Sob a redoma

Stephen King

Resenhas - Sob a Redoma

Ana Vizentim 19/04/2024

Uau!!!
Esse livro me trouxe todos os sentimentos possíveis, além de me deixar com a seguinte pergunta na cabeça: Como q King consegue pensar assim???
Ele traz um retrato perfeito da nossa humanidade... infelizmente ?
E as analogias??? Q perfeição... queria encontrar com ele e aplaudi-lo de pé.
Lembro de ter assistido à série há alguns anos atrás e confesso q gosto muito mais do livro. Acho q a série se perdeu um pouquinho.
PS. Acho q virei uma Kingfan
Gabriela Ramos 20/04/2024minha estante
amooooo

Ana Vizentim 20/04/2024minha estante
Eu amei tb

agatamagno 02/11/2021

O "tijolão" mais fluido.
Quem diria que eu ia conseguir ler esse livro em uma época que eu não estava muito a fim de ler nada.... Mas, o mérito não é só meu King conseguiu fazer nesse livro algo que ele normalmente não consegue fazer em livro nenhum: Uma leitura fluída.

Em Sob a redoma você não quer parar de ler em momento nenhum! Apesar das suas quase 1000 páginas, não tem nenhum momento em que a leitura fique maçante ou chata, pelo contrário, a cada nova página a ânsia pela próxima só aumenta. O que ajuda o livro ser rápido e gostoso de ler, é que cada capitulo vemos a visão de um personagem além deles serem curtos, o que confesso às vezes não é lá muito bom, rs.

Em relação aos personagens, eu passei 50% do livro querendo enforcar a cidade toda e nos outros 50% eu queria tacar fogo em tudo de uma vez! Vá para leitura sabendo que irá passar muita raiva, e que as vezes é preciso dar uma fechada no livro e bufar.

Não senti falta de nada no livro, e pra quem quer começar a leitura dos calhamaços do King recomendo começar por esse se ainda não for muito familiarizado pela escrita dele.

Vicioouss 16/07/2022

Esse livro me matou, assim como Stephen King matou os personagens dele, eu sofri tanto, eu vivi esse livro a cada página.

Andre.28 20/01/2020

Uma história no estilo Stephen King de escrita
(ALERTA: Resenha grande. Já peço desculpas pelo tamanho rsrs)

[mais um calhamaço escrito pela “máquina de escrever humana” chamada Stephen King]

Dilemas morais aparecem em Chester’s Mill, uma pequena cidade no interior do Maine quando uma redoma transparente e misteriosa cai sob a cidade, isolando os habitantes do mundo. Neste enredo de horror no “estilo Stephen King” de escrita nós encontramos um número “considerável” de personagens. Há sustentabilidade no enredo, muito embora aos pouco esse número vá diminuindo, ainda sim continuamos com muitos personagens em uma historia explicada nos mínimos detalhes.

Os dilemas morais dos habitantes de Chester’s Mill estão diretamente relacionados com a exposição de uma série de segredos, crimes, chantagens, alianças, vícios, em um estado de calamidade e um rastro de sangue e pânico causado pela redoma, e principalmente pelas tramas sórdidas e traiçoeiras do 2° vereador da cidade “Big” Jim Rennier. A sede do poder é maior e a lei não mais existe em Chester’s Mill quando a redoma cai. Big Jim tem esse fascínio pelo comando, pela destruição do que considera do inimigo. Uma síntese do político desejoso pelo poder eterno. Na lei da selva quem se salva é o mais esperto.

Big Jim é um dos vilões mais asquerosos e hipócritas que o Stephen King já criou. Atenta-se aqui a maestria do escritor em construir vilões e antagonistas, com o refino detalhado de uma trama de horror de uma “terra sem lei” e uma atmosfera cristã apocalíptica sem precedentes. O filho de Big Jim, Junior Rennier, e o seu grupo de amigos valentões não fogem a pecha de valentões asquerosos. São seres monstruosos que causam nojo, raiva e repulsa. Eles são um bando de “pseudo” policiais que praticam abusos, distribuindo uma onda de violência gratuita e coisas absurdas e típicas de machões imbecis de farda. – É um livro sensível para quem tem algum problema com cenas de horror e violência. (Eu mesmo fiquei me tremendo de raiva com o que acontecia)

A personagem da Julia Shumway é um dos destaques. Julia é uma jornalista interiorana muito sagaz, uma mulher guerreira que arquiteta planos para salvar o Homem que ela ama, e que tenta conduzir a cidade a buscar respostas e tentar ‘resolver o problema’ que a redoma causa. Julia é uma mulher que luta contra as tramas de Big Jim, peitando os machos escrotos da cidade. Destaque também para as outras mulheres; Jackie Wettington e Linda Everett que bolam planos para salvar Rusty Everett e coronel reformado Dale Barbara (o Homem que Julia ama) da prisão de Big Jim. Dale é um dos tantos personagens chaves no intuito de confrontar o caos causado e da autoridade por Big Jim e ser a força da “equipe de resistência”.

