As Cavernas de Aço

As Cavernas de Aço Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

Daniel Andrade 10/11/2023

Razoável.
Talvez como introdução para a série, funcione. Como livro único, não é muito forte não. Baley passaou 85% do livro sendo burro & insuportável, completamente apático, pra só no final surgir um grito de esperança. Vamos ver, espero que as sequências sejam melhores.

Jackson 06/11/2023

A mistura de ficção científica com suspense policial funciona muito bem, com uma atmosfera de desconfiança entre os personagens, além de tópicos sobre pré julgamentos a respeito das novas tecnologias.

Clauber 04/11/2023

"Cavernas de Aço" é um romance de ficção científica escrito por Isaac Asimov e publicado pela primeira vez em 1954. A história se passa no futuro, onde a Terra está superpovoada e a maioria da população vive em enormes cidades subterrâneas chamadas de "Cavernas de Aço". O livro segue as investigações do detetive Elijah Baley e seu parceiro robô R. Daneel Olivaw em um caso de assassinato misterioso que ocorre nesse ambiente futurista. Asimov explora questões sociais, tecnológicas e culturais, enquanto também examina a relação entre humanos e robôs. "Cavernas de Aço" é um clássico da ficção científica que combina elementos de mistério e especulação futurista de maneira cativante.

Roobie 30/10/2023

Cavernas de aço
O livro se passa em um futuro distante, onde a Terra é superpopulada e a humanidade vive em enormes cidades subterrâneas chamadas de "cavernas de aço".
A trama gira em torno do detetive Elijah Baley, que é encarregado de resolver um assassinato em um desses complexos subterrâneos. O mistério envolve um robô, o que acrescenta uma camada interessante à história, uma vez que os robôs são peças fundamentais na sociedade.
A escrita de Asimov é cativante e seu talento para criar mundos futurísticos é evidente. Ele explora temas como a relação entre humanos e robôs, o medo do desconhecido e as implicações éticas da tecnologia avançada. Minha opinião pessoal sobre o livro é que ele é uma obra-prima da ficção científica.
A narrativa é envolvente, os personagens são bem desenvolvidos e o enredo levanta questões filosóficas importantes. Além disso, Asimov tece uma crítica social sutil sobre a dependência da tecnologia e os desafios da coexistência entre humanos e robôs.
"As Cavernas de Aço" é uma leitura altamente recomendo para fãs de ficção científica e para qualquer um que aprecie uma história bem escrita que provoca reflexões sobre o futuro da humanidade e o impacto da tecnologia em nossas vidas.

Natalia Faria 20/10/2023

Acompanhar a relação entre o policial Elijah e o robô humanoide R. Daneel enquanto ambos investigavam a morte do embaixador dos Mundos Siderais foi bem intrigante. Além do fato de que o humano não aceita bem a companhia do androide, a realidade em que ele vive é por muitas vezes claustrofóbica para nós leitores, afinal se trata literalmente de uma caverna de aço e concreto. Realidade que difere as dos Siderais, que vivem em um espaço ao ar livre. Sendo assim, a investigação ganha um tom sociológico que para mim foi um dos pontos altos da narrativa.

"(...) as pessoas confundem as próprias falhas com as da sociedade e querem consertar as Cidades porque não sabem como consertar a si mesmas (...)"

Entretanto, como fiz a leitura na sequência de 'Eu, robô' não pude evitar comparações e assim, percebi que o livro de contos funcionou melhor para mim pelo dinamismo que múltiplas histórias trazem e também pelo apego a alguns personagens recorrentes na trama. Apesar de não ter me afeiçoado aos protagonistas e de ter essa preferência entre as duas leituras realizadas, essas opiniões de modo algum tiram o brilho e a sagacidade de 'As cavernas de aço'. Portanto, se você gosta da combinação entre ficção científica e o romance policial, essa é uma excelente recomendação.

Guilherme 20/10/2023

Ficção científica policial
Isaac Asimov juntou esses dois temas de forma muito boa! Me conectei bastante com o personagem principal e achei mais interessante a ambientação: grandes cidades (as cavernas de aço), a forma de vida, os medievalistas. Li o livro rapidamente e em nenhum momento me pareceu chato.

Gsilvaaa 01/10/2023

Terminei de ler faz quase 1 mês e super índico.
O livro foi escrito a bastante tempo, porém parece que o autor escreveu a 3 meses.

Diagramação muito boa e a forma que o autor escreveu é algo a se pontuar, com explicações e diálogo dinâmicos e com detalhes que não ajudam muito no entendimento de tudo que esta acontecendo.

Para quem esta procurando um livro de investigação policial futurista e simples esse é o livro.

Uma observação, a conclusão da história em ci é boa porém corrida. Mais compensa pela construção de personagens e pela relação entre eles.

Boa leitura.

Andre.Pithon 21/09/2023

Bingo de Fantasia Especulativa
4.4: Robôs

Sempre ouvi falar de Asimov, obviamente, mas é algo que eu sempre passei longe por ter certeza de que definitivamente não seria pro meu gosto, que sempre me vejo descontente com ficção científica mais clássica, muito mais adepto do estilo mais rápido e direto do contemporâneo. Imaginava um livro lento em que nada acontecia, discussão filosófica de "Ain sou um robô não posso bater nas pessoas", tédio. Mas, preso na encruzilhada entre Asimov e ler mais do detestável Murderbot de Martha Wells, e seguindo a recomendação de algum amigo que entende mais do panorama que eu (mesmo que normalmente recomende fora do meu gosto), dei uma chance.

E é bom.
Não só bom, é meio que excelente? O ritmo é gostoso, o livro consegue se mover rápido, o tom noir investigativo era completamente inesperado para mim, e mesclado com as especificidades de uma sociedade de futuro próximo começando a envolver robôs em seu dia a dia, consegue mesclar o toque filosófico esperado com um mistério simples mas intrigante, que te mantém curioso durante todo o decorrer da obra. Não parece uma obra de 1950, muito comparável em qualidade com o ganhador do Hugo A Memory Called Empire que eu recentemente li, claro que sem as sensibilidades de hoje, mas tão bom quanto em worldbuilding, plot e ritmo. (Talvez até melhor em ritmo? Os capítulos curtos passam rápido sempre trazendo acontecimentos novos, e Asimov não parece nunca desacelerar, mesmo durante as intensas gritarias sobre tecnicidades robóticas)

Há um forte tema do lugar do homem, da hiper-civilização contra o, como eles chamam, medievalismo, a busca pelo passado e pelo tradicional, da substituição de homem por máquina, tensões políticas interplanetárias, e o livro entrelaça tudo muito bem com o mistério do assassinato de um diplomata dos planetas externos. Acompanha-se Bailey, um detetive policial de ranque meio questionável, e um imposto a ele parceiro robô, caindo na batida mas funcional dinâmica de buddy-cop, que talvez não fosse tão genérica em 1950, mas funciona perfeitamente. A relação de ambos tem o desenvolvimento esperado, mas gosto da conclusão e da forma como todas as pessoas são movidas.

E tenho de fazer o elogio de sempre, que o livro termina? Uma história fechada, que conta o que se propõe, e sei que continua por mais três livros, mas a narrativa termina satisfatoriamente.

Li muito pouco esse mês, estranhamente menos produtivo durante as férias, mas matar esse livro em uns três dias aumentou em muito a qualidade literário desse Setembro em que o foco definitivamente não está na literatura.

Kyel 16/09/2023

As Cavernas de Aço.
"As Cavernas de Aço", escrito por Isaac Asimov, é um romance de ficção científica que se passa no futuro, onde humanos e robôs coexistem. A história segue o detetive Elijah Baley, que é designado para resolver um misterioso assassinato em uma sociedade subterrânea conhecida como "Cavernas de Aço", onde humanos vivem isolados dos robôs. Baley se vê desafiado a desvendar o crime, enquanto explora os conflitos entre humanos e a crescente presença dos robôs na sociedade.

Elvis 07/09/2023

Asimov melhor tira ressacas
Depois que joguei Detroit Become Human (um dos maiores jogos feitos), a temática de como o ser humano irá lidar com o desenvolvimento da implementação dos robôs na sociedade acabou se tornando uma das vertentes da ficção científica que mais tenho interesse em estudar.

Após ler esse livro ficou evidente que foi im dos alicerces pra narrativa do game. Também vamos acompanhar o desenrolar de um detetive terráqueo que se depara com a obrigatoriedade de cooperar uma investigação de um homicídio.

O romance vai se desenvolvendo em meio a debates filosóficos sobre como a tecnologia pode influenciar em diversas áreas das nossas vidas.

Silas Jr 27/08/2023

Espetacular
Fui completamente envolvido com essa história, ou melhor dizendo, com o caso. É muito bom ver o jogo de narrativa do autor colocando de forma intrínseca o romance policial ao scifi

JR 26/08/2023

Sensacional
Um ótimo romance policial. Gostei que a parte da ficção científica não busca ser pedante e, apesar de milhares de anos no futuro, os problemas humanos são os mesmos (e sem solução!!!). Talvez boa parte das analogias não façam sentido para quem não possui conhecimento religioso judaico-cristão, mas nada que vá prejudicar a história.

Sandy 25/08/2023

Iniciando uma saga (ou duas)
Este é o primeiro livro da série robôs de Asimov. Fiquei em dúvida sobre qual ordem eu iniciaria, pensando na grande saga da fundação. Vi que há várias formas de começar, várias ordens dos livros, e enfim... Comecei por este e é isso ?

Aqui, a história é bem introdutória em relação ao universo criado. Asimov delineia um mundo futuro muito perto da nossa realidade posterior, algo que pode facilmente se concretizar. As cavernas de aço literais, a fobia a ambientes abertos e muitos outros detalhes que engrandecem os detalhes do que pode acontecer com a humanidade. Além disso, a relação entre os dois protagonistas é muito boa de acompanhar e a evolução dos dois é muito crível.

Dentre os que eu li do autor, foi o que menos me envolveu. A leitura não fluiu tão bem e rápida quanto as outras. Uma coisa que me deixava exasperada era o fato do protagonista humano ter suspeita de todo mundo e acusar todos eles. É claro que acertaria em algum momento kkkk mas enfim, ainda é Asimov, ainda é muito melhor do que a média.

Aguardando uma promoção para comprar o próximo e-book da série ???

Camila0831 25/08/2023

Jogo de gato e rato no futuro
Dinâmico e inteligente jogo de gato e rato no futuro, mas, sempre envolvendo o elemento humano como ponto a ser levado em conta. A rica ambientação, apresentação e análise sociológica dessa sociedade escolhida é apenas um extra para algo que começa de modo simples, mas termina por questionar dilemas religiosos, evolutivos e existenciais.

Sa 25/08/2023

Não gostei da resolução mas foi um bom livro
A Terra se encontra superpopulosa e para lidar com esse problema duas soluções foram criadas: a colonização do espaço - os Mundos Exteriores - e a formação das chamadas Cavernas de Aço. As rações são racionadas e feitas com levedura e a sociedade está bem hierarquizada com aqueles de níveis mais acima possuindo mais benefícios que os de níveis inferiores (no estilo O Poço...)

Porém, indivíduos dos Mundos Exteriores retornam a Terra com seus hábitos super higiênicos e acabam se constituindo num mundo segregado. São chamados de Siderais e são mal vistos pelos moradores das Cavernas de Aço. Um dos elementos siderais que provoca manifestações e revoltas é o uso de robôs (cada vez mais semelhantes aos seres humanos) e que acabam substituindo a força de trabalho humana.

É nesse universo que um grande roboticista sideral é assassinado e se abre a necessidade de uma investigação conjunta entre a Cidade de Nova York e a Vila Sideral. Para isso, Elijah Bailey é escolhido para a tarefa. O que ele não contava era que o encarregado de ser seu parceiro seria um robô muito semelhante ao ser humano.
Como é possível ver, o universo é bem complexo e leva um tempo pra você apreender toda essa informação. E Asimov realiza um ótimo trabalho, pois Bailey é um típico terráqueo que vai quebrando seus preconceitos e compreendendo tanto o comportamento dos Siderais quanto a existência e funcionamento dos robôs. (Dá até raiva algumas várias vezes)
Mas não sei se gostei da resolução do caso ao final... Achei que deu uma forçadinha em alguma parte na explicação do bom e velho "quem-matou". Além disso, a sensação de que nós humanos somos o último biscoito do pacote acrescida ao ritmo narrativo que demorou a engrenar me levou a sacar uma estrela.
Mas se aconselho a leitura? Claro!!! O livro tem uma ambientação e construção de mundo geniais! Inclusive, leiam a nota do autor antes. É riquíssima!