Refúgio

Refúgio Harlan Coben

Resenhas - Refúgio

Valdirene.Perez 08/04/2014

Não leia se não tiver a continuação em mãos!! A sequência dessa história do Mikey Bolitar está em Uma Questão de Segundos.
Como sempre Harlan nos presenteia com um ótimo enredo, dessa vez com um adolescente envolvido em problemas familiares e cercado de mistério sobre a morte do pai e o sumiço da namorada.

Gabi 08/04/2014

Enrola um pouco e não é tão atrativo quanto a série Myron Bolitar, mas como o autor, Mickey não nos decepciona. Quanto mais próximo do fim, mais intrigante és. Final chocante e ótimo "partiu" livro dois.

Marcos Ogre 30/03/2014

É, eu queimei minha língua.
Refúgio, ainda que com tão poucas páginas, foi um dos qual mais me lembro de ter demorado a ler, por uma sequência de experiências ruins. E, como vocês puderam ver logo ali em cima, queimei minha língua por tirar uma conclusão tão precipitada. Bem, eu posso explicar. Nunca havia lido nada de Coben (me arrependo, hoje, de ter demorado tanto), e, ouvindo falar dele e do que gosta de escrever, esperei algo mais... Maduro. Não que seja um livro infantil, longe disso, o livro é até muito forte em algumas cenas, mas a primeira e principal ideia que me vinha à cabeça quando sentava para ler Refúgio era: Harlan, você não devia escrever sob o ponto de vista de um adolescente.

Bom, eu tenho dezesseis anos, então sou um adolescente, e, embora não esperasse me identificar com Mickey (o protagonista), um esportista alto, conquistador, impulsivo (logo eu, o odiador de atividades físicas que pensa demais antes de agir), acabei me estranhando demais com o personagem.Primeiramente: ele é jovem demais para o que faz. Existem certos pontos no livro que, para mim, é quase impossível imaginar um jovem de 15/16 anos com executador de certas decisões e ações. Não que nós, jovens, não sejamos maduros o suficiente, ou incapazes, mas existem certas coisas que... Tipo, deveriam ser mais difíceis. E isso, em vezes, acaba se misturando com outros fatores bem incômodos, como o fato de ele e sua turma do barulho terem sempre a solução sobre a palma da mão. "Por coincidência eu conheço aguém, assim tenho certa chave." "Conheço alguém que com certeza conhecerá esse alguém". "Por coincidência sei de uma coisa que nunca comentei que sabia e que agora nos salvará".

E, enquanto temos essa metamorfose adulta presente nos principais e coadjuvantes, em contraste, também temos um forte teor infantil. Frases dignas de pré-escola se impregnam na cabeça dos personagens. Assim, na minha idade, o famoso "dois namoradinhos" não é capaz de me fazer perder a cabeça com tanta facilidade, ou me fazer soltar uma frase feita tão esdrúxula quanto. E esse embate de infantilidade praticamente toma conta de primeira metade do livro.

Mas por que queimei a língua?

A resposta é simples: Porque, todo o mais, é incrível! A partir do momento em que a história passa finalmente a se movimentar, a funcionar como um livro policial de verdade, as emoções e descobertas estão sempre muito presentes. E não pensem que são descobertas bobas do estilo "eu não morri". O enredo é muito mais global do que pensamos, remexendo na história que realmente presenciamos e estudamos.

A misteriosa Dona Morcega é, para mim, a maior incógnita desse tão ótimo livro, e adorei como, na hora certa, suas palavras vieram à tona, junto com revelações de tremer a espinha. Aconselho quem for ler a prestar bastante atenção aos detalhes dos pensamentos do Mickey, pois, guris, no fim vale muito a pena.

E essa revolução na história também ajuda muito na construção dos personagens, mostrando-os limites que simplesmente não podem ultrapassar, impondo situações que, de fato, precisarão de uma ajuda. Afinal, num livro, apresentar a fragilidade e o gosto da derrota é tão bom quanto mostrar a força de um herói, isso nos aproxima mais do que ele está querendo nos mostrar.

