Elogio da Loucura

Elogio da Loucura Erasmo de Roterdã

Resenhas - Elogio da Loucura

Rafael.Augusto 04/05/2020

Simplesmente fantástico
O elogio da loucura é um livro do início do século XVl, e me impressionou absurdamente. A narrativa é em primeira pessoa, e é ela, a deuza loucura quem nos conta todos os benefícios dados a nós por ela. Livro absolutamente satírico e de uma ironia deliciosa, que vai nos descrevendo como nossa vida seria impossível sem sua presença; como manteríamos nossos amigos se a loucura não nos ajudasse a desconsiderar certas atitudes, como nos casaríamos se a loucura não nos ajudasse a suportar o controle exercido de parte a parte, como suportaríamos funcionários e patrões etc etc etc.
Erasmo de Roterdã faz uma crítica muito forte a igreja católica. Por intermédio de sua interlocutora, nos conta como essa igreja desviou dos caminhos indicados por Jesus Cristo. Será que pagando indulgências o ser humano está livre de seus pecados tendo a perspectiva do paraíso? Será que o padre tem o poder de mandar esse ou aquele para o fogo do inferno? O o quê se diria da inquisição, que mandou milhares de pessoas para a fogueira? Estaria essa igreja no caminho de Jesus Cristo, ou seria ela totalmente influenciada pela deuza filha da riqueza e da volúpia?
Leiam esse livro! Inclusive, é ótimo para iniciar em filosofia.
Samuel Paulo 04/05/2020minha estante
Achei muito interessante os pontos que você mencionou sobre essa obra, vou até adiantar esta leitura!

Rafael.Augusto 04/05/2020minha estante
Sim Samuel! O livro é excelente cara! Pode ir na fé. Depois me diz o que achou.

Samuel Paulo 04/05/2020minha estante
Ok! Pode deixar.

Mariana.Oliveira 04/05/2020minha estante
Uaaaauu... Sua resenha me fez querer conhecer mais esse livro, que por sinal parece ser muito interessante e nos ensinará coisas valiosas!!!

Rafael.Augusto 05/05/2020minha estante
Show Mariana! Isso que é legal aqui do Skoob! Podemos ter uma idéia da experiência das pessoas com os livros! E, sim! Eu achei super valioso!

Daniella.DAfonseca 13/05/2020minha estante
Legal, já vou incluir na lista

Rafael.Augusto 13/05/2020minha estante
Foi uma grata surpresa Daniella! Depois me diz o que achou.

Thais645 08/03/2021minha estante
Agora sim. Fiquei com mais vontade de ler o livro. Obrigada.

Rafael.Augusto 08/03/2021minha estante
Leia sim Thais! Você vai gostar : )

Robson.Nunes 21/07/2022minha estante
Livro delicioso de ler, embora tenha sido escrito no séc XVI. Dei ótimas risadas com ele e me via a todo momento, de alguma forma, nele retratado. Vale muito a pena conhecer e indicar esta obra.

Fernando.Gomes 09/01/2017

Se não tivesse "fugido do tema" este livro certamente seria 5 estrelas
O livro começa de forma brilhante com uma análise severa e atemporal da sociedade. No entanto as vezes ele se perde da ideia do livro ao falar sobre o cristianismo, por ser teólogo, e acaba fazendo um culto ao cristianismo do que de fato o "Elogio da Loucura". Se não fosse o fim do livro que ele dedica a pregar a palavra de Deus, a nota teria sido 5 estrelas, mas foi quase 3, só não foi um 3 estrelas porque a parte que não faz sentido é beeem menor do que a que faz sentido.
Exato, não edição que lê havia 120pg, e da 80 pro fim é só cristianismo

null

Exato, na edição que li havia 120 páginas, e da 80 pra frente é só cristianismo

Maria <3 03/02/2023

Ser louco é muito legal
Esse livro é o máximo, eu estou começando ainda a ler filosofia e apesar de esse livro ter sido escrito em meados de 1500, eu achei a escrita super fluída.

Eu tenho muito interesse no tema loucura, e a maneira que o Erasmo de Rotterdam escreve esse livro, que é por meio da voz da personificação da própria Loucura é simplesmente genial.

