Refúgio Harlan Coben

Resenhas - Refúgio

Desi Gusson 09/09/2012

'Supermistério' x 'Superego'
Pra começo de conversa, eu não sabia que Refugio poderia ser tomado como continuação da série do Myron Bolitar. O que eu sabia é que o protagonista, Mickey, já havia aparecido em Alta Tensão, mas acreditei que essa seria uma nova série e que portanto não teria problemas em começar a ler por esse.

De qualquer forma há sim pequenos spoilers dos livros anteriores, porém não encontrei nenhum buraco nas informações nem dificuldade em captar a estória. Acho que vai de cada leitor escolher se topa ler Refúgio antes da série do Myron.

Tudo nesse livro se traduz em mistério.
Seja ele grande ou pequeno, com respostas boas, ruins ou nenhuma, cada canto de Refúgio tem um enigma a ser desvendado e o moleq digo, Mickey, está mais que disposto a isso!

Ok, Mickey foi um ponto baixo da estória para mim. Como qualquer adolescente ele tem uma mente inquieta, mas como estamos dentro da cabeça dele a narrativa inteira, as divagações ficam cansativas. Sério, entendo que o garoto é um investigador nato, mas a lenga lenga sarcástica me fez desejar uma narrativa em 3ª pessoa.

Ainda falando do Mickey e de como ele poderia ser um mocinho melhor: o menino é grande, alto pra caramba e tem um ego duas vezes maior que ele. Sempre que tem uma chance, começa a discorrer sobre suas qualidades, habilidades e companhia com uma falta modéstia. Tipo: não que eu esteja me gabando, mas sou phoda, sabe? Só estou dizendo
Se isso já é irritante no nosso cotidiano, imagine no nosso protagonista!

MAS, pelo menos, os personagens coadjuvantes são um verdadeiro backup team! Não só no enredo, Ema e Colherada salvam o livro do Mickey e deixam tudo mais leve e divertido com suas tiradas sarcásticas ou muito inocentes. Sua vontade de solucionar os mistérios, principalmente a coragem de se envolver neles, me fez admirar essa dupla. Sério, as coisas que Mickey tem de enfrentar são no mínimo muito perigosas e até meio sinistras.

Enfim, é difícil achar amigos que topem invadir a casa de uma velha medonha no meio da noite. Ema e Colherada merecem todo o crédito por na verdade se candidatarem a fazer isso!

Tive certa dificuldade em engrenar a leitura de Refúgio por ser um gênero a que não me dedico muito. Acho válido sairmos da nossa zona de conforto, seja ela qual for, sempre que possível. Essa zona pode dizer muito sobre a personalidade de uma pessoa, mas viver só nela nos deixa preguiçosos e meio inúteis, intelectualmente falando.

Bem, essa é a opinião de alguém que acredita na expansão da mente como forma de evolução, se você não concorda, tudo bem. Só se lembre disso quando estiver entediado de fazer as mesmas coisas de novo e de novo e de novo

Refúgio é um livro gostoso de ler, bom para passar o tempo e pensar um pouco. É impossível não ficar nem um pouco curioso com o final e com o que vem depois, em Seconds Away. Muitos ganchos e perguntas sem respostas ficam esperando o próximo livro, mas, ao contrário de muita gente, não achei isso frustrante. Pelo contrário, só serviu para me deixar ainda mais curiosa!

Recomendo Refúgio para fãs do Harlan que gostam de uma pegada mais Young Adult e para fãs de Young Adult que estejam atrás de uma coisa diferente e de qualidade!

Para essa e outras resenhas na íntegra, acesse:
www.desigusson.com
Valéria 18/09/2012minha estante
Vou ser sincera, eu sou fã do Harlan Coben, e digo que se eu não tivesse lido o livro Alta tensão não seria a mesma coisa. Na verdade o bom é ler totos os livros da série Bolitar primeiro e depois ler o Refugio, pois assim fica mais fácil conhecer o autor e os personagens, fiquei frustrada por Win não aparecer na história (nem pra dar uma pincelada assim como em Cilada), mas eu gostei mesmo assim. Isso não signifique que não der pra ler o livro sem conhecer Harlan Coben, mas é que pra mim que já acompanho foi mais fácil. Não vejo a hora de sair o livro novo.

Araggorn 03/10/2012minha estante
Tem vários livros com este personagem. Refúgio é o livro mais novo.

Blog: www.siriguelasaltitante.com.br

Araggorn 03/10/2012minha estante
Tem vários livros com este personagem. Refúgio é o livro mais novo.
Harlan é um ótimo autor!!

