A outra face: história de uma garota afegã

A outra face: história de uma garota afegã Deborah Ellis

Resenhas - A Outra Face

joice.ferrarideoliveira 20/08/2023

Também fiz a leitura desse com meus alunos de 8° ano... Tem uma linguagem simples, fala sobre várias coisas interessantes da cultura afegã, sobre os desafios e uma história bem tocante sobre família, recomendo.

Kiittyy 20/08/2023

Chato
Juro, livrinho chato. Até que é legal saber pelo Oq as mulheres passam, mas, a história em si não me agradou muito. E pra piorar acaba sem final, ent, não recomendo

Marina516 15/08/2023

Esse livro conta um pouco sobre a história da Parvana uma menina afegã que passa pelo regime dos talibãs.
Sinceramente o livro tem uma quantidade de páginas o suficiente é uma história boa mas o final poderia ser melhor, acho que poderia mostrar se eles encontraram a sua família ou morreram junto com a maioria dos cidadãos

PabloBiel 15/08/2023

UM LIVRO QUE VOCÊ NÃO DÁ NA E RECEBE TUDO
A Outra Face é um livro profundamente impactante que mergulha nas complexidades da vida de uma jovem afegã em meio a um cenário de conflitos e transformações.

A história se inicia com uma cena do cotidiano de Parvana, a personagem principal, onde ela ajuda seu pai (que perdeu uma perna) a caminhar de seu comercio (lendo e escrevendo cartas) até sua casa. Lá, conhecemos seus três irmãos: Nooria, a mais velha, E seus outros dois irmãos menores, uma menina e um menino.
Parva e sua família vivem em dois cômodos: um quarto pequeno e um banheiro, ela explica que eles moravam em uma casa muito grande, porém perderam tudo após a explosão de uma bomba, que acabou também levando a vida de seu outro irmão de 14 anos e fazendo com que seu pai perdesse a perna.

Em um certo dia, durante um jantar em família, seu pai foi levado e preso pelos talibas, a partir daí tudo na vida dela mudou. No Afeganistão, não é permitido que mulheres saiam de casa sem um homem ou sem a autorização de um, como não havia mais nenhum homem mais velho em sua casa, Parvana precisou se cortar seu cabelo e mudar suas roupas para se parecer com um.

A autora habilmente nos conduz através dos desafios enfrentados por essa corajosa protagonista, revelando os horrores da guerra e o sofrimento dos Afegãos.

O livros nos instiga a lermos o próximo livro, já que o final não foi totalmente terminado.

Dani 07/08/2023

Lições.
O livro conta a história de Parvana, uma menina que vive no Irã no tempo que os talibãs dominaram. Mostra as dificuldades que ela passa para sustentar sua família e a si mesma.
Nos mostrando o quanto devemos ser gratos pelas coisas mais simples até as mais essenciais da nossa vida.
Este livro tem uma história pesada mas a forma que a autora escreve conseguiu deixar leve (não sei como, mas pra mim conseguiu) e assim passar diversas lições.
Enfim, acho que todos deveriam ler este livro pelo menos uma vez na vida.

Cassandra 02/08/2023

Achei um pouquinho superestimado mas não vou negar que é bom mas tão bem não achei o melhor do mundo... ah sei lá aquela sensação estranha de um livro 2,5

Jão 30/07/2023

5 estrelas
Li esse livro em 2020, logo no início do covid-19. Tinha esse livro a anos e nunca me interessei nele, mas o afastamento social e o tédio de ficar no celular me fez ler e conhecer a incrível história da Parvana. Vi o quão forte ela foi para conseguir ajudar sua família e o quanto ela foi madura para idade dela. Confesso que chorei com esse livro.

rafaela1789 04/07/2023

?A outra face?
Gostei bastante!!
Um livro muito rapidinho (de tamanho, digo) mas com uma escrita bem boa. A autora consegue trazer leveza, em partes trágicas e tristes; existe também essa quebra de tanta tristeza e amargura com um acontecimento feliz, e ainda uma dúvida, onde ela deixa um questionamento na cabeça dos leitores sobre o rumo de Paravana.
se você gostou do livro de malala ou apenas gosta/admira a história dela, leia esse!!
Ambos contam histórias de meninas fortes e resilientes. Que se se encontrarem em uma situação difícil e ninguém fizer nada, arregaçam as mangas e fazem elas mesmas.
Porém, diferente da história de malala não é uma história real. Maaas, sabemos que o cenário que se passa é realmente baseado em fatos; inclusive no início do livro descobrimos que a autora pesquisou sobre o cenário/situação naquele lugar/época.
gostei, leiam!!

