Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas Virginia Woolf

Resenhas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Nalva 02/03/2022

De forma fantástica, Virgínia, uma mulher a frente de seu tempo, discorre sobre a inserção feminina no mercado de trabalho e ressalta como a visão tradicional da mulher 'na época' dificulta, sobrecarrega e subestima o seu intelecto.

Um livro para ler numa tarde e refletir sobre questões passadas e do passado que ainda se fazem presentes no nosso cotidiano.

sam | @msamlima 27/01/2022

Uma grata surpresa
Queria conhecer Virgínia antes de começar mergulhar nas suas grandes obras e sempre acredito que ler ensaios nos aproxima do/a leitor/a.

Iniciei o livro em busca de teoria feminista sem saber o enfoque que os textos dariam e tive uma grata surpresa ao descobrir que todos os ensaios de Virgínia contidos nessa coleção dialogam com o espaço das mulheres (muito além da própria posição social da autora) na produção literária.

Virgínia é irônica, complexa e tem uma coragem que chega a ser despretensiosa. Não cheguei a concordar com a autora em algumas análises, mas nessa pequena obra é possível compreender o porque de Woolf é uma das maiores escritoras e personalidades da história.

Me deu mais impulso de conhecer sua literatura e demais escritos.
na.lauramendes 07/02/2022minha estante
Meu primeiro contato com a Virginia foi lendo "um teto todo seu", é um livro ótimo que também dialoga bastante com o espaço das mulheres na produção literária! Acho que tu irias gostar!

sam | @msamlima 08/02/2022minha estante
tá na minha lista a algum tempo! agora vou tentar adiantar ele com certeza.

@jaquepoesia 26/01/2022

Livro: Profissões para mulheres em outros artigos feministas
◾Autora: Virginia Woolf
◾Editora: L&pmpocket
◾106 páginas
◾Nota: 5/5 👏🏻 .
. O livro reúne importantes artigos de Virginia Woolf sobre o preconceito da sociedade de sua época em torno da mulher escritora. São sete textos de diferentes formatos (cartas, resenhas, ensaios e palestras) que abordam questões importantes sobre a atuação da mulher na escrita, entre eles se destacam o tabu de falar sobre o próprio corpo e a desigualdade educacional entre homens e mulheres.
De resenhista a célebre romancista, Woolf destaca também a importância de matar o Anjo do Lar, essa figura feita para o trabalho doméstico limitada por "questões morais" , e que tem sempre a opinião censurada, para então nós expressarmos com verdadeira liberdade.

Sheila Pires 10/01/2022

Introdução
Grata surpresa, esse ensaio seguido de algumas resenhas que Virgínia escrevia. Nada deve pra uma discussão atual, sua sabia ironia dá tempero aos textos. Delicioso como encerra o embate com o Mr. Falcão.
Começa a ficar enfadonha a divagação nas resenhas.

dryellepinscher 30/11/2021

Necessário demais!!!
Ganhei esse livro de um amigo meu há quase 1 ano atrás, não dava nada por esse livro, mas ele me surpreendeu muito!

Virginia Woolf era uma mulher incrível, ela pensava muito a frente do seu tempo, tenho certeza que ela deveria inspirar várias mulheres da época com seus artigos incríveis.

Eu amei a escrita dela e como ela colocou em pauta vários assuntos extremamente relevantes, inclusive destaquei muita coisa do livro mesmo sendo bem curtinho.

Nana 31/10/2021

Esperava nada e recebeu tudo.
Comprei quando eu tinha 18 anos e também porque tava 5 reais na livraria, não dava nada e nem sabia do que se tratava mas, meus amigos, acho que eu nunca grifei tanto um livro como esse. Além das bobagens machistas (que, pasmem, resistem até o dia de hoje) a Virgínia explica tudo miudinho.

É um ótimo livro pra começar no feminismo (branco)

larissa viana 21/10/2021

uma sucinta apresentação à essência de virgínia!
palavras não são suficientes para expressar o quão brilhante virgínia foi, pelo menos não as minhas (palavras). a sua escrita era sem igual; a facilidade com que ela traz os fatos e argumentos, cria metáforas e nos faz compreender os problemas que ela trata é impressionante. apesar de em alguns momentos de sua vida ter considerado a si própria como "louca", nestes artigos reunidos percebemos que ela foi mais lúcida que muitos jamais conseguiram ser. esse livro é ideal para quem quer ter um primeiro contato com a autora mas não sabe por onde começar e essencial àqueles que querem se aprofundar em sua escrita.

Juju 18/10/2021

Decrescente
Acho que começa bem, mas no final já não estava gostando. A discussão dela com o falcão afável é completamente revoltante, e o pior é que esse tipo de coisa existe até hoje. Dialoga bem com o feminismo branco, e ela sabe bem disso.