Blog: www.siriguelasaltitante.com.br

Bruna Rafaela 10/10/2012minha estante
Quando você fala da série do Myron,é falando de quais outros livros?

Be 28/02/2013minha estante
Isso que você interpretou como superego é na verdade a ironia/ sarcasmo do Mickey(do Harlan na verdade) se você tivesse lido alguns livros da série do Myron teria entendido com certeza depois de ter lido 3 livros do Myron, e outros 3 do Harlan, Refúgio foi o meu favorito

Samantha 22/11/2013minha estante
Refúgio é livro unico ? Ou vai ter continuação ?

Marcos Ogre 30/03/2014minha estante
Uau! Suas conclusões são extremamente parecidas com algumas minhas! Adorei sua resenha!

Ingrid Faria 24/04/2015minha estante
Que boa resenha!! Eu também não sabia que Refúgio era de uma série, comprei pela internet e estou esperando chegar. Ainda bem que como você disse dá para acompanhar.

Camila.Souza.costa 20/02/2016minha estante
O Mickey não tem um superego, na verdade ele é sarcástico com ele mesmo, eu acho isso até engraçado. Acho que ele representa muitos jovens, apesar dele ser alto, forte, etc... ele age com um garoto de 15 anos de idade, com suas inseguranças de adolescente. Em momento algum o considerei chato ou muito menos tapado. ( não estou falando que você disse isso rsrsrs) Amei o Mickey, a Ema e o Colherada. É o primeiro livro que leio do Harlan Coben, e já estou pronta para viajar em outras histórias "misteriosas" dele. A cada fio solto esse autor dá um nó bem feito e entrelaça cada fiozinho solto que existe no enredo. :)

Mariana 23/07/2012

Adorei o livro,li em um dia...comecei ontem de noite e terminei agora.Quero muito ler a continuação...o que não gostei é q tem continuação e vc acaba o livro e fica querendo a continuação que não tem nem nos EUA ainda pelo que eu andei pesquisando
*Rô Bernas 23/07/2012minha estante
Ué...vc marcou que tem spoiler...mas...cadê??? rssss

Mariana 23/07/2012minha estante
nem sei que é spoiler...devo ter selecionado sem querer

*Rô Bernas 30/07/2012minha estante
Mariana, spoiler é quando vc conta algo da trama que acaba com a surpresa/suspense da mesma...tipo contar o final..quem acabou com quem...quem matou...rsss

Mariana 30/07/2012minha estante
aaaaaaa tendi mas não faço isso odeio que façam isso com livros/filmes

Pandora 23/01/2015

Muito fraco. Infantil demais! Parecia que eu estava lendo um daqueles livros de aventuras para adolescentes. A história começa bem, há uma trama cheia de mistério e simbologia e de repente... puf! Tudo se perde. A partir da página 182 o livro se torna ridículo. O que acontece na boate é simplesmente impossível. Nem quero saber da continuação.
Renata 20/10/2015minha estante
Não consegui nem chegar a página 182... :/

Pandora 09/04/2016minha estante
Eu te entendo, Renata!

Ninaovski 12/08/2016minha estante
Hahahahahaha você escreveu exatamente o que pensei. Péssimo mesmo! Aquela da boate foi a gota final pra mim.

Esdras 20/09/2016

Refúgio
Li as primeiras páginas e fiquei pensando que a narrativa soava bem menos madura que as outras do Harlan. Com gírias adolescentes e tal. Tudo bem, o protagonista é adolescente. Mas a questão é que eu conheci o Mickey em outro livro do Harlan. Paralelamente, com a mesma idade, só que lidando com coisas de gente grande. Aí quando vi aqui que o negócio era encontrar a namoradinha desaparecida, eu já entortei a boca.rs. Mas vejam só: o Harlan logo me fez desentortá-la! haha. Tudo vai muito além disso. Esse desaparecimento tem ligação com inúmeros outros e faz parte de uma corrente profunda e extensa de sumiços gerenciados por máfias do bem e do mal. Uma das grandes questões, então, é saber quem é o verdadeiro vilão aqui. Porque todos que cercam o Mickey parecem barra pesada. E, enquanto tenta achar a Ashley e lida com sua mãe viciada, ele ainda é atormentado pela duvida que lhe foi plantada: Qual o verdadeiro paradeiro do seu pai. O que ele sabe é o que realmente aconteceu? A narrativa se tornou ágil muito brevemente e não parou até o fim, quando as peças enfim se encaixam e a gente fica chocado com algumas revelações. A menção ao Holocausto, e etc, deu aquele toque emocional a história, gostei bastante disso. Os personagens secundários são legais. Confesso que demorei um pouco a gostar da Ema. Do 'colherada' eu gostei de cara. rs. Rever o Myron? Não tem preço!rs. Sou suspeito pra falar do Harlan. Já estou bastante familiarizado com a escrita dele e sempre prazeroso desfrutá-las.
Deyvid  21/09/2016minha estante
Ótima resenha! Ainda não comecei a ler a série Mickey Bolitar, mas vou ler, sim!

