Sob a redoma

Stephen King

Resenhas - Sob a Redoma

Kelly_kastro 24/09/2021

S.K ?
Como uma obra do gênio King eu não tinha dúvidas de que seria extraordinária, assim como tudo oq ele escreve, meu Deus, eu amo até as notas de agradecimento dele. O livro é bem parado no início, o que acontece na maioria doa livros dele, uma vez q ele é muito detalhista na descrição dos personagens e ambientes ( característica a qual pode parecer chata ou desnecessária, mas é ela q te faz mergulhar e viver tão bem a história) mas um pouquinho depois, assim como ele fala na nota de agradecimento, ele escreveu esse livro com o pé no acelerador o tempo inteiro, não dá nem pra respirar, foquei sem fôlego, literalmente. ?
Jefferson 24/09/2021minha estante
King é bom demais

Dan 24/09/2021minha estante
Ola, vc sabe me explicar oq significa aqueles números em cada capítulo?? (1,2,3,4,5) são cenas?

Jefferson 25/09/2021minha estante
Infelizmente ainda não li esse livro do King, tá na minha lista de leitura para esse ano!

Kelly_kastro 25/09/2021minha estante
São muitos personagens e muita coisa acontecendo, então ele organiza assim pra vc não confundir

Dan 25/09/2021minha estante
Obgg

Giovannaa1 26/01/2023

O líder covarde é o mais perigoso dos homens
Ler esse livro foi uma aventura pois desde o ano passado que eu pelejo com ele e só agora consegui finalizar a leitura, isso não quer dizer que seja uma história confusa, difícil ou lenta, pelo contrário, tudo é bem claro e fácil de entender.

As situações geradas pela redoma acontecem ao mesmo tempo e são tão grandiosas e amedrontadoras que parecem um panorama de como seria o fim do mundo, sob a perspectiva de uma cidadezinha do interior.
A partir de certo momento, a redoma passa a ser uma mera coadjuvante do enredo, é ai que o ser humano e as suas ações viram o verdadeiro enfoque do livro, tudo se torna um verdadeiro pandemônio.

Em Sob a Redoma, King apresenta o vilão mais asqueroso, nojento e repulsivo que já deparei nas minhas leituras. Não tem como comentar esse livro e não falar do grande vilão, Big Jim Rennie.
Big Jim é aquele cidadão de bem, que se considera o único dono da moral e dos bons costumes. É temente a Deus e aos milagres divinos e por isso suas atitudes estão sempre acima das regras feitas pelo homem, afinal, se "se sou assim, foi Deus que me criou assim".
Big Jim rouba todo o foco do livro, é um vilão tão intragável que tudo sempre se resume a ele.

Sob a Redoma é um livro muito intenso e dinâmico. Na minha opinião, o Stephen King só peca no final, mas tudo bem, ele tem licença poética pra isso, afinal, é o King.

binhost 21/01/2022

AMEI DMSSSS, MAIS UM ACERTO DO KING!! (com exceção do final)
Depois de um livro tão grandioso como este, acredito que seja comum essa sensação eletrizante de impacto após a finalização da leitura. Esse é o terceiro livro do autor que eu leio, seguido respectivamente de It, a Coisa (livro FAV DA VIDA) e Christine. Desde quando eu li It e me apaixonei pela escrita e a forma como o Stephen King desenvolve uma história, venho tendo esse desejo louco de ler diversos livros dele, e Sob a Redoma estava no topo da minha lista de prioridades.

E caraaaaa, que LIVRO INCRÍVEL!!! Foram tantos sentimentos lendo que me invadiram; amor, ódio (esse constantemente pelo o desgraçado do Big Jim), empatia, desespero, tristeza, confusão, entre vários outros. No início eu não esperava que o livro fosse me prender tanto, confesso que eu tinha criado uma certa expectativa sobre ele, nada muito grande, mas ainda assim não imaginava que eu me envolveria tanto com essa pequena cidade e todos esses personagens (que inclusive, são MUITOS).

