O Contrato Social

O Contrato Social Jean-Jacques Rousseau

Resenhas - O Contrato Social

Vi 25/04/2022

as ideias do rousseau são boas mas muito mal executadas. parece que ele joga as coisas e só lança um: descubra.

Fefê 07/05/2022

Preciso de uma aula
Para quem não tem uma base de filosofia, ou até mesmo que esteja entrando no pensamento político filosófico vai ter um pouco de dificuldade. Lemos sobre o direito e deveres de uma sociedade e a definição de alguns termos...

skuser02844 08/05/2022

Novos Ares
Esse livro trouxe novos ares á França. É fácil ver por que causou bastante alvoroço na época.
Muito bom. Leitura totalmente necessária.

Luiz 22/06/2022

Do livro à realidade
Jean-Jacques Rousseau teve um cuidado incrível pra escrever esse livro. Pesquisa, citações, comprovações, e, claro, senso político. Foi um livro difícil de ler, não por ser chato, mas por conter muita informação, coisa que demandava tempo de atenção. O livro é dividido em Livros, no total são quatro, e gostaria de demonstrar uma atenção maior ao Livro III, interessantíssimas as propostas feita por ele. Em especial ao que diz respeito a Democracia.
"Se houvesse um povo de deuses, ele se governaria democraticamente. Tão perfeito governo não convém aos homens."
O Contrato Social é essencial, e faz com que a gente tenha uma visão mais crítica da organização do povo, e do nosso poder enquanto soberano. Recomendo fielmente.

Cleber.Laia 24/06/2022

Manual aos políticos
Cada capítulo fica evidente que nossos políticos deveriam ter feito um estudo aprofundado na obra, isso garantiria uma quantidade enorme de problemas evitados.
Leia e tire suas conclusões, mesmo sendo um texto publicado em 1762, é extremamente atual e provocativa.

Thaís 02/07/2022

Atualíssimo
O sempre classificado como clássico do direito ?O Contrato Social? é surpreendentemente atual, com argumentos diretos e reflexões profundas sobre o nascimento do Estado e seus objetivos este foi um livro que me deu muito o que pensar a cada capítulo.

Jorge 05/07/2022

"Antes os Perigos da Liberdade do que a Tranquilidade da Servidão"
É com esta célebre frase que inicio minha resenha.
Este tratado é um marco do Iluminismo; da transição do absolutismo para a democracia no Ocidente. Rousseau explicita e edifica os pontos culminantes dos valores republicanos, bebendo, e muito, da fonte da antiga República Romana. É possível que esta tenha sido a primeira vez em que se pensou nos três poderes tais como eles se configuram nas democracias modernas.
Apesar de ser o ponto inicial da Ciência Política, a obra também é filosófica, e o autor disserta veementemente sobre liberdade, seu conceito servindo de base para Kant mais tarde. A liberdade, para Rousseau, é alcançada somente quando se age em prol do todo, e também por vontade de sê-lo e tão somente disto. Afinal, como a frase-título sugere, a liberdade é perigosa, mas aquele que age apenas pelos seus impulsos e instintos é unicamente escravo destes; ou seja, não é livre.
O livro é revolucionário, pois estabeleceu o modelo que derrubaria as monarquias europeias, e em seguida, disseminaria suas ideias por toda a América, livrando-a dos impérios.
Rousseau aproxima-se do modelo ideal de governo, assim como do modelo ideal de liberdade e sociedade. Ele mesmo esclarece em certos pontos que não há perfeição, pois tudo o que se faz pelas mãos do homem não pode sê-lo, mas se existisse uma sociedade de deuses, ela seria democrática.
Aliás, o papel da religião na sociedade fica muito claro, quando Rousseau explica a sua função de legitimação e força para o pacto social estabelecido. Este ponto sendo interessantíssimo, pois eu sou alguém que busca respostas quanto à religião ou à falta dela na sociedade

Vinicius.Chiquito 13/07/2022

Clássico (obrigatório)
Por se tratar de uma clássico, a leitura é "quase. praticamente" obrigatória, mas o livro não se apresenta como uma simples interpretação, é necessário um pouco mais, sensibilidade, ter boa base de leituras para contextualizar, interpretações. Mas conseguimos sim, ter uma dimensão das origens do pensamento da divisão de poderes político como hoje conhecemos. (pontuo aqui que se trata de minha leitura/opinião)
Destaco ainda que o capítulo três, nos passa uma real estruturação de poderes que hoje conhecemos como ferramentas da democracia: Executivo e Legislativo.
Por fim, acredito ter conseguido relacionar e considerar o período em que o livro foi escrito com nossa realidade atual.
Vale a pena ler !!!

Giovanna1242 10/09/2022

Resolvi ler esse livro depois que encontrei ele baratinho em um sebo e fiquei curiosa pra ler o texto completo, ao invés de só trechos e algumas citações.
O livro em geral é bem interessante, e é possível traçar vários paralelos com os institutos da política atual. Devia ter lido esse livro enquanto fazia a disciplina de ciência política e filosofia, cheguei inclusive a fazer um trabalho sobre ele - lendo só os trechos principais kkkkkk, mas fico feliz de ter lido ele integralmente hoje!
A escrita é bem simples e os conceitos são descomplicados, vale a pena

cherry.pie 29/09/2022

um livro de importância inegável para a construção do estado contemporâneo e uma das mais famosas obras sobre a fábula do contrato social.

Nazrat 07/10/2022

Princípios
De uma simplicidade e clareza absurdas, é uma leitura muito importante e que faz rever como certas coisas na atualidade são realmente problemáticas. Em especial a mistura de religião e política.

Tinoco 08/10/2022

Leitura cansativa
O livro é, quase sempre, cansativo e confuso. Talvez por se tratar de uma obra escrita há 260 anos, a linguagem seja mais rebuscada e numa área que não é a minha. Porém o final do livro mostra conceitos e temas que são mais acessíveis, atuais e compreensíveis, como eleições, ditadura, religião, dentre outros. Apesar de, para mim, não ter sido uma leitura empolgante, sempre ficam aprendizados. Recomendo para quem é mais familiarizado com a linguagem e o meio político e jurídico.

Vicente 15/11/2022

Contrato assinado
Vale a leitura. Ler os contratualistas é sempre um exercício de entender a realidade hodierna. Com Rousseau não é diferente, dirante a leitura desta obra vamos vislumbrando as raízes de estruturas sociais, tanto as formais como as tácitas, nas quais estamos inseridos.

Karen 01/12/2022

Lento mas necessário
É fácil logo no início ver o motivo pelo qual esse livro inspirou movimentos revolucionários, mesmo sendo em forma de textos longos e extremamente lentos de serem lidos, ainda é importante para podermos ter um pouco mais de noção sobre o que faz um governo