Esdras 21/09/2016minha estante
Leia! E me conte o que achou, não esqueça. ;)

Deyvid  21/09/2016minha estante
Sim. ;-)

Ique 08/07/2012

Resenha de Refúgio
Resenha completa com imagens e mais informações em: http://entrepaginasdelivros.blogspot.com.br/2012/07/resenha-refugio-harlan-coben.html

Refúgio é um suspense viciante e eletrizante protagonizado por Mickey Bolitar, um jovem inteligente, corajoso e esperto que tem apenas 15 anos.

Mickey Bolitar é filho do casal Kitty e Brad Bolitar, e passou boa parte de sua vida viajando pelo mundo por causa do serviço humanitário dos pais. Porém, o casal decide abdicar de seu trabalho para que em sua adolescência, Mickey, pudesse estudar mais, fazer uma faculdade e novos amigos. Sendo assim, decidem voltar para os Estados Unidos. Contudo, o destino mudou todos os planos daquela família.
Brad morreu em um acidente de carro quando ia levar seu filho para um jogo de Baquete, porém Mickey sobreviveu sofrendo apenas ferimentos leves. Muito triste com a situação, Kitty se entrega ao mundo das drogas e acaba sendo impossibilitada de criar seu filho.
Com essa situação, Myron Bolitar, tio de Mickey, entra em acordo com o sobrinho para que o tempo que a mãe estivesse internada na clínica de reabilitação ele morasse com ele. Mickey aceita, desde que o tio, de quem guarda mágoas por causa de uma briga que ele teve com o seu pai, não intrometa em sua vida. Mas os seus problemas estão apenas começando.
Tendo que se adaptar a sua nova vida, Mickey começa a estudar em um colégio de elite, onde irá cursar o segundo ano do ensino médio. Lá ele logo arruma uma ficante, a adorável patricinha Ashley, que também é nova na escola. Além disso, ele cria uma fiel amizade com Ema e Colherada, e cria inimizade com alguns alunos chatos e idiotas. Porém, Ashley some misteriosamente sem deixar nenhuma pista, e ninguém sabe o porque.
Para complicar ainda mais, uma idosa que é temida por muitas pessoas do bairro e que é alvo de muitas lendas por nunca ter saído de sua casa mal-assombrada aparece para Mickey e lhe diz que seu pai ainda está vivo. Depois de lhe falar isso, a mulher entra novamente para sua casa sem dar maiores informações para o rapaz.
Querendo respostas, Mickey se junta com seus amigos e acaba descobrindo uma suposta ligação entre esses casos. Porém, a solução é muito perigosa e mais difícil do que parece. Em busca da verdade, Mickey vê sua vida em risco, mas precisa fazer de tudo para salvar as pessoas que ama.

Dando início a série Mickey Bolitar, Refúgio é um livro muito bom, que nos faz perder noites de sono. Eu mesmo li o livro em apenas dois dias, isso por causa do ritmo da narrativa que é muito bom e viciante, a cada capítulo queremos saber o que vai acontecer em seguida. Dessa forma, sem menos perceber, já estamos no final do livro.
Como o livro é narrado em primeira pessoa pelo Mickey, podemos perceber que a linguagem além de simples é jovem e atual. Ele usa gírias tipicas de adolescentes, como ''Putz'', ''OK, isso foi bizarro'', além das mensagens de texto que envia e recebe de seus amigos que é escrita com a linguagem da internet ''vc'', ''pq'' ''p/'' ... o que deixa o livro muito legal e familiar para os jovens.
Os personagens foram muito bem construídos, de forma que podemos nos identificar com cada um deles. Gostei muito de Ema, talvez porque tenho uma amiga parecida com ela, e do Mickey, claro, que é bem parecido com o tio Myron.
A história também foi muito inteligente e no final, o autor conseguiu solucionar com coerência o necessário, pois as outras respostas ficaram para o segundo livro da série - Seconds Away.

