA LIVRO NO GERAL!

Pelo começo e com calma. Mickey é um adolescente como qualquer outro. Com exceção que ele tranquilamente poderia protagonizar Meninas Malvadas, pois tal como Cady, seus pais passaram boa parte de sua infância e pré-adolescência fora de seu país de origem, voltando agora quando ele se tornou um adolescente para que ele possa firmar raízes em sua terra natal.

Mas o clichê adolescente passa longe dessa trama quando Mickey se vê obrigado a ir morar com seu tio Myron (ok, essa similaridade com qualquer Fanfic adolescente é pura coincidência). A questão é que assim como seu tio, Mickey tem um sentido aguçado pra confusão e um talento nato para desvendar mistérios, e além de ter dilemas adolescentes como qualquer outro, ele precisará investigar o sumiço de um ente querido por conta própria quando uma senhora revelar algo que até então ele havia dado como certo.

O primeiro livro é introdutório, mas a trama sabe utilizar o tanto de páginas disponíveis. Na primeira linha a situação conflito fica evidente, e mais a frente, entendemos como a cabeça de Mickey funciona. Ele é chatinho, mas dou um desconto por ser adolescente. Fica evidente a dificuldade em se relacionar com os outros, tantos os colegas de escola quanto Myron. Com uma trama paralela, o rumo da história é bem satisfatório. Há um gancho para o próximo livro, mas boa parte das questões são resolvidas. Eu particularmente entendo o autor, mas como costumo dizer, não são todos que tem pretensão de ler uma saga ou uma trilogia inteira. Acredito que mistérios paralelos seriam melhor aproveitados a partir do segundo livro. Você já está envolvido com os personagens e já conhece o ambiente ou a mitologia daquele universo. Sem mais, Refúgio é um livro mediano, os personagens secundários são extremamente mais apaixonantes que o Mickey, mas a narrativa nos instiga a querer mais.

Uma Questão de Segundos é o ápice da trilogia e o livro melhor trabalhado. Como já conhecemos os personagens e não existe a necessidade de um desfecho para o plot principal, fica bem mais instigante de ler e a história pode se aprofundar em algumas questões. Novamente temos a mesma fórmula: Mickey se depara com um mistério enquanto a trama principal da trilogia acontece simultaneamente. Mas aqui, diferente de Refúgio, a investigação é muito mais ágil e mesmo a trama do livro com a trama da trilogia não se complementando como ocorre no primeiro, conseguimos nos conectar mais com todos os personagens. O final é satisfatório, e o gancho final para o clímax é deixado em evidência. Boa, Harlan!

No terceiro e último livro, temos a esperada conclusão do grande mistério que permeia todos os três livros. Entretanto, com muito pesar eu digo que Harlan errou a mão em feio aqui. Acredito que duzentas e poucas páginas é muito pouco pro tanto de coisa que acontece aqui. Temos a trama principal mais duas subtramas mais as consequências do segundo livro em evidência aqui. É MUITA COISA! Entretanto, mesmo a trilogia se passando em pouco tempo (questão de poucas semanas), o Mickey evolui muito aqui, mas muito mesmo. Ele entende o peso de suas ações e pela primeira vez ele passa a confiar mais em quem está do lado dele. Mas é tudo muito rápido, e as vezes até conveniente. Mas o desfecho final do principal plot é surpreendente e muito bem trabalhado. Infelizmente muita coisa ficou pendente, principalmente o rumo de alguns personagens e as relações deles com o Mickey.

A trilogia Mickey Bolitar é mediana. O livro de transição é o melhor, sem sombra de dúvidas. Os personagens sustentam a história, e por mais que eu adore o Myron Bolitar, ele fica bem apagadinho por aqui.

TUDO O QUE EU PEÇO É MAIS UM LIVRO, HARLAN!

site: @flop.literario

Thayane Andrade 16/06/2021

Primeiro livro da trilogia do Mickey Bolitar e já gostei bastante, achei a leitura leve e bem fluida. A história me deixou muito intrigada, no final já não conseguia parar de ler. Recomendo muito a leitura!

Marques60 13/06/2021

Razoável
Não é ruim, mas eu esperava mais. Talvez porque já estava acostumada com a dinâmica dos outros livros. Mesmo assim, ainda vou ler os próximos.

Tay 08/06/2021

Refúgio é perfeito para aquele leitor que está com uma ressaca literária daquelas ou que está querendo se aventurar um pouco. O mistério por trás do drama é a amizade que corre pelo livro é simplesmente maravilhoso. Harlan Coben é um dos melhores autores que existem.

Marcos.Rodrigues 24/05/2021

Refúgio
Mickey Bolitar é um jovem que perdeu pessoas importantes em sua vida ?

Depois que seu pai morreu e sua mãe foi internada, Mickey foi morar com seu tio (na qual não gosta muito). O rapaz logo se vê na obrigação de colocar sua vida nos trilhos e seguir em frente ?????? Tudo parece estar indo bem e seguindo no trilho, Mickey arruma uma namorada (Ashley), faz amigos na escola e começa a se adaptar a nova rotina, quando misteriosamente sua namorada desaparece ?

Determinado a não abrir mão de alguém VIVO que ele realmente ama, ele conta com ajuda de seus dois amigos Ema e Colherada (pág. 24 explica o porquê ?) para procurar sua namorada.

E detalhe ?
Uma velha que mora perto de Mickey, na qual é conhecida carinhosamente por Dona Morcega, o vê certo dia e diz: - Seu pai não morreu. Ele está vivo.

E também desaparece ??? Loucão né?
Esse e outros mistérios e aventuras está nesse livro que é MARA ?, cheio de ação, suspense e adrenalina juvenil ?.

Além de você ficar curioso para saber o que vai acontecer no próximo capítulo, o autor te leva para um caminho e depois vira do avesso ?

Não tem como não gostar de "O refúgio" (lembro-me que na época em que li esse livro, contraí uma bela de uma virose, na qual me tirou o sono nas altas madrugadas, e por isso, eu lia capítulo pós capítulo ancioso pro final ????). Na minha estante esse livro fica classificado com ?????. Por prender o leitor sem ser aquela leitura forçada e por ter personagens que me fizeram rir nos momentos de apreensividade.

Matheus 24/05/2021

Início
Aqui começa a saga de Mickey Bolitar.
A volta a cidade natal de seu pai, o contato problemático e defensivo com seu tio Myron.
Novas paixões e novas amizades.
Please. Comecem!!

Rinaldo 10/02/2021

Refúgio
Mickey Bolitar passa a descobrir uma rede de escravização de jovens para prostituição...e seu pai estará morto? Uma ótima história Harlan Corben.

Areboucas 20/01/2021

Versão Myron adolescente
Mickey é Myron adolescente. Adorei a leitura leve. O final fica um gostinho de quero mais! Sinto falta de Myron atuando junto com o sobrinho.

Mi Rubin 11/01/2021

Amo a escrita do Harlan, sua sacada de sarcasmo, sua narrativa fluída. Os personagens cheios de personalidades e vontades.

Mas algo nessa trilogia me incomodou.
Ficou tudo muito forçado.
Acho que ele quis trazer a vibe do Myron para o sobrinho, a mesma ambientação e eu senti que o personagem seria até o mesmo.

Pra quem não leu nada sobre Myron, pode não ter a mesma sensação.

Mas senti como se fosse uma versão jovem do Myron, apenas. Não um personagem novo, Mickey.

Não chega a ser ruim por isso. Apenas um pouco repetitivo. Harlan sempre vale a pena :)