Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas Virginia Woolf

Resenhas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Paisagens Literárias 20/01/2020

Textos feministas sobre o mundo profissional e intelectual
Este livro de Virginia Woolf é um compilado de textos que vão desde discursos, resenhas, cartas a ensaios publicados entre os anos de 1905 e 1941 em seu país [ Inglaterra ]. Neste material ela faz uma série de defesas sobre questões relacionadas a mulher na sociedade de sua época, principalmente daquelas relacionadas com as dificuldades da inserção das mulheres no mundo profissional e intelectual. Entretanto, é interessante notar que por mais que Virginia Woolf estivesse à frente de seu tempo em suas reflexões e críticas feministas, os textos de seu livro continuam sendo muito atuais para a sociedade em que vivemos hoje. Este compilado de textos inicia com a crítica da autora da visão tradicional da mulher como “anjo do lar” que idealiza o papel doméstico das mulheres. Segue com observações sobre a escrita das mulheres quando estas encontram sua voz própria e debate o quanto as obras escritas por mulheres possuem também valor. Na sequência, trata sobre a posição intelectual das mulheres onde argumenta que as mulheres não são intelectualmente inferiores aos homens [ essa discussão levou a Virginia Woolf a escrever “Um teto todo seu” ]. Depois, a autora elabora um texto que compara duas mulheres da mesma época, com personalidade e classe diferentes, que por mais diferentes que fossem valorizavam o valor da educação para as mulheres e seu acesso à universidade. Seus textos seguem e tratam das memórias de uma união de trabalhadoras, que aparece como uma descrição da formação da primeira onda do feminismo. Por fim, nos apresenta a personalidade e a identidade de uma mulher que oscilava entre um posicionamento progressista e outro tradicional a sua época. Este livro, apesar de possuir poucas páginas, gera reflexões muitos válidas.

site: https://www.instagram.com/p/B7i75O3DVqy/

Sil 29/01/2020

Resenha de @kzmirobooks
Estamos em 2020 e ainda existem debates sobre profissões para mulheres, mercado de trabalho em geral e, claro, igualdade de salário entre os gêneros. Imagina esses debates no inicio do século XX? Pois bem, é isso mesmo que temos nesses artigos de Virginia Woolf. Esta foi a minha primeira experiencia com a autora e já amei muito a forma como ela se expressa: tão sutil, tão honesta e ainda assim com uma certa raiva dentro de si por viver em um mundo injusto para as mulheres.

De cara levamos a uma reflexão sobre o que é uma profissão para mulher. Eu digo isso pois pensando na sociedade da época em que os artigos foram escritos, de fato, quais eram as profissões femininas? Mal existia a profissão "secretária" ou "professora" que foi muito popular após os anos 50. Então a autora explica algo óbvio: o porque de as mulheres terem tido um certo sucesso como autoras ao invés de outras profissões. E sendo bem feminista falando isso a culpa é do patriarcado. Virginia explica que a única coisa que as mulheres tinham em mãos, pelo menos as que eram alfabetizadas, era papel e caneta. Um material barato que os homens não se importariam de gastar com mulheres.

O livro em si são resenhas literárias de livros escritos por homens que, de algum jeito ou de outro, falam mal sobre as mulheres e suas rotinas. Há um artigo sobre um autor/livro que acha que pode escrever melhor sobre a rotina de uma mulher do que a própria mulher e Virginia logo critica dizendo que não há maneira de isso ser possível, até porque as autoras mais famosas de épocas anteriores a ela fizeram sucesso escrevendo sobre a rotina feminina em suas obras pois era aquilo que elas viviam em sociedade. Isso me fez pensar sobre como em muitos romances de época (os de verdade) e até filmes que podem ou não ter sido adaptados mostram mulheres em rotinas tediosas em uma salinha de costura, sabe? Como poderia uma mulher escrever sobre o mundo sendo que ela mal poderia sair de sua própria casa?

Em outro texto há passagens incríveis sobre a impossibilidade da mulher ser algo mais quando não é lhes dada a oportunidade. Nem tudo nesse mundo é meritocracia e como uma mulher poderia colocar em pratica sua inteligencia se não tinha o direito de estudar da mesma forma que seus irmãos? O mais incrível para mim nesses momentos é ela refutando a ideia de que não existiam mulheres brilhantes na época e/ou mulheres que não fez nada notável/digno de atenção falando exatamente que não há como saber se não existiam simplesmente porque essas mulheres podem ter perdido a oportunidade de ser notável por causa de um casamento, pela impossibilidade de estudar.

Me pergunto muito como Virginia Woolf se sentiria vivendo em 2020. Sobre o que ela falaria a respeito desse assunto nos dias atuais? Eu tenho certeza que ela me obrigaria a refletir sobre algo que eu não pensei ainda, mas será que ela teria um pouco de orgulho do que conquistamos? Gosto de acreditar que sim, já que agora tem muitas mulheres notáveis em basicamente todos os ramos profissionais conhecidos e essa realidade está mudando mais e mais.

site: https://www.instagram.com/kzmirobooks/

Cristiane190 07/02/2020

Um baú do tesouro
Ler essa coleção de textos foi a melhor forma de começar 2020. Virgínia argumenta com maestria e domínio de conhecimento sobre os pontos que defende.

Katita 16/07/2020

Virgínia ??
A autora mantém a sua personalidade e o seu cuidado no preservar mais uma vez da necessidade do auto reconhecimento de cada mulher que exista.