Se você assistiu a série pode se sentir familiarizado com a história do livro. Há diferenças, mas no cômputo geral tem mais semelhanças entre o livro e a série. O final da história foi muito bem construído. Um final que toca mais pela reflexão da história da Julia e dos sobreviventes de Chester’s Mill e nos compreender que as coisas apenas podem acontecer e o mais importante é manter-se firme, lutando. Podemos dizer que nessa história King nos mostra uma lição importante. Aproveitar a vida e pegar as oportunidades que temos. Mas acima de tudo, essa história nos ensina a ter calma e paciência com as coisas que nos acontecem na vida.

Essa história é uma clara manifestação da paciência. Stephen King demorou mais de 30 anos para retomar a história. Começada em 1976, Sob a Redoma ficou engaveta por 31 anos até que fosse retomada. Segundo King; ele foi vencido em 1976, mas não abandonou a ideia. Era ter paciência. Inspiração para escrita e amadurecimento da “ideia de uma história” leva tempo. King procurou ter calma e aproveitar essa longa viagem. Ele soube ter calma pra aproveitar esse tempo.

Gustavo.Fortes 26/09/2023

Livro poderoso
Quando a gente pega um livro com mais de mil páginas pra ler, o que se espera é muita, mas muita motivação.
Nesse livro não faltam mistérios, aventura e principalmente muita intriga.
A construção de uma quantidade absurda de personagens só podia ser feito mesmo por alguém como o King, que faz o impossível de te fazer lembrar de todos eles até o final.
O antagonista Big Jim é sem dúvidas o maior desgraçado e odiavel personagem que já me deparei.
Não podia classificar um livro desses com menos do que cinco estrelas e, um conselho, não se assuste com número de páginas, pois ao final você vai querer que tenha mais.

Marina Costa 30/01/2021

Impossível parar de ler
Acho q nunca li um livro tão grande tão rápido, é simplesmente magnífico!

"Tentei escrever um livro que mantivesse o pedal no fundo o tempo todo"
E só tenho a dizer que conseguiu!

Sobre a estória:
Temos uma situação de crise extrema, um tirano-narcisista-fanático-religioso-negacionista no poder e seguidores cegos que acreditam em qlq coisa q ele diz...
Qlq semelhança com a realidade não é nenhuma coincidência.
O mais a aterrorizante é pensar o qto esse comportamento já é esperado, previsível..

"- Mas quem o elegeu? - perguntou Julia. - Quem deu poder pra ele fazer essas coisas?"

"Acho que não dá pra combater uma multidão propensa à crueldade"

Samara.Silva 22/03/2021

Resenha
Nem acredito que finalmente consegui terminar esse livro, já estava na minha lista a muito tempo!! Sem palavras, escrita maravilhosa, história envolvente e tudo mais.

Ket 01/08/2021

"Depois da noite escura, a luz da aurora brilha mais pura".
Depois de ter lido "It" e "Dança da morte" achei que Sob a redoma seria mais fácil de ler pelo baixo número de páginas, mas estava enganada.

Logo no início do livro pude deparar com histórias muito instigantes e assustadoras. Personagens malvados, sem caráter (que usa a palavra de Deus para fazer coisas ruins), roubos, fé, família e grandes perdas.

O motivo da Redoma estar ali é realmente muito louco (característica do King). O final é muito triste e o desenvolvimento dos personagens é bem profundo.

Odiei o Big Jim, o Júnior, Carter e toda tropa de babacas, mas amei a Júlia, o Barbie, as crianças e "os amigos de Barbie".

É um livro emocionante, mas com muitas perdas para um motivo tão "bobo". Recomendo a leitura!

souza263 05/08/2022

O avião e a marmota
''A cidade de Chester's Mill cintilava á luz da manhã como algo que acabou de ficar pronto e de ser ali pousado'' E assim começa Sob A Redoma.

Se eu não me engano esse daqui forma o top 3 de maiores calhamaços de Stephen King junto de IT e The Stand (o único que eu ainda não li). Simplesmente não tenho palavras para descrever essa obra de arte, acho que ele acerta em todos os momentos e não perde o ritmo nunca. As idéias apresentadas são muito bem desenvolvidas e conectadas de certa forma. Acho um livro bastante frenético, a cada capítulo surge uma revelação nova que te prende para o próximo.

