Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas Virginia Woolf

Resenhas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas

giu 11/04/2021

Muito bom, a Virginia é incrível e claramente estava a frente do seu tempo, sempre colocando macho no chinelo, te amo Virginia,

Rebeca.Verino 05/04/2021

Uma leitura interessante
Não falarei que é um livro extraordinário, pois, ao meu ver, não é. Mas é uma leitura com boas indagações feministas que apresentam observações da escritora acerca das diferentes posições da mulher na sociedade, incluindo as diferenças econômicas entre mulheres. A leitura vale muito a pena principalmente no artigo ?A posição intelectual das mulheres? onde Woolf rebate a proposição de um autor que dizia que as mulheres eram intelectualmente inferiores aos homens.

Gio 05/04/2021

livro perfeito lido na hora perfeita
Estava muito precisando ler essa obra e não sabia, me deparei com o título ontem por acaso e era tudo que eu precisava pro momento em que estou passando.

Pelas respostas que a Virginia deu em vários machistas aqui nesse livro só posso dizer uma coisa: preciso urgentemente ler todos os livros dela o mais rápido possível.

Thamiris.Treigher 27/03/2021

Importantes reflexões.
"Profissões para mulheres e outros artigos feministas", de Virginia Woolf, não tem como não ser uma boa obra, já que foi escrito por uma precursora do feminismo contemporâneo. Esse livro é curtinho e de rápida leitura, e reúne sete ensaios da autora nos quais ela questiona a visão tradicional da mulher como "anjo do lar" e expõe as dificuldades da inserção feminina no mundo profissional e intelectual da época. Minhas expectativas eram altas, eu esperava que fosse bem mais aprofundado, mas, mesmo assim, não deixa de ser uma obra com ótima crítica e reflexão.

Kamilla Gabriela 26/03/2021

"Querida, você é uma moça. Está escrevendo sobre um livro que foi escrito por um homem. Seja afável; seja meiga; lisonjeie; engane; use todas as artes e manhas de nosso sexo. Nunca deixe ninguém perceber que você tem opinião própria. E principalmente seja pura."

É muito revoltante. Ainda bem que tínhamos mulheres como Virginia Woolf: que criticavam, que se rebelavam, que lutavam por essa pequena "liberdade" que temos hoje. A luta ainda continua.

Carol 15/03/2021

Virgínia Woolf é extraordinária
"Atribuía o H a todas as qualidades morais e intelectuais positivas, e à M, todas as qualidades negativas."
Ela fala sobre mulheres, femismo e dificuldades da revolução industrial. Eu amei, cada resenha. A leitura é algo muito fácil, o tema do livro em si que é um pouco complicado, porém eu gostei muito.

Andréia 11/03/2021

A potência de Virgínia
"Vocês ganharam quartos próprios na casa que até agora era só dos homens. Podem, embora com muito trabalho e esforço pagar o aluguel. Estão ganhando suas quinhentas libras por ano. Mas essa liberdade é só o começo; o quarto é de vocês, mas ainda está vazio. Precisa ser mobiliado, precisa ser decorado, precisa ser dividido. Como vocês vão mobiliar, como vocês vão decorar? Com quem vão dividi-lo e em que termos? São perguntas, penso eu, da maior importância e interesse. Pela primeira vez na história, vocês podem fazer essas perguntas; pela primeira vez, podem decidir quais serão as respostas"

Virginia Woolf, em 1931, nesse livrinho que de pequeno, só o tamanho! Quanto aprendizado e quanta gratidão por mulheres como ela, que nos abriram tantos caminhos.

Melissa 08/03/2021

Feminismo
Vemos 7 artigos de Virginia Wolf respondendo alguns autores que diziam que mulheres não escreviam tão bem como os homens. A única coisa que senti falta foi de saber as referências. Mas da pra entender bem o livro e podemos ver que apesar de muitos anos ainda temos que matar fantasmas.

Bruna Rosa 21/02/2021

A mulher nas décadas de 20/30
É impressionante ler os escritos de Virginia nos anos 20 e reconhecer os mesmos problemas denunciados por ela se mantendo bem vivos até hoje.

Um destaque especial para a parte do livro em que ela discute com um escritor sobre mulher ser menos inteligentes que homens, maravilhosa. Colocou o machistão no bolso.

Elis146 17/02/2021

Artigos feministas são necessários
Um livro de bolso para uma leitura rápida e enriquecida com a escrita de Virginia Woolf. Seus artigos e suas críticas apresentadas neste livro não são mais exigências das mulheres contemporâneas, não falam de gênero e muito menos de raça, mas compreensível a sua época. Um aspecto do feminismo e de seus enfrentamento necessários daquele tempo.

Maju 09/02/2021

Necessário
Um soco no estômago!! Virgínia debate, escreve com uma simplicidade que te instiga por completo. Suas posições e seus pensamentos são tão necessários e precisam ser ouvidos por todos.

Vic 06/02/2021

Comprei no aeroporto para ser uma leitura rápida e realmente foi. Achei o início bem mais cativante e interessante que a parte do meio para frente. É rico em referências, tão rico que muitas eu não conseguia acompanhar. Tem pensamentos maravilhosos sobre o lugar que tentam colocar a mulher e os espaços que se abriram para ocuparmos.

Viní Almeida 27/01/2021

Resenha Livro
Não é tecnicamente um livro que conta a história de Virgínia, é mais um livro para quem é realmente fã dela e acompanha todo o seu trabalho.

Larissa Guimarães 13/01/2021

Foi meu primeiro contato com uma obra de Virgínia, eu tinha grandes expectativas que foram um tanto frustradas. O início foi minha parte favorita, ela levanta questões muito relevantes da vida enquanto escritora.
Ainda pretendo ler outras de suas importantes obras...