Série Mickey Bolitar:
1- Shelter (Refúgio) - 2011 (Junho de 2012 pela Arqueiro)
2 - Seconds Away - (lançamento em setembro nos EUA)

Personagens e curiosidades:
Achei algumas fotos e descrição dos personagens desse livro na página Mickey Bolitar series no Facebook. Originalmente está publicado em inglês, mas tentei traduzir, fazendo algumas modificaçõ para vocês:

- Mickey Bolitar:
Como o seu tio Myron, Mickey é perspicaz e esperto e mito talentoso no basquete. Mas, esse ano ele tem pouco tempo para o esporte, pois ele perdeu o pai e a mãe está internada e está tendo que conviver com seu tio. Em pouco tempo ele já conseguiu fazer inimigos em sua escola, e pode ser o único para salvar sua namorada. Mas ele vai precisar da ajuda de alguns aliados inesperados.

- Ema
Ema é uma garota gótica, um pouco gorda, usa roupas pretas e possui muitas tatuagens espalhadas pelo corpo. Acostumada a estar sozinha, ela é resistente às tentativas iniciais de Mickey para amizade - mas ela logo se torna uma amiga leal e uma parceira indispensável do Mickey para a busca de Ashley. Mickey diz no livro que ela é uma amiga verdadeira.
O apelido ''Ema'' foi dado pelos garotos que implicam com Mickey, como um trocadilho para a palavra ''Emo''. Mas a garota logo foi se acostumando e gostando do nome.

-Colherada
Caracterizado como um ''rato de computador'' por Mickey, por causa de seu estilo meio nerd, Colherada (apelido dado a ele pelo Mickey) é sempre inusitado e imprevisível com suas informações um pouco sem nexo, mas as vezes úteis. Ele auxilia muito Mickey no que o amigo precisa e gosta de ajudar. Colherada tem um talento especial para entrar em lugares fechados e quebra de códigos no momento certo.

Alle 14/01/2013minha estante
vc sabe me dizer quando vai lançar aqui no Brasil o Seconds Away??

Ique 14/01/2013minha estante
Não sei a data certa, mas alguns blogueiros estão comentando que a Arqueiro lançará esse livro ainda em 2013. Estou super ansioso para esse lançamento, mas resta-nos esperar... :/

WallanS 07/08/2013

Sem graça, sem sal, sem Coben.
Um livro completamente descartável. Nunca achei que uma história protagonizada por um adolescente fosse ser tão sem graça. Uma trama que não anda, não atrai, não estimula a pensar e a desenvolver teorias, a entender e completar lacunas na história, a tentar solucionar quebra-cabeças, etc. Coisas tão presentes em outros livros do Coben, tais como: Cilada, Não Conte a Ninguém, Desparecidos para Sempre, Quando ela se foi.

Enfim, um livro que não está a altura do autor. Esperava mais, muito mais.
Ninha Machado 22/08/2013minha estante
Então nem te recomendo a ler o segundo, Uma questão de segundos. Apesar de concordar que os livros que você citou são melhores, eu gostei de Refúgio, achei a história interessante e, como sempre foi uma história que não imaginei. O segundo livro realmente deixou a desejar, por ser Harlan Coben, espera uma trama bem mais envolvente. Agora aguardo o terceiro, para ver se apaga essa leve decepção com o segundo. Boas leituras!

WallanS 22/08/2013minha estante
haha Nao em recomende, por favor! srsrs Ninha, eu até pensei em comprar o segundo, mas depois que li Refúgio tirei completamente de idéia.

Vi que voce deu 5 estrelas e favoritou... Bem, eu nao gostei mesmo e jamais daria 5 estrelas num livro que eu estava implorando pro final chegar logo.

naniedias 31/08/2012

Refúgio, de Harlan Coben
Mickey é apenas um garoto. E pela primeira vez irá cursar o ensino regular - segundo ano do ensino médio. Durante as primeiras semanas de aulas, apenas para os alunos novatos, ele conhece uma garota incrível - e os dois começam a sair juntos.
Mas de repente a garota some. Ele tenta ligar para ela, mas ela não atende, não dá notícias, não vai mais a aula.
Se isso já não fosse o bastante, o menino, que ainda sofre a dor da perda do pai, precisa lidar com uma figura muito estranha - e reclusa - que aparece dizendo que o pai está vivo.
Mickey sabe que o tio tem muitos contatos e que poderia ajudá-lo, mas não quer conversa com aquele cara - o pai não se dava bem com ele e certamente o tio fora o culpado de tudo. Então Mickey decide investigar tudo sozinho: ele precisará procurar sua namorada e a mulher maluca que falou aquela bobagem sobre seu pai.
E, no final das contas, ele não precisará fazer tudo isso sozinho de verdade, pois poderá contar com a ajuda de Ema e de Colherada - dois amigos da nova escola.

