Finale

Finale
Becca Fitzpatrick -Intrínseca
(Hush,Hush#4)

Inesquecível

Quando você acha que todo o estoque de ação, romantismo, ironia e... Perfeição para Patch acabaram, Becca vem e nos mostra que ainda tem muito, muito mais!
Finale, pode se dizer bem, é o livro mais esperado de 2013 por muitos leitores, se não a maioria, sendo modéstia a Fitzpatrick. No fim da saga Hush,Hush Nora e Patch achavam que seus problemas ao menos tivessem sido abrandados ou se melhor dizendo “jogados para baixo do tapete” com a morte de Hank, mas percebem que A Morte em si, é o grande problema de certa forma.
Digamos que no livro INTEIRO fiquei apreensiva, nervosa e se podendo assim dizer revoltada. Sim, não é mesmo o que dizem, quando você ama muito um livro, ocorre toda a mistura de sentimentos possíveis? Bem, se não, foi isso que aconteceu comigo.

Ótimo, saindo dos meus devaneios o livro. A vida da jovem Nora realmente não á mais fácil, muito menos normal, agora obrigada a liderar o exército Nephilin do qual agora é a líder, na guerra contra os anjos caídos. O problema é que isso não é nada do que ela quer. Mas como fez o juramento á seu pai biológico Hank-Mão negra, é isso de terá de fazer...Ou não.
Para a nossa tristeza, Patch no início do livro, não aparece muito, porém desempenha um papel muito crucial do qual só lendo para saber, odeio dar spoiler. E estou vendo que será extremamente difícil não fazer isso nessa resenha.

Dante, um nephilin muito poderoso-MUITO MESMO-(e atraente) que se diz “protetor de Nora”, bem será mesmo Dante Materazzi?
O livro inteiro faz revelações bombásticas, coisas que nunca nem cogitamos em pensar, para falar a verdade. Nem todas as revelações são boas, nem todos os fatos que ocorrem são agradáveis, e o romance de Patch e Nora, nos mostrou novamente, que supera qualquer coisa.
Confesso que chorei, chorei, chorei mesmo. Não sei se por ser o final, ou se por ele Finale, ser um caldeirão de emoções, onde fomos jogados e mexidos pela Becca, ou se alguns fatos realmente me deixaram triste...Não espera, acho que foi tudo isso junto e mais um pouco.

Agora aos pontos, Becca Fitzpatrick, o que falar? Ok, nos surpreendeu, fez um enredo maravilhoso, e mesmo ao decorrer dos anos, aos lançamentos de cada livro da saga. Não decaiu a qualidade, muito menos o rendimento. É com muita felicidade, que digo que a qualidade do livro fez foi crescer a cada volume.
A intrínseca, bem, a tradução estava ótima, não percebi erros,se não estava perfeita chegou bem perto. A diagramação como nos anteriores, as capas perfeitas como devem ser, sendo fiéis as originais que em minha opinião, são as mais lindas que já vi.
Temos de parabeniza-la.

Becca fez um final perfeito como tinha de ser, tudo foi revelado, mas, sabe aquele gostinho de quero mais? O epílogo é muito emocionante, e sim, já nos deixa com muita, muita saudade dos personagens, mas agora só podemos nos contentar com as relidas, e esperar pelo filme.
Sim, para quem não sabe, Hush,Hush teve seus direitos paras telonas comprados. E para nós fãs, sobe aquele "medinho", e temos que começar a pensar, nos(as) posers que vão surgir. Mas é o que sempre ocorre não? Bem, paciência.

Depois de transcrever toda a minha emoção e meus devaneios após a leitura desse livro, só tenho uma coisa a dizer.

Leiam! Quem ainda não leu a série, e por algum motivo veio por ler a resenha do último livro da saga, olha, COMECE A LER A SAGA. E para aqueles que já leram, não vão ficar sem ler, não é?

site: http://bookandteas.blogspot.com.br/
Gabriel 12/01/2013minha estante
Obrigado Caroline vou lá morrer já volto !!

Luana 30/01/2013minha estante
Amei sua resenha, parecia q vc tava explicando exatamente o q eu senti quando li o livro, fiquei muito triste com uma coisa q acontece no final e chorei muito quando acabei de ler, e nessa resenha vc disse tudo!

Geovana 30/01/2013minha estante
Ameeei a resenha! Exatamente assim, e mesmo o final não sendo só felicidades, eu achei incrivel, ameei a revelação do Detetive Basso e principalmente o presente dele! Eu quase pulei de alegria kk ..
Estou morrendo de medo desse filme, eu já não aguentei com Jogos Vorazes que apareceram os posers do mundo todo ..

Carol- Books and Tea 30/01/2013minha estante
Obrigada gente *-----*
O livro apesar dos pesares, foi épico. A gente sempre vai pensar, podia ter isso, aquilo. Não devia ter isso, ele não podia fazer aquilo e bláblábla, porém, livro bom é assim, repercute hahaha :)

Maike 22/02/2013minha estante
Muito pode se dizer que fiquei de queixo caído com esse final surpreendente, afirmo com toda certeza que não espera um final assim, foi muito alem das minha expectativas, todos nós esperamos este livro ansiosamente e tenho certeza que não fomos decepcionados, Becca mais uma vez nos presenteou com um livro excelente...

