Caça aos Robôs

Caça aos Robôs Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

Brendo4 23/05/2023

Um mergulho no Pai da Ficção de Robôs
Ler Asimov é se deparar com uma prosa simples, direta e ao mesmo tempo didática e inovadora, capaz de fazer perguntas que vão ficar na tua mente por dias, até semanas, depois de ter terminado o livro.

No mais, ler sci-fi é um mergulho na mente de um autor e ver, através dos olhos emprestados, quais eram as preocupações e previsões que se tinha sobre o futuro da humanidade. É interessante ver como o discurso científico versava sobre superpopulação e escassez de alimentos, apontando para soluções malthusianas.

Claro que sci-fi não deve ser encarada como tarô, não são apostas futuristas as histórias contadas nas páginas desse livro. Em verdade, tem-se uma trama simples, policialesca, que parece ocupar o pano de fundo enquanto o autor dissemina suas ideias sobre Robôs e organizações sociais.

O livro é uma excelente introdução a ficção de robôs. Apesar de ser comercializado como uma trilogia, trata-se de uma história autônoma, concluída muito rapidamente. Leitura foi concluída em dois dias.

Recomendada para quem gosta de sci-fi clássica.

Luiz.Goulart 22/05/2023

Robôs à mancheia
O autor Isaac Asimov publicou este livro na década de 1950 e ele integra a saga Os Robôs, da qual fazem parte os sete volumes da série Fundação. A história se passa em Nova Yorque, vários milênios no futuro quando o brutal assassinato de um roboticista ameaça comprometer as frágeis relações diplomáticas entre o planeta Terra e suas antigas colônias siderais. O policial Elijah Baley é encarregado para investigar o crime, mas para sua estupefação, um parceiro inusitado é designado para acompanhá-lo: um robô. Isso, numa Terra em que a população é extremamente intolerante aos robôs que substituem com vantagens a mão de obra humana. Para ser mais intrigante ainda, o próprio policial encarregado não é exatamente um fã de robôs. É o oitavo livro que li de Asimov e o que melhor uso fez dos diálogos, além de ter uma trama envolvente e com personagens bem construídos. Um livro que consegue magistralmente unir dois gêneros tão diversos: a ficção científica e o romance policial.

rafa_._cardoso 12/05/2023

Leitura boa, rápida e fácil
Livro clássico da ficção científica, que traz uma visão um pouco inquietante sobre o futuro da humanidade, onde todos vivem em enormes cidades subterrâneas por isso o nome cavernas de aço), além dos robôs e sua integração nesse futuro. Para variar, Isaac Asimov fez uma história bem construída e envolvente.

Acompanhamos o detetive Elijah Baley, que é designado para investigar um crime de uma resolução aparentemente impossível e com desdobramentos imprevisíveis.

Leitura boa, rápida e fácil. Vale muito para fãs de ficção científica.

Lora_Bee 07/05/2023

Muito bom, porém tenho problemas com os finais do Asimov
Os livros do Asimov são uma relação de amor e ódio para mim. Amor porque são fáceis de ler. Eu acho que se engana quem pensa que ele tem uma literatura extremamente densa, que vai ser difícil de compreender. Na verdade eu consegui, inclusive, maratonar a primeira trilogia da Fundação. Eu fiquei bastante apaixonada por ?Eu, robô?, então estava ansiosa para começar a saga dos robôs. Eu achei o tipo de leitura bem interessante (eu gosto bastante de romances policiais, então para mim foi ótimo ver uma misturada desse gênero com ficção científica). Para quem já leu Fundação: aqui a gente começa a ter uma ideia da expansão humana pelo sistema solar. Eu não dei 5 estrelas porque a relação não é só de amor. Eu tenho um problema com as conclusões de livros do Asimov. Eu não sei bem o que é, mas para mim a premissa da história parece ser sempre melhor do que a forma como ele conclui. Aconteceu a mesma coisa com Fundação. Obs.: Para quem quiser ler Asimov e assistir ?Eu, Robô?: a história é baseada também nesse estilo de livro do Asimov, não só naquele de contos.

laris 06/05/2023

Não sei se vou continuar a série... Foi boa, mas alguns elementos achei muito "jogados" e a solução final foi dada muito rápido
Silvia Cristina 06/05/2023minha estante
Dizem que os próximos são muito melhores . Vou ler algum dia

Luís ao quadrado 03/05/2023

Ficção e romance policial unidos
As cavernas de aço considero eu uma leitura simples, apesar de todos os conceitos e tecnologias inventadas e até previstas por Asimov o decorrer da leitura é rápida e dinâmica. Isso, por sua vez, implica diretamente no fato de que o suspense demora para aparecer, mas quando isso ocorre nos prende de maneira surpreendente.
Essa foi a minha primeira leitura sem ser de divulgação científica do Asimov, fiquei muito satisfeito e creio que logo mais hei de comprar as outras edições para observar o desfecho desde Universo bem desenvolvido.
Foi uma leitura divertida e com certeza merece recomendação.

Marcos 03/05/2023

Visionário
?As Cavernas de Aço? é um thriller policial muito bem escrito, com reviravoltas e segredos a serem desvendados.

A trama se passa num futuro distópico, altamente tecnológico, em que a humanidade vive em enormes cidades cobertas por domos de aço para se proteger do ambiente hostil do mundo exterior. Acompanhamos nesse contexto a vida do protagonista Elijah Balley, um policial que foi designado a investigar, junto de seu novo parceiro misterioso, um homicídio aparentemente indecifrável, que pode abalar as estruturas políticas e jurídicas da sociedade em que ele vive.

O livro explora temas como a natureza da inteligência artificial, a relação entre tecnologia e progresso humano, a luta entre classes sociais, e também direitos humanos.

Além disso há também questões filosóficas relacionadas à consciência, livre-arbítrio, moralidade e ética.

As discussões levantadas por Asimov neste livro de 1954 ainda são relevantes mesmo após quase 70 anos, e a obra oferece uma reflexão profunda sobre o futuro da humanidade, e relação entre humanos e tecnologia.

Tawan.Cesar 30/04/2023

As Cavernas de Aço
Mais um ótimo livro do Asimov, com uma trama envolvente e personagens carismáticos. Ansioso para ler os próximos livros da série dos robôs.

readingnaomi 29/04/2023

SciFi com investigação policial
Um ótimo livro pra começar na ficção-científica. Explica diversos temas do universo de Asimov e de Fundação, além de descrições bem precisas sobre como é a Terra no ano em que eles tão.

Misturar ficção-científica com investigação foi um acerto sem tamanho! Os dois temas são abordados com maestria.

Edoarda 26/04/2023

Ler Cavernas de Aço foi um tanto decepcionante após Eu, Robô. A coletânea de contos é pura e deliciosa ficção científica, uma obra prima. Cavernas de Aço é uma tentativa de romance policial com elementos futurísticos que mais parece uma novela de banca de revista. A trama é fraca e os personagens não são carismáticos - depois de um tempo, dá pra se apegar um pouco a Daneel, pois não dá pra imaginar um andróide particularmente carismático fora de Star Trek. Do meio para o final, Asimov parece se achar um pouco mais na narrativa e cativa no leitor ao menos a ideia de ver como a história vai se desenrolar, mas o culpado já era muito óbvio desde o começo do livro. Vamos ver o que reserva o restante das sagas Robôs, Império Galáctico e Fundação, se a escrita policial de Asimov amadurecerá.

Wanessa_Gabriela 18/04/2023

Uma mistura muito legal de sci-fi com mistério policial
Gostei dessa mistura e venho percebendo que tenho gostado cada vez mais. I.A. n é algo que eu goste muito, mas nessas escritas que tenho feito ultimamente, tem sido bem legal.
Elijah é um personagem empático que trás um perfil neutro e agradável. Daniel vem crescendo ao longo do livro, o que tbm vai aumentando a sua ?humanidade? e consequentemente sua empatia.

giovana456 16/04/2023

As Cavernas de Aço
Um livro interessante... Não posso deixar de dizer que esperava mais, achei o começo bem parado mesmo que para uma introdução. O protagonista também é bastante chato no começo, tem um desenvolvimento decente mas achei que demorou um pouco para acontecer, assim como o desenvolvimento da investigação do assassinato.

Priscila 12/04/2023

Segundo livro do Asimov que leio e não me decepciono. Não é o gênero de livro mais comum que leio, mas o enredo é tão futurístico, traz reflexões e críticas tão bem elaboraras que eu já me sinto fã deste autor.
O livro traz o embate entre uma sociedade que é contra robôs e o assassinato de um sideral que estuda incluir robôs na sociedade. Há alguns mistérios e tensões muito bem elaborados. Partirei para o livro 2 para continuar a saga.

talitha 11/04/2023

As cavernas de aço
Confesso que eu gostei bastante da história! Os personagens são ótimos, acho q senti falta de certa ?humanização? do Daneel, ele é literalmente um robô kkk e pelo menos nesse livro e ao meu ver ele n tem sentimentos de amizade e tals mas enfim.
Senti falta da investigação, o Baley mais fica adivinhando as coisas q qualquer outra coisa e o final pra mim foi bem forçado.
Mas mesmo assim gostei do livro, vale a leitura e eu provavelmente vou ler os próximos só n sei quando kkkkkk