Diessica 12/10/2021

Achei ok!
Já tive a oportunidade de conhecer ensaios melhores da Virgínia, achei que o livro "um teto todo" seu é bem superior. Um pouco cansativo em alguns momentos.

Juj 09/10/2021

eita bbs
ler é como entrar na cabeça do autor. no caso desse livro, entrei na mente de uma mulher nascida no século retrasado e que ainda pude me identificar e aplicar as mesmas situações descritas com o meu dia a dia. definitivamente viva a literatura! e definitivamente mais um favoritado.(acho q vou ler mais livros feministas)( minha parte preferida: quando ela fala da hipocrisia das ""feministas"" que não lutam por todas)

Vitoria 01/10/2021

profissões para mulheres e outros artigos feministas
AMEI imensuravelmente a Virgínia Wolf e seus pensamentos atuais. (Mal posso esperar para ver o ápice da sua escrita, já que esse foi apenas uma coletânea de artigos).

Muito do que eu li, precisa ser discutido e amadurecido no meu intelecto, mas felizmente amanhã tenho discussão do clube do livro e vou "entende-li melhor".

Ps: sem sombra de dúvidas "duas mulheres" foi o meus favorito - impecavelmente bem escrito. ?

Katrina 28/09/2021

Obrigada!
Já conheço Virginia Woolf e tenho interesse de conhecer seus romances já faz tempo, mas de uma forma bastante aleatória resolvi começar a ler suas palavras por esse livro, um livro de ensaios, e essa foi uma decisão certeira e sem dúvida é o que recomendo para as pessoas que querem ler seus livros, mas que ainda não leram nada dela, pois ao ler seus pensamentos, questionamentos e argumentos me fez conhecer melhor a pessoa que foi Virginia Woolf, me fez ver seus privilégios e as dificuldades pelas quais passou e quais foram suas atitudes perante isso, mesmo não tendo um conteúdo biográfico eu me senti próxima dela como pessoa e isso me incitou ainda mais para ler suas obras e agora eu sei que irei lê-las com um olhar diferente depois que li esse livro.

O sete ensaios presentes nesse livro têm conteúdos distintos, mas carregam a mulher como foco de discussão, é muito interessante os temas que vão sendo abordados e a argumentação envolvida neles, até as partes que achei meio chatinha ou que não tinha ideia para onde estava indo me fizeram refletir e me informaram sobre coisas que desconhecia ou que conhecia pouco, foi uma experiência super interessante. Gostei bastante da Virginia Woolf que se apresentou para mim nesse livro e fiquei muito feliz e orgulhosa ao ler suas palavras corajosas e determinadas, além de grata por não terem desistido da luta e persistido por todas nós.

lorena 05/09/2021

que PRAZER ver a virginia rebatendo o mr. bennet e arrumando briga com alguns outros homens. eu tive que parar pra respirar tamanha minha felicidade quando ela ta falando pra ele sobre safo e diz "é uma bela surpresa qur mr. bennet seja capaz de citar cinquenta homens incontestavelmente superiores a ela e, se ele publicar seus nomes prometo, como gesto daquela submissão tão cara a meu sexo, não só comprar os livros dele, como também, até onde permitirem minhas faculdades, aprendê-los de cor". LINDA
Katrina 28/09/2021minha estante
Eu adorei esse artigo!! Mds... a sagacidade dessa mulher

Pollyanna.Rigon 31/08/2021

Outra união de ensaios/artigos publicados por Virgínia Woolf.

São 7 ensaios, sem uma sequência lógica ou cronológica, que abordam tópicos a cerca do título, profissões para mulheres, lembrando sempre do contexto temporal do início do século XX.

Virgínia é uma das mães do feminismo a toa e podemos perceber isso em todos seus artigos. Uns mais extensos, outros nem tanto, uns mais rasos e outros extremamente profundos.

Ter suas ideias expostas ao mundo, indo contra a maré de pensamentos não era uma tarefa simples, mas que Virgínia exercia muito bem.

Voltando aos ensaios, os 7 ensaios falam sobre ser escritora, atriz e outras profissões mais comuns, o que nos mostra um ótimo panorama da época.

O ensaio que eu mais gostei foi o primeiro, que se aplica a nossa vida total: lidar com o ?anjo do lar?, que está sempre no nosso ouvido: vc não deveria ser mais delicada? Vc não deveria se preocupar mais com a família? Enfim, que mulher nunca lidou e segue lidando com essa sombra?

além disso, eh um livro curtinho, não tão fluido quando um teto todo seu da autora, mas com certeza eh uma leitura riquíssima.

Geisalanis 15/08/2021

Acho que o livro não era o que eu esperava. Tinha um outro entendimento do teor do livro embora o conteúdo tenha me agradado