Sheleihp 28/02/2013minha estante
Eu ameiiiii essa coleção. Adoro histórias de sobrenatural, sobre anjos, especialmente.

Patch é um personagem fascinante...não tem como não se envolver e se apaixonar por ele.

Super recomendo!

Indi 12/03/2013minha estante
#Spoiler

ODIEI o Scott morrer =/

Zach Motta 17/03/2013minha estante
Não gostei desse livro. Achei forçado e entediante. SPOILER! Nada a ver a Vee ser Nefilim, o Scott morrer e o Basso ser Arcanjo. P#rra, todo mundo é especial agora?????

Danielle 20/03/2013minha estante
Fiquei super triste com este último livro... Eu simplesmente amei os anteriores e considerava esta uma das melhores sagas que eu já li. Mas Finale não me agradou... Entediante, com pouco destaque ao Patch (parece que o nome do Dante apareceu mais do q o de Patch) e pouco destaque ao amor entre ele e Nora. Sempre que os dois se encontravam eu ficava com a impressão de que o encontro tinha durado apenas 10 minutos! Patch sempre tinha que ir embora! Senti muita falta de um romantismo mais aguçado. E parece que Coldwater inteira era ou nefilim ou anjo caído ou arcanjo... Que saco!

Carol- Books and Tea 22/03/2013minha estante
Ai gente, eu também fiquei com essa de "esperar mais", adorei o livro? Sim, mas também acho que poderia ter tido uma aparição mais contínua do Patch, e também achei meio estranho praticamente toda Coldwater ser nefilim ou Arcanjo '-'
Mas se fomos ver, foram os pontos altos, se não tivesse isso no livro, o mesmo não teria tanta graça né?
A Marcie apareceu tipo 465456151 vezes mais que os "protagonistas" e foi extremamente entediante as partes que ela aparecia, e as poucas vezes que o Patch aparecia, ou o Scott, acontecia alguma conspiração que mds, eles desapareciam e apareciam 10 páginas depois, ou mais.
Mas ai vai de gosto né, uns adoraram, outros não. Alguns fãs esperaram mais, assim como eu, outros acharam perfeito, mas enfim, vai de cada um :)

Ju 02/04/2013minha estante
Eu tb chooooooorei, chooooooorei de soluçar li o livro em dois dias, o pior de tudo é saber que não haverá outro :///

ma 09/04/2013minha estante
O livro é ótimo! Nunca pensei que ia me apegar tanto a uma saga como me apeguei em Hush Hush, pensa que esse foi o último.
Enfim, ótima resenha!

Ana 23/04/2013minha estante
Eu concordo com tudo! Esse livro foi um caldeirão de emoções. Fiquei nervosa, irritada, apreensiva, triste... Eu nunca chorei tanto igual eu chorei nos capítulos finais. Li a saga inteira em menos de uma semana e consegui adivinhar muitas coisas que iriam acontecer com o Dante, detetive Basso... nunca consegui confiar na Marcie (apesar de ter sentido pena). Mas confesso que uma das maiores tristezas da série é o que houve com Scott, um dos meus personagens favoritos. Enfim, a autora fez um trabalho maravilhooooso, e agora é só esperar por minha depressão pós livro. :(
Já estou sentindo ela chegando.

Line 28/04/2013minha estante
Eu estou terminando Silêncio, mas já estou numa ansiedade enorme para começar Finale. Preferia q a saga virasse uma série. Mas já fico feliz com uma BOA adaptação cinematográfica.
;)

Brenda 29/04/2013minha estante
Vou sentir saudades =/ Mesmo já tendo ligo algumas sagas, e sabendo que sempre tem um fim, é impossível não se apegar, nem se emocionar com o final.

Gio 27/05/2013minha estante
Own concordo só o Epílogo já deixa saudades *-*
Nossa essa ée umas das melhores Sagas...!
No filme vai se difícil achar um Patch perfeito ein'

Ray 13/06/2013minha estante
Só criei coragem pra ler finale agora. Não queria me despedir de umas das minhas séries favoritas.
Pra mim, foi o melhor livro da série, me prendeu do começo ao fim. E a historia de Patch e Nora com certeza vai permanecer em mim. :)

Jessica 24/08/2013minha estante
Senti um vazio quando acabei de ler, saber que acabou :/ é uma pena, nunca tinha ficado tão encantada por um livro antes.

De. 03/09/2013minha estante
Ain....Fiquei tão mas tão triste em terminar Hush Hush. Não queria ficar orfã da Linda Nora.
O final foi algo digno para os personagens. Minha Alegria com o final da Vee, me fez chorar.Lindos da Deeh... nunca serão esquecidos

Fran 30/09/2013minha estante
Gente, tenho protelado a leitura de Finale até agora. Estou de coração partido já no início da leitura. Rss... Sentirei muita saudade de Patch (ah Patch!) e Nora.

