Caça aos Robôs

Caça aos Robôs Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

talitha 11/04/2023

As cavernas de aço
Confesso que eu gostei bastante da história! Os personagens são ótimos, acho q senti falta de certa ?humanização? do Daneel, ele é literalmente um robô kkk e pelo menos nesse livro e ao meu ver ele n tem sentimentos de amizade e tals mas enfim.
Senti falta da investigação, o Baley mais fica adivinhando as coisas q qualquer outra coisa e o final pra mim foi bem forçado.
Mas mesmo assim gostei do livro, vale a leitura e eu provavelmente vou ler os próximos só n sei quando kkkkkk

Steffani5 11/04/2023

Empolgante e viciante
O primeiro livro que li do autor foi O fim da eternidade e fui em busca de mais como quem busca água quando está com sede. Não me decepcionei.

Adorei a maneira como a história se desenrola de modo que o leitor sabe tanto sobre o caso quanto qualquer outra pessoa na história, as sacadas do Elijah e a sensação de sufocamento que a visão das Cidades me passou.

Isaac me fez gostar de dois estilos que não pensei em apostar tão cedo, ficção científica e investigação policial.

Vou ler a série dos Robôs inteira e espero me manter tão animada quanto agora.

Lio 01/04/2023

Uma aula do porque Asimov é um gênio
Comecei lendo despretensiosamente, mas encantado pelo mundo futurístico que Asimov propõe, e me deparei com muitas análises e críticas a própria sociedade, vistas pelas lentes da sociedade futurística e seus dilemas com robôs!

Um romance policial com parceiros improváveis, tentando desvendar um crime improvável, com uma solução mais improvável ainda!

Tô impressionado do porque esse livro ainda não foi adaptado pra um filme ou algo do tipo, e curioso pra ler os outros casos dessa história.

Brasileiro 25/03/2023

Investigação Policial + Ficção Científica = Perfeição
Esse livro juntou duas coisas totalmente novas para mim, o gênero "policial" e a "ficção científica policial", e foi perfeito.

Como já se sabe no início, o livro se trata de uma investigação a respeito de um assassinato, onde encontramos a Baley, personagem principal, que é um investigador policial que está responsável pelo caso.

Eu adorei os insights do livro, as suposições e todas as vezes que fomos colocados para pensar a respeito de temas tão sensíveis e tocantes. Eu adorei ser levado por essa trama, e sendo um leitor de Isaac Asimov, eu gostei mais desse livro do que da trilogia da Fundação, acredito que tenha sido devido ao fato de que nessa trama nós acompanhamos o desenrolar de apenas 1 personagem, e não de uma linha histórica de centenas de anos.

Eu recomendo muito que você dê uma chance a essa leitura, é muito gostosa de ler e dá um gostinho de quero mais.

Frederico.Andrade 18/03/2023

Um livro de Ficção científica clássica de Isaac Asimov. Apesar de perceber conceitos bem datados apresenta uma história policial bem interessante.

Edvaldo Neto 18/03/2023

Um clássico da ficção científica
As Cavernas de Aço é um clássico da ficção científica escrito pelo lendário autor Isaac Asimov. A trama se passa em um futuro distante onde humanos e robôs convivem em uma sociedade altamente tecnológica e bem estruturada. A narrativa é conduzida com maestria por Asimov, que cria personagens complexos e interessantes, além de explorar temas como preconceito, racismo e tecnologia de forma profunda e reflexiva. Com uma escrita envolvente e uma trama repleta de reviravoltas. Esse é um livro indispensável para os fãs de ficção científica e para todos aqueles que apreciam uma boa história. Recomendo fortemente esta obra e a edição da Editora Aleph é uma excelente escolha para apreciar este clássico da literatura.

Renan230 17/03/2023

As Cavernas de Aço
E não é que fui surpreendido novamente pelo bom doutor?

Não li muitos livros do Asimov, porém os poucos que li (Trilogia Fundação, O Fim da Eternidade e Eu, Robo) me tornaram fã dele.

"As Cavernas de Aço" é um livro bem interessante, e diria eu que um dos mais dinâmicos que li do Asimov. A ficção científica está toda lá, com toda a profundidade de detalhes que o Asimov sempre dá, e no meio disso, um mistério policial.

Esse mistério é algo esplendoroso? Na minha opinião não, porém é bom o suficiente para mover a história enquanto você absorve mais desse mundo, além de mostrar a capacidade do Asimov de escrever sobre diferentes temas.

Gostei muito das interações entre Baley e Daneel, deixando sempre evidente a diferença do pensamento de um robô e de um homem, sem falar do uso muito bom das três leis da robótica.

Veremos o que me aguarda nos outros livros da série.

Thauanni 12/03/2023

Que livro precioso!!
Esse tipo de livro me faz entender por que eu amo ficção científica. É tudo maravilhoso: o universo, a escrita, os personagens, tudo.

A leitura é superfluida, prende pra caramba. Eu estava com medo da escrita, mas fui totalmente surpreendida, porque é simplesmente maravilhosa. Sério, fiz tantas marcações, é uma escrita bonita, fácil de entender e que te faz sentir inteligente. E tudo o que esse cara Asimov criou, toda a importância dele pro mundo... ele criou as caralha das leis da robótica!!!

Os personagens são muito bons. Aqui já foram extremamente bem desenvolvidos, imagine nos próximos. O protagonista é incrível, gostei demais dele. Mas o robô... me conquistou. O Daneel é um robô, ele não tenta ser sarcástico nem encantador e nem sabe como ser, mas em alguns momentos ele ERA sarcástico e encantador sem perceber; ou seja, um charme. Sim, tive um crush no robô. Acho que estou muito carente.

