Vulgo Grace

Vulgo Grace Margaret Atwood

Resenhas - Vulgo Grace

ismailde_ns 17/11/2020

Me intrigou demais, do jeitinho que eu amo

sandryelle 19/10/2020

Sensacional
Comprei o livro depois de assistir a adaptação na Netflix. Já tinha adorado a minissérie, analisando a qualidade da adaptação eu já me apaixonei por todo o contexto que envolvia a história. Ler o livro não foi diferente.

Não consigo fazer essa resenha sem começar por esta correlação entre o livro e a adaptação que se mostra extremamente fiel ao que é abordado no livro. Na minha opinião é a adaptação mais fiel à história original que já conheci, não me lembro de outra que tenha sido tão impecável.

Falando especificamente sobre o livro, é incrível o que a autora consegue fazer entre capítulos em que a narração é a partir do ponto de vista do Dr. Jordan, outros em que é do ponto de vista da Grace e alguns outros onde a narração se dá por meio de cartas. Todas extremamente minuciosas e evidenciando a personalidade dos personagens responsáveis pela narração.

Devo dizer que achei incrível a forma da Grace de narrar, eu me sentia na sala de costura com ela e o Dr. Jordan ouvindo ela contar sua história em primeira mão. Também achei sensacional a narração por cartas, além da inserção de datas demonstrando o passar do tempo, você percebe que a história não se restringe a Grace-Jordan, há outros envolvidos.

Em suma, nada no livro me decepcionou e continuei amando a sua adaptação no mesmo nível que antes. Tanto o livro quanto a adaptação de "Vulgo Grace" são obras de arte que merecem ser consumidas, apreciadas e compartilhadas.

Carlinha 10/01/2022

Legalzinho
Paradão, descritivo e meio viajandão às vezes.
Aqui temos um romance baseado em fatos reais.
Aqui, acompanhamos Grace Marks, uma distinta canadense condenada por assassinato aos 16 aninhos.
O crime aconteceu em meados de 1843 e fez bastante barulho na imprensa devido a sua natureza violenta.
Grace foi condenada a morte, e depois sua pena foi comutada para prisão perpétua.
Durante toda a narrativa, ficamos pensando se Grace é uma assassina fria ou uma vítima inocente.
Até que o Dr. Simon P. Jordan decide estudar esse caso sombrio pra tomar sua decisão.
Achei muito descritivo, tem uns capítulos inteiros que poderiam ser retirados sem nenhum prejuízo pra história.
Por isso achei a leitura arrastada demais.
Gostei do final, gostei do desfecho dos personagens mas não foi uma leitura agradável.

Renata.Grasiele 05/11/2020

Já pus na minha lista da Netflix!
O livro começou bem parado, achei que para quem não tem paciência de esperar chegar num momento interessante, tende a desistir. Como não desisto fácil de leituras, segui e não me arrependo. Apesar das confusões dos nomes semelhantes entre alguns personagens, o livro é interessante, ainda mais que se trata de baseamento da realidade.

21/09/2021

Poderia ter sido incrível.
Meu senhor que história arrastada. Tinha um enredo interessante mas a forma que foi contada para mim deixou a desejar. Lenta,enrolada. Esperava muito mais.

MaywormIsa 31/05/2022

Psicanalistas choram - e eu também chorei
"Quando eu era pequena, costumava pensar que, se eu me abraçasse com bastante força, eu poderia ficar menor, porque nunca havia espaço suficiente para mim, em casa ou em qualquer outro lugar, mas, se eu fosse menor, poderia caber em algum cantinho."

É assim que quero começar a minha resenha. A autora nos envolve em um universo tão novo e tão antigo ao mesmo tempo que agradeço e também lamento por ter nascido no século 20.
Sua escrita é dinâmica, 496 páginas passam muito rápido. A história de Grace Marks contada ao dr. Jordan é uma verdadeira obra de arte, passamos página por página curiosos e nos deleitando com cada detalhe da vida de uma criada, que lava, cozinha, esfrega, e sonha.

Não é segredo que o livro conta a história de Grace Marks, uma irlandesa vivendo no Canadá como muitos à sua época para tentar uma vida melhor. Ela é envolvida em um assassinato na casa onde trabalhava como criada, depois de tantos eventos traumáticos o suficiente para a vida de uma menina de 15 anos.

Nós ficamos sabendo da história de formas diferentes ao longo do livro, o que eu achei bem interessante, mas devo confessar que algumas partes foram desnecessárias. As maneiras com as quais somos apresentados ao que aconteceu e ao que está acontecendo é através de cartas, "recortes" de "jornal" , da própria Grace como narradora e de um narrador em terceira pessoa para nos contar exclusivamente sobre o dr. Jordan, um psiquiatra Norte Americano que está empenhado em fazer sua fama e carreira médica e para isso pretende conquistar investidores e confiança para abrir seu próprio manicômio.