Liana 20/11/2013minha estante
Muito amor pelo Patch, muito amor pela saga, muito amor por Becca e muita saudade da série!!! Parabéns pela resenha. Estou um pouco mais da metade do livro e me sinto como você, com muitos sentimentos e emoções, as vezes dá aquele nó na garganta, as vezes me apaixono, as vezes queria estar no livro rsrs...

Patricia Helena 21/12/2013minha estante
Amei estes livros da serie Hush,Hush,comprei os 3 primeiros e os devorei 2 semanas!! descobri agora que tem o 4 e não vejo a hora de adiquirir,sera que vai virar filme como o Crepusculo???

Ariadna Oliveira 19/02/2015minha estante
Até hoje estou tentando superar o final desse livro. Eu me apaixonei por todos os anteriores, desde que comecei sussurro não descansei até chegar em silêncio. Mas finale me decepcionou completamente por vários motivos.# SPOILER Eu odiiiei o Scott morrer no final!! ele era meu personagem preferido,Gente, não tinha motivo nenhum pra fazer drama no final, depois de tudo que os nefilins passaram, tudo que ele merecia era ser feliz com a Vee não acham? Nada a ver a Vee virar nefilim, eu queria ela humana. Teve várias coisas sem explicação,nesse livro era pra ter desvendado todos os mistérios dos livros anteriores, ficou varios assuntos em aberto. Como o Dante conseguiu abrir os portões do inferno assim sem mais nem menos?? Porque um arcanjo ficou com medo dele ??? E a guerra?? o livro silêncio termina nos deixando na maior expectativa para essa guerra e depois a guerra ocupa míseras páginas do livro, além de começar bem no final??? E outra, o patch está extremamente irritante nesse livro, acabou o mistério que ele tinha, ele ficou completamente chato e meloso com a Nora. Ela mente pra ele, e ele aceita sem nem discutir???E outra, ele quase não aparece no livro, até a chata da Marcie aparece mais, deveria ter focado mais no romance entre ele a nora e isso não aconteceu. E qual a razão de ocupar páginas do livro mostrando um ciúme chato entre Nora e Dabria sendo que tem uma guerra pra começar?? Eu achei que nefilim , arcanjo e anjo caído fosse uma coisa rara e de repente a cidade inteira vira nefilim?? kkkkk Esse livro me decepcionou, deveria ter acabado em Silêncio com um final digno, desnecessária essa continuação...

Lilian 30/06/2020minha estante
Ando com mta vontade de ler todos de novo! Hehehehehe

Geise 10/01/2021minha estante
Terminei de ler, e eu estou apaixonada, da vontade de reler mais mil vezes. Agora, ansiosa pelo filme ? (realmente, o final deixa com um gostinho de quero mais kk)

Milena 23/02/2023minha estante
A saga é apaixonante ??

REFQUEENNNNNNNMNN 14/04/2023minha estante
adorei ler, o final n poderia ser melhor

Milena 18/04/2023minha estante
Siiimmm

Milena 18/04/2023minha estante
Se tivesse mais uma série com +10 livros, eu leria todos kkkk

Júpiter 27/01/2024minha estante
Leiam a carta que o Patch escreveu para Nora. Ate hoje eu não superei aquela carta ?

Lilian 29/01/2024minha estante
Que carta é essa?????

Bruna Martins 15/09/2016

Finale - Becca Fitzpatrick
Romance Histórico || 301 Páginas || Editora: Intrínseca || Classificação: 4/5

#Volume 04 da série Hush Hush

#Pode conter spoilers dos livros anteriores

Depois de algum tempo sem resenhar decidi fazer um breve comentário sobre o final da Saga Hush Hush, a pedidos de colegas leitores que não conseguiram finalizar a obra, mesmo tendo lido a maior parte da série de Becca.

Confesso que também tive dificuldades na leitura dos últimos volumes. Ao ler "Sussurro" logo me deparei com uma escrita fluída, personagens enigmáticos e uma bela construção do mundo sobrenatural, assim, minhas expectativas ficaram em alta quanto a continuidade da série.

Entre arcanjos, anjos caídos, neflins e um romance lindo como plano de fundo, o primeiro livro se tornou um favorito logo de cara!

O livro dois inovou ao trazer Rixon, um vilão disfarçado de amigo, e Scott, o garoto bacana disfarçado de bad boy, ainda mantendo vivo aquele clima de tensão e aventura.

Porém, o terceiro volume da obra foi uma verdadeira decepção, a protagonista confusa e a narrativa cheia de flashbacks fez com que a leitura se tornasse cansativa.

O desfecho foi agradável e previsível. Mas também trouxe alguns sustos, como a morte de personagens marcantes na trama durante o duelo final e a notícia de que alguns personagens secundários faziam parte do mundo sobrenatural explorado por Becca.

