O Contrato Social

O Contrato Social Jean-Jacques Rousseau

Resenhas - O Contrato Social

Gus 02/10/2021

Frases Reflexivas
"Portanto, se há escravos por natureza, é porque houve escravos contra a natureza. A força constituiu os primeiros escravos, a covardia os perpetuou."

"Se é preciso obedecer pela força, não é necessário obedecer por dever, e se não mais se é forçado a obedecer, não se é a isso mais obrigado. Vê-se, pois, que a palavra direito nada acrescenta à força; não significa aqui coisa nenhuma."

"Mesmo que cada um pudesse alienar-se a si mesmo, não poderia alienar os filhos: estes nascem homens e livres, sua liberdade pertence-lhes, ninguém, exceto eles próprios, tem o direito de dispor dela."

"A vontade particular, por sua natureza tende às preferencias, e a vontade geral, à igualdade."

"Ora, a verdade de nenhum modo conduz À fortuna."

"Todo homem tem o direito de arriscar a própria vida a fim de se proteger. Alguma vez foi dito que quem se lança por uma janela para escapar de um incêndio é culpado de cometer suicídio?"

"No estado natural, onde tudo é comum nada devo àqueles a quem nada prometido; só reconheço como sendo de outrem que me é inútil ."

"É mais fácil conquistar que administrar. Com uma alavanca adequada, pode-se abalar o mundo; mas, para o sustentar, são necessários os ombros de Hércules."

"Sob os maus governos, essa igualdade é apenas aparente e ilusório, serve apenas para manter o pobre em sua miséria e o rico em sua usurpação. Na realidade, as leis são sempre úteis aos que possuem bens e prejudiciais aos que nada têm: de onde se conclui que o estado social não é benéfico aos homens, até que todos tenham alguma coisa, desde que não seja em excesso."

Gus 02/10/2021

Frases Reflexivas

"Ora, a verdade de nenhum modo conduz À fortuna."

"

Gabi 16/10/2021

Raizes sociais
O livro fala de maneira formidável sobre os atores e contextos que compõem um estado em sua as variadas formas, e sobre as consequências que cada variante traz - ou traria - com exemplos de estados sobretudo europeus. Gostei muito do livro em si, mas a edição é muito ruim, com uma quantidade enorme de erros que prejudica bastante a leitura.

Gabriel Molotov 30/10/2021

Excelente conteúdo
Esse livro por ser um capítulo, o contrato social, ele foi traduzido de forma fiel, onde se usa um linguagem formal, e extremamente difícil de se manter o entendimento, é um livro que se gasta muito tempo lendo, pois para conseguir entender o que está escrito em um parágrafo, é necessário ler atentamente a cada oração. O conteúdo é fenomenal, pois ele explica de uma forma didática o poder, e como alguém tem poder, e quais seriam os deveres e obrigações de uma forma mais fundamental, caso não concorde com o livro, ainda sim é uma boa base ao menos para enteder a questão de poder. Recomendo o livro para quem tem paciência na leitura e que queira saber mais sobre o estado e o poder dos indivíduos que vivem em uma sociedade

david andriotto 21/11/2021

a vontade geral parece diva... queria viver numa verdadeira democracia (se ela existisse ?). estou lendo essa bomba por conta da faculdade, mas até que rousseau não é tão difícil, apenas muito enrolado.

José 31/12/2021

Um contrato assinado
Uma espécie de tratado que busca a melhor relação social dentro de certas condições. De suma importância, até mesmo nos dias de hoje, declama ideias para melhor atender a quaisquer sociedades.

Gian 01/01/2022

É bom
Parte de uma tese inicial que apesar de hoje em dia não ser mais a única, vale muito a pena pra iniciar a discussão e ter uma visão sobre o início da sociedade que vivemos hoje. Depois daqui, também recomendo buscar outras visões, inclusive opostas, que também são bem interessantes, até mesmo para ter uma visão menos enviesada sobre o assunto.

Manu 20/01/2022

Livro sucinto que traz as ideias políticas de Jean-Jacques Rousseau acerca da estrutura e funcionamento do dito ?contrato social?.

Eduardha 27/01/2022

Foi uma leitura muito boa. Estudei Rousseau na escola e no cursinho e foi muito interessante ler todo o livro e não conhecer sua visão apenas pelo que é apresentado em aula.

Helena.Salgado 05/02/2022

Necessário
Leitura necessária para refletir um pouco sobre a sociedade atual. Se encaixa perfeitamente em diversas situações do período histórico atual. Recomendo para quem gosta de história, filosofia, política, estudos sobre a sociedade...

Mariana 20/02/2022

nao tanko com esse aqui q meu pai comprou pra mim do nada, mas é bem explicadinho e facil de entender, o william é IGUALZINHO O EREN, copiou e colou ele, tava só esperando o mk soltar um TATAKAE

Rafaela1002 30/03/2022

Contrato Social - Rousseau
O que é o contrato social segundo Rousseau?

O contrato social para Rousseau é um acordo entre indivíduos para se criar uma sociedade, e só então um Estado, isto é, o contrato é um pacto de associação, não de submissão.

Gabriel.Debastiani 02/04/2022

Leitura interessante
É um livro bastante interessante e que deve ser lido por aqueles que gostariam de entender como a sociedade funciona nas suas bases. É uma leitura um pouco pesada, então acaba sendo cansativo ler por muito tempo seguido

Rafael1998 17/04/2022

O tratado político filosófico de Rousseau.
Nesta obra nos é apresentado pelo filósofo Rosseau os conceitos e estruturas essenciais para se compreender as relações que estabelecem a política moderna.

O livro é indispensável para quem quer entender conceitos da área Política e social. Obviamente que pertencendo ao seu tempo, o autor e sua filosofia estão dizendo a respeito de relações sociais que já não se dão da mesma forma atualmente, porém, a todo momento nos é apresentado vários exemplos históricos de imperadores, sistemas de governo da época e etc. Ainda assim, a teoria apresentada na obra é bem progressista e "atual".

Já a algum tempo sem ler algo de Filosofia, foi uma ótima escolha pra retomar a leitura da área - de estudo e profissional - terei que retornar á obra no futuro, mas como primeira leitura completa do livro foi uma experiência rica e excelente.

Leia Filosofia!

Vi 25/04/2022

as ideias do rousseau são boas mas muito mal executadas. parece que ele joga as coisas e só lança um: descubra.