Vulgo Grace

Vulgo Grace Margaret Atwood

Resenhas - Vulgo Grace

Ket do @fanficai 29/05/2020

O mistério por trás intrigante vítima
“Não há nada mais desencorajador do que esperanças erguidas e depois frustradas, é quase pior do que não ter tido esperanças desde o início.”
Embora estejamos usando a frase com motivos diferentes, essa frase te marca de uma maneira muito forte, assim como toda a narrativa da história de Grace Marks. É fascinante! Margaret Atwood consegue te prender de uma maneira inexplicável e te levar a percorrer caminhos não esperados, ansiando pelo momento do perdão, por mais um trecho da história e da lembrança da detenta, duvidando e julgando a coragem nas ações de algumas figuras masculinas – característica presente em outras obras da autora.
Sou muito suspeita para comentar sobre as obras da escritora, tenho uma admiração muito grande por toda crítica social que consegue envolver em suas histórias, tenham elas partes verídicas ou uma distopia bem elaborada. Em Vulgo Grace, nós buscamos ansiosamente pela lembrança e pelo furo que prove os acontecimentos, mas “a verdadeira personalidade da histórica Grace Marks permanece um enigma”, como diz a autora.

site: http://instagram.com.br/mmaria.co

Jvmaximo 08/07/2022

História muito boa mas muito lenta
Grace markes é acusada de assassinar o seu patrão e uma empregada da casa durante o século 19. Porém, mesmo após anos do crime, ela alega ser inocente e não lembrar de nada que ocorreu nesse dia. O livro vai acompanhar Grace, com a ajuda do Dr Jordan, na tentativa de entender o que aconteceu nesse dia e se ela foi culpada ou uma vítima.
A história é bem contada e o livro é composto de diversos formatos de texto : poemas, citações reais ( a história é baseada em um caso real), narrações e cartas. Isso torna-o bem dinâmico, mas não o impede que em diversos momentos seja bastante arrastado, tornando a leitura cansativa. Mesmo assim, é uma trama bem envolvente e única.
Ps : o final é bonzinho, desde os 70% já fica claro como vai ser

Ana Paula Torres 23/11/2022

"Grace"
Foi uma leitura maravilhosa e cheia de suspense. Posso dizer que foi a melhor leitura do ano... Gostei muito.

Pense Livro 24/06/2020

Margaret Atwood Sensacional
Hoje trago a resenha do livro Vulgo Grace de Margaret Atwood. Foi a resenha mais dificil que fiz até agora. Primeiro, por ser da Margaret Atwood e segundo porque ainda estou "digerindo" a história.
Vulgo Grace é baseado em uma história real e conta a história de Grace Marks, uma criada condenada à prisão perpétua por ter ajudado James McDermott a assassinar o patrão, Thomas Kinnear, e a governanta da casa onde trabalhavam, Nancy Montgomery.
A história inicia com Grace na prisão, pois James foi condenado a forca e já está morto. Grace trabalha na casa do "governador", que seria o diretor do presidio, devido a bom comportamento.
"Ele não compreende ainda que a culpa vem para você não das coisas que você fez, mas das coisas que os outros fizeram com você".
O livro é narrado em grande parte pela Grace, intercalando com a narrativa e cartas enviadas entre os outros personagens, como Mary, Dr. Jordan e o Mascate Jeremias são bem escritos, mas extremamente misteriosos, o que só fez aumentar minha ansiedade para o final do livro chegar logo.
A narração da história gira em torno de um grupo de apoiadores, que acreditam na inocência de Grace e por isso contratam um grupo de especialistas, entre eles, Dr. Jordan e um especialista em hipnose, para ajudarem a provar sua inocência.
A história é no minimo intrigante, você fica o livro todo pensando se ela é culpada ou não. Grace é inocente ou manipuladora? O livro é denso, não é uma leitura fácil. Quanto mais eu lia parecia que mais faltava. Não apresenta um final "fechado", mas sim um para que você tire suas próprias conclusões.
Enfim, é extremamente difícil para mim falar desse livro sem dar spoilers. Gostei muito da leitura, mas não enquanto eu estava lendo, só depois que finalizei o livro e comecei a pensar sobre ele, entendem? Como eu disse, não é uma história fácil de se ler, foi uma leitura bem arrastada e em vários momentos pensei em abandonar o livro. Achei o livro "O Conto da Aia", da mesma autora, muito mais fluído que este.
Mas a autora consegue nos proporcionar exatamente o que é sua intenção: a dúvida sobre a inocência ou não de Mary, a qual possui, uma personalidade - ou a falta dela, extremamente bem escrita, nos fazendo questionar se o que ela mostra realmente é o que ela sente, ou se ela é uma pessoa extremamente manipuladora.
Indico com certeza a leitura desse livro, primeiro por ser baseado em fatos reais, segundo porque é um livro extremamente bem escrito e um dos que mais me fizeram sentir o que a autora quis transmitir, e terceiro, leiam por favor, preciso de alguém para conversar sobre!
Juliana.Sousa 24/06/2020minha estante
Eu assisti a minissérie na netflix e tive as mesmas impressões, imaginei que o livro fosse mais esclarecedor.