É uma série consistente, bem escrita, e, talvez, se tivesse concluído essa leitura na adolescência, tivesse me apaixonado perdidamente por ela. Patch, personagem central, anjo caído, cheio de entusiasmo e paixão é cativante e contribuiu muito para que eu formasse uma opinião positiva sobre Hush Hush. Contudo, aos 28 anos e com muitas e muitas histórias na bagagem, achei que faltou um pouco pra se tornar um cinco estrelas.

De qualquer forma deixou aqui minha recomendação, com algumas ressalvas, a todos que, como eu, se interessam por aventura, romance e juventude.
Ramon. 15/09/2016minha estante
Olha.... Gostei de ver.

Bruna Martins 16/09/2016minha estante
Obrigada :)

Cacau 08/01/2017minha estante
Muito bom !! ? gosto muito de histórias como hush hush ... Ainda estou terminando o Finale s2

Bruna Martins 08/01/2017minha estante
Obrigada Cacau! Fico feliz que tenha gostado da resenha! Tb gosto mt de fantasias e, se vc Ainda não leu, te indico a série instrumentos mortais e peças infernais da Cassandra Clare... são ótimas! :) beijos!

Cacau 08/01/2017minha estante
Irei procurar!! Obrigada pela indicação!! Abraços!!

Bruna Martins 09/01/2017minha estante
;) imagina! Beijos

SemAria.Freire 03/08/2021

Terminei essa serie, posso dizer que não é para mim esse tipo de leitura. Como sempre o inicio é repetindo tudo que aconteceu no livro passado, coisa que eu não consigo entender mas tudo bem, depois esta em uma eminência de guerra a outra só penso só o outro esta traindo. Enfim os acontecimentos para mim aconteciam mas não tinha sentido, tipo do nada um amigo ou conhecido se tornava Nefilin, achei também o final bem corrido e conveniente.
Mas não digo que não leiam, tenham a sua experiência com essa estória.
Bruna 03/08/2021minha estante
Olha eu não vi lógica nenhuma, mas leia KKKKKKKKKKK. Amiga você é perfeita, entenda!

Bruna 03/08/2021minha estante
Mas é importante as pessoas formarem o seu senso. Você formou o seu e não tolera a história

Bruna 03/08/2021minha estante
Não viu tanta lógica dos acontecimentos como a história caminhou né

SemAria.Freire 03/08/2021minha estante
Não tem sentido do nada tem um acontecimento, e ela lider de um exército e nunca falou com ninguém. Fora o drama da traição nem liga para o quem vai morrer que saber se ele traiu. Em fdois dias aprender a lutar com espadas.

SemAria.Freire 03/08/2021minha estante
Mas é assim eu não gostei mas tem gente que vai amar essa e a beleza da literatura.

Lu 24/01/2013

Não achei o livro ruim, mas tampouco o achei bom ou digno das minhas expectativas. E não é como se eu esperasse muita coisa do livro, visto que já havia lido os outros da série e sabia de seus defeitos e qualidades. Mas acho que a gente sempre espera, querendo ou não, um desfecho que nos deixe com o queixo no chão e os olhos brilhando. Bem, eu esperei e esperei e esperei por esse desfecho, até que a última página chegou e eu não estava nenhum pouco emocionada ou mesmo triste com o fim da série. A única coisa que senti com o livro todo foi indiferença e, em certos momentos, um pouquinho de raiva por ter gastado dinheiro com ele. Não estou dizendo que o livro seja ruim e nem desmerecendo aqueles que amaram o final que a Becca deu para a série Hush Hush. Mas tenho meus motivos para as míseras duas estrelinhas que dei para o livro na avaliação. Aqui vão eles:
1) O tempo todo você fica esperando por um clímax que não chega.
3) Quase o livro inteiro é tedioso e descreve coisas que não são lá muito importantes.
4) Ele foi total e completamente previsível. Ao menos para mim. Se eu fui surpreendida uma única vez durante toda a leitura já é muita coisa. Já havia me deparado com esse problema em Sussurro e Crescendo, mas nos outros livros ainda haviam coisas que eu não fui capaz de adivinhar, o que não aconteceu com este último.
5) O relacionamento da Nora e do Patch atingiu um nível de melação tão alto, mais tão alto, que às vezes eu precisava parar de ler para não gritar de frustração. O fato é que eles pareciam estar descendo uma ladeira rumo aos clichês de romance e eu sentia como se já tivesse lido os diálogos deles milhões de vezes, apenas ditos por outros casais. O pior é que o que eu mais gostava neles era isto: eles não te faziam ter vontade de vomitar (bem assim, não faziam, no passado).
6) Nora não sabe ser a líder de um exército.
7) Sabe aquela sensação, no final de um livro, de que a autora estava com os dedos doendo e resolveu acabar logo a história de qualquer jeito, colocando um epílogo chatinho e deixando coisas para trás? Pois é.
Em resumo, o mistério não é nada que você não tenha lido antes, se é que há algum mistério ali, e o romance é do tipo que pode ser facilmente encontrado por aí. Não é bem o meu tipo de livro. Mas é o fim da série e, infelizmente, se você não quiser ficar curioso vai ter que ler. Pronto, acabei (:
Indi 12/03/2013minha estante
Concordo pra caramba com o ponto 7.
No livro inteiro não acontece nada relativamente mto importante... E no final simplesmente pulam um tempão pra não precisar explicar nada.
Scott e Marcie mereciam umas linhas a mais na minha opinião por exemplo.. =S

Junior 18/05/2013minha estante
ngm merece.. eu li só por ler mesmo, estou lendo finale agora só pra terminar, mas todos esse topicos os outros 3 livros tem...

Marianne 08/09/2013minha estante
Para mim também foi bastante previsível e monótono. Esperava mais... Os outros foram melhores.

Luh 18/09/2013minha estante
Eu tinha até esquecido dos detalhes insignificantes. =P Bem que a Becca podia ter economizado na descrição das roupas da Nora e explicado realmente como as coisas aconteceram.

Milly 13/03/2014minha estante
Eu senti exatamente o que você disse. Comecei a achar que existiam mais Nefilins do que humanos na terra (ficou um pouco forçado) Patch e Nora estavam muito melosos na minha opinião. O que ela fez com o Scott, não precisava daquilo. Até da Marcie eu senti pena.

Madson 02/06/2014minha estante
Finalmente uma resenha que bate com a minha!! eu tô muito p...da vida!! ela destruiu minha série favorita....ai cara, quando a Vee falou que era Nephilim eu fechei o livro e comecei a RIR desse absurdo!!! ela nunca, jamais em nenhum dos livros deu motivo pra Vee ser Nephilim, ela meio que tentou jogar essa informaçao na nossa cara pra ver e colava e colou! e o Scott que fez muito mais do que o Patch Cullen por sinal, morreu e tipo...foda-se!!!!
O Patch....aiiii não vou nem comentar pq assim nem consigo digitar....não sei o que é pior: eu ter comprado a série toda a toa ou ter TANTA resenha positiva desse livro. Apenas...indignada.

Ju 18/06/2014minha estante
Ri litros com a sua resenha!
ótima!

Adriene 16/01/2015minha estante
Você descreveu a parte em que o Scott morre exatamente como eu pensei . Achei uma puta de uma sacanagem a falta de importância que a autora demostrou sobre ele . Era um dos meus personagens favoritos junto com a Vee que me decepcionaram muito . Esperava muito mais de uma saga tão boa quanto eu achava que Hush husu era . #FRUSTRADA

Patrícia 10/01/2018minha estante
Também fiquei indignada com esse final!!!

Coruja Dani 13/07/2021minha estante
Kkkkk Concordo. Nora e Patch uma tensão da bixiga. E Becca nem isso pra confortar akakka.

Pantoja 13/07/2021minha estante
eu fiquei esperando até a última folha e nada kkkkkkk

Coruja Dani 13/07/2021minha estante
Eu tbm kkkkk quando comecei o livro já estava esperançosa de que iria rolar algo. ? Rolou né... Mas n sei como, aff

Pantoja 13/07/2021minha estante
kkkkkkk eu me sentir trolada ?

Gisele480 29/03/2015minha estante
Hahahahahaha... melhor!!!!

Juliane12 30/03/2015minha estante
Muitooooo bom Gi rs

Thata 30/03/2015minha estante
Meu essa foi de matar e perder o folego...rsrs

Juliane12 31/03/2015minha estante
kkkkkk é verdade Tha!

Jess 15/09/2020minha estante
amg pelo que eu me lembro ela faz o juramento pro patch, não? não sei se é quando ela reencontra ele no final ou em outra cena, mas que eu saiba ela faz sim

Joy_ 15/09/2020minha estante
@Jess, sim ela faz um juramento, mas tava mais pra um juramento de amor eterno, mas não sei se incluía esse detalhe de juramento Neflim X Anjo caído, ate por que ela fala também sobre a Vee: "Nao sabia como seria o envelhecimento dela, ou o meu" então ela vai envelhecer... não sei to confusa kkkkk

Jess 15/09/2020minha estante
kkkkk sim, é bem confuso. mas acho que essa cena do juramento foi pra isso, eles se ligaram por causa do sangue e também só assim ele conseguiu sentir ela, porque eles estão conectados agora. acho que os nefilim em geral envelhecem, mas não como seres humanos normais... enfim, nos resta os filmes nos explicarem toda essa confusão kkkkk

Joy_ 15/09/2020minha estante
@Jess Mil tretas mds kkkkk
Nossa nem me fala preciso desse filme logo! Fico só vendo os trailer de fãs com os atores que vão interpretar Patch e Nora e fico morrendo de ansiedade >.

Alice.Barbosa 26/09/2018minha estante
Um amor por Patch sempre... ????

Gabriele 29/09/2018minha estante
Meninaaaaa.... esse boy ?