O dr. Jordan em certos momentos me lembrou "O Alienista" de Machado de Assis. E para aqueles que AMAM psicanálise ou são psicanalistas, esse livro está RECHEADO de sonhos, símbolos e outras coisas desse Universo. Entramos em contato com a associação livre, a interpretação de sonhos, menções a charcot, e até as práticas antigas de hipnose. É muito bacana!

A história é muito emocionante, muito tocante e contada de uma forma incrível. Eu adoro a personalidade das personagens, especialmente de Mary Whitney, Grace e o próprio dr. Jordan, pois seus pensamentos e dizerem muitas vezes foram sarcásticos e bem engraçados. Eu ri bastante em algumas partes.

A série "Alias Grace" é inspirada no livro, e como assisti antes de ler a obra, consigo dizer que houveram algumas -poucas- mudanças do livro pras telinhas, mas que não foram grotescos e nem comprometeram tanto a história de uma forma geral. O final da série, no entanto, deixa uma questão dúbia no ar, que não é o mesmo que acontece no livro e eu achei que isso foi tão feio quanto àqueles que acham que os olhos de ressaca da Capitu são referentes à ressaca de bebedeira e não à ressaca do mar. Enfim.

Eu indico MUITO essa leitura, não tenho um único comentário negativo sobre a obra como um todo, e nem achei a leitura maçante ou prolixa. Os detalhes não são a la Umberto Eco em "O nome da Rosa", é muito bem dosado. SÓ VAI.
Douglas Finger 31/05/2022minha estante
????

akarolinada 14/02/2020

Uma leitura prazerosa e fluída
Quando comecei a ler esse livro um tempo atrás estranhei de cara alguns momentos de diálogo pois não tinham o travessão, apenas "Fulano disse que ...." "Com isso respondi que...".
Mas a medida que fui lendo achei essa escrita muito graciosa e com um ar vintage.
O final foi um pouco apressado demais e alguns personagens essenciais quitaram subitamente da história com justificativas rasas, que visivelmente até a própria Grace não entendeu bem e pelo visto nunca chegou a ter entendimento sobre.
No mais recomendo sim a leitura, é muito boa, li assistindo junto com a série e depois que a Grace ganhou uma voz na minha mente a leitura fluiu mais ainda.

-natalia 20/02/2020

Vulgo Grace
De certa forma, esperava mais desse livro. Me decepcionou um pouco, mas talvez eu apenas estivesse esperando demais hahaha mas não é um livro ruim de maneira alguma.

Pense Livro 24/06/2020

Margaret Atwood Sensacional
Hoje trago a resenha do livro Vulgo Grace de Margaret Atwood. Foi a resenha mais dificil que fiz até agora. Primeiro, por ser da Margaret Atwood e segundo porque ainda estou "digerindo" a história.
Vulgo Grace é baseado em uma história real e conta a história de Grace Marks, uma criada condenada à prisão perpétua por ter ajudado James McDermott a assassinar o patrão, Thomas Kinnear, e a governanta da casa onde trabalhavam, Nancy Montgomery.
A história inicia com Grace na prisão, pois James foi condenado a forca e já está morto. Grace trabalha na casa do "governador", que seria o diretor do presidio, devido a bom comportamento.
"Ele não compreende ainda que a culpa vem para você não das coisas que você fez, mas das coisas que os outros fizeram com você".
O livro é narrado em grande parte pela Grace, intercalando com a narrativa e cartas enviadas entre os outros personagens, como Mary, Dr. Jordan e o Mascate Jeremias são bem escritos, mas extremamente misteriosos, o que só fez aumentar minha ansiedade para o final do livro chegar logo.
A narração da história gira em torno de um grupo de apoiadores, que acreditam na inocência de Grace e por isso contratam um grupo de especialistas, entre eles, Dr. Jordan e um especialista em hipnose, para ajudarem a provar sua inocência.
A história é no minimo intrigante, você fica o livro todo pensando se ela é culpada ou não. Grace é inocente ou manipuladora? O livro é denso, não é uma leitura fácil. Quanto mais eu lia parecia que mais faltava. Não apresenta um final "fechado", mas sim um para que você tire suas próprias conclusões.
Enfim, é extremamente difícil para mim falar desse livro sem dar spoilers. Gostei muito da leitura, mas não enquanto eu estava lendo, só depois que finalizei o livro e comecei a pensar sobre ele, entendem? Como eu disse, não é uma história fácil de se ler, foi uma leitura bem arrastada e em vários momentos pensei em abandonar o livro. Achei o livro "O Conto da Aia", da mesma autora, muito mais fluído que este.
Mas a autora consegue nos proporcionar exatamente o que é sua intenção: a dúvida sobre a inocência ou não de Mary, a qual possui, uma personalidade - ou a falta dela, extremamente bem escrita, nos fazendo questionar se o que ela mostra realmente é o que ela sente, ou se ela é uma pessoa extremamente manipuladora.
Indico com certeza a leitura desse livro, primeiro por ser baseado em fatos reais, segundo porque é um livro extremamente bem escrito e um dos que mais me fizeram sentir o que a autora quis transmitir, e terceiro, leiam por favor, preciso de alguém para conversar sobre!
Juliana.Sousa 24/06/2020minha estante
Eu assisti a minissérie na netflix e tive as mesmas impressões, imaginei que o livro fosse mais esclarecedor.

