Sob a redoma

Stephen King

Resenhas - Sob a Redoma

Welington Souza 10/11/2023

Bom!
O livro não é ruim por isso dei 3 estrelas. Mas me deu muita raiva algumas escolhas dos personagens. Por exemplo a esposa do delegado ter ido sozinha, o enfermeiro ter ido chantagear Big Jim sozinho também. A vereadora não mostrar pra Julia o dossie. Nossa dificil e também o final faltaram algumas coisas pra mim. Mas SK sabe escrever uma história.

Su 05/05/2022

Caos do início ao fim...
Se existe um autor que me faz sentir tudo ao extremo, é Stephen King. E com Sob a redoma foi justamente que eu senti tudo demais, e intensamente.

Tudo nesse livro já começa dando muito errado quando uma redoma gigante e invisível isola a cidade de Chester's Mill do resto do mundo. E tudo começa a desandar freneticamente por causa das próprias pessoas da cidade. Então saibam que o que não falta nesse livro é caos.

Eu nunca senti tanta raiva lendo um livro como senti com esse.

Caramba, é muito chocante saber que os seres humanos são capazes de fazer tanta maldade ao seu semelhante; ainda mais num momento de crise tão terrível quanto o que acontece nessa história (muitas situações do livro, inclusive podem ser até comparadas com o que vivemos constantemente nesses tempos difíceis).

Mas não vou falar muito sobre, só darei alguns alertas!!!

Esse livro possui inúmeros gatilhos, dentre eles são: estupro, violência e brutalidade policial, suicídio... E as cenas de violência são extremamente descritivas. Até eu que estou acostumada a ler King fiquei chocada com tamanha crueldade que ele inseriu no livro.

Mas ele entregou uma história original como sempre, e que dá pra gente sentir de tudo um pouco.

Recomendo pra quem é leitor fiel e ainda não leu. E se você nunca leu uma história do autor, não recomendo que comece por esse.
Gabi 05/05/2022minha estante
Esse foi o único que eu li ? será q explica eu nunca ter lido outro? Kkkk

Su 06/05/2022minha estante
Explica bastante, Gabi kkkk esse é um dos livros mais pesados dele, e que tem os personagens mais detestáveis ???

FranciscoM 01/08/2022

Entendi a proposta da narrativa
Sob a redoma é um livro de ritmo frenético. Você se sente segurando o pedal do acelerador em linha reta o tempo todo.
Os embates sociais da cidade dentro da redoma é o forte do livro.
O final é apenas simbólico. Pois o núcleo da narrativa está nas diferenças sociais da cidade.
Talvez o livro mais "pesado" que eu já li do King em termos de situações da narrativa. King não teve piedade e nem filtro diante de ações pesadas dentro do livro.

Recomendo demais!
Dani 01/08/2022minha estante
Eu também adorei essa história? E esse vilão então???!!!!

FranciscoM 02/08/2022minha estante
Dani, Mais um vilão que o King deixa eternizado na nossa mente. Big Jim é a essência do mal. Ainda mais dentro de uma redoma, haha

Dani 02/08/2022minha estante
Verdade, Francisco! Esse vilão é um dos melhores do Universo King que conheci até agora!

Janaine.Mioduski 04/08/2022minha estante
O desenvolvimento dos personagens e do enredo desse livro são incríveis e inesquecíveis. Infelizmente não consegui superar o final, foi uma das maiores frustrações literárias que já tive, hehehe. Mas a jornada vale a raiva.

FranciscoM 06/08/2022minha estante
Eu te entendo Janaíne. Mas acho que a intenção do King nesse livro era fazer uma analogia sobre o mundo que vivemos. Vivemos em uma redoma, com recursos que estão acabando, com pessoas se aproveitando da fragilidade de outras pessoas, da superpopulação, etc. O final sobre a explicação da redoma era o que menos importava nesse livro. O Conceito social daquela cidade era o núcleo do tema. Por isso gostei bastante da experiência de leitura quando observei essa analogia na maior parte dos acontecimentos do livro. Mas eu te entendo perfeitamente pelo sentimento de ausência de um final mais completo.

Tai 02/06/2020

INCRÍVEL
Eu acho que nunca fiquei tão vidrada em um livro! Apesar das mil páginas os acontecimentos se desenrolam em apenas alguns dias, são tantos personagens, pelo menos uns 60, histórias se cruzando o tempo todo...
Esse é o primeiro livro do Stephen King que leio e estou sem palavras pro autor, uma mente brilhante!

