O jeito Harvard de ser feliz

O jeito Harvard de ser feliz Shawn Achor
Shawn Achor

Resenhas - O jeito Harvard de ser feliz

Mariane.PaciAncia 25/01/2024

O conteúdo parece clichê, mas de fato é uma realidade: a felicidade precede o sucesso e não resulta dele. Essa conclusão tem uma sólida base científica e dentre muito conteúdo interessante a parte que mais gostei é sobre o investimento social.
A grande diferença em nossas vidas está no círculo de pessoas que convivemos, como eu costumo chamar, a ?nossa rede de apoio?.
?Os nossos relacionamentos com as pessoas importam e importam mais do que todo o resto?.??

gabriellepiresss 24/01/2024

Felicidade × Sucesso
Essa foi minha primeira leitura de 2024 e acredito que tenha sido uma ótima forma de começar...
"O jeito Harvard de ser feliz" aborda a felicidade e sua relação com o sucesso, enquanto faz diversas conexões com a psicologia positiva e a neurociência.

Nele são apresentados sete princípios que auxiliam na compreensão, conquista e nos benefícios da felicidade como um todo. É uma espécie de guia, com exemplos práticos, embasamento e referências científicas.

O livro não utiliza uma linguagem complicada e o autor, eu diversas situações, demonstra um tom bem humorado. Surpreendemente, não considerei uma leitura cansativa, muito pelo contrário!

Vitor Hugo 21/01/2024

A importância da felicidade
Temos na nossa cabeça que para alcançar a felicidade precisamos conquistar objetivos. O livro da vez vai te mostrar o oposto, a felicidade é o que nos impulsiona para alcançar objetivos. Isso significa que é preciso estar bem consigo mesmo para chegar ao que você chama de sucesso.
Comprei o livro em 2018, diria que no “bandejão”, juntamente com outros livros (saiu barato, R$ 8 reais), passou alguns anos parado na minha estante, seu título nunca me chamou a atenção, pensei por diversas vezes doá-lo, até que dei uma oportunidade.
O autor passou doze anos estudando, fazendo pesquisas e lecionando em uma das mais prestigiadas universidades do mundo, estamos falando de Harvard. Nas 215 páginas do manuscrito, você lerá vários estudos teóricos e práticos sobre felicidade. Shawn reuniu todos esses estudos e facilitou, transformando em sete princípios práticos para entender como a felicidade leva a um melhor desempenho.
Apesar de citar diversos estudos sobre felicidade e produtividade, garanto que não é uma leitura cansativa, o autor apresenta o que chamo de “filé”, ou seja, extraiu aquilo que é realmente importante dos estudos acadêmicos. Considero uma atitude correta, já que o público alvo do livro é o leitor de negócios/administração, não pesquisadores que desejam aprofundar seus experimentos.
Admiro autores de não ficção que se utilizam de pesquisas científicas, isso torna o livro mais interessante, mas no caso do “O jeito Harvard de ser feliz”, senti falta de entender melhor o trabalho prático do Shawn Achor, o livro é curto, faltou essa conexão da teoria com a prática, diria que faltou um “tempero”. Faltou explicar tudo aquilo que ele já contribuiu com empresas, governos, estudantes de Harvard. Um especialista que já passou por mais de 50 países, poderia ter exemplificado o seu trabalho, mostrando com mais detalhes o alinhamento entre os estudos com o seu dia a dia no mundo empresarial.
Recomendo o livro para você que deseja uma leitura rápida ou você que espera a felicidade cair do céu, saiba que isso não existe. Lembre-se: a felicidade vem antes do sucesso.

site: https://www.instagram.com/1porsemana

Nath 12/01/2024

Ótimo livro
O começo foi entediante, mas da metade pro final consegui engatar uma leitura muito fluida. Possui ótimas analogias e exemplos, e foi possível aprender sobre positividade. Algumas coisas óbvias também, mas às vezes o óbvio precisa ser dito.