Se engana quem pensa que a Redoma é o assunto mais tratado no livro, sim, muitas coisas ali estão acontecendo justamente por conta da sua chegada na cidade, mas o seu papel na história fica totalmente em segundo plano, senão em terceiro. Eu senti que o King não quis dar tanto protagonismo a essa coisa estranha e tão perturbadora que é a redoma, assim como muitas outras pessoas que leram, creio, tive a sensação que o seu principal foco era mostrar o quão podre e terrível pode se mostrar o ser humano em determinadas circunstâncias. Durante o decorrer da história, é fácil você se espantar e ficar horrorizado com todas as barbaridades que alguns personagens cometem tão naturalmente, como se tal ato fosse algo que faz parte do seu cotidiano. Perdi a conta de quantas vezes eu tive que parar a leitura e fechar o livro para refletir sobre as inúmeras cenas que atingiram o meu psicológico, algumas de forma até mesmo... pacífica? É, acho que sim, mas outras, aterrorizante, o Stephen King tem o talento de chocar o seu leitor desse jeito, de fazer com que a gente reflita sobre a maldade em seus diferentes âmbitos.

Em questão dos personagens, posso dizer conscientemente que a minha favorita é a Julia, a editora do jornal da cidade. Amei a sua personalidade; toda cheia de força de vontade, criativa, inspiradora, forte, corajosa, destemida, inteligente e muito mais. Infelizmente não posso dizer o mesmo do Barbie... apesar dele ser a pessoa com mais destaque na obra, eu não consegui me interessar tanto por ele e nem por sua história de vida, sem contar esse protagonismo excessivo em cima dele que na maioria do tempo eu achava muito desnecessário, sinceramente. Na minha opinião, o Rusty, auxiliar médico do hospital da cidade, mostrou-se muito mais relevante pro desenrolar do enredo do que o Barbie, não sei se alguém mais teve essa impressão, mas isso ficou fixo na minha cabeça o tempo todo em que eu lia.

Enfim... O LIVRO FOI MARAVILHOSOOO, mas infelizmente não posso dizer o mesmo do final... eu até que tentei, mas não consegui engolir aquela conclusão louca que o Stephen King nos jogou nas últimas páginas, sério, que coisa maluca foi aquela, gente???? Adorei todas as criticas e temas abordados ao longo da história e sim, dá até pra tirar uma reflexão interessante do final, mas de qualquer modo, eu não gostei nada dele, estava esperando uma explicação muito mais lógica e convincente, entretanto, isso não estragou em nada minha experiência lendo esse calhamaço de 900 e tantas páginas, entretive-me bastante com cada capítulo.

Eu superrrr recomendo esse livro pra geral que curte esse tema e pra qualquer bookstan que seja.

Merece cinco estrelas com com certeza!!!!
Gleiciane.Aline 21/01/2022minha estante
O final também não me desceu. Mereceu minhas 5 estrelas só por conta de todo o enredo. Super queria um final lógico kkkk

Artur108 21/01/2022minha estante
Eu ouvi tanto falar mal do final que quando li não foi tão ruim quanto eu esperava, mas concordo com você, faltou consistência. Ainda assim, eu também dei 5 estrelas, a jornada compensa.

binhost 22/01/2022minha estante
Artur, eu também ouvia o pessoal falar muito mal desse final, diziam que era maluco e sem noção, eu só não esperava que fosse tanto assim ksksksksksk mas o livro é realmente muito bomm, já é um dos meus favoritos

Mari 13/01/2022

Que livro do [*****]
Eu não sei nem como começar a falar desse livro uma vez que é doido toda vida. O autor solta umas pistas do final no decorrer do livro, e mesmo não gostando de livros com o final meio aberto, eu gostei desse. Amei a parte em que tudo começa acontecer de uma vez só e eu fiquei doida com o tanto de informação, mas foi uma boa leitura, comecei o ano com o pé direito

Suh 18/02/2024

Sob a redoma
Sob a redoma tinha tudo pra ser um livro que eu iria favoritar - assim como It - porém, em muitos momentos eu senti que o foco não era a redoma.
A história se passa em Chester Mill, onde acompanhamos uma população que ficou presa por um domo e ao decorrer do livro conhecemos mais suas vidas.
Acredito que em muitos pontos o Stephen quis focar no vilão Big Jim e esqueceu do ponto principal que é o porquê de tudo estar acontecendo, Big Jim foi um vilão que é de cair o queixo, onde vemos que a ganância e o poder vão longe.
Na verdade, eu não tenho muito o que falar, eu gostei da premissa, mas não gostei do desenrolar, mas uma das coisas que o Stephen mais peca nos seus livros, é do meio pro final.