Gabriele 29/09/2018minha estante
Olheee... não sei o que dizer só sentir

Taisa 21/11/2015

Se eu falar que comprei esse livro na pré-venda a quase três anos atrás tamanho meu desespero pela continuação e só li agora ninguém acredita. Mas acreditem! Já nem lembrava mais direito a história, não sabia se esse era quele que tinha o Cam (Fallen) ou se a Nora tinha um irmão chamado Gabriel (Halo), qual era exatamente a guerra que estava acontecendo aqui, se eram contra espíritos malignos, contra outros anjos caídos ou néflins . Só me lembrava de uma coisa: Anjo, do meu querido Patch!

Minha sorte é que a autora faz um resumão nos primeiros capítulos, não sou uma releitora (aquela que sempre está relendo seus livros), não tenho paciência para isso, então peguei o bonde andando e lembrando aos poucos quem era quem e o que exatamente estava acontecendo ali.

Claramente não estou mais nessa vibe, não teria mais paciência para esse trelelê adolescente se eu estivesse começando essa série agora. Masssss como estou terminando e já tinha um carinho especial por ela ter sido uma das primeiras que eu acompanhei me sinto imparcial nessa avaliação.

O último livro de uma série para mim ele não precisa ser magnífico nem o melhor, mas precisa fechar todas as ideias que a autora teve durante os outros três, detesto um final de série que fico boiando (se for para fazer-nos boiar economizem papel e façam apenas um, ok?).

E acho que a Becca cumpriu isso. Não foi da forma mais madura eu diria, mas cumpriu. É engraçado as desculpas que alguns autores dão para que no final tudo dê certo e ela usufruiu de um bom quinhão dessas pílulas mágicas da felicidade. Mesmo assim eu levei de boa, acho que ficou coerente com toda a trama que ela criou e essa é uma série mais humilde no quesito originalidade, a vejo mais como uma leve forma de entretenimento.

Só preciso abrir meu coração em uma coisa. Gostaria muito de ver o Patch em ação, em um livro mais adulto, uma história mais madura, ele tem TANTO potencial para ficar preso nessa história high school sobrenatural. Se alguém souber de uma fanfic dele, pleasee me indica!

Todo mundo acho que já conhece essa série. Mas só para ficar registrado em indicaria para o público mais adolescente mesmo, é um sobrenatural mais voltado para eles, mas nada impede que qualquer um possa ter um bom tempo com ele.

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br
Raveni Carvalho 22/11/2015minha estante
Comecei a ler essa Serie e parei no 2 livro e ate hoje não consigo pegar os demais para terminar. Tem certas historias que se não estivermos na vibe não adianta. Quem sabe um dia...

Taisa 22/11/2015minha estante
Sim sim Raveni entendo completamente. JAMAIS conseguiria pegar essa série hj em dia tb, acho que já passou meu tempo desse tipo de livro, sinto q ainda gostei desse pelo passado que temos juntos....hahahahahahahahahaha
Sabe aquele livro/série q vc tem um carinho especial por ele ter sido o marco que te fez começar/voltar a ter o prazer de ler? Então é isso que acontece comigo aqui, fecho os olhos para o tanto de babozeira e vou curtindo a leitura sem muitos julgamentos......kkkkkkkkkkk
Bjus

Raveni Carvalho 22/11/2015minha estante
Sei bem como é essa sensação e acontece comigo com a saga crepúsculo, foi graças a essa saga que voltei a devorar livros e a abre a mente para outros gêneros de leitura. Apesar de hoje em dia achar a historia bem da fraquinha, naquela época eu curti muito rsrsrsrsrs. Bjsss

Paula.Silva 15/07/2020

Amei!!
Finale é o quarto e último livro da saga Sussurro, me encantei com essa saga.
Vivi com Nora cada sofrimento dela, cada felicidade, cada aventura, cada momento de suspense, medo e dúvida. Ah... e o Pacht não tem como não se apaixonar por esse anjo caído.
Achei que a autora poderia ter explorado um pouco mais a história, poderia ter sido mais extensa, durante a história tem uma farsa (sem spoilers) que por exemplo poderia ter sido mais convincente, mas mesmo assim estou muito triste por ter terminado a saga, porque estou me sentindo abandonada pelo casal, principalmente por Pacht kkk, eles faziam parte do meu dia a dia, me causaram todo tipo de emoção, foi lindo! Que saudades Nora e Pacht!
E que final nunca imaginei que poderia acontecer o que aconteceu, não teria pensando em algo mais surpreendente!
@kthaysa.vieira 15/07/2020minha estante
Já li os dois primeiros, estou doida pra ler o restante. Sou apaixonada por esse casal ?

Paula.Silva 15/07/2020minha estante
Realmente não tem como não ama-lós, até mesmo a Nora que é meio chatinha aprendi a gostar dela.
O próximo que vc vai ler é o livro Silêncio, é o que tem como ponto alto o amadurecimento do romance entre os dois, é puro romantismo esse livro, o quarto tbm tem bastante romance. Boa leitura.

@kthaysa.vieira 15/07/2020minha estante
Eba, obrigada ?