Stephanie214 11/09/2020

Artigos feministas
Neste livro estão sete ensaios com várias formas de escrita como: introdução de livros,cartas,críticas literárias e outros e aborda assuntos como literatura,feminismo,mulheres operárias e lutas políticas.São textos curtos alguns irônicos mais com longas reflexões.
A autora fala das dificuldades que a mulheres sofreram naquela época tanto na vida pessoal como profissional e o quanto isso ainda é atual, a necessidade de matar o anjo do lar e a dificuldade em falar sobre as experiencias do próprio corpo, além de outros obstáculos até na literatura que é a profissão mais livre de todas para as mulheres e mesmo e quem dirá em outras profissões.
Virginia fala sobre enaltecer a determinação e o propósito das mulheres envolvidas na política e a importância dos temas e leis que eram debatidos como:reforma das leis do divórcio,impostos territoriais,salário minimo,assistência maternidade educação e voto.
Apesar de ser uma mulher privilégiada ela sente empatia pelas mulheres da classe trabalhadora após ler relatos de algumas delas e ter um a noção da dura realidade de quem começa a trabalhar ainda na infância. Ela reporta a crueldade e a beleza desses relatos e entende que as operárias e damas são dois lados de uma mesma moeda, não sendo aceitável o preconceito ou o desprezo de um lado ou outro,mais sim a troca de experiencias e a amizade.Um livro curto que traz reflexões importantes e necessárias.

paulofonsecamj 11/01/2021

Soco no estômago
Profisso?es para mulheres e outros artigos feministas
Virginia Woolf
Nota: 10/10
Resenha: Profisso?es para mulheres e outros artigos feministas reu?ne sete ensaios de Virginia Woolf nos quais ela questiona a visa?o tradicional da mulher e expo?e as dificuldades da inserc?a?o feminina no mundo profissional e intelectual.
Opinia?o: A pote?ncia desse livro vai muito ale?m das suas poucas 106 pa?ginas. Todos os dias quando acordo, como auto terapia e cuidado gosto de questionar meus lugares de privile?gio. Privile?gio por ser homem cis. Privile?gio por ter um teto e alimento todos os dias. Privile?gio por na?o ter nenhum tipo de dificuldade fi?sica limitante... Enfim, minha lista de privile?gios e? enorme, e apesar de certa forma ser muito grato a eles e? bom entender, questionar e tomar com empatia dos discursos dos quais eu na?o me insiro, como a questa?o da NECESSIDADE do feminismo por exemplo. E? muito triste pensar que estamos em 2020, >>2020

Vic 06/02/2021

Comprei no aeroporto para ser uma leitura rápida e realmente foi. Achei o início bem mais cativante e interessante que a parte do meio para frente. É rico em referências, tão rico que muitas eu não conseguia acompanhar. Tem pensamentos maravilhosos sobre o lugar que tentam colocar a mulher e os espaços que se abriram para ocuparmos.

Juddy.Garcez 22/05/2021

Durante muitos anos ansiei por ler alguma obra - qualquer obra de Woolf. Comecei por este livreto. Que apesar de simples, é intenso e profundo e dialoga com meu ser feminista. No entanto, confesso que fui intensamente feliz com ele somente até a página 65 mais ou menos. Depois disso, nos dois últimos textos (um prefácio de livro e um "artigo") senti que não era exatamente o que eu buscava ler - o que é uma falha minha, e não dá autora logicamente. Há de se posiciona-la em seu tempo, espaço e origem material. Isto dito, este livro é uma ótima fonte para quem quer conhecer um pouco mais sobre a autora, a época e os primórdios do feminismo ocidental.

Adriely.Yamamotto 22/03/2022

Excelente
Ao todo são sete artigos sobre mulheres em diferentes aspectos.
O artigo "A posição intelectual das mulheres" foi, de longe, o mais intragável de todos. Não pela Virginia, claro, mas pela motivação da sua resposta. Homens se sentindo ameaçados em tantos níveis pelos feitos das mulheres sempre se amparam no mesmo discurso de superioridade masculina e/ou inabilidade feminina.
O mais triste é que essas palavras não são estranhas pra nenhuma mulher em 2022. Ainda somos deslegitimadas e questionadas o tempo todo e sob várias circunstâncias.
Ainda existe um caminho tão longo a nossa frente. Ainda existem tantas de nós sendo convencidas de que são tão pouco. As vezes, nós mesmas.
Mulheres, lutem! Uma canção, um romance, uma pintura, sobreviver no dia a dia, isso também é luta e também é resistência.

bella 02/04/2022

foi uma leitura bem diferente do que costumo fazer, mas gostei muito!
a virginia woolf é impressionante, a maneira como ela consegue fazer as palavras dela soarem atemporais é incrível.
ameii

lookingattheuniverse 05/10/2022

"Há um instinto masculino forte e inextirpável de quem uma jovem culta ou mesmo talentosa é o monstro mais intolerável de toda a criação".

Uchoa 27/10/2022

Wolf nunca decepciona
Apesar de ser um livro curto, ele entrega tudo que se propõe a entregar, mostra como fantasiamos o mundo e as coisas, absolutamente tudo que conquistamos veio pela luta de outras.

Sha 07/11/2022

Mulher foda ??
A Virgínia é incrível. Por mais que seja um livro curto, acredito que cada ensaio deve ser lido com calma, pelo menos pra mim, fez mais sentido assim!

laura 12/12/2022

ótimo p conhecer a autora
livro curto com assuntos mega importantes e atemporais. a leitura não fluiu muito bem comigo, mas é uma leitura fácil. Virgínia Woolf é a melhor

Valentina.dhalia 10/01/2023

Virgínia wolf mudou eu toda.quem puder ler,eu recomendo!!!!!
Afff perfeito te amo,li muito nova e me fez me ver diferente acho que é uma boa lida pra mulheres, principalmente novas