gabiccosta 26/04/2024

Esse foi meu primeiro livro do Stephen e simplesmente amei, que escrita maravilhosa!!! não atoa a maioria das obras dele são tão famosas. Esse livro me intrigou desde o início, desde as primeiras 5 páginas eu já estava completamente vidrada, e por mais que tenham momentos em que a narrativa se torna lenta porque ele retrata a mesma passagem de tempo pela perspectiva de quase todos os personagens, que são muitos aliás, ainda assim a leitura era instigante. O final é fraco, mas a jornada ainda vale a pena. Dei nota 4,5.

gleicepcouto 09/01/2013

Thriller digno de rei, mas com final de bobo da corte

***

Sob A Redoma (Suma de Letras) é o último livro do autor norte-americano Stephen King, que já lançou mais de 40 títulos e vendeu mais de 350 milhões de cópias de livros ao redor do mundo. Bastante conhecido, diversos de seus livros ganharam prêmios, assim como foram adaptados para o cinema. Além disso, King foi nomeado Grande Mestre dos escritores de Mistério dos Estados Unidos.

Nesse lançamento, o autor nos apresenta Chester’s Mill, cidade pequena e pacata do Maine. Um dia, sem mais nem menos, uma espécie de redoma projeta-se sobre ela, a deixando separada do resto do mundo. Esse evento provoca acidentes e famílias são separadas.

Do lado de dentro da redoma, os presentes ficam ainda mais aflitos. Ninguém entende o que está acontecendo. Afinal, de onde veio esse campo de força invisível? Até quando irá durar? Do que realmente se trata? Mal eles sabiam que essas seriam as menores de suas preocupações... Diante de um caso de isolamento, a natureza humana é capaz de tudo. Sentimentos são revelados e podem expor os lados mais sombrios das pessoas. É isso o que acontece, por exemplo, com Big Jim Rennie, político que fará de tudo para continuar no poder.

Do lado oposto a ele, encontramos Barbara (Barbie), um veterano de guerra que, junto com alguns moradores (o enfermeiro Rusty, a jornalista Julia e outros) tentam manter a situação menos trágica.

Com a cidade dividida, conflitos surgirão, em uma luta por vezes sangrenta e injusta, onde a sobrevivência será o objetivo final – muitas vezes não importando os meios para alcançá-la.

"Um carro vinha da direção de Motton, a próxima cidade ao sul. Uma picape das menores, e vindo rápido. Alguém ouvira o acidente ou vira o relâmpago. Ajuda. Graças a Deus, ajuda. Cruzando a linha branca, mantendo-se bem longe do fogo que ainda corria o céu com aquele jeito esquisito de água na vidraça, Barbie balançou os braços acima da cabeça, cruzando-os em grandes X. O motorista buzinou uma vez em resposta, depois pisou com força no freio, largando mais de 10 metros de borracha. Saiu do carro quase antes de o seu pequeno Toyota verde parar (...). Correu para o lado da estrada, querendo contornar a principal cachoeira de fogo.
- O que aconteceu? - gritou. - Que merda foi...
Então bateu em alguma coisa. Com força. Não havia nada lá, mas Barbie viu o nariz do cara se dobrar de lado quando quebrou. O homem ricocheteou do nada, sangrando pela boca, pelo nariz e pela testa. Caiu de costas e depois conseguiu se sentar. Encarou Barbie com olhos perplexos e indagadores enquanto o sangue do nariz e da boca cascateava pela frente da camisa, e Barbie o encarou de volta."

Pouquíssimos escritores conseguiriam escrever uma história de quase mil páginas sem ser confusa ou enfadonha. Posso dizer que Stephen King está no rol desse tipo de escritor. O que ele fez com Sob A Redoma é quase digno de Guiness Book.

