As Cavernas de Aço

As Cavernas de Aço Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

Isabella Cristina 21/08/2022

Viciante
Eu não tenho muita experiencia com ficção cientifica, e tinha muita vontade de ter contato com as obras mais clássicas, e eu sinto que esse livro foi uma ótima escolha para me introduzir mais ao gênero e ao autor.

O livro desde o início me pegou, eu queria muito saber como iria se desenrolar a investigação, e como o Lije iria lidar com a situação de ter que trabalhar com o Dannel - que sinceramente é meu personagem favorito com licença.

Eu fiquei muito curiosa com a construção da sociedade, sobre as Cidades e todos os elementos Sci-fi também me deixaram muito curiosa, e dá para perceber que é bem clássico pelos elementos que você reconhece em filmes e até desenhos futuristas - na minha cabeça tinha uma pegada meio Os Jetsons, o que foi bem legal.

Achei a evolução das ideias do Lije muito boa também, o personagem me irritou às vezes, pois por mais que o Dannel seja um robô eu simpatizei demais com ele, então sim, fiquei com dó dele às vezes - me julguem kkkkkk - a construção da relação deles é interessante, por que você só tem uma mudança e construção de respeito do Lije pela máquina, e é bem bacana, afinal desde o início o Daneel trata ele da mesma forma, obvio ele é um robô e é programado para isso.

Louca para continuar a leitura dessa série, além disso, esse também foi minha primeira leitura no meu Kindle - que eu acabei de ganhar, sendo a primeira vez que leio em um - e foi uma experiência sensacional.

Pedro 31/08/2022

Quem me conhece sabe o quanto eu sou apaixonado por Isaac Asimov, e esse livro não poderia ser diferente. Leitura cativante do início ao fim

Victor.mcrv 30/12/2021

Agatha Christie + ficção científica
O titulo resume bem o que eu pensei ao terminar de ler. Vemos um possível futuro em que o o ser humano já não tem contato com a natureza ou melhor com espaços abertos, acompanhamos um detetive que odeia robôs, coisa natural para história, e que por circunstâncias nada naturais é obrigado a trabalha com um robô, sem pressão pois só o sua vida, a da sua família e de toda a população terrestre está em jogo.

Marcelomff_ 13/01/2022

Simplesmente genial
Impressionado que Asimov conseguiu escrever essa trama futurística a tantos anos atrás, trazendo polêmicas que levantam debates hoje no presente, como a questão da 4° revolução industrial, quando o autor explora a problemática da perca de mão de obra humana pela robótica.
Como se um livro de ficção Científica cheio de robôs já não fosse legal o suficiente, Asimov ainda conseguiu colocar um crime com uma investigação a serem realizados nesse livro de forma extremamente cativantes. Mais um de seus belos trabalhos !!!.

Karina F 16/01/2022

Que livro meus amigos...
Primeira leitura de 2022 ?
Realmente a história me surpreendeu, tive boas indicações. Foi uma leitura tranquila de um gênero que não estava acostumada, com certeza ajudou muito a começar a ler mais desse gênero...
(Isso não trata-se de uma resenha, mas apenas um comentário sobre a leitura...)

Gabriel.Baeta 17/01/2022

Muito pra expandir o universo dos Robôs desde Eu,Robô
Se você leu Eu,Robô é um livro que expande bem o universo. O autor é muito bom nessa expansão e na apresentação dos problemas socioeconômicos da humanidade tanto na Terra quanto os povos fora dela, fruto de uma expansão dos humanos séculos passados.

Porém a investigação não é boa, o autor tenta te iludir com a autoconfiança do detetive em um resultado diferente do principal suspeito. Mas decepciona no fim com um resultado previsível.

Sabrina 25/01/2022

Os melhores
Esse livro é muito bom, nunca pensei que fosse gostar tanto de um robô e um véio
Eu mal posso esperar para ler a sequência
I believe in Daneel supremacy ???

Danielly Lima 05/11/2022

Universo empolgante
A história é ótima! Confesso que foi difícil engatar na história, a leitura não foi tão fluída, mas o universo que o autor cria é super interessante e empolgante!
Ele trabalha muito para contextualizar o mundo que ele criou, e o assassinato, apesar de ser o tema principal, fica um pouco em segundo plano. A história foca muito nos personagens, nas suas motivações e todo o mundo que o rodeia. Final muito bom!! Leiam! Esse escritor é fantástico!!

