Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas Virginia Woolf

Resenhas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Ingrid.Visentini 02/10/2023

Leitura rápida e de fácil compreensão sobre as experiências profissionais e outras questões sobre a visão tradicional do papel da mulher. Sinceramente não foi um livro que agregou muito para mim, visto que estudo teoria feminista e já tinha lido algumas obras da autora, mas devo pontuar que não deixa de ser importante, apesar da minha avaliação.

Giovanna1242 02/10/2023

Gostei muito da compilação de textos, ensaios e cartas desse livro. Adoro a escrita da Virgínia Woolf, tanto nos livros de ficção quanto nos ensaios. Em especial a temática feminista, acho muito interessante ver como ela já estava à frente de seu tempo.

Paula 02/09/2023

Lendo Virginia...
Primeiro contato com esta escritora incrível! Me conquistou no primeiro parágrafo, me deixando imersa em sua fala, como se ela estivesse conversando comigo. Ela traz um discernimento óbvio a cada texto, e isto me tornou uma super fã da autora. Quero muito ler mais obras da Virginia.

apaolacunha 03/08/2023

Sou fã
Um compilado de 7 artigos escritos pela maravilhosa Virginia Woolf, em que ela questiona a visão tradicional da mulher como "anjo do lar" e expõe as dificuldades da inserção feminina no mundo profissional e intelectual nas décadas de 30-40. Adorei! ? ??

Karen 31/07/2023

Título nonsense
Trata-se de um apanhando de artigos, cartas e falas em programas de rádio da autora.
Pequenas jóias coletadas sobre impressões e opniões de um das grandes da literatura mundial.
Particularmente fico com os "capítulos" PERAMBULAR PELA RUA: UMA AVENTURA LONDRINA & NÃO ERA UM DE NÓS.
"... o verdadeiro eu não é nem este nem aquele, não está aqui ou lá, mas é algo tão variado e errático, que só quando soltamos a rédea de seus desejos e o deixamos seguir seu caminho sem impedimentos é que somos de fato nós mesmos?"

cinnamongirl612 17/07/2023

Leitura rápida, porém importante
Uma breve coletânea de ensaios de Virginia Woolf, onde ela escreve sobre as dificuldades que as mulheres enfrentavam para exercerem profissões e serem respeitadas enquanto trabalhadoras. Interessante que ela não faz um recorte apenas de gênero, mas também de classe para discorrer sobre o tema, mantendo, como sempre, a caneta afiadíssima com uma escrita repleta de sarcasmo e ironia. Vale a pena reservar um pouco de tempo para essa breve leitura.

It's Gi (Taylor's version) 10/07/2023

A luta pelo direito das mulheres
É impossível não se encantar com a forma que Virginia Woolf escreve. É irônica, sensata, tem pitadas de humor e um excelente senso crítico.
As discussões sobre questões de gênero introduzidas pela autora são extremamente importantes e é triste ver que muitas coisas que aconteciam lá no final do século XIX e início do século XX em relação a misoginia e o machismo ainda estão refletidadas no século XXI.
No mais, recomendo fortemente a leitura desse livro!

AmandaFerronato 10/06/2023

Profissões para mulheres e outros artigos feministas
Um livro de rápida leitura composto por seis ensaios que retratam a dificuldade da inserção da mulher no mundo intelectual e profissional.

Cris 04/06/2023

Escrevi uma resenha e publiquei mas por algum motivo sumiu, então serei breve.
Muito bom, principalmente pelas ideias que existem se olharmos o tempo em que foi escrito. Além disso, a Virgínia Woolf escreve maravilhosamente.

mirroredmind 04/05/2023

Virgínia Woolf, e sua sensibilidade afiada...
Nesses manuscrito feminista, Virgínia apresenta críticas combatentes ao machismo e ao sexismo, em resenhas e críticas. Essa obra apresenta principalmente, uma análise da estrutura vigente, e pontua fenômenos machista que predominavam nas obras de alguns autores homens, que associavam o gênero as obras.
Além disso, eu adoro que nesse compilado de manuscrito, Virgínia é muito irônica e descontraída, deixando a leitura confortável e acessível.
Gostei bastante do livro, é bem simples, porém muito pertinente para estudos feministas.

sofnaomi 09/04/2023

Mulher só se fode mesmo
a kinga escreveu o livro a tempos e até agora reflete o cotidiano de várias mulheres! eita como habla a mami

Noany0 14/03/2023

Esclarecedor
Retrato cru e ligeiro acerca das situações enfrentadas pelas mulheres no século XIX, Woolf traz importantes críticas e ponderações sobre as condições difíceis que as mulheres enfrentam na sociedade patriarcal nesses ensaios.
Bônus para as resenhas nas quais ela discute com autores/ jornalistas extremamente alienados em relação a real condição feminina e como ela responde com argumentos muito bem colocados à essa inferiorização intelectual feita com as mulheres pelos homens.
Boa leitura acerca das causas feministas, recomendo.

Judi ð» 26/02/2023

Virgínia Visionária
Este livro é uma espécie de compilado de manuscritos da Virgínia no decorrer de sua trajetória de escritora, colunista de jornal e crítica literária.
Considero uma leitura importante para visualizar os primeiros sinais de um movimento feminista, organização de mulheres e o contexto histórico que atravessam esses fenômenos.
Virgínia tem um caráter subversivo em seus textos, responde a críticos homens de forma sarcástica, o que torna tudo muito potente.

Ehkew 25/02/2023

No geral foi uma boa experiência poder fazer a leitura desses artigos interessantes, que discutem o papel da mulher na sociedade, trazendo ideias como a mulher "Anjo do lar".  A Ideia da época de que as mulheres não foram importantes para a história, artes e etc por falta de capacidade intelectual e por escolha, fingindo demência total ao fato de que elas foram restritas  a esse acesso e sobrarem a elas somente o papel de mãe e dona de casa. Da cultura que acontece até hoje, de educar as meninas com mais proibições do que incentivo ao desenvolvimento delas e muitas  outras ideias levantadas. Também gostei de conhecer as figuras femininas abordadas.