Juliana.Sousa 24/06/2020minha estante
Com base na série, eu acho que a Grace é manipuladora sim, cogito até a possibilidade de ela ter transtorno de personalidade.

Thiago Soares 30/06/2020

Agora vou assitir a série e compará-la ao livro
Ficção baseada em fatos reais em que a autora seguiu-se fiel aos relatos escritos à época (confissões, poemas, matérias de jornais, cartas e livros) sobre os eventos, preenchendo as lacunas desses escritos e criando mais personagens com sua criatividade genial.

Fernanda Bard Chagas 02/07/2020

Insanidade, fingimento, inocência...
A narrativa se alterna entre Grace Marks, a infame assassina, e o Dr. Simon Jordan, que tenta extrair dela a verdade dos acontecimentos trágicos.
Aos dezesseis anos, Grace é condenada à morte pelo assassinato de Nancy Montgomery e Sr. Kinnear, juntamente com o seu suposto cúmplice McDermott. Todavia, seu advogado consegue atenuar sua condenação para prisão perpétua através de um discurso sobre sua juventude, o fato de sua constituição feminina a tornar sucetível à influência, e também a considerando uma estúpida.
Durante a narrativa, no entanto, nos vemos dentro da mente de Grace, uma mulher bastante astuta, que conta sua história de maneira envolvente e tem suas próprias observações sobre tudo a sua volta de maneira perspicaz e muitas vezes calculista. De certo, ao ser interrogada pelo Dr. Jordan, vemos como ela escolheu bem o que dizer e o que omitir, escondendo para si, mantendo-o interessado em sua história de vida, mas nunca entrando em seus jogos para desvendar as partes do assassinato que ela alegava não se lembrar.
Mas além da história de Grace, o que me chamou também a atenção nesse livro foi a forma como aquela época foi retratada, as maneiras da sociedade, a forma como a ciência ia se desenvolvendo, a politicagem no Canadá dos meados dos anos 1800. Também entramos em assuntos já abordados por Atwood em outros livros: o machismo, a forma como as mulheres eram subjugadas e subestimadas intelectual e fisicamente.
Esse livro é uma enxurrada de frases inteligentes e críticas ácidas, com uma narrativa instigante. Eu me vi adorando a inteligência e forma de ver o mundo de Grace Marks como descrita pela autora.

Sabrina.Leonhardt 01/05/2021

Intrigante!
Sem dúvida, se tornou um dos meus livros favoritos!
Pra quem assistiu à minissérie como eu e queria que suas dúvidas fossem sanadas, o livro é perfeito pra isso.
Extremamente intrigante e envolvente, é uma leitura que te prende do início ao fim e você não tem vontade de parar de ler.
Com certeza, vale a pena!

Thais.Garrido 29/09/2021

Você não vai ter um minuto de paz lendo esse livro
Cada palavra marrada do ponto de vista da Grace Marks faz você questionar se ela está falando a verdade, ou se ela só está manipulando o dr. Jordan e você mais uma vez.
A estrutura narrativa que a Margaret compõem é genial e vai fazer você querer devorar cada página a fim de desvendar o grande quebra-cabeça que é esse livro.

