A outra face: história de uma garota afegã

A outra face: história de uma garota afegã Deborah Ellis

Resenhas - A Outra Face

Erika.Toassa 23/12/2023

Pensar na vida diferente
Paravana uma garota afegã que no início da sua adolescência viu sua vida, seu país, seu mundo mudar em função do Talibã.

Demonstra uma cultura extremamente diferente, passa por questões de religião, gênero... Uma boa possibilidade para reflexões.

Luana1648 13/12/2023

Você e Eu Sabemos!
É um livro magnífico rodeado de histórias em uma narrativa. Durante a leitura em muitos momentos ficamos apreensivos ao vermos os direitos universais sendo violados. Ter a noção de quais camadas da sociedade são privados de seus direitos causa a sensação de desproteção.
Com ou sem crise o alvo está sempre mirado.

malugr35 18/11/2023

Triste e reflexivo
Livro pedido da escola. Apesar de ter sido uma leitura, tecnicamente falando, forçada, eu gostei bastante e me fez valorizar muitas coisas na minha vida, nesse livro mostra bem a realidade do mundo, que infelizmente nem tudo é um mar de rosas

yasminkfouri 03/11/2023

Nossaa
Gostei bastante da história, do conflito, das personagens, e dos lugares, me prendeu o tempo todo, e em nenhum momento deu tédio, ou eu fiquei sem vontade de ler!! Mas o final me deixou com muita dúvida... QQ ACONTECEU??? nunca vou saber... que raiva ksksk

Sabador 26/10/2023

Como a outra face pode ajudar com a compreensão sobre a guerra
O livro ajuda muito para a compreensão sobre a guerra, como ela mata pessoas, e acabam com a vida de outras pessoas (de forma não literaria), também mostrando sobre preconceito, o que é extremamente importante para uma pessoa saber.

Feliky 25/10/2023

Livro escolar típico
Quando eu estava na escola, eu era aquela aluna que realmente lia os livros que eram passados desde que eu tivesse eles (alguns eu não tinha, por isso não lia). Certos livros me deram um verdadeiro tédio, tipo A Moreninha e Muito Barulho por Nada, mas houve outros que achei genuinamente interessantes como Édipo Rei e Dom Casmurro. "A Outra Face" se enquadra na segunda categoria!

A linguagem é simples, fluida e rápida, não é algo que vá ser maçante. Parvana realmente é escrita de uma forma que pareça uma criança, o que torna tudo ainda mais emotivo: ser lembrada de que ela é apenas uma criança, mas já está tendo que amadurecer rápido e fazer tanto por sua família em meio a um governo opressor. A desvantagem é que outros personagens não são assim de tão fácil conexões porque parecem muito unidimensionais, embora você se comova com o que eles passam. Uma leitura curta e rápida, mas não ruim.

Quando fui pesquisar o nome desse livro para colocar no Skoob, descobri que é uma trilogia. Eu não li os outros dois, então não posso garantir se continuam bons, mas o primeiro me pareceu legal na época que li. Eu também não posso garantir que é um livro que realmente se adequa às vivências, pois ainda não li nenhuma review de alguma pessoa afegã ou que tenha descendência afegã a respeito desse livro. No geral, ele é mesmo meio raso e provavelmente não vai te ensinar nada que você já não tenha pelo menos uma ideia, mas isso eu não acho tão ruim porque é um livro claramente feito para alertar crianças sobre uma questão importante no mundo e não para te ensinar de verdade, ainda mais como adulto, sobre essa questão.

Aline220 22/10/2023

Achei o livro em uma caixa de troca portanto não esperava muita coisa só queria me livrar do antigo. Superou minhas expectativas, mostra um outro lado do Afeganistão, um lado onde simplesmente existe uma garota de onze anos tentando sobreviver, lado de uma criança que não sabe porque isso está acontecendo com ela, só sabe que vender ossos vai garantir sua próxima refeição.