Esse livro nos mostra que a sabedoria, que por muitos é cobiçada e invejada, e que em muitos momentos é motivo de orgulho, não é nada mais que o maior mal do universo, pois todos aqueles que a possuem são infinitamente infelizes, mal humorados e solitários. E é certo que a sabedoria causa sofrimento porque é impossível viver consciente de todos os males e tragédias que assolam a vida humana, e ainda assim ser feliz.

Já a loucura, que muitas vezes é vista como algo ruim, do qual se deve envergonhar-se, é o motivo de todas as alegrias na terra, já que ela é a única que faz ser possível viver feliz e se entregar as próprias paixões, em um mundo onde prudência e sabedoria são vistas como dádivas.
ameliaaa 04/02/2023minha estante
Amei a resenha !! Já vou até colocar na lista de livros que quero ler.

Maria <3 04/02/2023minha estante

Entendi a loucura.
Me senti parte dela.
Me senti como ela.
Louca.
Eu sou a própria loucura.
Esse livro marcou o mês mais louco da minha vida, até agora.
Kichee_julia 21/04/2022minha estante
Passei a respeitar a loucura também. Boa vida! Se apresente.

Kalleb Olson 06/09/2017

A navalha afiada de Erasmo
Livro que une tudo que mais gosto numa escrita, objetividade sem deixar de transparecer detalhes, linguagem facilmente compreensível, raciocínio simples, humor afiado e muito contexto histórico. A navalha corta todos, sem exceção, inclusive o autor. Genial e de suma importância ao ideal humanista.
Eulina.Cavalcanti 29/10/2017minha estante
undefined

Bells 29/03/2015

Elogio da Loucura
Erasmo foi muito corajoso em escrever este dialogo em uma sociedade obscurecida com falsas verdades. Uma dura crítica ao homem e ao sistema religioso da época, sendo da loucura o mérito de nossos comportamentos e hábitos sociais...
Brian.Andrews 14/12/2015minha estante
todo livro que eu leio te vejo aqui =]

Marcos 24/04/2022

A loucura necessária
Na primeira metade do livro, Erasmo trata da loucura essencial para viver - ou melhor, a loucura busca se defender das acusações contra ela. Ou seja, aquilo que Nietzsche chamava de Dionísio em oposição a razão de Apolo, ou que outros definem como caos em oposição a ordem, e que outros podem chamar de alegria em oposição a tristeza.
Toda a argumentação parte da própria loucura e, com muita ironia, trata de nos mostrar como a loucura é necessária para a homem. Muito mais do que religião, filosofia, ciência ou arte. Interessante esse posicionamento que não é falso, mas que deve partir do posicionamento da época e seu contexto político para entender o que Erasmo queria. Ele não queria mostrar os problemas atuais (como um video de um comentarista do YouTube aborda e usa como exemplo o feminismo), mas os de sua própria época. Em específico a religião. A renascença trouxe o humanismo de volta e os debates com os luteranos estava a todo vapor. Então, não é de se esperar que criticas a igreja surjam no livro de forma irônica. Recomendo a leitura para todos que queiram abrir a mente para posturas loucas que temos e que não refletimos sobre elas.
Leitora 24/04/2022minha estante
Tenho e irei ler principalmente porque sou louca e depois dessa resenha, mais ainda.

PH 27/01/2015

Excelente sátira
O livro é bastante divertido. Acho que foi um dos poucos de filosofia que eu dei umas boas risadas enquanto lia. A ironia empregada por Rotterdam em algumas passagens é digna de um "Voltaire". Na obra, Rotterdam faz questão de questionar as nossas instituições em sua base, suscitando alguns debates e expondo estas ao ridículo. Outro ponto importante pra se destacar é o movimento que Rotterdam faz ao admitir a loucura como elemento importante de nossa condição, dando um status totalmente diferente daquele que nós comumente empregamos em nossa sociedade. A Loucura toma no livro status de divindade, saindo do ponto marginal que costumamos concebê-la. Nesse sentido, creio que seja um interessante ponto de vista pra se considerar e até dar umas boas risadas com a acidez do autor.
Bells 29/03/2015minha estante
Muito bom; realmente encontra-se um pouco da acidez de Voltaire em Rotterdam, Claro que ao contrario de voltaire, rotterdam aqui abre caminhos para o pensamento protestante; Já voltaire sente repulsa pelo cristianismo em geral.