Gostei bastante da maioria dos personagens, alguns ficaram mais de escanteio do que eu queria ou morreram cedo demais, mas eu entendo que tudo ocorreu do jeito que deveria. Dando destaque aos bem construídos: Barbie, Julia, Linda, Rusty e Big Jim Rannie (pra mim um dos maiores vilões do King).

O final é bastante divisivo, uns não gostam, outros não entendem e a parte que sobrou ama. Eu sou do time que amou. É claro que eu queria que o livro se estendesse um pouquinho mais mas gostei do final aberto a explicações e mais poético.

No fim é um livro que entretém, intriga e diverte. Uma ótima opção para quem quer ler um livro grande que não tem perda de ritmo. 5 ESTRELAS COR DE ROSA E FAVORITADO!
Eduardo Rockwell 17/11/2022minha estante
Esse livro é incrível e FRENÉTICO, ainda mais se tratando do Stephen...

souza263 18/11/2022minha estante
simm, eu li muito rápido e me apeguei demais a história

Joao 01/08/2022

Farei breves considerações sobre esse volumoso thriller do Stephen King sem, contudo, adentrar na história em si.

Sobre a escrita, como sempre, King mantém sua boa e velha linguagem fluída e acelerada o que, para muitos, torna as quase mil páginas em um breve passeio de montanha russa...

Contudo, comigo não funcionou dessa forma. Foi uma leitura tediante em certos pontos, o que me obrigou a fazer várias pausas e me fez pensar em desistir de terminar a obra algumas vezes. O livro em si não é ruim, mas me iludi muito com a quase unanimidade de resenhas positivas sobre o mesmo, o que, ao meu ver, distoa muito da realidade.

Sobre os personagens, esse foi o aspecto que mais me decepcionou. Isso porque o King trabalha muito bem o fator psicológico dos mesmos, mas, nesse caso, somente um personagem conseguiu fazer um papel interessante: o vilão da história. Os demais são muito, mas muito fracos em todos os aspectos. O mocinho da história é simplesmente ridículo...

Dei uma avaliação até um tanto positiva (três estrelas) devido o desfecho que considerei até interessante e que acho que foi de difícil conclusão, pois tudo era improvável até a página 800. Enfim, não é de todo ruim, mas também não chega a ser a maravilha que me venderam...

Gio 12/01/2022

Eu preciso fazer uma releitura desse livro com urgência, senti que li por obrigação e acabei arrastando ele com a barriga, eu tenho certeza que se eu tivesse lido em outro momento ele se tornaria um favorito. Mas eu não estava na vibe do livro e forcei!
PandaLoveBooks 12/01/2022minha estante
Por isso eu larguei, vou tentar ler novamente depois

Luiz 12/01/2022minha estante
Sério, tenho certeza que você não vai se arrepender, é meu livro fav!

Gah Roque 01/05/2021

Melhor Calhamaço do King
Pelo padrão King, achei o livro bem fluído e com o enredo que se desenvolve sem enrolação apesar de ser um Calhamaço. Você se cativa com os personagens e se imagina dentro de uma Redoma. Além de trabalhar com vários núcleos simultaneamente e todos funcionam.

bowieschild 03/12/2020

É pequena a cidade, e para o time nós torcemos
O problema de Chester's Mill é que nem todos torcem para o mesmo time. Quando a cidadezinha do Maine foi isolada do resto do mundo por uma Redoma invisível, a união seria uma perfeita solução para maneirar o problema, certo? Mas, como é de humanos que estamos falando, o isolamento só leva os habitantes desse lugarzinho a vivenciarem intrigas políticas, assassinatos e suicídios. E, enquanto isso, o político que realmente toma conta da cidade, Big Jim Rennie, só colabora para aumentar o clima caótico, e o que ocorre sob a Redoma em apenas uma semana pode muito bem ser comparado a um apocalipse.

(spoilers fora de contexto)
Mas, caso ainda haja alguma esperança, você "usa isso pra voltar pra casa, vai parecer um vestido".

Aliás, as formigas tem suas vidinhas.

ViniSharo 15/01/2022

Minha primeira leitura de Stephen King e recomendaria sem pensar! Ansioso para o próximo livro do autor!

Assisti a série antes de ler o livro, confesso que sempre fiquei curioso com um final
(já que a série não teve um) e jamais conseguiria imaginar o quão surpreendente poderia ser.
Como já é de se imaginar o livro é infinitamente mais rico... me assustei um pouco com o tamanho, nunca tinha lido um livro tão grande, mas vc se prende em cada página de uma maneira tão agradável que a leitura flui com "facilidade".