Juliana.Sousa 24/06/2020minha estante
Com base na série, eu acho que a Grace é manipuladora sim, cogito até a possibilidade de ela ter transtorno de personalidade.

Thiago Soares 30/06/2020

Agora vou assitir a série e compará-la ao livro
Ficção baseada em fatos reais em que a autora seguiu-se fiel aos relatos escritos à época (confissões, poemas, matérias de jornais, cartas e livros) sobre os eventos, preenchendo as lacunas desses escritos e criando mais personagens com sua criatividade genial.

vicqs 16/01/2022

Lento
Um livro pesado e lento, foi o que eu senti. O desenvolver da história e demorado, ainda não li outros livros da autora e espero não ter essa mesma sensação. Fiquei com vontade de abandonar algumas vezes mas insistir. A história e baseada em fatos reais e isso me intriga bastante, acredito que por este motivo continuei a leitura. A premissa da história e interessante e conforme as páginas passam a única questão que fica e ?ela e inocente ou culpada? a leitura te faz duvidar diversas vezes do que você julga acreditar. Aqui vemos duas grace, uma ingênua e inocente e outra julgada por manipular outro empregado a matar. Instigante e agoniante as vezes, mas
contudo um bom livro.
Monroe 17/01/2022minha estante
Só vi a série e eu amei

Fernanda Bard Chagas 02/07/2020

Insanidade, fingimento, inocência...
A narrativa se alterna entre Grace Marks, a infame assassina, e o Dr. Simon Jordan, que tenta extrair dela a verdade dos acontecimentos trágicos.
Aos dezesseis anos, Grace é condenada à morte pelo assassinato de Nancy Montgomery e Sr. Kinnear, juntamente com o seu suposto cúmplice McDermott. Todavia, seu advogado consegue atenuar sua condenação para prisão perpétua através de um discurso sobre sua juventude, o fato de sua constituição feminina a tornar sucetível à influência, e também a considerando uma estúpida.
Durante a narrativa, no entanto, nos vemos dentro da mente de Grace, uma mulher bastante astuta, que conta sua história de maneira envolvente e tem suas próprias observações sobre tudo a sua volta de maneira perspicaz e muitas vezes calculista. De certo, ao ser interrogada pelo Dr. Jordan, vemos como ela escolheu bem o que dizer e o que omitir, escondendo para si, mantendo-o interessado em sua história de vida, mas nunca entrando em seus jogos para desvendar as partes do assassinato que ela alegava não se lembrar.
Mas além da história de Grace, o que me chamou também a atenção nesse livro foi a forma como aquela época foi retratada, as maneiras da sociedade, a forma como a ciência ia se desenvolvendo, a politicagem no Canadá dos meados dos anos 1800. Também entramos em assuntos já abordados por Atwood em outros livros: o machismo, a forma como as mulheres eram subjugadas e subestimadas intelectual e fisicamente.
Esse livro é uma enxurrada de frases inteligentes e críticas ácidas, com uma narrativa instigante. Eu me vi adorando a inteligência e forma de ver o mundo de Grace Marks como descrita pela autora.

Beatriz1324 12/07/2020

A história é muito interessante, a escrita muito bem feita. Os personagens são bem construídos, mas os homens deste livro me são intragáveis. Eu entendo que que na época era realmente do jeito que a escritora nos apresentou os cenários, mas a moral dos personagens homens são podres.
Tirando isso gostei bastante do livro. Preferi os capítulos narrados pela Grace e gostei bastante dela.

Sara 30/07/2020

Margaret Atwood é sensacional!
Grace Maks foi acusada de assassinato mas há muita especulação e ninguém sabe até que ponto elas são reais.
Margaret Atwood tem uma narrativa incrível e sempre trata sobre questões importantes. Baseado num caso real, possui personagens excelentes e uma trama muito envolvente. Passei o livro inteiro em dúvida sobre em quem acreditar. Muito bom!

Carol 20/08/2020

Sem palavras para Margaret Atwood. Livro que envolve do início ao fim, apesar de em alguns momentos a leitura ser arrastada. Retrata um caso de um crime real que ocorreu no século XIX e seus desdobramentos para Grace Marks, uma das acusadas na época. Excelente história e excelente leitura.