A investigação foi bem boa, mas não grandiosa. Sinto que nesse primeiro livro o autor quis focar mais sobre a sociedade, explicar como eles viviam, no próprio preconceito do Elijah contra os robôs, por isso a parte investigativa foi meio deixada de lado. Mas o final tem um tipo de coisa que eu amo em histórias de suspense, no estilo Sherlock Holmes: um super monólogo do investigador explicando todos os furos e mostrando todos os fatos que apontam pra tal pessoa como o assassino. Já vi gente falando que no próximo volume a parte investigativa tá melhor, então to muito animada.

Agora apreciem algumas das frases que eu mais gostei:

“ No entanto, quando eu era jovem, não conseguia acreditar que, se o conhecimento oferecesse perigo, a solução seria a ignorância. Sempre me pareceu que a solução tinha que ser a sabedoria. Não se devia deixar de olhar para o perigo; ao contrário, devia-se aprender a lidar cautelosamente com ele. ”

“ [...] Não enquanto houver coisas que a ciência não pode medir. O que é beleza, ou bondade, ou arte, ou amor, ou Deus? Estamos sempre à beira do incognoscível, sempre tentando compreender o que não conseguimos compreender. Isso nos torna homens. ”

Bruno 10/03/2023

Leitura envolvente e inteligente
"As Cavernas de Aço" é um clássico da ficção científica escrito pelo autor Isaac Asimov e publicado originalmente em 1954. O livro apresenta uma história envolvente, com um mistério intrigante e personagens bem desenvolvidos.

A trama se passa em um futuro distante em que a humanidade vive em grandes cidades cobertas, conhecidas como "cavernas de aço", e a interação humana é cada vez mais limitada. O protagonista, Elijah Baley, é um detetive que investiga um assassinato em um ambiente desconhecido e hostil: um mundo colonizado por humanos que rejeitaram a vida nas cavernas de aço e vivem ao ar livre.

Asimov apresenta uma visão interessante do futuro, com conceitos científicos e tecnológicos que ainda são relevantes hoje em dia. O autor também explora questões sociais e políticas, como a tensão entre as pessoas que vivem nas cavernas de aço e as que vivem fora delas.

A edição publicada pela Editora Aleph é de alta qualidade, com uma tradução cuidadosa e uma diagramação atraente. "As Cavernas de Aço" é uma leitura envolvente e inteligente, recomendada para todos que gostam de ficção científica e para aqueles que se interessam por questões sociais e filosóficas.

cinzs 08/03/2023

Um Novo Mundo (pelo menos para mim)!
A última vez que li ficção cientifica foi quando bem mais novinha, mas eu vou ser sincera, eu nunca dei muita bola pro gênero até que eu conheci a Série dos Robôs.

Eu simplesmente me APAIXONEI nas primeiras páginas e não consegui mais largar. Mesmo sendo leiga em alguns assuntos, porque humanas é mais a minha praia, eu consegui me conectar com cada cenário que me era apresentado e me interessei pela maneira de pensar e levar a vida que os personagens possuem.

Beea 04/03/2023

Gosto muito dos livros do Asimov, são ficções bem acessíveis, esse primeiro livro achei bem bom, espero que nos próximos o universo dos robôs e a criação deles se expanda

Bia Bechelli 02/03/2023

Eu o parabenizo, parceiro Elijah.
A história começou como um desafio. Asimov queria provar pro seu editor que a ficção científica não era limitada e poderia ser incorporada a qualquer gênero literário, inclusive dramas policiais.
O resultado não poderia ter sido melhor.
O livro, por si só, é maravilhoso. Tem uma narrativa fluída, mesmo quando introduz conceitos complexos da sociedade futuristas, personagens que são familiares em sua estrutura e personalidade - mas não clichês - e uma certa tensão urgente característica do gênero policial. Todo o enredo é muito bem conectado, as peças sempre alí, mas só se encaixando no final.
O elemento da discussão em torno do avanço da robótica, dos impactos na produção e desenvolvimento humano e no crescimento da sociedade em torno disso enriquece a experiência da leitura.
E a cereja do bolo é ver como tudo se encaixa no universo expandido de Asimov. Que mente, senhores! Que universo!
William.Almeida 06/03/2023minha estante
Maravilhosa! Suas resenhas são sempre excelentes ?

Yasmin 02/03/2023

QUE FINAL
Os humanos deixaram a terra, colonizaram outros planetas e ainda controlaram os extraterrestres!
É muita fé na gente

Renato 01/03/2023

Robôs de uma outra maneira
Ótima leitura e como sempre Assimov surpreende com um enredo intrigante e envolvente. O parceiro Elijah e Danel te fazem correr junto.

Gustavo.Fliegner 01/03/2023

Seriam os robôs o futuro de nós?
Asimov escreve uma história divertidíssima de investigação com robôs, que o resultado da investigação do assassinato ocorrido definirá o futuro da humanidade.
O que destaca o livro é a maneira como o autor nos faz importar com o personagem principal, Elijah Baley. Ele é posto a frente da investigação de maneira abrupta, sem muitaa resposta porem o o resultado já decidido, ele não pode falhar, senão perderá o emprego. A possível perda de seu emprego é resultado do crescente uso de robôs, mas para que a investigação seja feita, ele terá que cooperar com um. Baley se torno na história um personagem conflituoso, que começa a questionar não somente o assassinato mas também a sociedade ao redor dele.