Ggarro 29/12/2023

Como pequenas atitudes podem mudar seu jeito de ver a vida
Aborda pequenas atitudes para provar como podemos ser mais felizes, bem pautado na psicologia positiva

Renata 29/12/2023

Adorei! ?
Com uma escrita leve e divertida, o autor traz conceitos e recomendações para uma vida mais feliz com um forte embasamento científico!!! Recomendo a leitura para todo mundo!

twoghtz 26/12/2023

Muito bom e inspirador, li por conta de um trabalho da faculdade, mas terminei cheia de inspiração.

Ãvy 26/12/2023

Leitura fácil e com muitos aprendizados, líderes, gestores, donos de empresas e pessoas que estão entrando no mercado de trabalho DEVEM ler esse livro. Foca em explicar como alcançar a felicidade em passos simples, contagiando o próximo e a si mesmo com as vantagens de uma vida grata e feliz.

biaelivros 09/12/2023

O grande desafio | O jeito Harvard de ser Feliz
?[?] Todo mundo é bom em alguma coisa ? você pode dar excelentes conselhos, pode lidar bem com crianças ou saber fazer um bolo de chocolate maravilhoso. Cada vez que utilizamos uma habilidade, não importa qual seja, vivenciamos uma carga de positividade.?

O autor Shawn Achor, desenvolve o seu conceito de felicidade através de um questionamento que surgi logo no início do livro: ?Como alguém pode ser infeliz estudando em Harvard??. Essa pergunta inicial serve como ponto de partida da obra. Ao longo dos capítulos o autor embasa suas falas em pesquisas científicas e teorias, oferencendo uma analisa sobre as mesmas em minis histórias desenvolvidas no livro.

Preciso confessar que foi uma leitura desafiadora. Eu comecei a ler e não tinha vontade de dar continuidade, então abandonei o livro por quase 5 meses, mas como ele era emprestado (e eu precisava devolver), decidi me ?forçar? a ler de qualquer jeito. No final, eu até que gostei do livro. Não é o tipo de gênero que desperte um interesse genuíno de leitura, mas ainda bem que eu decidi ler.
Acredito que é um livro para se ler com calma e colocar as coisas em prática no dia-a-dia, então não foi tão produtivo assim para mim. Espero que no futuro eu releia com mais calma e uma mente mais madura.

Loh Valente 05/12/2023

Achei essa pesquisa interessante. Trouxe novas perspectivas sobre algumas coisas. Foi uma leitura ok.

Cosme 04/12/2023

A importância da felicidade
Livro muito bom, me fez girar um pouco a chave na minha cabeça. Principalmente quando ele explica que o a felicidade não gira entorno do sucesso e sim o sucesso gira em torno da felicidade!

Guilherme.Pimenta 04/12/2023

Segundo o autor do livro ?O jeito Harvard de ser feliz?, nossa interpretação da realidade altera nossa experiência de mundo de forma que uma atitude mental positiva ou negativa podem ser o ponto chave para que alguém seja ou não bem-sucedido.

Gabriela.Jardim 03/12/2023

Dicas práticas para melhorar sua qualidade de vida
O principal ponto para mim no livro foi poder colocar em prática no dia-a-dia.
A forma com que ele é dividido faz com que seja muito mais organizado e fácil de assimilar (afinal são 7 princípios).

É uma leitura muito interessante, fluida, mas com muitos dados de pesquisa (o que pra mim é super atrativo, como que em média no trabalho ficamos vendo e-mails por 1 hora e 15 min - assustador).

Se você não gosta muito de dados, ou acha chato, talvez demore um pouco mais na leitura. Mas com certeza vale muito a pena!

Mila.Tomazio 26/11/2023

Mais do que recomendado, excelente!
Eu AMEI esse livro. Aprendi horrores com ele!! Parece um livro de autoajuda, mas ele é baseado em diversas pesquisas científicas e eu achei cada uma mais interessante que a outra. Como o ser humano é maluco!!! Com certeza pretendo revisitar essa leitura mais algumas vezes. Mais do que recomendado, excelente!