Vulgo Grace

Resenhas - Vulgo Grace

Livia.Villela 05/08/2020

Aiai, Margaret...
Atwood nunca decepciona.
Talvez a única coisa incômoda seja a maneira lenta como a história se desenvolve. É bem detalhada, o que pode ser ruim para algumas pessoas. Mas foi má escolha minha: ter escolhido este livro para retomar o hábito de leitura. Se não fosse por isso, isso mal teria me incomodado, como foi mais para o final.

Leitura interessantíssima.

Anuaah Pylah de Souza Vasconcelos 02/08/2020

História interessante porém ritmo BEM LENTO de leitura
Bem o que falar desse livro ? Os primeiros 80% do livro achei BEM chato , me forçava a ler . O livro não tem nenhum plot twist , nada mais acontece a não ser ela contando sua vida ao psiquiatra, e livro todo se baseia ao mistério dela ser ou não assassina de um duplo homicídio.
O livro é muito bem escrito , autora inclusive bem famosa pelo ?conto da Aia? entre outros , no entanto esse livro não rolou pra mim .

Dei 3 estrelas por conta da história ter sido interessante, porém foi uma péssima experiência de leitura .

Sara 30/07/2020

Margaret Atwood é sensacional!
Grace Maks foi acusada de assassinato mas há muita especulação e ninguém sabe até que ponto elas são reais.
Margaret Atwood tem uma narrativa incrível e sempre trata sobre questões importantes. Baseado num caso real, possui personagens excelentes e uma trama muito envolvente. Passei o livro inteiro em dúvida sobre em quem acreditar. Muito bom!

Mah 30/07/2020

Livro impecável
O livro (obviamente) traz detalhes que faz a trama ser muito instigante e super comovente também, um livro que pode ser devorado facilmente e em pouco tempo
PS: não deixem de ler o posfácio da autora!

Ana | @anacarolinafl 21/07/2020

De cara o leitor já percebe o estudo por trás de Vulgo Grace. No início de diversos capítulos, Atwood transcreveu documentos reais do julgamento de Grace, o que os jornais da época falaram sobre o ocorrido... Portanto, o livro já vale a leitura por ter sido tão bem elaborado pela autora que pesquisou e extraiu tudo que conseguiu sobre o fato real.

A pesquisa de Atwood foi além do próprio assassinato. Estudos sobre a situação de quem imigrava para o Canadá em 1800, o avanço do espiritismo e os conhecimentos da época em relação a psiquiatria e a psicologia estão na lista da vasta pesquisa da autora. A delicadeza em escrever toda a história já encanta o leitor.

A narrativa de Vulgo Grace é instigante. A maneira que a autora mexe com a ideia de inocente e culpada é incrível. A obra tem os seus defeitos e tem capítulos que atrasam a narrativa, enrolam o leitor para chegar a conclusão. E este é mais um livro da Atwood que sentimos o machismo em seus níveis mais baixos e nojentos.

É interessante como Margaret Atwood pode dar aquele choque de realidade para leitores que amam um romance de época. Não era nada lindo como você lê nos livros! Mulheres da época eram usadas pelos homens, os abusos sexuais eram constantes, muitas eram obrigadas a abortar e morriam devido ao procedimento arcaico.

site: http://submundoliterario.com/

Beatriz1324 12/07/2020

A história é muito interessante, a escrita muito bem feita. Os personagens são bem construídos, mas os homens deste livro me são intragáveis. Eu entendo que que na época era realmente do jeito que a escritora nos apresentou os cenários, mas a moral dos personagens homens são podres.
Tirando isso gostei bastante do livro. Preferi os capítulos narrados pela Grace e gostei bastante dela.

Marj 10/07/2020

Que trabalho maravilhoso de pesquisa. Adorei a forma como as partes foram sendo costuradas até termos o todo revelado. E que ótimo retrato da época.

Ana Júlia 09/07/2020

Já conhecia a história pela série da Netflix, mas mesmo assim foi uma leitura muito interessante e agradável.

Mayara945 05/07/2020

A história de Grace Marks
Essa é uma ficção especulativa baseada no caso real de Grace Marks, uma mulher acusada do assassinato do patrão e da governanta da casa onde trabalhava.

A autora fez um trabalho muito bom pesquisando a todos os jornais da época, acrescentando textos reais das confissões e textos publicados a época dos crimes.

