Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas Virginia Woolf




Resenhas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas


154 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Nalva 02/03/2022

De forma fantástica, Virgínia, uma mulher a frente de seu tempo, discorre sobre a inserção feminina no mercado de trabalho e ressalta como a visão tradicional da mulher 'na época' dificulta, sobrecarrega e subestima o seu intelecto.

Um livro para ler numa tarde e refletir sobre questões passadas e do passado que ainda se fazem presentes no nosso cotidiano.
comentários(0)comente



sam | @msamlima 27/01/2022

Uma grata surpresa
Queria conhecer Virgínia antes de começar mergulhar nas suas grandes obras e sempre acredito que ler ensaios nos aproxima do/a leitor/a.

Iniciei o livro em busca de teoria feminista sem saber o enfoque que os textos dariam e tive uma grata surpresa ao descobrir que todos os ensaios de Virgínia contidos nessa coleção dialogam com o espaço das mulheres (muito além da própria posição social da autora) na produção literária.

Virgínia é irônica, complexa e tem uma coragem que chega a ser despretensiosa. Não cheguei a concordar com a autora em algumas análises, mas nessa pequena obra é possível compreender o porque de Woolf é uma das maiores escritoras e personalidades da história.

Me deu mais impulso de conhecer sua literatura e demais escritos.
na.lauramendes 07/02/2022minha estante
Meu primeiro contato com a Virginia foi lendo "um teto todo seu", é um livro ótimo que também dialoga bastante com o espaço das mulheres na produção literária! Acho que tu irias gostar!


sam | @msamlima 08/02/2022minha estante
tá na minha lista a algum tempo! agora vou tentar adiantar ele com certeza.




@jaquepoesia 26/01/2022

Livro: Profissões para mulheres em outros artigos feministas
◾Autora: Virginia Woolf
◾Editora: L&pmpocket
◾106 páginas
◾Nota: 5/5 👏🏻 .
. O livro reúne importantes artigos de Virginia Woolf sobre o preconceito da sociedade de sua época em torno da mulher escritora. São sete textos de diferentes formatos (cartas, resenhas, ensaios e palestras) que abordam questões importantes sobre a atuação da mulher na escrita, entre eles se destacam o tabu de falar sobre o próprio corpo e a desigualdade educacional entre homens e mulheres.
De resenhista a célebre romancista, Woolf destaca também a importância de matar o Anjo do Lar, essa figura feita para o trabalho doméstico limitada por "questões morais" , e que tem sempre a opinião censurada, para então nós expressarmos com verdadeira liberdade.
comentários(0)comente



Sheila Pires 10/01/2022

Introdução
Grata surpresa, esse ensaio seguido de algumas resenhas que Virgínia escrevia. Nada deve pra uma discussão atual, sua sabia ironia dá tempero aos textos. Delicioso como encerra o embate com o Mr. Falcão.
Começa a ficar enfadonha a divagação nas resenhas.
comentários(0)comente



dryellepinscher 30/11/2021

Necessário demais!!!
Ganhei esse livro de um amigo meu há quase 1 ano atrás, não dava nada por esse livro, mas ele me surpreendeu muito!

Virginia Woolf era uma mulher incrível, ela pensava muito a frente do seu tempo, tenho certeza que ela deveria inspirar várias mulheres da época com seus artigos incríveis.

Eu amei a escrita dela e como ela colocou em pauta vários assuntos extremamente relevantes, inclusive destaquei muita coisa do livro mesmo sendo bem curtinho.
comentários(0)comente



Nana 31/10/2021

Esperava nada e recebeu tudo.
Comprei quando eu tinha 18 anos e também porque tava 5 reais na livraria, não dava nada e nem sabia do que se tratava mas, meus amigos, acho que eu nunca grifei tanto um livro como esse. Além das bobagens machistas (que, pasmem, resistem até o dia de hoje) a Virgínia explica tudo miudinho.

É um ótimo livro pra começar no feminismo (branco)
comentários(0)comente



larissa viana 21/10/2021

uma sucinta apresentação à essência de virgínia!
palavras não são suficientes para expressar o quão brilhante virgínia foi, pelo menos não as minhas (palavras). a sua escrita era sem igual; a facilidade com que ela traz os fatos e argumentos, cria metáforas e nos faz compreender os problemas que ela trata é impressionante. apesar de em alguns momentos de sua vida ter considerado a si própria como "louca", nestes artigos reunidos percebemos que ela foi mais lúcida que muitos jamais conseguiram ser. esse livro é ideal para quem quer ter um primeiro contato com a autora mas não sabe por onde começar e essencial àqueles que querem se aprofundar em sua escrita.
comentários(0)comente



Juju 18/10/2021

Decrescente
Acho que começa bem, mas no final já não estava gostando. A discussão dela com o falcão afável é completamente revoltante, e o pior é que esse tipo de coisa existe até hoje. Dialoga bem com o feminismo branco, e ela sabe bem disso.
comentários(0)comente