O que eu achei do livro:
Harlan Coben é muito bom contando histórias e isso não iria mudar apenas porque agora temos um protagonista diferente.
Diferente? Será mesmo? Mickey Bolitar é exatamente como eu pensaria que o Myron tenha sido enquanto adolescente. Os dois se parecem fisicamente e também no jeito de ser. A história é narrada por Mickey e a narrativa é muito similar a feita pelo tio do garoto, embora ele ainda precise melhorar um pouco nas tiradas e no sarcasmo. Mickey é um personagem carismático e muito divertido! Entretanto, ele tem um grande defeito - é maduro demais para a idade dele. O autor acrescentou alguns elementos inerentes à vida de um adolescente: uma namoradinha, problemas com os responsáveis, grupinhos de escola... Mas, ainda assim, Mickey é maduro demais para um cara de 25 anos. E ele só tem 16! Ou seja, ele é mais do que muito maduro e isso chega a incomodar às vezes.
Os personagens dessa história são ótimos, mas são facilmente conectáveis aos personagens dos livros do Myron. Esperanza virou Ema, Win virou Colherada. Não que eles sejam iguais, mas é fácil demais traçar paralelos.
Ema é uma personagem bastante intrigante e terminei o livro querendo saber mais sobre ela - espero que a história da menina seja melhor explorada nos próximos volumes. Win é insuperável, mas Colherada consegue chegar perto. O menino é simplesmente um saco, mas ao mesmo tempo extremamente interessante! Ele vive citando fatos aleatórios - que nada tem a ver com o assunto do momento, mas que nem por isso deixam de ser curiosidades interessantes. Eu adorei esses dois novos personagens, assim como o próprio Mickey.
O final não me satisfez. Aliás, confesso, foi a parte que estragou tudo. Até bem perto do final eu daria nota 9 ao livro - verdadeiramente muito bom! Mas daí o autor começou a fazer besteira. Uma questão foi estranhamente desenvolvida e nem um pouco finalizada. Os livros de Myron têm fim - eles até tem ligação uns com os outros, mas você pode ler fora de ordem e entender a história. Isso não acontece com Refúgio - porque o próximo livro certamente estará fortemente conectado a esse, já que essa história termina sem um fim muito satisfatório. Quero dizer, digamos que existam dois arcos principais na história - um é completamente finalizado, de maneira muito bacana, mas o outro fica em aberto e eu não curti muito isso.
Quem não conhece a série Myron Bolitar não precisa ficar com receio - pode ler esse livro sem o menor problema! Há muitas referências a fatos ocorridos em Alta Tensão - o 10º livro de Myron - http://www.naniesworld.com/2012/01/alta-tensao-de-harlan-coben.html -, mas não é necessário tê-lo lido para compreender e acompanhar bem Refúgio.
Realmente Refúgio pode ser descrito como um Harlan Coben para menores (clique aqui para entender - http://www.fecheicomele.com.br/2012/08/harlan-coben-para-menores.html), mas vai além disso! Eu gostei bastante da trama, dos personagens e me senti envolvida pela história. Aguardo outros volumes protagonizados por Mickey!

Nota: 7
Dificuldade de Leitura: 5

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com
Tícia 01/09/2012minha estante
Tô quase chegando nesse aí, o Refúgio. O protagonista só tem 16? Jura? E é um Myronzinho? Isso eu gostei! kkk
Amo Coben!

naniedias 02/09/2012minha estante
Tícia, pelo jeito você acompanha a série do Myron, né?!
No último livro - o Alta Tensão -, você vai conhecer o Mickey =D E daí em Refúgio ele será o protagonista! E por mais que o garoto não goste do tio, eles são MUITO parecidos.
Eu curti bastante o livro ^^

Andre Gama 15/10/2015

Harlan Coben para Young Adults
Harlan Coben, famoso pelos livros de suspense com o detetive Myron Bolitar, se aventura pelo mundo dos Young Adults, com o seu novo personagem, Mickey Bolitar, sobrinho de 15 anos de Myron. Apesar dos personagens serem adolescentes, Coben não se descuida da trama que possui várias reviravoltas e te prende do início ao fim do livro. Difícil parar de ler. Recomendo totalmente!
Lilhy @lilhypops 29/10/2015minha estante
Quer ganhar o livro O hobbit ou Objetos cortantes?Quer ganhar um desses livros? Basta participar do blog como resenhista convidado ?Regras
?Ig @uma.vidaliteraria ? Curtir a pagina do face
? Fazer uma resenha sobre qualquer livro que deseja, desde que ainda não tenha sido publicada no blog, resenha coerente ao livro e sem spoiler ? Residir em território brasileiro
? Será publicada 2 resenhas por mês, uma a cada 15 dias
? A resenha mais visualizada e comentada o resenhista ganhara um livro ? O resultado sai dia 01/12/15
? O ganhador terá 48hs para entrar em contato com o blog
? Cada resenhista terá 15 dias para bombar sua resenha e acumular visualizações e comentários.