Clio0 26/04/2024

Ou quando Erasmo de Roterdã escreveu uma denúncia em formato de sátira para escapar da censura... e da fogueira.

Escrita no início do século XVI, é pelas palavras da deusa Loucura, que o autor critica a formação do Estado, a corrupção da Igreja Católica, as normas sociais, as instituições convencionais e tudo o mais que lhe vier a cabeça. Do casamentos aos filhos, do quotidiano a aventura, nada é poupado.

Não é um texto pesado, todavia, como foi escrito primeiramente em formato de monólogo, há uma boa dose de piadas e ridicularização que não apenas disfarçam a ácidez como dificultam a compreensão de quem acha se tratar de apenas mais uma peça.

Recomendo.
Karina Paidosz 26/04/2024minha estante
Gostei! Até já baixei pra ler

Joaquim 11/09/2013

Para os Loucos!
Esse livro não é para qualquer um. É para os loucos, que acham que as paixões são tudo o que há na vida. Que sabem que é na entrega total que reside o verdadeiro sentido do universo. Ao se aventurar na leitura, ele vai revirar a sua mente, cuidado com os efeitos colaterais!
Drica 17/07/2019minha estante
"...cuidado com os efeitos colaterias!" Hahahahahahaha...
Boa. Eu adoro uma loucura, mas com os pés bem firmes na terra!

Lady Murphy 15/09/2012

Escrito em primeira pessoa, como sendo a voz da Loucura ao enumerar as benesses de se distanciar da razão e aproximar-se dela própria, de uma forma espontânea e ácida, Erasmo nos mostra que, onde a loucura se instala, instala-se também a alegria de viver, felicidade, os melhores delírios e emoções de nossas vidas. Que a sabedoria e a erudição tornam-nos pessoas amargas e ranzinzas, uma vez que caminhamos em direção à razão e esquecemos da vida. E quanto mais distantes estivermos da razão, tanto mais felizes seremos. Faz parte desse delírio acreditar, e apenas acreditar, que fazemos o bem, que somos importantes, que somos queridos. É um grande erro basearmos nosso contentamento na realidade. A narrativa mostra-se de início despretensiosa e inofensiva, de um jeito que torna a vida minimamente mais agradável como que para “calibrar” o leitor quanto à piada do livro. E quando vem a crítica, para quem ela realmente se destina – governantes, autoridades e até mesmo a própria Igreja- o leitor já esta situado quanto às intenções do autor. Satírico, Erasmo faz a vez do bobo Shakespeareano. Aquele que diz toda e qualquer verdade sob o pretexto de ser quem é: a personificação da sinceridade total, da verdade que tanto almejamos, a própria Loucura. E com uma mira certeira, ele aponta os erros e defeitos, e os atira sobre seus culpados. Nesse tom jocoso, denuncia males reais como a ingratidão, a hipocrisia e a intolerância, principalmente praticada por aqueles que se dizem, e que detêm títulos para tal, os homens justos, homens de deus. É dificil colocar uma interpretação precisa sobre o livro pois o leque de interpretações é extenso. Ou, nem isso, o leque de focos é extenso. Pode-se observar a Loucura como a mocinha, aquela que é responsável pela felicidade do homem, como também pode-se observá-la como a vilã, a responsável pela cegueira do mesmo. Ambas são verdadeiras. Há quem diga que é uma infelicidade ser enganado. Bem, maior infelicidade ainda é não ser.
Patrícia 24/04/2014minha estante
quero muito ler esse livro...

Fulana de Tal 29/05/2009

adoro esse tipo de humor acido e ironia vindo de uma epoca em que isso beirava a heresia.

HARRY BOSCH 15/12/2011

Auto Estima da Loucura

O livro começa com um aspecto satírico para depois tomar um aspecto mais sombrio, em uma série de orações, já que a loucura aprecia a auto-depreciação, e passa então a uma apreciação satírica dos abusos supersticiosos da doutrina Católica e das práticas corruptas da Igreja Católica Romana. O ensaio termina com um testamento claro e por vezes emocionante dos ideais cristãos.

As vezes um pouco de loucura pode ate proporcionar um estado de felicidade.