Andressa.l1ma 06/10/2023

Parvana é uma menina de 11 anos que vive no Afeganistão. Ela está em apuros. O pai está preso. Os talib?s não permitem que mulheres trabalhem nem saiam de casa sem companhia masculina, e o único homem que sobrou na casa é um bebê. A comida está acabando. Alguém precisa arregaçar as mangas. Sobrou para a valente garota. A premiada escritora canadense Deborah Ellis ouviu histórias como a de Parvana em campos de refugiados afegãos no Paquistão e na Rússia, durante o regime talebã.

Parvana vai ter sempre um lugar em minha memória, junto a personagens que eu nunca vou esquecer

Mari Mirandinha 08/09/2023

A sobrevivente
O segundo livro dessa série caiu na minha mão há muitos anos e eu não sabia que tinha um primeiro e um terceiro. Parvana ter que se disfarçar de menino para sobreviver e ajudar seus irmãos e toda a situação retratada o Afeganistão mexeu muito comigo na época e acabei criando um forte sentimento com essa história. Hoje finalmente li o primeiro e pretendo reler o segundo e ler o terceiro. Não consigo fazer muitas análises desse livro pelo envolvimento emocional que tenho com essa história, como expliquei. Mas acho que vale a pena a leitura, principalmente para quem é adolescente ou mais jovemzinho, pois a escrita é simples e fácil e a narrativa não cansa, e conhecer essa realidade que pode ser tão diferente, mas ao mesmo tempo tão parecida com a nossa, é importante.

Maria 29/08/2023

O quanto a sociedade regride em pleno ?século do progresso?.
?A outra face? é o primeiro livro de uma trilogia sobre a vida de Parvana, uma menina afegã de 11 anos, que busca modos de sustentar a família em um ambiente em que a participação econômica e social da mulher foi proibida. Logo, com o pai (?chefe da família?) preso, a única alternativa da família foi transformar a protagonista em um menino, para que conseguisse trabalhar e levar dinheiro para casa.

Com algumas buscas no google, descobri que a história foi baseada em pesquisas feitas pela escritora, Deborah Ellis, no Afeganistão em 1997. Então o cotidiano de Parvana e sua família é uma junção dos problemas reais que milhares de afegãos passaram na época em que o país estava em guerra, ou com outros países, ou entre os grupos locais que disputavam o poder. E é uma história assustadora, porque com a retomada do poder, em 2021, pelo Talibã no Afeganistão, inúmeras notícias vinham relatando como a condição das mulheres, e da população em geral, voltou aos moldes de como era na primeira tomada do poder. Logo, ler uma perspectiva do dia a dia dos afegãos sobre esse ?governo? nos aproxima da realidade cruel que uma população não tão distante - que esta a apenas algumas horas de avião daqui - está vivendo em pleno século XXI.
kaue15 29/08/2023minha estante
finalmente voltou as resenhas

kaue15 29/08/2023minha estante
que resenha incrível, da até vontade de ler

julinha64 29/08/2023

muito interessante!!
esse livro eu comecei a ler por causa da escola, mas acabei gostando bastante!!
ele foi um paradidático, e de qualquer forma eu li bem rápido até, considerando q não era por livre espontânea vontade KKKKK mas acabei me surpreendendo!!
achei a história bem maneira, e eu soube de várias coisas que não sabia sobre a história do afeganistão e sobre o que o talibã faz por lá :(
agregou bastante no meu conhecimento geral e gostei muito do livro! a história é envolvente e tudo é muito bem contado e muito bem construído.
recomendo demais pra quem quer começar a entender sobre como as coisas infelizmente tão funcionando enquanto o talibã ocupa o poder nesses países :(

Maria 24/08/2023

Monte Parvana
Poucas páginas, mas que contam uma grande história.
Uma menina de 11 anos que tem que se vestir de menino para alimentar a família. Ao ler me vi no ponto de vista da Parvana, uma menina muito injustiçada, mas muito resistente, me compadeci com ela.

Uma leitura rápida que nos deixa pensativos.
Leitura fluída.
Final aberto mas não mudou minha nota, que é 5/5 ?

Indico para todas as pessoas que precisarão crescer rápido demais ?