Beatriz1324 12/07/2020

A história é muito interessante, a escrita muito bem feita. Os personagens são bem construídos, mas os homens deste livro me são intragáveis. Eu entendo que que na época era realmente do jeito que a escritora nos apresentou os cenários, mas a moral dos personagens homens são podres.
Tirando isso gostei bastante do livro. Preferi os capítulos narrados pela Grace e gostei bastante dela.

Sara 30/07/2020

Margaret Atwood é sensacional!
Grace Maks foi acusada de assassinato mas há muita especulação e ninguém sabe até que ponto elas são reais.
Margaret Atwood tem uma narrativa incrível e sempre trata sobre questões importantes. Baseado num caso real, possui personagens excelentes e uma trama muito envolvente. Passei o livro inteiro em dúvida sobre em quem acreditar. Muito bom!

Mariana 28/05/2021

Realidade transformada em ficção
Esse foi o segundo livro de Margaret Atwood que eu li e mais uma vez ela superou minhas expectativas. O fato da história ter sido baseada em fatos reais só a torna mais emocionante e os pequenos detalhes que não percebemos ao longo dela, ao se juntarem na reta final realmente fazem a diferença pra transformar esse livro na incrível obra que é. Recomendo muito.

Carol 20/08/2020

Sem palavras para Margaret Atwood. Livro que envolve do início ao fim, apesar de em alguns momentos a leitura ser arrastada. Retrata um caso de um crime real que ocorreu no século XIX e seus desdobramentos para Grace Marks, uma das acusadas na época. Excelente história e excelente leitura.

Tônia 10/09/2020

Assassina ou vítima?
“𝐀𝐬 𝐯𝐞𝐳𝐞𝐬 𝐞𝐮 𝐬𝐮𝐬𝐬𝐮𝐫𝐫𝐨 𝐚 𝐩𝐚𝐥𝐚𝐯𝐫𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐦𝐢𝐦 𝐦𝐞𝐬𝐦𝐚: 𝑨𝒔𝒔𝒂𝒔𝒔𝒊𝒏𝒂. 𝑨𝒔𝒔𝒂𝒔𝒔𝒊𝒏𝒂. 𝐄𝐥𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐝𝐮𝐳 𝐮𝐦 𝐬𝐨𝐦 𝐟𝐚𝐫𝐟𝐚𝐥𝐡𝐚𝐧𝐭𝐞, 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐮𝐦𝐚 𝐬𝐚𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐭𝐚𝐟𝐞𝐭𝐚 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐚𝐬𝐬𝐨𝐚𝐥𝐡𝐨."

--»Grace Marks, aos dezesseis anos de idade, foi acusada de assassinar Nancy Montgomery, a governanta, e Thomás Kinnear, o patrão da casa na qual trabalhava como criada. Ela foi condenada à prisão perpétua e passa a maior parte de seus dias trabalhando como costureira e ajudante na casa do governador da Penitenciária de Kingston, Ontário.

--»Apesar de ser considerada culpada, a pergunta ainda permanece entre as pessoas: uma mulher desprezada que descontou a raiva em duas pessoas ou também uma vítima, envolvida involuntariamente em um crime? Grace diz não se lembrar do age aconteceu, alega ter “buracos” na memória daquele dia fatal.

--»O dr Simon Jordan, jovem médico de estudos mentais, começa a estudar Grace, utilizando ferramentas da psicologia para chegar mais perto do que realmente aconteceu.

--»Ao longo do livro, mergulhamos na história de Grace, contada cheia de detalhes, de forma que o leitor se conecta MUITO com a personagem. Acompanhar Grace foi perturbador, mas muito interessante.

--»Margaret Atwood cria uma conexão enorme com os personagens, e também uma linha tênue entre o que é real e o que não é.

--»O livro é forte, profundo e principalmente maravilhoso.
Amei desde a primeira página, com certeza ganhou um lugar como um dos favoritos.

site: https://www.instagram.com/p/B_h88_6DMH9/?utm_source=ig_web_copy_link

Gracielle.Lopes 09/09/2021

Boa história, mas não me prendeu
A história é interessante, mas achei o ritmo lento, por vezes arrastado. Não é o tipo de leitura que tenho vontade de devorar de uma só vez, mas é uma boa história.

21/09/2021

Poderia ter sido incrível.
Meu senhor que história arrastada. Tinha um enredo interessante mas a forma que foi contada para mim deixou a desejar. Lenta,enrolada. Esperava muito mais.