O texto é muito instigante, pois nunca ficou claro se Marks teria mesmo parte nos homicídios, tendo sido perdoada após quase trinta depois da pena que havia decretado sua prisão perpétua.

O trabalho de Atwood nessa história é preencher as lacunas que tornaram o caso tão popular, propondo explicações para o acontecimento de crimes tão bárbaros.

É um livro que retrata temas muito pesados, como o machismo extremo da época, abandono familiar, abuso sexual, violência doméstica e adoecimento mental.

A obra é muito reflexiva e levanta vários questionamentos importantes. Como diz a personagem no livro: se todos nós fôssemos julgados por nossos pensamentos, seríamos todos condenados.
Ais Almeida 17/06/2021minha estante
existe uma série chamada Alias Grace que é sobre esse livro

Mayara945 18/06/2021minha estante
Sim, muito boa, consegue ser bem fiel ao livro

Eduarda 03/07/2020

Li esse livro por conta da série que vi no ano passado e estou impressionada sobre o quão fiel ficou a adaptação. O livro é tão maravilhoso quanto a série.

Fernanda Bard Chagas 02/07/2020

Insanidade, fingimento, inocência...
A narrativa se alterna entre Grace Marks, a infame assassina, e o Dr. Simon Jordan, que tenta extrair dela a verdade dos acontecimentos trágicos.
Aos dezesseis anos, Grace é condenada à morte pelo assassinato de Nancy Montgomery e Sr. Kinnear, juntamente com o seu suposto cúmplice McDermott. Todavia, seu advogado consegue atenuar sua condenação para prisão perpétua através de um discurso sobre sua juventude, o fato de sua constituição feminina a tornar sucetível à influência, e também a considerando uma estúpida.
Durante a narrativa, no entanto, nos vemos dentro da mente de Grace, uma mulher bastante astuta, que conta sua história de maneira envolvente e tem suas próprias observações sobre tudo a sua volta de maneira perspicaz e muitas vezes calculista. De certo, ao ser interrogada pelo Dr. Jordan, vemos como ela escolheu bem o que dizer e o que omitir, escondendo para si, mantendo-o interessado em sua história de vida, mas nunca entrando em seus jogos para desvendar as partes do assassinato que ela alegava não se lembrar.
Mas além da história de Grace, o que me chamou também a atenção nesse livro foi a forma como aquela época foi retratada, as maneiras da sociedade, a forma como a ciência ia se desenvolvendo, a politicagem no Canadá dos meados dos anos 1800. Também entramos em assuntos já abordados por Atwood em outros livros: o machismo, a forma como as mulheres eram subjugadas e subestimadas intelectual e fisicamente.
Esse livro é uma enxurrada de frases inteligentes e críticas ácidas, com uma narrativa instigante. Eu me vi adorando a inteligência e forma de ver o mundo de Grace Marks como descrita pela autora.

Raísa 01/07/2020

A escrita de Margaret Atwood permite que o leitor tenha uma experiência única e seja transportado para a história. Os detalhes minuciosos tornam a trama mais envolvente, e os personagens são desenvolvidos com maestria. Confesso que comecei a ler Vulgo Grace sem muitas expectativas e quase sem saber sobre o que se tratava, e acabei me envolvendo muito com a leitura e me surpreendendo. O final me deixou com algumas dúvidas, mas acredito que tenha sido uma boa escolha encerrar a história dessa forma, uma vez que acontecimentos reais são usados de base, e é difícil saber com certeza tudo o que ocorreu. Ainda assim, indico fortemente e acredito que seja o melhor livro que li neste ano até o momento.

Thiago Soares 30/06/2020

Agora vou assitir a série e compará-la ao livro
Ficção baseada em fatos reais em que a autora seguiu-se fiel aos relatos escritos à época (confissões, poemas, matérias de jornais, cartas e livros) sobre os eventos, preenchendo as lacunas desses escritos e criando mais personagens com sua criatividade genial.

Quit 29/06/2020

Impressionada como a série conseguiu fazer uma adaptação fiel. Ótima história, explana o machismo escancarado que se passava na época. O conteúdo é pesado e a gente nunca vai chegar numa certeza sobre o acontecimento dos fatos, mas é o que torna a leitura instigante. Recomendo