As Cavernas de Aço

As Cavernas de Aço Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

JoAo366 13/06/2022

Entre humanos e robôs
Em um futuro ainda distante, a humanidade divide suas tarefas diárias com robôs, alguns bastante específicos para realizar tarefas rotineiras e tediosas, outros fazem atendimentos automáticos, como totens em cinemas e fast foods e nessa história vamos conhecer um robô especial, peculiar, tão único a ponto de ser confundido com um humano.

Esse é o cenário onde se passa essa história. Deixando a marca absoluta do Asimov, você vai mergulhar em uma intriga misteriosa para tentar confundir a humanidade a respeito de seu próprio futuro.

Com pontas em questões filosóficas e existenciais, a história aqui vai te levar a pensar sobre o que realmente importa na existência quando se o que gera resultados é a maneira de se encaixar no meio em que vive. E que a melhor maneira de se preservar a humanidade é não impedindo que ela evolua mentalmente.

Um livro rápido e com um pano de fundo bem leve para se entender questões profundas.
Asimov sendo ele mesmo.
Ponto.

Suzana147 10/06/2022

E vamos do desafio de continuar as resenhas.
Primeiro contato com Asimov e, gostei do Daneel desde o início, talvez por ter me identificado com ele, o que é muito irônico se levar em conta o meu último diagnóstico.
Confesso que Elijah me irritou no começo, mas aprendi a gostar dele, principalmente depois da metade.
O mundo e todas as reflexões do livro eu sinto que entendi, mas ao mesmo tempo, sinto que não entendi tudo que o Asimov queria passar. Acho que estou um pouco atrás das ideias dele. Bem atrás na verdade.
Foi um ótimo começo. Só me senti um pouco burra em alguns momentos, mas é normal, creio eu.

Yas Boemeke 06/06/2022

Que livro maravilhoso!
Estou apaixonada pelo universo e pela escrita do Asimiv e, claro, pelo Elijah e Daneel ? A leitura é super tranquila, ainda mais se pensarmos na época em que foi escrito. eu já amei ?eu, robô?, esse achei ainda mais legal. Ansiosa para ler os próximos volumes ?

Sté.Souza 31/05/2022

Essa é a minha primeira experiência com Isaac Asimov. No começo fiquei com receio, porém, acertei em cheio, gostei demais da escrita dele, muito fluida. Já quero mais.

juliadeletras 30/05/2022

Tem um tempo que eu queria começar a ler Isaac Asimov, mas eu estava com um pouco de medo porque todo mundo fala que é muito denso, muito complicado de ler e tal. Mas aí eu vi um vídeo do @victor almeida em que ele falava sobre essa série de livros e eu fiquei ?MEU DEUS EU PRECISO LER?. Eu nem sabia da existência dessa série e fui procurar e aí eu descobri que tinha esse livro no Kindle Unlimited e já comecei a ler imediatamente. Eu li uns 33% numa sentada só, sem nem ver o tempo passar. É muito fácil de ler, muito fluido e isso me surpreendeu demais porque eu estava com as expectativas baixas mesmo tendo visto o vídeo do Geefe. Eu achei que eu iria demorar muito tempo pra terminar de ler, apesar de gostar da premissa e tal.

O que eu senti lendo esse livro foi algo muito parecido com o que eu senti quando li O Circo da Noite. Simplesmente não há nada para ser criticado. De milhões, merece todo o reconhecimento do mundo. Deus abençoe o Isaac Asimov.

O mais doido pra mim foi a questão de o robô Daneel ter uma personalidade tão BEM CONSTRUÍDA!!!! Tipo, ele é uma máquina, não é esperado que ele expresse sentimentos, tenha preferências e tudo mais, mas ele tem! (do jeitinho dele). Ele foi o primeiro personagem pelo qual eu me apeguei e eu fiquei 200% surpresa.

A forma conturbada que começa e todos os conflitos que se desenrolam por causa do modo áspero como o Elijah trata o robô é algo que me despertava muita apreensão e eu pensava ?meu deus, não tem como isso dar certo. eles vão matar um ao outro?. Só que essa relação com o Daneel (o robô) é construída aos poucos e as coisas vão se acertando entre eles de uma forma tão natural que chega a aquecer o coração (depois de quase ter um ataque cardíaco a cada trinta minutos).

Outro ponto é que Isaac Asimov é simplesmente um visionário. Na época em que ele escreveu esse livro, nem se imaginava que poderíamos chegar ao que temos hoje em questão de tecnologia e tudo mais e aí ele vai e cita algo que se assemelha muito com o GPS que temos hoje. E não só as questões de tecnologia, como as questões de meio ambiente e sociais. Genial, apenas genial. Na minha opinião a voz do anjo sussurrou no ouvido dele quando ele começou a escrever esse livro.

Eu amei o plot twist, não achei nada forçado. Depois que eu terminei a leitura e pensei um pouco sobre toda a história, eu percebi que estava meio claro quem era o culpado desde o início, só que o Isaac faz a gente pensar o que ele quer que a gente pense. Muito espertinho esse Asimov.

A forma como ele construiu esse universo ligeiramente distópico dentro de uma ficção científica é tão ??? (como eu não tenho costume de ler esse gênero, pra mim foi muito inovador). E muitos aspectos desse livro me lembraram Jogos Vorazes e não é segredo pra ninguém que essa trilogia é uma das minhas favoritas.

? Não tenho mais o que dizer além do quanto eu amei essa história. Minha nota é 5 estrelas favoritado! Não vejo a hora de continuar a série e descobrir em que encrenca Elijah e Daneel vão se envolver.

Aladeon 30/05/2022

Um livro policial com ambiente em sci-fi
O livro é para o público que gosta de um suspense policial, mas ambientado num futuro muito distante onde robôs convivem com os humanos. Acredito que o público alvo é para quem gosta de um suspense policial. Não considero um bom livro para quem procura ficção científica e principalmente para quem quer conhecer a mente criativa de Isac Asimov. É o primeiro livro da série dos robôs, mas com inicio, meio e fim!

Murnyx 29/05/2022

Confesso que fiquei com medo desse livro, creio que por ser do Isaac Asimov, nunca ter lido nada dele e por ser iniciante no gênero, fiquei assustada. E se eu não gostasse? (Tá, não faz sentido)
O começo apesar da leitura simples, ainda fiquei relutante, mas quando parei com essa loucura não consegui mais largar. A escrita é fabulosa, fluída, leve, que te prende de um jeito incrível. As descrições dos lugares, de como tudo funciona são demais!!!
Agora quero ler os outros livros dele também!

Milli 28/05/2022

muito bom!!
história super envolvente, o tipo de livro q quanto mais eu lia mais eu queria ler!
quero muito ler outros livros da Asimov pq esse homem é genial??

Gustavo Simas 24/05/2022

Parceria futurística conflituante
Detetive humano e detetive robô, Elijah Baley e R. Daneel Olivaw, respectivamente, buscando evidências, elaborando teorias, testando hipóteses para encontrar a pessoa culpada do assassinato de um ser humano importante na Terra.

Com o humor branco de Asimov a obra pode não parecer uma Distopia; observando de longe constatamos que é ao identificar o cenário de superpopulação terrestre, a condenação da Terra ao isolamento pelos Siderais, todos os terráqueos vivendo em Cidades subterrâneas. O robô humanoide lógico, mas não racional, Daneel Olivaw, é uma figura que aparece em outras importantes obras de Asimov e, aqui, lemos sua origem. Isaac constrói bem a relação entre ambos e os desdobramentos são aceitáveis, embora como história policial não se abrigue ao lado de Agatha Christie, por exemplo.

O livro surgiu de um desafio proposto a Isaac Asimov, para unir história policial e robótica. E o resultado é a série que delineia melhor o universo asimoviano e investiga a fundo as suas 3 Leis da Robótica. Cavernas de Aço me pareceu mais interessante do que Fundação: diferente das opacas sensações velozes da Fundação de Hari Seldon, aqui são evidenciados laços emocionais entre as figuras; diferente das curtas doses expositivas de uma, aqui temos tempo para raciocínio e diagnóstico. Fora o fato de que Elijah Baley é humano, sente raiva, medo, ansiedade e ama, sendo uma composição acurada e não deificada neste universo.

Manu 19/05/2022

Superpopulação, Colonização Intergaláctica e Comportamentos
Eu comecei essa trilogia por indicação e me surpreendi bastante! Uma história futurista, mas extremamente atual! Imagino perfeitamente a humanidade em um contexto assim. Escrita super fluída e um enredo que prende! Uma versão Agatha Christie com robôs e em um contexto relações internacionais intergalácticas kkkkkkkkk Eu amei a junção! Isaac Asimov mostrou toda sua criatividade aqui, hein?!
O livro também discute muito sobre o comportamento e a mente humana, além de fazer claras referências as questões sobre os robôs no futuro, desemprego estrutural e as diferenças culturais. Como eu disse mais acima, é um livro muito atual, pois são temas muito pertinentes para serem discutidos. Indico justamente para aqueles que gostam de investigação policial e ficção científica!

Tecio Ricardo 19/05/2022

Primeiro livro que leio do Mestre Asimov e que uns dois dos gêneros literários que eu mais gosto: ficção científica e investigação.

Asimov conseguiu fazer um livro inteligente e popular ao mesmo tempo, sem precisar ser arrogante, slide leitura agradável, rápida e fluida.

Recomendo e darei prosseguimento na lida dos três últimos livros da série dos Robôs!

Leo 19/05/2022

Obrigado editor de Asimov
Essa história é algo bastante curioso, considerando a junção do gênero de mistério/investigação policial com a ficção científica, trazendo os robôs, como vistos anteriormente em Eu, Robô, para junto desta investigação.
A sugestão do editor de Asimov foi certeira e estes dois elementos combinam muito bem, principalmente a relação entre os dois investigadores principais.
O sistema em que as pessoas vivem é bastante diferente de outras Terras futuristas que ja tive contato, esse sistema, que como o próprio nome do livro sugere, em que as Cidades são como grandes cavernas de aço traz discussões interessantes sobre o modo de vida das pessoas que ali vivem mas também nos permite refletir sobre o nosso e traçar paralelos com seus habitantes.

Hiego 10/05/2022

As Cavernas de Aço, de Isaac Asimov, é o primeiro romance da consagrada Série dos Robôs, uma das mais populares da ficção científica. A história nasceu de um desafio: Asimov queria provar para seu editor que a ficção científica não era limitada e poderia ser incorporada a qualquer gênero literário, inclusive nos dramas policiais. A obra foi publicada, pela primeira vez, na revista Galaxy Science Fiction, e o sucesso foi tão grande que, um ano depois, se tornou livro.

Julia.Goulart 10/05/2022

Divertido, mas não é revolucionário
Não é o crime mais mirabolante. O universo criado em volta dele é a parte mais interessante!
Atualmente usamos algumas tecnologias que não haviam sido desenvolvidas na época em que o livro foi escrito. A forma que Asimov tenta descrever algo parecido com um GPS, por exemplo, é totalmente diferente do que temos hoje em dia. Por outro lado, os meios de transporte e alimentação foram bastante surpreendentes.
Surgem também algumas questões sobre os limites de humanidade de um robô, a perda de empregos pelo avanço da tecnologia e conservadorismo.
Me diverti bastante e gostei dos personagens principais, foi uma leitura relativamente rápida e que valeu a pena (ainda mais por estar grátis pelo Kindle Unlimited).