Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas Virginia Woolf

Resenhas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas

lookingattheuniverse 05/10/2022

"Há um instinto masculino forte e inextirpável de quem uma jovem culta ou mesmo talentosa é o monstro mais intolerável de toda a criação".

Uchoa 27/10/2022

Wolf nunca decepciona
Apesar de ser um livro curto, ele entrega tudo que se propõe a entregar, mostra como fantasiamos o mundo e as coisas, absolutamente tudo que conquistamos veio pela luta de outras.

Sha 07/11/2022

Mulher foda ??
A Virgínia é incrível. Por mais que seja um livro curto, acredito que cada ensaio deve ser lido com calma, pelo menos pra mim, fez mais sentido assim!

laura 12/12/2022

ótimo p conhecer a autora
livro curto com assuntos mega importantes e atemporais. a leitura não fluiu muito bem comigo, mas é uma leitura fácil. Virgínia Woolf é a melhor

Valentina.dhalia 10/01/2023

Virgínia wolf mudou eu toda.quem puder ler,eu recomendo!!!!!
Afff perfeito te amo,li muito nova e me fez me ver diferente acho que é uma boa lida pra mulheres, principalmente novas

Graziely8 15/02/2023

Virginia Woolf dominava a arte da escrita como ninguém. Sua ironia enriquece seus textos. Ademais, com seu talento ímpar conseguia transformar tarefas simples e corriqueiras em uma bela prosa poética.

Noany0 14/03/2023

Esclarecedor
Retrato cru e ligeiro acerca das situações enfrentadas pelas mulheres no século XIX, Woolf traz importantes críticas e ponderações sobre as condições difíceis que as mulheres enfrentam na sociedade patriarcal nesses ensaios.
Bônus para as resenhas nas quais ela discute com autores/ jornalistas extremamente alienados em relação a real condição feminina e como ela responde com argumentos muito bem colocados à essa inferiorização intelectual feita com as mulheres pelos homens.
Boa leitura acerca das causas feministas, recomendo.

Cris 04/06/2023

Escrevi uma resenha e publiquei mas por algum motivo sumiu, então serei breve.
Muito bom, principalmente pelas ideias que existem se olharmos o tempo em que foi escrito. Além disso, a Virgínia Woolf escreve maravilhosamente.

cinnamongirl612 17/07/2023

Leitura rápida, porém importante
Uma breve coletânea de ensaios de Virginia Woolf, onde ela escreve sobre as dificuldades que as mulheres enfrentavam para exercerem profissões e serem respeitadas enquanto trabalhadoras. Interessante que ela não faz um recorte apenas de gênero, mas também de classe para discorrer sobre o tema, mantendo, como sempre, a caneta afiadíssima com uma escrita repleta de sarcasmo e ironia. Vale a pena reservar um pouco de tempo para essa breve leitura.

Ailauany 20/11/2023

"{...} na hora em que pus a caneta no papel, percebi que não dá para fazer nem mesmo uma resenha sem ter opinião própria, sem dizer o que a gente pensa ser verdade nas relações humanas, na moral, no sexo. E, segundo o Anjo do Lar, as mulheres não podem tratar de nenhuma dessas questões com liberdade e franqueza; se querem se dar bem, elas precisam agradar, precisam conciliar, precisam — falando sem rodeios — mentir."

Lucas 01/12/2023

Curti, mas não é meu formato favorito
O texto do livro segue dividido em falas, discursos, textos e replicas e publicações de Virginia que tocam a temática do feminismo e mulheres e meio profissional. Gostei de alguns mais me perdi em outro, merece um releitura antes de maiores opinões.

Olivia_rabelt 08/01/2024

Woolf nos ensinando a como matar o Anjo do Lar
Uma delícia ver a Virginia Woolf macetando os homens que escreviam sobre a literatura escrita por mulheres?
Homens que achavam que cabiam a eles definir o que era ser mulher, o papel da mulher na literatura e se sua literatura era de qualidade ou não.

Diante de tantas definições profundamente masculinas e machistas, Woolf provoca:
"Quer dizer, o que é uma mulher? Juro que não sei. E duvido que vocês saibam. Duvido que alguém possa saber, enquanto ela não se expressar em todas as artes e profissões abertas às capacidades humanas".

Aliahtan 16/01/2024

Profissões para mulheres e outros artigos feministas
"[...] para um homem ainda é muito mais fácil do que para uma mulher dar a conhecer suas opiniões e vê-las respeitadas. Não tenho dúvidas de que, caso taus opiniões prevaleçam no futuro, continuaremos num estado de barbárie semicivilizada. Pelo menos é assim que defino a perpetuação do domínio de um lado e, de outro, da servilidade. Pois a degradação de ser escravo só se equipara à degradação de ser senhor".

Virgínia Woolf viveu de 1882 à 1941 e, apesar desse ser o meu primeiro contato com a autora, é indiscutível o quão as questões levantadas por ela estavam à frente de seu tempo. É espantoso, como mulher, perceber que essas questões de 1882 ainda se encontram presentes nos dias atuais, me choca, me espanta e me faz abrir os olhos pra realidade. Me faz perceber a materialidade das problemáticas acerca da mulher que seguem enraizadas na sociedade de maneira muito sólida, muito intrínseca. Me amedronta pensar que os anos vão seguir, mulheres irão, outras virão e tudo continue da mesma forma.

Gostei do livro, de conhecer um pouco da autora. Acho que foi uma boa escolha pra começar a saber mais sobre ela. Achei que a forma como o livro, seus capítulos, foi organizado um pouco confuso. Não sei se faltaram algumas informações no pequeno resumo que precede os capítulos, pra que ele se tornasse mais claro, ou se talvez foi uma falta bagagem minha pra poder de fato compreender todas as nuances do que estava sendo dito.

mariwho1661 31/01/2024

Primeiro lido de Woolf
O livro traz alguns artigos escritos por Virginia Woolf - grande nome da literatura ocidental e feminista do século XIX.

Não é que eu não tenha gostado do livro, mas senti que não gostaria de ter sido essa a primeira obra que li de Woolf. Sei que era uma mulher genial, transgressora e com posicionamentos fortes e necessários. Por isso, sinto que gostaria de ter acessado primeiro outras obras.

No entanto, os pequenos artigos já mostram como, numa Europa dominada por homens ricos, as mulheres estavam dispostas a desafiar a ordem dominante e exigir seus direitos: ao voto, à revisão da lei do divórcio e à entrada no mercado de trabalho.

É interessante, principalmente no artigo denomidado "Memórias de uma União das Trabalhadoras", como a própria Virgínia demonstra reconhecer os abismos entre as classes - a ocupada por ela e a classe das trabalhadoras - e como há uma dificuldade de solidariedade política entre elas.

O livro não me surpreendeu tanto, talvez porque já tenho uma leitura mais aprofundada neste tema, com contribuições interseccionais e do feminismo negro - ignorado por grande parte das sufragistas e feministas da 1ª e 2ª ondas.

Mas, mesmo assim, é interessante ver de uma forma mais direta como essas mulheres, questionadoras da ordem masculina, se posicionavam, à medida que o feminismo ia tomando corpo.

Ainda pretendo ler outras obras de Virgínia Woolf!

Desiree.Dornelles 02/02/2024

Livro tranquilo de ler. Um reflexo dos dilemas daquela época. Gostei do primeiro texto, principalmente por conta da reflexão sobre o anjo do lar.