Diessica 12/10/2021

Achei ok!
Já tive a oportunidade de conhecer ensaios melhores da Virgínia, achei que o livro "um teto todo" seu é bem superior. Um pouco cansativo em alguns momentos.
comentários(0)comente



Juj 09/10/2021

eita bbs
ler é como entrar na cabeça do autor. no caso desse livro, entrei na mente de uma mulher nascida no século retrasado e que ainda pude me identificar e aplicar as mesmas situações descritas com o meu dia a dia. definitivamente viva a literatura! e definitivamente mais um favoritado.(acho q vou ler mais livros feministas)( minha parte preferida: quando ela fala da hipocrisia das ""feministas"" que não lutam por todas)
comentários(0)comente



Vitoria 01/10/2021

profissões para mulheres e outros artigos feministas
AMEI imensuravelmente a Virgínia Wolf e seus pensamentos atuais. (Mal posso esperar para ver o ápice da sua escrita, já que esse foi apenas uma coletânea de artigos).

Muito do que eu li, precisa ser discutido e amadurecido no meu intelecto, mas felizmente amanhã tenho discussão do clube do livro e vou "entende-li melhor".

Ps: sem sombra de dúvidas "duas mulheres" foi o meus favorito - impecavelmente bem escrito. ?
comentários(0)comente



Katrina 28/09/2021

Obrigada!
Já conheço Virginia Woolf e tenho interesse de conhecer seus romances já faz tempo, mas de uma forma bastante aleatória resolvi começar a ler suas palavras por esse livro, um livro de ensaios, e essa foi uma decisão certeira e sem dúvida é o que recomendo para as pessoas que querem ler seus livros, mas que ainda não leram nada dela, pois ao ler seus pensamentos, questionamentos e argumentos me fez conhecer melhor a pessoa que foi Virginia Woolf, me fez ver seus privilégios e as dificuldades pelas quais passou e quais foram suas atitudes perante isso, mesmo não tendo um conteúdo biográfico eu me senti próxima dela como pessoa e isso me incitou ainda mais para ler suas obras e agora eu sei que irei lê-las com um olhar diferente depois que li esse livro.

O sete ensaios presentes nesse livro têm conteúdos distintos, mas carregam a mulher como foco de discussão, é muito interessante os temas que vão sendo abordados e a argumentação envolvida neles, até as partes que achei meio chatinha ou que não tinha ideia para onde estava indo me fizeram refletir e me informaram sobre coisas que desconhecia ou que conhecia pouco, foi uma experiência super interessante. Gostei bastante da Virginia Woolf que se apresentou para mim nesse livro e fiquei muito feliz e orgulhosa ao ler suas palavras corajosas e determinadas, além de grata por não terem desistido da luta e persistido por todas nós.
comentários(0)comente



lorena 05/09/2021

que PRAZER ver a virginia rebatendo o mr. bennet e arrumando briga com alguns outros homens. eu tive que parar pra respirar tamanha minha felicidade quando ela ta falando pra ele sobre safo e diz "é uma bela surpresa qur mr. bennet seja capaz de citar cinquenta homens incontestavelmente superiores a ela e, se ele publicar seus nomes prometo, como gesto daquela submissão tão cara a meu sexo, não só comprar os livros dele, como também, até onde permitirem minhas faculdades, aprendê-los de cor". LINDA
Katrina 28/09/2021minha estante
Eu adorei esse artigo!! Mds... a sagacidade dessa mulher




Pollyanna.Rigon 31/08/2021

Outra união de ensaios/artigos publicados por Virgínia Woolf.

São 7 ensaios, sem uma sequência lógica ou cronológica, que abordam tópicos a cerca do título, profissões para mulheres, lembrando sempre do contexto temporal do início do século XX.

Virgínia é uma das mães do feminismo a toa e podemos perceber isso em todos seus artigos. Uns mais extensos, outros nem tanto, uns mais rasos e outros extremamente profundos.

Ter suas ideias expostas ao mundo, indo contra a maré de pensamentos não era uma tarefa simples, mas que Virgínia exercia muito bem.

Voltando aos ensaios, os 7 ensaios falam sobre ser escritora, atriz e outras profissões mais comuns, o que nos mostra um ótimo panorama da época.

O ensaio que eu mais gostei foi o primeiro, que se aplica a nossa vida total: lidar com o ?anjo do lar?, que está sempre no nosso ouvido: vc não deveria ser mais delicada? Vc não deveria se preocupar mais com a família? Enfim, que mulher nunca lidou e segue lidando com essa sombra?

além disso, eh um livro curtinho, não tão fluido quando um teto todo seu da autora, mas com certeza eh uma leitura riquíssima.
comentários(0)comente



Geisalanis 15/08/2021

Acho que o livro não era o que eu esperava. Tinha um outro entendimento do teor do livro embora o conteúdo tenha me agradado
comentários(0)comente



154 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR