As Cavernas de Aço

As Cavernas de Aço Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

Iza 17/10/2021

Assassinato e robótica
O Asimov entregou tudo! Uma narrativa extremamente fluida e uma investigação policial que durou menos de 72 horas.

Me cativei demais pelo carisma (apesar de não demonstrar sentimento) do Robô Daneel.

Com um enredo inteligentissimo, Isaac Asimov conseguiu criar relações a pautas sociais bastante atuais, como a superpopulação, o futuro da humanidade, a terraformação de outros planetas, o uso de robôs para a substituição de mão de obra e muito mais.

Já pude dar uma olhada em outros estudos a cerca desse livro e é possível fazer uma relação com o mito da caverna, de Platão. Há tanto tempo as pessoas moram em suas cavernas com medo do que há do lado de fora, e quando alguem sai e fala que lá existe um paraíso, essa pessoa é chamada de louca. É exatamente o que ocorre nesse livro.

Enfim, muita crítica política e social. Isaac Asimov foi um visionário!
_

"? Há um impulso humano conhecido como misericórdia, um ato humano conhecido como perdão.
? Não estou familiarizado com essas palavras, parceiro Elijah.
? Eu sei ? murmurou Baley. ? Eu sei."

Pedro Henrique 13/10/2021

Um excelente livro de investigação policial
Mais uma vez, com inúmeros plot-twists, Asimov entrega um livro muito bom do início ao fim. Com uma trama cativante e interessante, prende o leitor em uma história de um assassinato e de plano de fundo um planeta terra distopico e decadente. Há inúmeras tramas e subtemas, relação entre os robôs e os humanos. O que diferencia um do outro... enfim, um livro excelente para todos os públicos!

Vininini 05/10/2021

Mais uma obra prima
Não é atoa que esse é o livro mais famoso do Asimov, todo mundo ama um romance policial! Mas só o Asimov pra construir um thriller em um universo de ficção científica muito crível e (como de costume) recheado de discussões sobre a condição humana.

Aqui vemos o nascimento da parceria entre o detetive Elijah Baley e o robô Daneel Olivaw, que juntos tentam solucionar o assassinato de um Embaixador Sideral, correndo o risco de desencadear um conflito entre a Terra e os Mundos Siderais.

Uma das coisas mais legais nesse livro (e na série de Robôs no geral) é que o Asimov não esconde o jogo, todas as peças pra solucionar o quebra cabeça estão lá, fique a vontade pra bancar o detetive!

Amanda 01/10/2021

Incrível
Quando ganhei esse livro eu pensei: ?apenas Isaac Asimov pode me fazer gostar de um romance policial?, e eu estava certa.

Bella 20/09/2021

A junção de sci fi com o gênero policial é impecável. A história tem um bom plot twist e te deixa com um gostinho de quero mais.

Leandro.Quilles 13/09/2021

Livro incrível, cheio de reviravoltas, em grande parte do tempo parece que nada faz sentido, porém, quando as coisas começam a se encaixar, tudo começa a fazer sentido, e o história fica sensacional, mais uma trilogia que estou ansioso para terminar.

Priscila Furtado 12/09/2021

As Cavernas de Aço - Isaac Asimov
Estou me tornando fã do Isaac Asimov.
Esse livro conta a história de um furturo onde os humanos já conquistaram outros planetas e vivem em meio a robos de inteligência artificial que cada vez mais se parecem com humanos.
Nesse mundo em que as pessoas vivem em cavernas de aço, ocorre um assassinato, e um experiênte detetive tem que trabalhar em parceria com um robo de inteligencia artificial para investigar as causas do crime.
Achei muito boa a forma fluida e interessante que esse livro foi escrito. Ele não se detém em explicar muitos termos técnicos de robótica, mas faz uma ambientação em que qualquer pessoa é capaz de mergulhar nesse universo de ficção científica.

Lari 06/09/2021

Uma ficção científica de respeito.
Juntando robôs, assassinatos e outros temas aparentemente desconexos, Isaac Asimov nos entrega uma obra a qual faz pensar em aspetos econômicos, sociais e, até mesmo, ambientais. Com uma escrita primorosa, o autor nos apresenta a um mundo do qual diversos questionamentos e assuntos são pertinentes à atual realidade.

Laislla 05/09/2021

Chega a ser chocante os traços atuais que o livro traz. Asimov era mesmo um gênio, levantando uma polêmica que hoje em dia segue em pauta em várias discussões: os robôs vão nos substituir e nos fazer perder nossos empregos? Leitura muito fluida e viciante, você não consegue parar de ler até terminar.

Catrina 03/09/2021

manoooooo
estou começando no sci-fi mas já amei

é incrível o mundo e o futuro que o autor criou, todas os detalhes e coisas que ele fez
ainda mas pensando em quando que o livro foi escrito

adorei o protagonista, eu vi bastante gnt falando mal mas eu gostei dele até, tipo ele faz umas merdas mas ele é muito prático e inteligente

o plot do final senhorrrrr incrível, tipo tem algumas coisas que eu imaginei mas em geral surpreendeu, suspeitei por um momento mas aí duvidei e quebrei a cara pq era mesmo
o Daneel é tudo na minha carreira maravilhoso reizinho

nunca gostei na Jessie mas ok

enfim um romance policial misturado com sci-fi foi a melhor coisa que eu poderia ter lido agora amei

ansiosa pro próximo

Kezices 29/08/2021

Li "Cavernas de Aço", de Isaac Asimov, um clássico que une os gêneros de ficção científica e romance policial.

Asimov consegue descrever o contexto da trama de forma atrelada a história, sem soar maçante (pelo contrário), é um daqueles livros que você quer avançar rapidamente pelas páginas para saber o que acontecerá a seguir.

O ponto negativo para mim é a caracterização e construção da personagem feminina no livro.

Mas eu gostei do livro e fiquei curiosa pelas sequências.

Lais Cera 29/08/2021

Excelente início
A primeira coisa que aparece no livro, e que eu gostei bastante, é um prefácio escrito pelo próprio autor. Não costumo ler esse tipo de texto introdutório que não tem a ver diretamente com a história do livro, mas dessa vez dei uma chance, e achei muito interessante a jornada pela qual o autor passou para escrever sua saga de histórias sobre robôs.
Esta é a primeira narrativa longa escrita por Asimov, e se passa em um futuro muito distante (e até um pouco difícil de imaginar). Neste futuro, existem os seres humanos que continuaram na Terra e precisaram criar diversas restrições populacionais, porque os recursos estavam se esgotando. Assim, vivem em cidades aglomeradas e totalmente fechadas (por isso o nome cavernas de aço), seguindo regras de usos comunitários para todo o tipo de coisa que fazem.
Mas também existem os siderais, que são seres descendentes dos humanos que colonizaram os outros planetas há muito tempo atrás. Estes seres, vivem em uma situação bem menos restrita e estão acostumados ao ar livre.
Nesta história, vemos que existe um clima de tensão entre os terráqueos e os siderais e também entre os terráqueos e os robôs, os quais estão substituindo a mão de obra humana em todo tipo de trabalho e fazendo com que a população em situação de extrema pobreza aumente cada vez mais. É nesse contexto que acontece um assassinato de um sideral muito influente e, consequentemente, temos então uma trama com desdobramentos políticos envolvendo esse assunto.
Gostei bastante da parceria que foi formada para realizar esta investigação. Elijah Baley (terráqueo) e Daneel Olivaw (sideral) mostram um pouco da dualidade de ideias desta revolução e, assim, podemos ver os prós e os contras de cada um dos lados. E mesmo que a história se passe em um tempo longínquo, o leitor conseguirá relacionar muita coisa com a vida do ser humano na atualidade.
Com relação ao plot final, eu já havia descoberto muito antes, mas achei incrível a forma como o autor me fez ficar confusa, colocando empecilhos para que eu pensasse que a pessoa que eu considerava culpada não tinha a possibilidade de ter cometido o assassinato e que minha acusação era infundada.
Gostei muito do Elijah Baley como investigador. Ele é bom no que faz, mas não é colocado como "o detetive que nunca erra" (tipo o que encontramos nos livros da Agatha Christie, por exemplo). Este livro tem inúmeras reviravoltas no roteiro e Elijah comete muitos erros ao longo do caminho. Em diversos momentos ele acusa personagens como culpados do assassinato e fala de modo tão convincente que o leitor pode chegar a acreditar nele, só que então aparece alguma prova e mostra que ele estava completamente errado em sua acusação.
Sou o tipo de pessoa que não curte a colocação da religião cristã e da bíblia em narrativas, a não ser que seja em forma de crítica. Porém, este livro me agradou, mesmo que não criticasse a religião que estava embrenhada na história. Aliás, a religião é usada ali como um fator muito importante para a decisão final do livro. Em determinado momento, Elijah tenta explicar para Daneel sobre a bíblia e a religião e isso impacta diretamente na reflexão final e na última frase dita por Daneel ao fim do livro.
A única coisa que realmente me incomodou nesta história foi o fato de que só existe uma personagem feminina e ela é insuportável. Além disso, existem algumas frases machistas que são colocadas quando se referem ao comportamento das mulheres.
Este foi o primeiro livro que eu li deste autor e considero que foi um excelente início. E apesar de fazer parte de uma trilogia, o livro se fecha muito bem, então pode ser lido como livro único.

Amanda.Borges 25/08/2021

Vou ler a continuação? Não vou
?quem gosta de ficção científica vai curtir
?A leitura fluir super bem e é bem interessante até

Colecionando Planetas 25/08/2021

Me apaixonei por um robô!
Sim, Eu diria que o ponto alto desse livro é o Danieel e o resto nadinha. Na verdade foi interessante ver um ficção científica que entra também em suspense policial.

O Elijah me irritou profundamente em diversos momentos, mas no final dei o braço a torcer.

Novamente o Asimov trata de temas ?complicados? de maneira leve e que passa então um piscar de olhos. O livro é gostoso e bom pra passar o tempo. O final é fechadinho então estou curiosa pra ler o livro 2 e saber se o Elijah vai se meter em outro caso.

Não tenho muitas considerações sobre os siderais, só que ainda tenho minhas ressalvas.

Júlia 22/08/2021

Achei que ia ter uma escrita complicada mas não, é bem fácil de ler. Gostei muito da ambientação e da história.