Patrícia 13/08/2013

#Finale
Depois de quase desistir desse livro(pq Nora é irritante e o livro é escrito no seu ponto de vista, assim como toda a saga.) quando faltava um pouco menos da metade restante do livro,(afinal pra quem leu crescendo apesar da chatice e irritação) finalmente terminei de ler(em 13/08),quase duas semanas sem lê-lo.
O que posso dizer sobre ele apesar da ação é decepcionante.
Embora Vee seja minha personagem preferida(assi como Patch), ela só aparece duas ou três vezes nesse livro, como se fosse uma parte do corpo de Scott e então o Epílogo com o seu casamento.
Dante já era meu suspeito desde o momento em que apareceu na estória, só por ser um dos braços esquerdos do Hank(já que direito só tinha a si mesmo). Marcie teve um fim predestinado desde sempre.
E o que posso dizer sobre Nora é que a única coisa que gostei dela foi quando Dante mostra as fotos que tirou de Dabria com Patch e ela confia no seu amor.
de resto é só
"PAG.:94-100
Aqui gostaria de deixar claro a minha decepção em relação a Nora,
pois como sabemos ela e Marcie(sua arqui-inimiga desde a maternidade praticamente)são irmãs por parte de pai.
Marcie se muda pra casa de Nora e ela ao invés de bater o pé com sua mãe ela(Nora)aceita mesmo morrendo de ódio(SERÁ MESMO??????)"

Pontos de ??? na minha cabeça:

1-Se Nora é filha direta de Hank pq ela não é uma Nefelim? Pelo que entendi,os nefelins são filhos de humanos com anjos caídos ou então filhos de
nefelins com humanos certo? Então como ela só tinha sua marca de nascença e um pequeno traço no seu sangue(que faz dela quase humana) que no caso seria se ela fosse filha de Harrison e não do Hank.
2-Depois de ter usado o truque de manipulação de mente no Patch(que ela diz ser a pessoa mais importante pra ela), pq ela não usou na mãe dela pra mostrar que Hank foi responsável pelo seu sequestro e assim tirar Marcie da jogada? e já que conviveu com Marcie, mesmo que forçada(e eu tenho minhas dúvidas) pq em nome de Deus Nora não foi no enterro da outra? Mesmo que fosse pra dar vivas eu acho que ela deveria ter ido.Ou pelo menos não ter deixado a mãe ir.
Depois de dois livros sendo totalmente esquecida pela autora(e pela Nora também) longe de mim querer dizer que amizade verdadeira é conviver 24h/dia com a pessoa todos os dias do ano;
mas sinceramente,tudo bem que ela não queria contar sobre os nefilins e anjos caídos mais poderia ter falado sobre sua relação com Hank e Marcie.

Então quem puder me esclarecer ficarei agradecida.
24/08/2013minha estante
"3-O epílogo. O que foi aquilo? Seria muito melhor se fosse descrito ali uma cena de sexo selvagem entre Nora e Patch do que aquilo.(Quem concorda comigo levante a mão.) Não que eu seja contra a Vee muito pelo contrário, acho que ela deveria ter sido o par do Patch, mas enfim..."

To sem entender até agora o final dessa série, sério mesmo!

Dri @lves 03/08/2014minha estante
concordo plenamente. e ainda ñ entendi como marcie morreu, já q nephilins ñ morriam sem o devilcraft

Patrícia 04/08/2020minha estante
Posso parecer pretensiosa quando escrevo aqui esse comentário. Mas parece que depois que escrevi a minha resenha dessa série o povão que veio posteriormente concorda comigo em vários pontos da estória.

Ge 27/01/2015minha estante
Muito boa Pry

Pry Weslley 27/01/2015minha estante
valew Ge!!!

Sammy 09/02/2015minha estante
SPOILER: Concordo, coitada da Vee! Eu simpatizei muito com ela, e o final ficou como uma consolação pra ela mas o certo mesmo era ela e o Scott. Não consigo gostar da morte de Scott, não era necessário esse drama final. Fora isso achei justo o desfecho de Anjos Caídos e Nefilins.

Cris Paiva 09/05/2014minha estante
Kkkkkkkkkk!!!
pior que é mesmo. Eu parei no primeiro, ainda não criei coragem de ler o resto.

Cris Paiva 29/09/2016minha estante
Retomei a serie esse mês, e resolvi ler na sequencia. O segundo achei uma porcaria, o 3 foi melhorzinho, vamos ver se vou gostar do ultimo.

Patrícia 10/01/2018minha estante
Finalmente mais uma pessoa que leu a mesma série que eu!!!

lu areias 21/08/2013

Resenha do blog - Livros e Bolinhos
Essa resenha é do quarto e último livro da série Hush Hush. Se você ainda não leu Sussurro, Crescendo e Silêncio, esse post pode conter alguns comentários sobre o enredo, especialmente do terceiro livro.

O Mão Negra está morto, Nora deveria – finalmente! – ficar em paz e aproveitar seu namorado sempre que pudesse… Mas Hank não era bobo e, antes de morrer, obrigou-a a fazer um juramento que a tornou líder do exército nefilim. E Nora deve liderá-los na guerra contra os anjos caídos, ou pagará com a própria vida (e a da mãe).

