Caça aos Robôs

Caça aos Robôs Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

Alexandre 13/07/2023

Um bom mistério policial
Gosto muito de Scifi e gosto muito de mistério e investigação policial e esse livro entrega tudo que promete! Embora bem datado em algumas relações sociais (papéis de gênero etc e tal) tem muitos itens visionários e maravilhosamente explicados pela uma mente brilhante do escritor. Pode esperar por aquele enigma bem puxado até às últimas páginas do livro (beeeem típico do Asimov!)

Slovenio Kiev 12/07/2023

O melhor da série dos robôs até agora
Até o presente momento eu já li os três primeiros da série dos robôs e estou lendo o quarto e, até agora, este foi o meu favorito. O mistério me agradou, os personagens, como o Elijah e o Daneel são muito bons, as reviravoltas da trama funcionam bem e o final me agradou. Diferente dos outros três livros, o mistério funciona.

Roberto.Vasconcelos 09/07/2023

Vá e não voltes a pecar
Que livro bom. Aquele livro que flui bem fácil.
Os robôs do asimov são muito interessantes e o daneel foi muito legal, e me deixou ansioso por mais experiências tecnológicas.
A história me pareceu pender mais pro lado do sci- fy do que de romance policial e pra ser sincero o final foi bem menos dramático do que esperava mas o livro fechou bem a história.
A escrita do asimov não enrola tanto e segue com uma lógica que me agradou bastante , sem deixar nenhuma ponta solta.
Espero que os próximos sejam uma crescente.

Canteli Marcio 18/06/2023

Tá na minha lista de favoritos deste ano
Mais uma excelente obra de Isaac Asimov

Fantástico como ele consegue mesclar elementos SCI-FI com suspense criminal e ainda fazer uma boa reflexão sobre o mundo e a humanidade.

Recomendo
Nota 10/10

Eduardo.Silva 16/06/2023

Conflito entre robôs e humanos
A história é um romance policial em que um robô é o parceiro do detetive. Isso por sí só é interessante. Porém todo plano de fundo é mais complexo. Fala sobre a substitição do homem pela máquina o que faz os humanos serem racistas, sim, com os robôs. Alguém matou uma pessoa. Foi um robô ou um homem? Mas robôs tem que obedecer as três leis da robotica, incluindo a "um robô não pode ferir um ser humano, ou por omissão permitir que ele se machuque". Então foi um humano? Mas, como um humano atravessaria a defesa de uma aristocracia tecnologicamente avançada, cercada por uma floresta intransponivel? É disso que trata o livro, seus desdobramentos, suas discussões.

Guilherme923 12/06/2023

Alerta suquinho! ?? o elon musk está tramando o fim do mundo sem suquinho natural! só vamos ter aqueles ruins de caixinha! o apocalipse da vitamina C está chegando!

Zidane 10/06/2023

Um grande mistério com Robôs
Minha obra favorita do Asimov, acho que nesta obra todas as qualidades de autor estão no seu auge, sua criatividade, suas ideias geniais, seus plots envolventes e personagens contagiantes.
A drama policial nesse futuro de metalico e claustrofóbico de Asimov empolga logo de início, a drama se desenvolve com inumeras reviravoltas e soluções satisfatórias. O Policial e o Robô formam uma das duplas de historias criminais mais carismáticas que existem.
O desenvolvimento da relação dos dois é diretamente relacionado ao desenvolvimento da drama. Todas as pecinhas que Asimov entrega ao longo do livro se unem no final e fazem completo sentido, sem deixa a desejar nada.
Ao mesmo tempo que um mundo inteiro é introduzido, ele não se perde entre os gêneros do livro, e consegue entregar a ficção científica e o mistério policial no mesmo nível de qualidade.

Mandaa 08/06/2023

Achei q fosse ser uma leitura difícil, mas na verdade é bem fluida. A história começa meio morna mas os elementos futuristas chamam muito a atenção e depois de um tempo vc também começa a ficar interessado pela investigação. O final me surpreendeu bastante e com certeza vou continuar a série, adorei o esse universo de robôs

Milena 04/06/2023

"1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal. 2ª Lei: Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.

Andurin, o calvo 02/06/2023

Início difícil, mas que vale a pena
Demorei para pegar o ritmo e entender o universo criado por Asimov nesse livro. Porém, assim que isso aconteceu não consegui parar de ler até termina-lo. O mistério é elaborado de forma magistral e com um enredo bem fechadinho, sendo impossível não concordar com a merecida popularidade desse romance.

Emerson 27/05/2023

Excelente
Mais um livro excelente do nosso querido Asimov. Ficção, robótica, investigação policial.

A criatividade de Asimov para imaginar não só como seria o futuro do homem como também todas as implicações disso, é incrível.

Denise 26/05/2023

Ficção científica com investigação policial
O primeiro livro da saga dos robôs. Asimov é um dos mais importantes escritores de ficção científica, conhecido como o pai da robótica.

Neste livro, ele mistura ficção científica com investigação policial de um assassinato.

No futuro, com a superpopulação e os problemas decorrentes dela, como esgotamento de recursos e escassez de alimentos, a solução foi a exploração de outros mundos, enquanto que na Terra os seres humanos tiveram que viver em cavernas de aço.

Paralelo a isso, robôs começam a ser construídos para compor a força de trabalho que vai substituir os humanos, o que causa grande insatisfação na população.

Asimov sabe construir esse universo de forma bastante criativa, que prende o leitor.

A investigação do crime com uma parceria improvável é apenas um fio condutor para ele explorar os conflitos entre o novo e o velho, o passado e o futuro, a individualidade humana e a eficiência dos robôs.

alpaco 26/05/2023

Caça aos robôs
Foi uma leitura prazerosa, por mais que eu tenha sentido que ficou sem foco durante o começo dos últimos capítulos. É um livro bem ambientado e com uma ideia bem bacana de divisão da sociedade. Me chamou mais atenção do que "eu, robo" e não me fez me arrepender de estar lendo Asimov. Em geral, não é uma leitura difícil, mas vai ser mais fácil pra quem já está acostumado com esse universo. Quem gosta de mistério vai ter uma chance incrível de acompanhar um caso policial se desenvolvendo com um robô e um humano como detetives, ou melhor, um Espacial e um Terrestre como detetives.
O livro tem uma ideia muito boa, por mais que eu ache que se perca em alguns (bons) momentos.

Zyy 26/05/2023

This gent is so peculiar ?
Apresentando um universo totalmente diferente do que habitamos, sem sobra de duvida, eu J A M A I S iria querer entrar dentro desse livro, tipo, o espaço dele é muito sufocante.
O livro te prende do começo ao fim, simplesmente incrível, sem palavras pra descrever essa obra de arte. Sem palavras, sem músicas, sem nada.
Na verdade, tem uma música q eu me lembro soq não sei se combina tipo MUIITTOOO mas eu achei q tem um pouco haver

-Frank Sinatra: My Way
(Quem ler vai entender)

Kaline Bogard 26/05/2023

Um bom livro de ficção cientifica. A trama é interessante: um detetive cético quanto aos robôs que recebe como parceiro justamente um robô.
Gostei muito de ver como a opinião do Elijah mudou na convivencia com o Daneel, e ele terminou entendendo-os como ferramentas que podem ser usadas para o bem, e não somente inimigos da raça humana.
Temos centenas de obras garantindo que esse é um rumo arriscado, e aqui a semente da convivência foi plantada. Será positiva? Negativa?
Uma terra superpopulada, recursos escassos, seres humanos condicionados a uma "vida" regrada, cheia de melindres, nitidamente chata e o tempo todo sob risco de "decair" para uma situação pior...
Gostei muito, já quero ver no que isso vai dar