Lucas O. 01/02/2023

Foi um desafio acabar mas eu consegui, o livro ele começa meio lento, você fica perdido pq é muitoooo personagem e você nem sabe se já conhece ele ou não, mas depois você entende eles e aí a história avança. É um desafio mas é uma excelente história.

Vheyda 19/03/2024minha estante
única opinião sobre esse livro que eu concordei !! terminei agr e to besta com esse final

Keven Lobo 01/08/2022

Frenético e assustadoramente fluido!
Pra começar é bom destacar as cenas de abertura desse livro, o acidente inicial onde mostra a queda da Redoma e a maneira como as pessoas vão reagindo a ela é simplesmente sensacional. É um mistério cabuloso que prendeu bastante minha atenção. E a qualidade se mantém ao longo das páginas, pois conforme o tempo embaixo da Redoma vai aumentando, os personagens vão tendo mais dificuldades e enfrentam diversos dramas que só temperam ainda mais essa história.

Dado o vasto número de personagens, são diversas subtramas que se desenrolam, mas cada uma delas é interessante de acompanhar. Obviamente nem tudo são flores e o King reuniu os personagens mais detestáveis na face da humanidade literária e jogou dentro dessa cidade. O núcleo de policiais, que deveria ser a segurança do povo, acabam se tornando os carrascos da trama, abusando do poder para oprimir o povo e criar as próprias regras, pra lá de injustas. E é exatamente aqui que tudo piora, porquê não bastasse uma Redoma surgir do nada, há uma constante luta pelo controle da cidade por parte dos vilões, que começam a cometer várias injustiças contra os moradores que se opõem a eles (nossos mocinhos), então é de se esperar que você vai passar muita raiva. MUITA raiva mesmo...

Em paralelo a isso, temos nossos heróis que buscam por respostas que expliquem o motivo daquela Redoma estar ali. E conforme eles avançam, os mistérios só vão aumentando, fazendo a leitura fluir horrores! É uma leitura viciante e incapaz de se se largar. Principalmente porquê eu já estava completamente apegado aos personagens principais.

E chegando no fim, depois da história avançar naturalmente a ponto de me espantar, descobri a verdade sobre a Redoma e vou confessar que apesar de parecer uma explicação bem ridícula, eu não achei forçada, embora eu gostaria que tivesse sido melhor encerrada. O final é corrido e a resolução do problema acaba sendo fácil demais, mas mesmo assim terminei o livro satisfeito.

Resultado? Mais um livro favoritado, não podia ser diferente. QUASE virou meu favorito, mas por conta dessa correria toda no fim, It segue no pódio número 1.

Recomendo demais essa leitura, pra qualquer pessoa fã de thriller, mas claro, fica aqui minhas ressalvas quanto aos gatilhos na história.

Guilherme.Oliveira 31/07/2023

Sempre sou suspeito para resenhar King, mas este livro me surpreendeu um pouco.

Acredito que o domo ficou com coadjuvante na história, pano de fundo, afinal, o livro fala muito mais das ações humanas e a busca por poder e controle que qualquer outra coisa.
Ainda que distante, me fez lembrar um pouco "O senhor das Moscas", do William Golding e como é trabalhada as interações humanas em cenários inóspitos.

King conseguiu criar um personagem altamente repulsivo como o Big Jim, e nisso, King sabe fazê-lo, como assim o fez em outras obras.

Outro ponto interessante é a diversidade de personagens e tramas paralelas que se desenvolvem, oferecendo ao leitor momentos dos mais diversos para assimilar.

Enfim, a obra ganhou um destaque em minha prateleira, e, digo que não assisti a série, e assim pretendo continuar, pois a obra literária, por si só, já me bastou.

Obrigado, King.
elisa :) 31/07/2023minha estante
Bom saber que gostou! Mais ansiosa para terminar a leitura depois da sua resenha.

Mari 14/03/2023

Muito bom e insano!
Livro muito bom!
Você sente vontade o tempo inteiro de descobrir a verdade por trás da redoma, mas debaixo dela acontecem coisas demais que também fazem você esperar pelo desenrolar e o desfecho de cada situação.
Como um bom livro do Stephen King, tem muita insanidade nos personagens. Existem os lados que te fazem morrer de ódio (sério, que ódio) e os pelo que você torce muito.
É um contexto totalmente atípico e as relações interpessoais são o mais puro fogo no parquinho.
E lógico, durante o livro, terão alguns acontecimentos esquisitos, quase sobrenaturais. Na minha opinião, nada nele te prepara para o final, a descoberta do segredo principal dele.