É nesse cenário preocupante que Finale começa e se desenvolve. O grande objetivo de Nora é fazer com que a guerra não aconteça, mas sem descumprir seu juramento. Para isso ela vai contar com o apoio de Patch, que promete levantar todas as informações possíveis a respeito dos anjos caídos enquanto Nora tenta manobrar os nefilins.

Só que as coisas estão longe de ser simples como eles gostariam. Agora que é uma nefilim – e não uma qualquer, mas a líder! -, Nora precisa provar para sua sociedade que está no poder por mérito, e não apenas por filiação. Ou isso, ou eles jamais se deixarão liderar, e os planos de paz irão por água abaixo.

Enquanto finge que não tem mais nada com Patch (ninguém pode desconfiar do plano dos dois!), Nora ainda precisa lidar com seu segundo-no-comando, Dante, e uma se sequência cruel de treinos que servem para potencializar todo seu lado nefilim – e esgotar sua energia.

E se tem algo de bom nessa coisa de não ser mais humana é todo o poder que o corpo tem. Nora agora é agil, forte, quase incansável – e pode ficar ainda mais forte com a ajuda de um elemento surpresa que Dante apresenta.

Só que os problemas da vida da menina não terminam por aí. Como desgraça pouca é bobagem, Marcie Millar, sua meia-irmã, muda de mala e cuia para sua casa, com o aval da própria Sra. Grey! Loucura, eu sei. E só mais uma das situações surreais que Becca criou no livro.

Quem leu minha resenha de Silêncio sabe que estava com muitas esperanças para este quarto livro. Mas, de alguma forma, isso que falei aí em cima é tudo o que acontece. Ficamos acompanhando os treinos de Nora (zzZZzz), as confusões com Marcie, o envolvimento com Patch e Dante, e passamos a maior parte do tempo na expectativa do que vem pela frente.

E quando finalmente – FINALMENTE! – chega o momento pelo qual estava esperando (Vai ter guerra? Não vai? O que vai acontecer?) a coisa acontece um pouco rápido demais, meio atropelada e um tantinho surreal, mas consegue salvar o final da série – ufa!

A verdade é que ao longo de todo o livro tive a nítida impressão de que a autora foi pressionada para terminara história da noite pro dia. A qualidade – que já não considerava TÃO alta – caiu, as situações mais doidas aconteceram (O que fizeram com a Vee? *chora*), Nora mudou radicalmente, Patch deixou de ser lindo-e-tudo-de-bom para ser um chato/neurótico/meio meloso demais.

Não sei explicar, é uma contradição: apesar de achar que Finale proporcionou um final chato, mas relativamente decente para a série, acho o livro consideravelmente inferior aos outros (ainda mais se compararmos com o terceiro), o que me faz pensar que poderia e deveria ser MUITO melhor. Logo, o final não foi tão digno assim.

Acho que minha “revolta” não é maior porque nunca fui mega fã da série, mas me senti bastante ofendida, como leitora, quando parei pra analisar algumas escolhas da Becca. Ao mesmo tempo em que temos um final bacaninha, as coisas que aconteceram pelo caminho desse livro o fizeram perder muitos pontos comigo.

[Nefilins dão em árvores? Se multiplicam com água? Brotam da terra?]

Para completar o carnaval ao longo da história – como disse, pra mim, só o final salva, mesmo tendo sido rápido -, ela conseguiu matar o personagem que mais gostei em Finale, transformar todos os outros, e ainda criar um prólogo que, apesar de fofo, foi totalmente aleatório e esquisito.

Gostaria de ouvir a opinião de vocês que já leram o livro, principalmente dos verdadeiros fãs da série. Agora só posso desejar que Becca Fitzpatrick consiga escrever algo mais legal da próxima vez, porque Finale me decepcionou. :(
24/08/2013minha estante
Não poderia concordar mais com essa resenha. Terminei de ler o livro agora e só consigo pensar numa coisa: Becca, o que você fez com uma das minha séries favoritas?

Luh 18/09/2013minha estante
Eu realmente esperava mais do livro. Dá até para perdoar a melação de Patch e as partes chatas, mas também me senti meio ofendida. Poxa, ela tirou mais cartas da manga do que eu julgava ser possível. Nada do final foi bem explicado (nem parecia possível), e muitas partes do meio também não (fora a multidão de personagens que surgiram apenas como coadjuvantes da Nora =P). Ficou mesmo estranho.

Patrícia 29/04/2018minha estante
Mulher uma das coisas que mais me indignou nessa estória toda é o fato de que os nefelins (não sei se escrevi certo) são tachados como idiotas sem noção total nesse livro em questão. Fora ainda que toda a mitologia da estória é esquecida facilmente. Fico revoltada só de lembrar o destino do Scott e da Vee. De resto vou dizer a melhor estória da saga hush hush é aquela que inventei baseada com personagens e situações descritas na saga que não foi de forma nenhuma aproveitada pela própria escritora.