Larissa 28/11/2022

Asimov o profeta do nosso futuro
Mais uma leitura enriquecedora que finalizei do grandioso Asimov. Iniciei essa saga de quatro volumes, intitulada "Saga dos Robôs", e a cada livro saio com a cabeça explodindo de ideias e reflexões sobre o nosso futuro, com relação aos robôs.

Nesse primeiro livro, nos deparamos com um assassinato, em que o policial Baley foi encarregado de investigar, e contará com uma ajuda/auxílio de um parceiro inusitado, o Daneel Olivaw. No entanto, Daneel é um robô, extremamente parecido com os humanos, o que acaba passando despercebido entre os terráqueos.

O livro se passa em um futuro na qual Nova York é totalmente automatizada, onde os humanos vivem. Já os robôs vivem numa Vila Sideral, com costumes diferenciados dos seres humanos. Tanto que os terráqueos possuem um verdadeiro preconceito em relação aos robôs.

E diante disso, Baley, a princípio se recusa a todo custo de trabalhar na investigação com um robô. Mas, não tem escapatória, já que seu chefe insiste, e é um dos requisitos que tal serviço seja realizado conjuntamente com Daneel.

Uma trama excepcional, escrita por Asimov, e que é considerado um dos seus livros mais importantes já publicados. Além do mais, é imprescindível que antes de adentrar na Saga dos Robôs, seja feita a leitura do livro "Eu, Robô", também do autor.

O livro foi escrito em 1954, e é primoroso o quanto Asimov foi profético em várias questões que envolve a humanidade, inclusive trago a seguinte passagem: " ... Houve uma época em que a atual população de oito bilhões teria sido considerada impossível. Houve uma época em que uma população de um bilhão apenas teria sido impensável. Sempre houve profetas pregando a catástrofe malthusiana a cada geração, desde os tempos Medievais e sempre se provou que eles estavam errados." E recentemente, atingimos nesse ano, a marca de mais de 8 bilhões de habitantes na Terra.

Nathanael.Cardoso 11/02/2022

Legal?
Olha, não vou mentir, apesar de a história ser maravilhosa, me irritou como foi desenvolvida e a escrita do Asimov me irritou um pouco também, não desisti dele nem da série, quero continuar lendo e vou, mas esse livro com certeza não é um dos melhores dele

Adelson 21/02/2022

Seguindo o Asimoverso
Após me apaixonar pelos contos de Eu, Robô e agora por uma história mais complexa no mesmo universo vejo mais um pilar da Saga Fundação sendo construída nesse caso quase noir onde um humano, que detesta máquinas trabalha exatamente com uma para descobrir quem matou uma pessoa muito importante para os siderais (Povo que mora nas colônias espaciais acima da terra - Olha a colonização de Fundação tendo origens) e juntos homem e máquina trabalham e refletem suas próprias existências.
Com um toque de romance policial, ficção científica e até mesmo teologia, nosso querido Bom Dr brilha com seu pequeno universo de máquinas e viagens especiais.

Rian 07/03/2022

Não decepcionou
Estou cada vez mais amandando esse mundo construído por Asimov, tudo nele parecer ser tão original que chega a ser absurdo quando eu penso em como ele teve todas essas ideias. Amei o livro, estou empolgado para continuar a série e futuramente começar a série Fundação. Vi algumas pessoas falando que não se apegaram aos personagens, mas eu me cativei com o Daniel e o Baley, achei que no fim eles tiveram uma ótima parceria.

Perdida pela Estante 28/12/2022

Criador das 3 leis da robótica
Não sabia que existiam até ler esse livro e para um livro mais antigo é completamente atual e inovador. Não sei o motivo de nunca ter lido ficção-científica, mas Asimov me conquistou e vai me levar por esse mundo científico, logo quero ler os próximos.

Gabriel 26/12/2022

Um Asimov obrigatório
Asimov na sua receita infalível do início ao fim. Divertido, rápido e instigante.

E ainda mais valioso pra quem conhece outros livros da obra do autor.

Sensacional
Gabriel 26/12/2022minha estante
Sou fã dos trabalhos dele! A trilogia da fundação é sensacional!