Não tem spoiler: 4,5 estrelas porque a minha opinião sobre o final se dividiu muito: foi emocionante sim depois de 900 páginas e já estar super imersa na história, mas ainda assim fiquei "?????". Mas a leitura compensa muito!

Ps: Amo o Horace.

E.R.A.S 06/07/2020

Totalmente louco!
Uma das obras mais perfeita do King. Vc fica totalmente envolvido com a escrita e com essa cidazinha e os personagens nela! Mas cuidado se vc tem estômago fraco. Tem uma violência de vários tipos. Cheguei a chorar diversas vezes

Usagi a coelha 06/05/2023

Muito bom.
É um livro muito grande tanto em tamanho de paginas como em quantidade de personagens. Eu acho simplesmente incrivel com o King consegue colocar profundidade em cada um deles mesmo sendo muitos. Apesar de ser um livro de terror, ele tem uma pegada bastante política, e qualquer semelhança com a realidade é "mera coincidencia" (ou sera que não? KKKKKKKKK ) enfim, eu queria mais detalhes sobre os ETs, mas ainda sim é muito bom.

Suéllen 31/03/2022

Sob a redoma
Fiquei com medo de enjoar da história ao longo do livro por ser um calhamaço porém isso não aconteceu, muito pelo contrário, o livro já começa com coisas importantes acontecendo e se mantém assim até o final.
É um livro com muitos personagens porém cada um é importante pra história
Dos personagens os que mais me prenderam foram: o Barbie e o vereador Big Jim
Barbara por nunca desistir de lutar pela cidade e o vereador por eu desejar que ele morresse da pior maneira possível desde o começo do livro, mostra como é quando a corrupção e a maldade estão no poder.
O final é diferente porém com o contexto do livro não dava pra esperar algo diferente; por fim o livro é simplesmente uma obra de arte e eu indico MUITO a leitura

camietalendo 18/11/2021

? Necrofilia
? Violência explícita
? Su1c1d10

Resenha:

O livro Sob a Redoma se passa em uma cidadezinha no interior do Maine(Estados Unidos) chamada Chester?s Mill, onde em 21 de outubro uma redoma cai sobre a cidade deixando todos os moradores dela isolados do mundo exterior, com isso, os moradores dessa pequena cidade buscam a todo custo tentar compreender e buscar uma razão pela qual aquela redoma está ali e como tirá-la.

Bem, esse foi o meu primeiro contato com o Stephen King e o que eu tenho a dizer é: que autor maravilhoso. Eu colocava muitas expectativas nesse livro e posso dizer que elas foram supridas.

A gente acompanha toda a trama e a construção dos personagens de uma forma muito detalhada e no caso de situações de gatilho, muitas vezes explícitas que chegam a te deixar enjoado.

Nós temos inúmeros personagens que de início achamos que não iremos saber quem é quem, mas ao longo da história, a gente se envolve tanto que achamos até que MORAMOS em Chester?s Mill e conhecemos todo mundo e todas as suas funções naquela cidade, mesmo não sabendo seus nomes de cor.

Acho que uma das coisas que o King quis trazer e retratar bem nesse livro foi a maldade do ser humano. Principalmente quando isolados, já que tudo virou-se ao avesso e ali já não havia mais regras e leis, por assim dizer.

O livro teve uma construção impecável, uma leitura fluída que fico pensando: ?por que só 960 páginas, King??
quero ler aaaaa

camietalendo 18/11/2021minha estante
@maryana LÊ!

Maryana 18/11/2021minha estante
a leitura não é muito densa?

camietalendo 18/11/2021minha estante
@Maryana não achei, eu li em 1 semana, até.

opaa, queroo

Vinícius 02/03/2023

Este foi o primeiro livro de Stephen King que peguei para ler, muito em decorrência de indicações de pessoas que viram a série, e posso afirmar que realmente a história é riquíssima em detalhes . O autor nos entrega uma vastidão de personagens, todos eles com características e históricos de vida diferentes, o que proporciona uma imersão absurda na leitura. Mesmo sendo um livro de um tamanho considerável somado ao clichê pós-apocalíptico, não se torna massante em nenhum momento, sendo uma indicação para qualquer tipo de leitor, pode ler sem medo!!!!