#Livro #Book #Books #livros #livraria #Bookgram #Instabook #bookaholic #booklover #amoler #literari0s #livros #resenha #resenhista

Rose 21/05/2015

Mickey Bolitar vivia uma vida de nômade junto de seus pais, Brad e Kitty. Eles viajavam o mundo por conta de trabalhos humanitários.
Quando Mickey entrou na adolescência, seus pais acharam que era hora de para de correr o mundo e dar ao Mickey uma vida normal, uma chance de criar raízes.
Mas é então que tudo vira de cabeça para baixo, Brad morre em um acidente de carro e Kitty acaba ficando viciada em drogas. Mickey vai morar então com seu tio Myron e passa a frequentar a escola que seu pai e seu tio estudaram.
Sentindo-se triste e sozinho, ele não consegue fazer amigos, mas acaba namorando Ashley, uma linda aluna que também é nova na escola.
Acontece que Ashley some misteriosamente e Mickey é comunicado por Dona Morcega, uma espécie de entidade folclórica do bairro, mas que não passa de uma senhora que vive em uma casa abandonada, que seu pai está vivo.
Revoltado com sua atual situação e sem querer perder mais ninguém, Mickey resolve investigar o sumiço de Ashley e tentar obter mais informações de Dona Morcega a respeito de seu pai. Contando com a ajuda de seus recentes amigos, Colherada e Ema, duas pessoas que sofrem constantes bullying na escola, eles começam a juntar as peças deste complicado quebra-cabeças.
Ele se vê envolvido em uma grande rede de mistério e intrigas, onde sua própria vida e a de seus amigos correm perigo.
"Mas eu não ia ficar esperando de braços cruzados."
Com uma reviravolta surpreendente, onde os mocinhos viram os bandidos, Mickey tem a chance de por fim em uma grande rede de prostituição. Para isso, tem que tomar muito cuidado, pois a vida de todos está por um fio.
Onde Ashley está? Seu pai está vivo? Quem realmente é Dona Morcega? O que seu pai e Ashley tem em comum? O que significa o símbolo da borboleta? Quem é o careca misterioso? Quem é o tatuado que está atrás de Ashley? Muitas perguntas e vocês só saberão as respostas se lerem.
Gostei muito do livro e do Mickey, um rapaz inteligente e espirituoso, que se importa com as pessoas e quer proteger a todos. Não foi explicado no livro o motivo da briga entre seu pai Brad e seu tio Myron, e não sei se será explicado nos próximos volumes. Me surpreendi que ele não tenha pedido ajuda de seu tio, e também fiquei surpresa por Myron não desconfiar do que o sobrinho fazia, mas isso em nada tira a dinâmica da leitura. E o final, ah o final, me deixou super curiosa pela continuação...
E vocês, alguém já leu este livro? Conhecem a série do Mickey Bolitar? O que acharam?

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br
Clarice.Castanhola 22/05/2015minha estante
fiquei bastante curiosa para ler esse livro. Já tive a oportunidade de ler outros e gostei muito da escrita do Harlan Coben. e gostei de saber que no final desse volume terá continuação, super curiosa pa ler Refúgio ;)

Dana Silva 13/07/2012

Refúgio
Refúgio é o primeiro livro da série protagonizada por Mickey Bolitar, sobrinho do nosso bom e querido Myron Bolitar. Mickey tem apenas quinze anos e acabou de perder o pai em um acidente automobilístico, a mãe ficou tão desnorteada a ponto de cruzar a fronteira da sanidade e se viciar em heroína. Kitty (quem aí se lembra dela fugindo, em Alta Tensão?) está numa clínica de reabilitação tentando se livrar das drogas e seu filho Mickey agora está morando com o tio Myron.

Tudo começa quando Ashley, namorada de Mickey desaparece misteriosamente da escola e não volta mais, e para completar Mickey passa em frente a uma velha casa abandonada na cidade e uma enigmática idosa fala pra ele que seu pai não está morto, e desaparece entrando na casa. As coisas não parecem ter ligação, certo? ERRADO. Tudo nos livros do Coben tem ligação entre si, até as coisas que podem nos parecer irrelevantes terão um significado quando o autor for explicar a trama e resolver o mistério. E isso é o que eu mais gosto nos livros do Harlan Coben.