Fatos novos surgem a todo momento, não deixando a narrativa perder o ritmo em nenhum minuto. E quando eu digo nenhum, é nenhum mesmo. Há sempre algum acontecimento interessante (e importante para a trama) a ser descrito. O trunfo é a forma como King faz isso: direto, objetivo, sem firulas. Ele escreve o que tem que escrever e ponto. Não perde muito tempo divagando sobre o fato. Quer matar um personagem? Vai lá e mata (e das maneiras mais criativas). Pronto, fim de papo. (Quase o escuto dizer: Neeeeeeext!) Você nem consegue sentir luto pelo personagem que faleceu, pois, logo em seguida, outra coisa que requer atenção acontece e assim por diante.

Pode até parecer um livro cansativo, em se tratando de muitas informações, mas não é. Apesar da agilidade, ele sabe dosar as informações, sabe quando deve liberá-las ao leitor e o mecanismo para fazer com que o leitor memorize aquilo. Exemplo: há milhares de personagens, certo? Mas ele consegue fazer com que o leitor conheça cada um, mas aos poucos, por meio de diversas situações que ele expõe. Não é algo brutal, tipo: esse personagem é assim, assim, assim. Ele dá ao leitor a oportunidade de, por si só, desvendar a natureza daquele personagem. Talento para poucos, novamente.

(Para os esquecidos de plantão - eu! - há uma cola com os nomes dos personagens logo no inicio do livro. Há também um mapa da cidade para os perdidos geograficamente - eu, de novo!)

O modo como o autor esmiúça a natureza humana diante de uma situação limite é muito pertinente. O leitor acompanha as diversas consequências que podem ocorrer ao ser humano quando ele é separado da sociedade em um âmbito maior. Intolerância, falta de ética, desigualdade e perda da noção do certo e errado são algumas das questões abordadas pelo autor, que nos faz refletir sobre a importância de se viver harmonicamente e amparado em normas sociais razoáveis.

Tio King mostra ainda estar em ótima forma quando o assunto é mistério e a dicotomia anormalidade/normalidade. Ele começa Sob A Redoma como quem não quer nada, mas, no decorrer da trama, ela vai ganhando proporções gigantescas e quando o leitor se dá conta, passa a acreditar de que a tal redoma pode ser qualquer coisa - ou absolutamente nada (!). Esse suspense do qual ele sabiamente abre mão é levado até às últimas páginas e então...

Vem a escorregada do livro. A explicação para a redoma e todo o desfecho decorrente disso ficou muito aquém da magnitude da história. Quando o leitor percebe que o ápice do livro está se aproximando e se prepara para gritar um “Uau!”, ele se decepciona ao verificar que apenas saiu um muxoxo “Hum...”

É incontestável a qualidade ainda notória de Stephen King, mas até mesmo os melhores correm risco de derrapar aqui e ali. E não é um escorregão desse que denigre todo o trabalho fenomenal que ele fez no decorrer de Sob A Redoma. Por outro lado, é aquilo: a expectativa em torno de King é enorme, então as cobranças também. A premissa e o desenvolvimento da obra são dignos de rei, mas o final, de bobo da corte.
Diego 24/04/2014minha estante
Estava lendo as resenhas procurando uma q dissesse exatamente o q a sua disse, q o final foi extremamente bobo. Tambem fiquei super decepcionado e mesmo sabendo que era uma das possibilidades desde o começo do livro torcia pra ñ ser e ñ foi so o q criou a redoma q achei ridiculo mas tbm o motivo pra ter sido criada.

Andrea 29/05/2022

Um livro genial. Poderia ter umas 300 páginas a menos? Poderia, mas não teria a genialidade das histórias e personagens aqui apresentados. Pensando que o livro todo se passa em 1 semana, 960 páginas parece pesado, mas são todas necessárias. O final não me agradou. Tenho essa tradição com as leituras do King, mas foi satisfatório e de acordo com a narrativa! Uma experiência magnífica!

Karol 02/11/2022

Corta corta corta
Os primeiros 60% do livro foram muito frenéticos, não conseguia parar de ler, os últimos 40% poderiam ter sido enxugados pelos editores do King, MUITA COISA não precisava de tanto aprofundamento, em certos capítulos NADA acontecia.

Muita gente fala mal do final e eu estava esperando um final péssimo, li e gostei, amei esse final, até chorei com a história do coreto.

Sobre os personagens odeioooooo o Big Jim e amoooo a Reverenda e a Julia, queria ver mais coisas sobre o Barbie.

FranciscoM 01/08/2022

Entendi a proposta da narrativa
Sob a redoma é um livro de ritmo frenético. Você se sente segurando o pedal do acelerador em linha reta o tempo todo.
Os embates sociais da cidade dentro da redoma é o forte do livro.
O final é apenas simbólico. Pois o núcleo da narrativa está nas diferenças sociais da cidade.
Talvez o livro mais "pesado" que eu já li do King em termos de situações da narrativa. King não teve piedade e nem filtro diante de ações pesadas dentro do livro.

Recomendo demais!
Dani 01/08/2022minha estante
Eu também adorei essa história? E esse vilão então???!!!!

FranciscoM 02/08/2022minha estante
Dani, Mais um vilão que o King deixa eternizado na nossa mente. Big Jim é a essência do mal. Ainda mais dentro de uma redoma, haha

Dani 02/08/2022minha estante
Verdade, Francisco! Esse vilão é um dos melhores do Universo King que conheci até agora!

Janaine.Mioduski 04/08/2022minha estante
O desenvolvimento dos personagens e do enredo desse livro são incríveis e inesquecíveis. Infelizmente não consegui superar o final, foi uma das maiores frustrações literárias que já tive, hehehe. Mas a jornada vale a raiva.

FranciscoM 06/08/2022minha estante
Eu te entendo Janaíne. Mas acho que a intenção do King nesse livro era fazer uma analogia sobre o mundo que vivemos. Vivemos em uma redoma, com recursos que estão acabando, com pessoas se aproveitando da fragilidade de outras pessoas, da superpopulação, etc. O final sobre a explicação da redoma era o que menos importava nesse livro. O Conceito social daquela cidade era o núcleo do tema. Por isso gostei bastante da experiência de leitura quando observei essa analogia na maior parte dos acontecimentos do livro. Mas eu te entendo perfeitamente pelo sentimento de ausência de um final mais completo.

Keven Lobo 01/08/2022

Frenético e assustadoramente fluido!
Pra começar é bom destacar as cenas de abertura desse livro, o acidente inicial onde mostra a queda da Redoma e a maneira como as pessoas vão reagindo a ela é simplesmente sensacional. É um mistério cabuloso que prendeu bastante minha atenção. E a qualidade se mantém ao longo das páginas, pois conforme o tempo embaixo da Redoma vai aumentando, os personagens vão tendo mais dificuldades e enfrentam diversos dramas que só temperam ainda mais essa história.

Dado o vasto número de personagens, são diversas subtramas que se desenrolam, mas cada uma delas é interessante de acompanhar. Obviamente nem tudo são flores e o King reuniu os personagens mais detestáveis na face da humanidade literária e jogou dentro dessa cidade. O núcleo de policiais, que deveria ser a segurança do povo, acabam se tornando os carrascos da trama, abusando do poder para oprimir o povo e criar as próprias regras, pra lá de injustas. E é exatamente aqui que tudo piora, porquê não bastasse uma Redoma surgir do nada, há uma constante luta pelo controle da cidade por parte dos vilões, que começam a cometer várias injustiças contra os moradores que se opõem a eles (nossos mocinhos), então é de se esperar que você vai passar muita raiva. MUITA raiva mesmo...

Em paralelo a isso, temos nossos heróis que buscam por respostas que expliquem o motivo daquela Redoma estar ali. E conforme eles avançam, os mistérios só vão aumentando, fazendo a leitura fluir horrores! É uma leitura viciante e incapaz de se se largar. Principalmente porquê eu já estava completamente apegado aos personagens principais.

E chegando no fim, depois da história avançar naturalmente a ponto de me espantar, descobri a verdade sobre a Redoma e vou confessar que apesar de parecer uma explicação bem ridícula, eu não achei forçada, embora eu gostaria que tivesse sido melhor encerrada. O final é corrido e a resolução do problema acaba sendo fácil demais, mas mesmo assim terminei o livro satisfeito.

Resultado? Mais um livro favoritado, não podia ser diferente. QUASE virou meu favorito, mas por conta dessa correria toda no fim, It segue no pódio número 1.

Recomendo demais essa leitura, pra qualquer pessoa fã de thriller, mas claro, fica aqui minhas ressalvas quanto aos gatilhos na história.

lailah 22/07/2021

Sob a Redoma, Stephen King
Primeiramente gostaria de dizer que este livro me gerou sentimentos que jamais outro livro ousou fazer, consigo dizer com clareza que foi um dos livros mais bem construídos que já li e com certeza me atraiu para mais obras do autor.

Sob a Redoma, de Stephen King conta a história de uma cidade nomeada Chester's Mill e do povo que vive por lá. A cidade, governada por três autoridades recebe a infeliz visita de uma "força sobrenatural" que tranca a cidade, isolando-a de todo os Estados Unidos e trazendo a tona a real personalidade dos cidadãos em meio ao caos e ao puro medo.

É um livro com um conteúdo extenso e cheio de detalhes, mas que em nenhum momento se torna monótono ou parado, justamente pelo contrário, atrai o leitor cada vez mais e não nos permite abandonar um minuto sequer. Confesso ficar um pouco confusa e perdida no início, pois há uma quantidade grande de personagens importantes no livro, e eu não sou muito boa de memória, mas vale super a pena.
A história me prendeu muito e cada página marcou a minha jornada como uma boa leitora, realmente é um dos melhores livros que eu já li e se tivesse a oportunidade, gostaria de ler como se fosse a primeira vez.
Mário 22/07/2021minha estante
O primeiro livro que a Lala lê indicado por mim ?

Kamilly.Belmiro 22/07/2021minha estante
tô em 40% e tô me identificando muito com oq vc disse nossa, tá mt bom

Cami 01/02/2022

UAU, KING FAZ DE NOVOO
Eu ouvi tantas resenhas falando mal do final que eu esperava algo horrendo, tipo o final de Game of thrones! Que nada! O final é incrível, conversa bastante com o que vimos ao longo do livro e super Coerente. Ele é um final rápido, até porque eles estão em situação de vida e morte e realmente a tentativa de solução era apenas uma e teria que ser executada rapidamente.

King é bom no que faz de melhor, que é construir um ambiente que leva os humanos ao limite de fazerem coisas terríveis. E é daí que se tem os monstros mais assustadores que ele cria. Junior e Jim Reenie são monstros que existem e que são capazes de atrocidades, o que me assusta muito mais do que uma menina com poderes telecineticos ou um palhaço alienígena.

Lucas O. 01/02/2023

Foi um desafio acabar mas eu consegui, o livro ele começa meio lento, você fica perdido pq é muitoooo personagem e você nem sabe se já conhece ele ou não, mas depois você entende eles e aí a história avança. É um desafio mas é uma excelente história.

Su 05/05/2022

Caos do início ao fim...
Se existe um autor que me faz sentir tudo ao extremo, é Stephen King. E com Sob a redoma foi justamente que eu senti tudo demais, e intensamente.

Tudo nesse livro já começa dando muito errado quando uma redoma gigante e invisível isola a cidade de Chester's Mill do resto do mundo. E tudo começa a desandar freneticamente por causa das próprias pessoas da cidade. Então saibam que o que não falta nesse livro é caos.

Eu nunca senti tanta raiva lendo um livro como senti com esse.

Caramba, é muito chocante saber que os seres humanos são capazes de fazer tanta maldade ao seu semelhante; ainda mais num momento de crise tão terrível quanto o que acontece nessa história (muitas situações do livro, inclusive podem ser até comparadas com o que vivemos constantemente nesses tempos difíceis).

Mas não vou falar muito sobre, só darei alguns alertas!!!

Esse livro possui inúmeros gatilhos, dentre eles são: estupro, violência e brutalidade policial, suicídio... E as cenas de violência são extremamente descritivas. Até eu que estou acostumada a ler King fiquei chocada com tamanha crueldade que ele inseriu no livro.

Mas ele entregou uma história original como sempre, e que dá pra gente sentir de tudo um pouco.

Recomendo pra quem é leitor fiel e ainda não leu. E se você nunca leu uma história do autor, não recomendo que comece por esse.
Gabi 05/05/2022minha estante
Esse foi o único que eu li ? será q explica eu nunca ter lido outro? Kkkk

Su 06/05/2022minha estante
Explica bastante, Gabi kkkk esse é um dos livros mais pesados dele, e que tem os personagens mais detestáveis ???