Piadas sem graça a parte, não me arrependo de ler esse livro. Nem um pouco. Uma trama muito bem construída, momentos de explode-cérebro... Não foi minha melhor experiência com o autor, mas os exemplares de Desaparecido para sempre e Uma questão de segundos (continuação de Refúgio) já estão aqui do lado para melhorar o que já está bom.

pensadoremserie.blogspot.com/2014/03/resenha-livro8-refugiobrincando-de.html#tJM8eDTbY4K1cE5W.99

site: pensadoremserie.blogspot.com

Tathynha 06/03/2014

Busca pela verdade...
Este livro foi uma verdadeira surpresa! Não achei que ele fosse me prender tanto, mais prendeu! Praticamente entrei em processo de osmose nos últimos capítulos de vontade de saber como ia terminar!
Claro que não termina pois este livro faz parte de uma serie.
Este livro conta a historia de um adolescente que passou por uma tragedia, a morte do pai, o que deixou a mãe muito abatida a ponto de recorrer a drogas. Mickey Bolitar apenas queria sua vida de aventuras com seu pais, viajando pelo mundo conhecendo novas culturas, mas sua realidade agora era outra. Agora vivia na cidade natal do pai, junto do seu tio e tentava levar uma vida normal, até que algo inesperado acontece e muda todo o rumo da sua vida.
Este primeiro livro está mais para "a busca da verdade". Estou louca para ler o restante da serie.
Não vou dar muitos detalhes para não virar spoiler...

Devo dizer que foi uma história que fluiu muito bem, a leitura é fácil e o autor prende sua atenção jogando fatos que vão surpreendendo a medida que avançamos na leitura. É um suspense e tanto e você só quer saber o que vai acontecer! Recomendo muito a leitura deste livro! Harlan Coben escreve muito bem!
Primeiro livro da serie de Mickey Bolitar

Sandra 19/01/2014

Não é a melhor obra do autor
Que Harlan Coben sabe escrever um livro de mistério e suspense, isso ninguém pode negar, mas tanto a série Mickey Bolitar que se inicia com esse livro quanto a Myron Bolitar, pra mim deixam um pouco a desejar. Sim, vc fica presa na história, mas quando o livro termina a gente tem aquela sensação...hé...não era lá essas coisas.
Mesmo assim, eu ainda continuo comprando os livros dele pois alguns títulos como Silêncio na Floresta e Não conte a ninguém são excelentes.

Angela333 29/11/2013

Mickey, Ema, Colherada
Apresentado ao público pela primeira vez no suspense Alta tensão, Mickey Bolitar se vê obrigado a ir morar com seu tio Myron, um ex-agente do FBI, após testemunhar a morte do pai e internar a própria mãe numa clínica de reabilitação. Agora o rapaz precisa se esforçar para conviver com o tio, de quem nunca gostou muito, e ainda se adaptar ao novo colégio.
Para sua sorte, ele logo arruma uma namorada, a doce Ashley, que também é nova na escola. Quando sua vida parece estar entrando nos eixos, o destino lhe reserva uma surpresa: Ashley desaparece misteriosamente.

Determinado a não perder mais uma pessoa importante em sua vida, Mickey contará com a ajuda de seus novos amigos, os excêntricos Ema e Colherada, para seguir o rastro da namorada.

Para piorar, uma idosa reclusa da vizinhança lhe conta que seu pai ainda está vivo, sem dar maiores explicações. Quando esses dois mistérios se cruzam, Mickey descobre que está envolvido numa rede de intrigas que o levará a questionar a vida que acreditava ter.

Perspicaz e esperto como o tio Myron, Mickey está disposto a fazer tudo o que for preciso para salvar as pessoas que ama

Bia 24/09/2013

Cada vez que leio um livro do Coben fico mais impressionada com o talento do autor. Ele realmente tem o dom de conquistar leitores.
Refúgio é o primeiro livro de Mickey Bolitar, o sobrinho da já conhecido Myron Bolitar e tem um enrendo muito interessante que mistura de romance policial com um leve toque de YA.
Mickey é um adolescente de 15 anos que ao investigar o desaparecimento de sua namorada, se vê envolvido em algo muito perigoso, que pode estar relacionado com a morte de seu pai.
O fato do protagonista ser adolescente é um sopro refrescante na literatura policial pois isso é raro nos romances policiais e traz a trama algo inovador. O grupo de Mickey, que vai ajudá-lo a resolver os mistérios, também é muito bacana, é composto por personagens muito carismáticos, como Emma, a gordinha gótica, e Colherada(Arthur), o nerd filho do zelador. Esses personagens foram muito bem elaborados e o grupo teve um ótimo efeito, pois trouxe uma sensação de verdadeira amizade, união e comprometimento, o leitor consegue sentir a conexão entre eles.
Refúgio é um ótimo livros, possui um enredo instigante, personagens marcantes, e escrita fluída, e o melhor de tudo é apenas o primeiro.