Em Refúgio reencontramos personagens que já nos foram apresentados em outras histórias, da série Myron Bolitar, como a mãe de Mickey, Kitty, o seu pai, Brad, Esperanza, etc. Myron Bolitar aparece durante quase todo o livro mas é apenas coadjuvante pois a história é narrada em primeira pessoa por Mickey, mas posso garantir que ele é tão apaixonante quanto o tio. Inteligente, porte atlético, alto e com aquela ironia já conhecida da família Bolitar.

Para resolver esse misterioso caso, nosso querido protagonista vai contar com uma ajuda pra lá de especial e excêntrica, seus novos – e únicos – amigos: Ema e Colherada! Apesar de ser um mistério e a questão abordada nele ser bem pesada e tensa, o clima do livro é bem ameno e carregado de bom humor e tiradas inteligentíssimas por parte de Ema e Mickey. Colherada é fonte de risadas garantidas com suas sentenças aleatórias.

Claro que eu não vou estragar a surpresa contando o que é o enredo e o tema não é? Isso vocês terão que descobrir quando lerem. Mas posso adiantar que o livro é muito bom mas tem um final frustrante, simplesmente pelo fato de que o final não é o final!!! O livro tem continuação e ele acaba numa cena crucial! Então, fica a dica, se você não gosta desse tipo de final, sugiro que aguarde os próximos lançamentos para ler em sequência.
Alle 14/01/2013minha estante
Ansioso para o próximo livro, aff que final perfeito.

Alineprates 11/08/2013

Cada vez que leio um livro do Coben fico mais impressionada com o talento do autor. Ele realmente tem o dom de conquistar leitores.
Refúgio é o primeiro livro de Mickey Bolitar, o sobrinho da já conhecido Myron Bolitar e tem um enrendo muito interessante que mistura de romance policial com um leve toque de YA.
Mickey é um adolescente de 15 anos que ao investigar o desaparecimento de sua namorada, se vê envolvido em algo muito perigoso, que pode estar relacionado com a morte de seu pai.
O fato do protagonista ser adolescente é um sopro refrescante na literatura policial pois isso é raro nos romances policiais e traz a trama algo inovador. O grupo de Mickey, que vai ajudá-lo a resolver os mistérios, também é muito bacana, é composto por personagens muito carismáticos, como Emma, a gordinha gótica, e Colherada(Arthur), o nerd filho do zelador. Esses personagens foram muito bem elaborados e o grupo teve um ótimo efeito, pois trouxe uma sensação de verdadeira amizade, união e comprometimento, o leitor consegue sentir a conexão entre eles.
Refúgio é um ótimo livros, possui um enredo instigante, personagens marcantes, e escrita fluída, e o melhor de tudo é apenas o primeiro.

site: http://alinenerd.blogspot.com.br/
Valéria 16/08/2013minha estante
Oi eu li O Refugioa há um ano e estava lendo algumas leituras para relembrar. Gostei da sua resenha.

*Rô Bernas 31/07/2012

Coben é Coben, mas confesso que senti muita falta da dupla Myron e Win e também senti muita falta de um final...porque aqui pra nós, deixar finais no ar é o ó...não curto isso. Acho que não precisa disso pra nos deixar ávidos para ler um próximo livro, pois quando o autor é bom, sempre queremos ler tudo do autor. Ponto negativo para este livro por este motivo. :/
Bem, a trama é boa, mas confesso que de todos os livros que já li de Coben, este foi o que menos gostei. Curti muito os personagens Ema e Colherada, este último com aqueles surtos dele de assuntos nada a ver...hilário...garantia de boas risadas no meio da tensão da história.

Ma 20/05/2015minha estante
Acabei de ler e notei que não teve final.. foi tipo, continue a ler no próximo livro. E só Harry Potter, pois já sabia q era uma saga, tive a paciência de ler esperando um final para o ultimo livro.

Thais Malta 25/07/2013

De arrepiar
Harlan Coben é um Gênio ♥

Não sei nem como descrever o que achei desse livro, no fim juro por Deus me arrepiei toda.

A história é magnifica, é de uma genialidade só.
Ansiosa para ler o livro 2 Mickey Bolitar.

O detalhe da história, as pessoas, o cenário em que se passa, me senti como se fizesse parte da história, até os sentimento de Mickey eu senti; Simplesmente PERFEITO ♥
Dani 25/07/2013minha estante
Perfeito! Foi exatamente isso que senti lendo esse livro. No começo fiquei um pouco preocupada por ser um livro voltado para adolescente (eu sou adolescente kk). É que o Coben nunca tinha escrito um YA. Mas é ótimo.