Duda Havilliard 23/06/2023

é uma história tocante, parece tão real, assim como a autora comentou. fico chocada com o tanto de coisa que uma garota de apenas 11 anos precisa enfrentar. ela é forte e inteligente, mas não passa de uma criança, nunca devia ter que passar por coisa parecida. achei interessante, gostei muito e descobri que tem uma continuação?

Luiza.Kaiser 20/06/2023

A outra face / história de uma garota afegã - Deborah Ellis
História curta mas bastante envolvente baseada em histórias reais. Sim, históriaS pois junta os acontecimentos barrados por diversas mulheres afegãs em acampamentos refugiados. Como a própria autora escreve, faz referência a várias garotas.

O livro conta a história de Parvana, menina afegã de 11 anos que mora com sua família: 1 irmã mais velha, 1 irmã mais nova, 1 irmão bebê e seus pais.

Sua família sempre tivera boas condições financeiras e conhecimento intelectual, seus pais estudaram fora do país e todas as crianças iam a escola. Porém, com o aumento das guerras no Afeganistão seguida pela tomada do poder pelo Talibã, fez com que a família perdesse muitos bens, seja em bombardeios ou roubos. O livro conta a fase em que todos moravam em um quarto alugado.

Com o pai sendo preso pelos soldados do Talibã, a família se vê em apuros: mulheres não poderiam trabalhar ou andar sozinhas e sem burca pela cidade, apenas se acompanhadas por homens ou meninos. Dito isso, não viram outra solução, Parvana precisou cortar seus cabelos e fingir ser um menino para garantir o sustento da casa lendo/escrevendo cartas e vendendo utensílios que sobraram da família no mercado.

Ao longo da história, Parvana faz amizade com mais uma menina vestida de homem que garantia o sustento de sua casa, a Shauzia, mas que tinha um grande desejo de sair do Afeganistão.

Ao final, parte da família vai para uma cidade ao norte, para o casamento de Nooria (irmã mais velha de Parvana) e só Parvana fica para trás com uma amiga da família, esperando seu pai. Mais alguns dramas acontecem até que, finalmente, Parvana e o pai vão em busca dos parentes, que acabaram caindo novamente nas mãos do Talibã.

O livro trás diversas situações ABSURDAS que esses cidadãos precisaram passar, mostra a crueldade do Talibã e o que era preciso ser feito para SOBREVIVER.

Ana 19/06/2023

A outra face
Eu realmente não gostei do livro, o livro não me prendeu. Ele conta sobre uma menina afegã chamada Parvana, que mora no Afeganistão durante um período de guerras e ditadura. O livro é muito triste como um todo, não consegui achar nenhum lado bom.

Mariana113 04/06/2023

" Não e exatamente uma história real. Mas e como se fosse, porque é a mistura de várias histórias reais."
Acho q um dos melhores livros q a escola já indicou.

Léo- 27/05/2023

Perfeição
Um livro simples e pequeno, não estava esperando muito, mas confesso que este livro me pegou de surpresa.
Ele tem uma leitura fluida e fácil, recomendo muito ler
_Manuzzzzz 27/05/2023minha estante
Eu li esse livro no quinto ano pq a escola pediu, eu tbm adorei! Talvez um dia eu até leia a continuação.

nikkelodeon 17/05/2023

Isso aqui me pegou tanto...
Eu li "A outra face" a uns 2 anos atrás, como leitura obrigatória da escola, mas nunca nenhuma leitura escolar tinha me afetado tanto quanto esse livro.

Embora os personagens principais sejam crianças, a narrativa é densa e justamente o fato de serem apenas crianças e de que muitos jovens passam por situações parecidas é muito pesado.

Eu diria que esse é um daqueles livros que você lê e jamais esquece, os temas nele abordados são profundos e inesquecíveis, para mim, deveria ser uma leitura obrigatória.