MENINALY 04/09/2013

Gostosinho de ler!!
Adorei o livro, suspense, aventura, ação, tudo aquilo que gosto e que o senhor Harlan Coben sabe fazer de olhos fechados. Apenas a ressalva que esta nova serie tem como o publico alvo os adolescestes (jovem adulto) e talvez por isso não tenha ganhado 4 ou 5 estrelinhas, que todo livro do Haraln Coben merece ter. Termina meio que sem final ( finaliza com: termina o livro um), ou seja, preciso saber o que acontece urgentemente!!!! Ainda bem que já foi lançado o segundo volume para satisfazer a minha curiosidade. Recomendo a todos!
Ps: se você nunca leu um livro do Harlan Coben, recomendo que NÃO inicie com este livro, pq aqui vc não vai conseguir ver todo o potencial que este autor tem. Recomendo os livros: Nao contem a ninguem ou Cilada.

Tatiely 17/08/2013

Refúgio
Segundo livro apenas que eu leio do Harlan Coben e já me apaixonei pelas histórias dele. Falando desse mesmo, li em 2 dias, realmente ele consegue prender a gte do início ao fim.

Alineprates 11/08/2013

site: http://alinenerd.blogspot.com.br/
Valéria 16/08/2013minha estante
Oi eu li O Refugioa há um ano e estava lendo algumas leituras para relembrar. Gostei da sua resenha.

WallanS 07/08/2013

Sem graça, sem sal, sem Coben.
Um livro completamente descartável. Nunca achei que uma história protagonizada por um adolescente fosse ser tão sem graça. Uma trama que não anda, não atrai, não estimula a pensar e a desenvolver teorias, a entender e completar lacunas na história, a tentar solucionar quebra-cabeças, etc. Coisas tão presentes em outros livros do Coben, tais como: Cilada, Não Conte a Ninguém, Desparecidos para Sempre, Quando ela se foi.

Enfim, um livro que não está a altura do autor. Esperava mais, muito mais.
Ninha Machado 22/08/2013minha estante
Então nem te recomendo a ler o segundo, Uma questão de segundos. Apesar de concordar que os livros que você citou são melhores, eu gostei de Refúgio, achei a história interessante e, como sempre foi uma história que não imaginei. O segundo livro realmente deixou a desejar, por ser Harlan Coben, espera uma trama bem mais envolvente. Agora aguardo o terceiro, para ver se apaga essa leve decepção com o segundo. Boas leituras!

WallanS 22/08/2013minha estante
haha Nao em recomende, por favor! srsrs Ninha, eu até pensei em comprar o segundo, mas depois que li Refúgio tirei completamente de idéia.

Vi que voce deu 5 estrelas e favoritou... Bem, eu nao gostei mesmo e jamais daria 5 estrelas num livro que eu estava implorando pro final chegar logo.

Thais Malta 25/07/2013

De arrepiar
Harlan Coben é um Gênio ♥

Não sei nem como descrever o que achei desse livro, no fim juro por Deus me arrepiei toda.

A história é magnifica, é de uma genialidade só.
Ansiosa para ler o livro 2 Mickey Bolitar.

O detalhe da história, as pessoas, o cenário em que se passa, me senti como se fizesse parte da história, até os sentimento de Mickey eu senti; Simplesmente PERFEITO ♥
Dani 25/07/2013minha estante
Perfeito! Foi exatamente isso que senti lendo esse livro. No começo fiquei um pouco preocupada por ser um livro voltado para adolescente (eu sou adolescente kk). É que o Coben nunca tinha escrito um YA. Mas é ótimo.

Kelly 24/07/2013

Muito interessante
Mickey Bolitar é sobrinho de Myron Bolitar -que eu particularmente amo-e esta morando na casa do tio em virtude da morte do pai e da internação da mãe em um clinica de Reabilitação devido ao uso de heroína. Mickey é um adolescente de 16 anos (se eu não me engano) que se vê sozinho no mundo após a morte do pai e a internação da mãe , e o pior de é que o único adulto no mundo que ele odeia , é justamente o seu tio Myrom e é ele que assume a responsabilidade por tomar conta dele. Como não tem escolha ele vai morar com o tio e acaba conhecendo Ashley no primeiro dia de aula e eles se aproximam e começão a namorar só que de repente a moça some sem deixar rastos e então Mickey com a ajuda de seus novos amigos Ema e Colherada vão fazer de tudo para achar Ashley . E nesse meio tempo dona morcega , uma figura folclórica da região além de chama-lo pelo nome (sendo isso estranho por que eles não se conhecem)fala pra ele que seu esta vivo.

Bom adorei a forma rápida e intensa como tudo acontece , e também da maturidade com que Mickey reage as coisas que vem acontecendo a ele , a maneira como ele tratou Ema e como se tornou amigo dela e de colherada. O que eu não gostei nele foi o fato dele não gostar do tio e a forma como ele justifica o vicio da mãe.

O livro é bem legal e agora quero muito ler o restante da serie.

super recomendo.