Helóra 16/09/2015

MICKEY, SEU PAI ESTA VIVO!
Harlan Coben sempre impressionou seus leitores com sua saga sem término sobre Myron Bolitar. Mas o que poucos sabem, é que ele nos prova que ser um bom detetive é uma coisa que esta no DNA da família Bolitar.

No livro Refúgio que é o primeiro livro da saga, paralela a saga sobre Myron Bolitar, temos a história de Mickey, seu sobrinho. Por causa da morte de seu pai e a impotência de sua mãe perante as drogas, ele se vê obrigado a mudar para a pacata cidade do seu tio, uma cidade com problemas demais para o seu tamanho.

Mickey não é o típico adolescente que se vê pelas ruas hoje em dia. Ele sempre teve responsabilidades demais, tendo que viver como adulto pois as circunstâncias da vida o fizeram crescer muito rápido. Ele sempre teve responsabilidade sobre a mãe e esse quadro só muda quando ele muda de cidade.

Enquanto Mickey tenta se adaptar a nova vida e a nova escola, ele se depara com um lugar repleto de adolescentes mimados. Além deles existem muitas pessoas excêntricas, como a assustadora dona ‘’Morcega’’, que em seu primeiro encontro com o nosso protagonista lhe da ‘A’ noticia, que mudaria totalmente o rumo de sua vida. Qual a notícia?

Que talvez seu pai não esteja morto.

Apesar dos pesares, nosso jovem protagonista conhece ‘’Colherada’’, o menino nerd com respostas na ponta da língua e Ema, a jovem que sofre bullying na escola por ser diferente e se esconder atrás de uma atmosfera gótica.

Mickey começa a investigar com a ajuda de seus dois amigos a possibilidade de seu pai estar vivo, porém eles se deparam com outros mistérios que assombram o lugar. Depois de muito suspense, investigação e aventura, os mistérios são aos poucos resolvidos.

Mas e o pai de Mickey?

Pois bem caro leitor, eu lhe dei a notícia de que talvez, eu disse talvez, ele possa estar vivo. Mas cabe a você descobrir se Dona ‘’Morcega’’ fala a verdade ou é só uma louca sem nada de melhor para fazer.

site: http://heloraalmeida.com.br/livros/mike-seu-pai-esta-vivo-refugioshelter-harlan-coben/

Laus 08/09/2015

Esse livro conta a história de Mickey Bolitar, sobrinho do Myron. Como sou muito fã do Myron e já tinha lido toda a série, resolvi ler essa extensão mais centralizada na vida do sobrinho do cara mais maravilhoso do mundo dos livros. Eu não estava dando muita bola porque Mickey aparece no último livro da série do Myron, e eu não me apeguei ao personagem. Mas resolvi ler mesmo assim porque queria dar uma chance. No início da história Mickey está em um colégio novo, resultado da nova vida que estava tendo na casa do tio, com o pai morto e a mãe na reabilitação. Logo nos primeiros dias de aula ele conhece Ashley e se apaixona por ela (pois é), em praticamente duas semanas eles já estão meio que namorando. Só que DO NADA essa menina some. E seguindo os instintos familiares Mickey faz de tudo para descobrir o paradeiro de Ashley. Eu estava me acostumando com a visão de mundo do Mickey. Ele só tem 15 anos e a versão dele das coisas é um pouco boba, mesmo ele tentando parecer mais velho ou agindo de forma inadequada. Para mim ele era só mais um menino insuportável que não gostava do tio (essa última parte que me incomodava haha), mas o enredo foi me prendendo e com certeza esse foi um dos melhores livros do Harlan que li.
Mickey, como o tio, entra em várias enrascadas na sua busca por Ashley, com a ajuda de uma amiga que conheceu na escola. Eles enfrentam cada coisa que muitas vezes eu fechei o livro e pensei COMO UMA PESSOA DE 15 ANOS PODE TER FEITO ISSO? A busca por essa menina fez com que ele descobrisse muita coisa sobre sua vida também, muita coisa que estava escondida desde a época em que só existia livros do tio Bolitar haha.
Não vou falar muito porque não quero dar spoilers, mas eu SUPER INDICO esse livro! Sei que no final vocês vão ficar de queixo caído (que nem eu) e vão ter vontade de sair berrando pela casa como o Harlan Coben é genial. O livro tem continuação e eu pretendo ler. O terceiro e último livro da série chega nas lojas brasileiras no dia 2 de fevereiro. Claro que a série do Myron é bem mais interessante, mas Mickey não deixa a desejar nesse primeiro livro, espero que a continuação seja no mesmo nível.